Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 167 Posts

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O BRASIL EM POSTAIS - thread do ano

Oi pessoal!

Resolvi fazer este thread pois tenho muitos postais bacanas de várias cidades do Brasil e acho que tenho que "socializá-los".

Postarei postais digitalizados de dezenas de cidades, principalmente as capitais da maioria dos estados. Mas também incluirei algumas cidades importantes deste interiorzão brasileiro.

A série contemplará a maioria das capitais de estados, e algumas cidades mais importantes de interior, como Londrina, PR e Campinas, SP.

Os postais são meio antigos, da década de 80 para trás. O mais novo da série toda é de 1988.
Tenho alguns mais antigos, principalmente de Porto Alegre, Fortaleza, Recife, São Paulo,
Rio de Janeiro. Tipo décadas de 20, 30 e 40.
Preparem-se: as fotos mais espetaculares serão de Belo Horizonte, São Paulo, Rio e Porto Alegre.

Começo hoje com uma das metrópoles do Nordeste.
Bom, este é um dos mais completos. Nem todas as cidades tem tantos postais
há casos que só há um ou dois. Nestes casos reunirei mais de uma cidade
para postar ao mesmo tempo.

Não vou colocar datas, pois os cartões não identificam exatamente.
Se alguém souber com exatidão, edito o post, completando com a data.

Espero que gostem e aguardem nos próximos dias as outras cidades!

FORTALEZA
---------------------------------

1. Vista Aérea

2. Catedral (Igreja da Sé)

3. Av. Beira mar

4. Empresa Cearense de Turismo

5. Ponta do Mucuripe

6. Av. Beira Mar - ao fundo o cais do porto

7. Av. Preseidente Kennedy

8. Av. Beira Mar a noite

9. Praia do Futuro

10. Mucuripe - Monumento a Iracema

11. Catedral de Fortaleza

12. Teatro José de Alencar

13. Estádio Castelão - antes da sua conclusão

14. Estádio Castelão - durante o X Congresso Eucarístico Nacional,
com a presença do Papa João paulo II

15. Av. Presidente Castelo Branco

16. Vista áerea parcial - década de 40

17. Clube Náutico

18. Praça do Ferreira

19. Praça do Ferreira

20. Abrigo Central

.

·
Pé Vermelho
10,917 Posts
show de bola...
algumas fotos são do arco da velha! ;)
Faltou Maringá aí no meio! :)

·
Amável, charmoso e mortal
9,704 Posts
Ótima idéia organizar um thread assim!
Os postais estão lindos.
Parabéns!

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #4 ·
show de bola...
algumas fotos são do arco da velha! ;)
Faltou Maringá aí no meio! :)
A idéia é postar só postais antigos. Os novos qualquer um pode comprar....
Não tenho nenhum postal de Maringá. Se eu tivesse, com certeza estaria contemplada. Se conseguir algo, posto, pode deixar.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
O Fortal vai ter um ataque cardíaco quando ver essas fotos... :D

Impressionante como Fortaleza cresceu! :eek:

Obrigado por "socializar" seus postais, Porto! :eek:kay:

·
.
16,969 Posts
Nossa, só por essa amostra de Fortaleza já fiquei animado! :D
Muito bons, esses postais!!! Vai ser o thread do ano, mesmo! :)

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
A idéia é postar só postais antigos. Os novos qualquer um pode comprar....
Não tenho nenhum postal de Maringá. Se eu tivesse, com certeza estaria contemplada. Se conseguir algo, posto, pode deixar.
Tenho postais de Maringá que eu recebi em 1993. Acredito que as fotos sejam de 1990, aproximadamente, pois num dos postais percebe-se o Royal Garden na fase final de construção.

Vou ver se consigo escanear e te mando.

