SkyscraperCity banner
1 - 20 of 75 Posts

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá foristas!

Gostaria convidar vocês a fazer um passeio pelo belíssimo, porém degradado, Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro - antiga Universidade do Brasil. O que poucos sabem é que o atual Palácio Universitário já foi um grande manicômio - Hospício Pedro II - fundado em 1841 pelo próprio Dom Pedro II. Foi justamente ali que ficou internado o escritor Lima Barreto. Há até uma lenda que diz que, no silêncio da noite, ouve-se as correntes dos internos se arrastando pelos subsolos do prédio seguidos de gemidos de dor e agonia. Em 1949, porém, a bela construção, em ruínas, foi doada à então Universidade do Brasil.

É ali na Praia Vermelha que fica minha querida Escola de Comunicação (ECO), que abrange as faculdades de Jornalismo (a minha), Produção Editorial, Direção Teatral, Rádio e TV e Publicidade e Progaganda. Outras faculdades desse campus: Psicologia, Serviço Social, Administração, Economia, Ciências Contábeis e Pedagogia. Além das faculdades, também ficam lá o Instituto de Psiquiatria Phillipe Pinel e a casa de shows Canecão. Bem, espero conseguir mostrar um pouco desse belo patrimônio histórico e arquitetônico pra vocês.

01 - Imagem de satélite, apenas para localização.

O campus fica entre o Iate Clube do Rio de Janeiro (na Avenida Pasteur) e o Shopping Rio Sul, passando por toda Avenida Venceslau Brás, desde o Canecão até o Palácio Universitário (de telhado marrom). Ao lado está a UniRio, outra universidade pública da cidade.

02 - Mapa do Campus

03 - Imagem aérea

04 - Agora começam minhas fotos. Entrada principal: frontão neoclássico apoiado em colunas jônicas

05 - A entrada é guardada por duas deusas. Esta é a Deusa da Caridade:

06 - Do outro lado, a Deusa da Ciência!

07 - Fachada virada para a Avenida Pasteur

08 - Esquina da Pasteur com a Venceslau Brás

09 - Caminho entre o Palácio Universitário e a Av Pasteur

10 - Garagem da... Universidade do Brasil :D. O símbolo da UFRJ é Minerva

11 - Entrando no campus, em frente ao Palácio fica o antigo estábulo. Não sei o que funciona ali hoje.

12 - Olhando pelo outro lado: Palácio à esquerda e ex-estábulo à direita.

13 - Faculdade de Serviço Social

14 - Aí é o famoso sujinho: de noite a bebida rola solta.

15 - Faculdade de Psicologia

16 - Centro de Filosofia e Ciências Humanas (não é Faculdade de Filosofia, que fica no centro).

17 - Piscina e Palácio

18 - Mais uma da piscina

19 - O paisagismo é lindo

20 - Adoro essa bromélia gigante!

21 - Nesse segmento do palácio se encontra a ECO, onde estudo.

22 - Detalhe

23 - Em frente à ECO, o CPM, onde ficam os laboratórios de comunicação.

24 - Antigo bandejão... hoje, "Apocalipse Crew United". Haha!

25 - Entrada da ECO. Bussunda, Fátima Bernardes e Arnaldo Bloch se formaram aí. hehe

26 - Corredor interno

27 - Ruínas...

28 - Dentro do palácio, há diversas áreas abertas. Essa é a primeira que vou mostrar:

29 - Outra área aberta

30 - Aí é o famoso Laguinho. O pessoal de Direção Teatral ensaia aí enquanto o teatro não fica pronto

31 - Sala de aula da ECO

32 - Biblioteca Pedro Calmon

33 - Curiosa escada: acesso à Pedagogia

34 - Penetrando no palácio, acesso à Capela São Pedro de Alcântara

35 - Detalhe do teto

36 - A linda capela

37 - Salão nobre

38 - Homenagem a Carlos Chagas, ex-professor da universidade. Há homenagens como essa por todo palácio.

39 - Outro salão

40 - Respeitável público, infelizmente a Direção Teatral não pode ensaiar no TEATRO de Arena porque este fica no Instituto de ECONOMIA!

41 - Escada de acesso à Administração

42 - Vista de uma sala de administração

43 - Outra sala dá para o Pão de Açúcar

44 - Louco caminhando em direção ao Pinel (não, isso não é comum :tongue2:). Ao fundo, Instituto de Economia.

45 - Futuro Núcleo de Estudos Internacionais da UFRJ

46 - Centro de Integração e Reabilitação da Infância (CARIM)

48 - Famoso campinho, abandonado. Ao fundo, Rua Lauro Miller e Torre do Rio Sul

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^
Rapaz, pra falar a verdade só reparei nessa obra hoje. Acredito que isso seja apenas um núcleo de estudos internacionais mesmo, mas pra outras áreas: direito, economia, comunicação, etc. É muito pequeno pra ter aula aí... hehehe. Agora, já tem um papo antigo de que a UFRJ quer abrir RI... acredito que em uns 2 anos isso ocorra. Essa obra pode ser um sinal de que a universidade está querendo avançar pela área internacional. Só que deve ser no Fundão, pois até as faculdades que hoje estão na Praia Vermelha devem ser transferidas pra lá. Estão querendo transformar esse campus numa espécie de centro cultural. Acho que seria alguma coisa como "Centro da Memória Universitária".