·
Ela olha no olho...
6,517 Posts
PORTO, MUITO, MUITO MUIITISSIMO OBRIGADO, vc acaba de me proporcionar um dos momentos mais emocionantes pra mim e para minha mãe, primeiro quero agradecer e parabenisar pelo seu thread que está um verdadeiro colirio e um chá de nostalgia pra quem é de Fortaleza, realmente, vendo essas fotos, dá uma certa saudade, mas também vemos o quanto nossa cidade cresceu e se tornou no que é hoje.

a foto na qual eu falo é esta:

15. Av. Presidente Castelo Branco
essa é a avenida LESTE-OESTE, a que eu moro, claro, seguindo mais ao sul, acabei de mostrar a foto pra minha mãe e ela pediu pra imprimir, ela ficou emocionada porque lembrou muito da época em que veio com toda sua familia, migrada do sertão pra Fortaleza em busca de nova vida e fugindo de dificuldades que passava, ela disse que foi quaaase do mesmo jeito que ela encontrou, sendo que na foto, ja tinha algumas casas, essa foto é de quando mesmo ? sabe me dizer ? acredito que seja na decada de 80, ela chegou aqui em 70, e no local onde fica nosso bairro (no caso seguindo nessa avenida direto), quando ela chegou, só tinha areia e alguns barracos, com um tempo, recebeu vários retirantes vindos do interior e de outros estados vizinhos, é hoje uma verdadeira aglomeração de mais de 300 mil pessoas que antes formaram uma favela e muito da problemática, chegou a ser o pior lugar da cidade, mas graças a deus logo depois de muitos investimentos do governo estadual e municipal, veio as urbanizações, as retiradas de familias proximo a praia e deu uma melhorada legal na qualidade de vida do bairro.

no caso, ela se emocionou pq se lembrou da minha avó, uma mulher corajosa que, cansada de ver os filhos sofrerem, mudaram pra Fortaleza em busca de melhores chances, fez ela lembrar tbm da sua infancia, de quando ela brincava na areia da praia, pude perceber as lagrimas nos olhos da "minha véa" hehehe, ela disse que não tinha tbm essa pista asfaltada, mas INCRIVELMENTE aquela capelinha Branca ja tinha, e até hoje é a ÚNICA que, permaneceu INTACTA sem sofrer nenhum tipo de alteração, hoje nesse mesmo angulo da foto, vc ver do lado direito o Marina Park Hotel, e do lado esquerdo um conjunto de prédios e mais atrás uma pequena favela... e logo depois o IML e os Bombeiros e andando 3km é minha casa :)
é incrivel como uma foto pode chocar as pessoas. essa foi uma, parece até besteira pra quem vê assim de fora, mas pra mim não é, peço desculpas aos outros foristas por esse momento melancolico, mas é que foi prazero sentir tudo isso. adorei...

acredito que o Fortal tbm vai se emocionar com essas fotos !!!

muito obrigado Portim !

·
Ela olha no olho...
6,517 Posts
MEO DEOS... :shocked: :shocked: :shocked:

não dá pra parar de comentar essas fotos, cada uma mais interessante do que a outro, realmente o thread do ano, se Fortaleza ja me causou isso, imagina as das outras cidades

reparem nessa foto, eu fiquei assustadoooo com ela hehehehe

13. Estádio Castelão - antes da sua conclusão

além de ser um NOVO CASTELÃO, totalmente mais moderno e com uma cobertura, o que me chamou mais atenção foi o que se ENCONTRA POR TRÁS DELE, a MATA, que impressionante, to besta, se vc for tirar uma foto hj no mesmo angulo, irá ver vááááários bairros com casas e prédios de 5 E 10 andares, é a famosa ZONA SUL que se expandiu drasticamente !

to besta mesmo !

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Meu Deus, o thread do ano! iupppppppppppppppppp!:banana: :banana: :banana: :cheers: :cheers: :cheers:
Estou com uma dor de garganta terrível desde ontem, mas acredito que já estou melhor, só vendo essas imagens.:) :) :eek:kay: :eek:kay: :applause:
Portoimagem, rapaz, lhe agradeço bastante. Nossa Senhora, que arquivo completo da década de 80, não só da década de 80, muitas raríssimas dos anos 50, 60 e 70!:eek:kay: :eek:kay: :eek:kay:
vou comentar foto por foto. Tenho apenas 03 postais dessa série, o resto é INÉDITO!!! sHOW, MUITO SHOW!!!!:applause: :applause:
Muito obrigado, de coração, Gilberto, putz, vc não faz idéia da emoção e do saudosismo que sinto ao ver essas fotos históricas;

BR364: hehe. É mais ou menos isso. As fotos antigas realmente mexem profundamente nos sentimentos, é uma coisa difícil de se explicar.
Faelsim: hehe. É emocionante ver fotos antigas, tu não faz idéia!