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^
Ao mesmo tempo está em construção o teatro para o curso de Direção Teatral, então acho que, se essa transferência realmente acontecer, vai demorar um pouquinho.

·
Registered
2,724 Posts
Muito lindo! Todo dia passo por ele a caminho do trabalho. Falta, nos espaços livres, um pouco de arborização e gramados, mas é muito lindo. No Brasil só há outro campus cheio de edifícios históricos como este: é o da UFRGS, em Porto Alegre.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Obrigado a todos pelos comentários. Com certeza é bastante prazeroso estudar aí. Falta realmente restaurar o palácio, que está muito degradado, principalmente a fachada. Também há alguns pontos em que a madeira está rachada... mas não tem nenhum problema estrutural a ponto de colocar em risco os estudantes. Tem algumas questões problemáticas lá, né... na ECO, por exemplo, só tem ar-condicionado nos laboratórios e na sala do diretor. Os corredores internos até que estão bem cuidados. Raul, acho o campus até bem arborizado, o que o torna bastante agradável.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^
Eu sabia que a proposta estava avançada... mas não sei se já dá pra botar pro vestibular deste ano, pois já está muito em cima.

·
Banned
9,643 Posts
Meus Deus!
me bateu uma saudade! Me formei aí em 2006 na faculdade de Administração que faz parte do CCJE. O Campus é lindo mesmo mas precisa de mais cuidados.
O curso de R.I está pra ser aprovado a anos , vamos ver se agora sai.

P.S Be4m ao lado fica a Unirio, com a fachada bem bonitinha também!

·
Registered
403 Posts
^^
Eu sabia que a proposta estava avançada... mas não sei se já dá pra botar pro vestibular deste ano, pois já está muito em cima.
Meus Deus!
me bateu uma saudade! Me formei aí em 2006 na faculdade de Administração que faz parte do CCJE. O Campus é lindo mesmo mas precisa de mais cuidados.
O curso de R.I está pra ser aprovado a anos , vamos ver se agora sai.

P.S Be4m ao lado fica a Unirio, com a fachada bem bonitinha também!
pra falar a verdade ele ficou de ser aprovado no CONSUNI de ontem, e eu tenho quase a certeza de q ele foi aprovado, o Alcino, (conhece?) q é um dos decanos do CCJE me deu grandes esperanças d q o curso seria aprovado, não sei se para o vestibular desse ano, mas no próximo... ah! e será no caso a graduação e a pós-graduação em R.I..

·
Banned
9,643 Posts
pra falar a verdade ele ficou de ser aprovado no CONSUNI de ontem, e eu tenho quase a certeza de q ele foi aprovado, o Alcino, (conhece?) q é um dos decanos do CCJE me deu grandes esperanças d q o curso seria aprovado, não sei se para o vestibular desse ano, mas no próximo... ah! e será no caso a graduação e a pós-graduação em R.I..
Tomara que seja, é fundamental que a UFRJ tenha esse curso, a USP já tem desde 2001 acho. Tem uma pós na UFRJ de Analista Internacional, eu pretendia até fazer esta mas fui pra outra :)

·
Registered
403 Posts
Tomara que seja, é fundamental que a UFRJ tenha esse curso, a USP já tem desde 2001 acho. Tem uma pós na UFRJ de Analista Internacional, eu pretendia até fazer esta mas fui pra outra :)
concordo já está mais do que na hora dela oferecere este curso.

qro perguntar pra vc Faela e para o Patrick se têm interesse na carreira diplomática?

·
Banned
9,643 Posts
Eu já tive e acho muito interesante mas acabei indo pra área de Marketing e Qualidade. tenho uma amiga que está no curso do Rio Branco e vai fazer a prova , inclusive ela está louca pois tem que fazer redação em outro idioma, está estudando 3 línguas. Vc tem interesse? é uma carreira de intensa dedicação e estudo, muita gente está fazendo hoje em dia pois está "na moda" e não sabe toda complexidade que envolve essa profissão.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Não quero seguir carreira diplomática. Quero atuar em empresas transnacionais, que, aliás, estão abrindo cada vez mais vagas para RI.

·
Registered
403 Posts
Eu já tive e acho muito interesante mas acabei indo pra área de Marketing e Qualidade. tenho uma amiga que está no curso do Rio Branco e vai fazer a prova , inclusive ela está louca pois tem que fazer redação em outro idioma, está estudando 3 línguas. Vc tem interesse? é uma carreira de intensa dedicação e estudo, muita gente está fazendo hoje em dia pois está "na moda" e não sabe toda complexidade que envolve essa profissão.
esse negócio de tenho uma amiga....:lol: brincadeira

eu mantive durante um tempo o interesse pela carreira, mas e como vc disse, acho q eu o mantive mais por "estar na moda" do q pela paixão a carreira em si. depois q procurei entender mais sobre ela...as coisas mudaram um pouco

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Discussion Starter · #20 ·
:yes::yes::yes: onde além do $$$ ser maior , no setor privado a carreira não te mantêm "preso"
É verdade, mas a carreira diplomática tem muitas outras vantagens. O salário inicial, por exemplo, é maior. Começa-se com mais de 7 mil reais. Além disso, é cargo público, né... então já sabe que tem todas aquelas vantagens do funcionário público. Agora, acredito que, no topo da carreira, o setor privado pague bem mais. Mas não vou fazer por uma questão de gosto também.

1 - 20 of 75 Posts