Foto 1 - Vista Aérea: meu Deus, que aérea é essa!!! Era o que queria, ver a cidade nessa época, anos 80!!! Tá excelente a qualidade do escaneamento, dá pra ver tudinho, olha como era a cidade, com seus prédios se formando. Bom, acredito, (não tenho certeza, é apenas uma hipótese), que essa foto data de 1986/1987; Isso por causa de um prédio na orla (Hotel Ponta Mar), branquinho, de 12 andares, que segundo o site Emporis foi inaugurado em 1986. Logo, penso que a foto pode datar dessa época, mais ou menos. Tá muito linda e raríssima, obrigado Gilberto.

Foto 2
Lindo skyline da catedral, já com suas torres de 75 metros de altura.
A Catedral foi inaugurado em 22 de dezembro de 1978, foto (postal) do meu avatar.
Então, a foto pode datar do começo dos anos 80.

Foto 3 - Beira-mar. Rara imagem. Data de meados de 87/88. O prédio Ponta Mar já existe, então estou seguindo pela construção dele. Esse postal é um dos únicos que eu tenho dessa série que vc postou, Gilberto, comprei em Fortaleza em 1991, foi um dos primeiros.

Foto 4: Lindo postal! Difícil precisar o ano, talvez seja do final dos anos 70

Foto 5: Mucuripe, anos 70/80. Talvez, marca registrada da cidade, parabéns!

Foto 6: Lindo e raro postal. Mostra o porto com poucos moinhos, difícil a data (anos 70?)

Foto 7: Linda noturna, Talvez seja do começo dos anos 90, ou final dos 80

Foto 8: Beira-mar (segunda metade dos anos 80, talvez) Essa foto encontramos muito na Net, porém sempre minúscula e em baixa resolução. Obrigado, Gilberto, agora tenho ela em alta resolução

Foto 9: P; do Futuro. Esse postal também tenho, um dos únicos. Deve ser de 1985 ou um pouco anterior, esses prédios já existiam mais ou menos desde 1984.

Foto 10: Estátua, anos 80. Show de bola.

Foto 11: Meu Deus, que linda imagem! Raríssima. Talvez começo dos anos 80.

Foto 12: Theatro, anos 80, pelos carros, ou final dos anos 70. Linda

Foto 13: Incrível Gilberto!!!!! É uma relíquia!!!!!!! Esse postal foi tirado no dia da inauguração do estádio, numa partida!!!! o Gigante da Boa Vista (Estádio Plácido Castelo Branco sendo inaugurado em sua estréia!!!! É de 1973, no jogo entre as equipes do Ceará 0 X 0 Fortaleza). Tenho na net, porém muito pequeno.
Agora podemos ver em alta resolução; dá pra ver até a camisa dos times. O estádio foi inaugurado em 11 de Novembro de 1973, pelo então Governador César Cals de Oliveira Filho. Um público calculado de 70.000 pessoas assistiu a partida inaugural entre Ceará e Fortaleza. O chamado Clássico Rei do Futebol Cearense terminou com o placar de 0x0. Quando da inauguração o estádio possuía somente dois lances de arquibancada. O ex-governador Plácido Castelo e o Governador César Cals recepcionaram autoridades do mundo político e esportivo, destacando-se o presidente da extinta CBD, Sílvio Pacheco, além do craque Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”.

Foto 14: rapaz, mais uma relíquia!!!!!!! Inédito! postal do dia do papa
Estima-se em um público de 120.000 pessoas!

Foto 15: linda e inédita imagem. Dificil precisar o ano, talvez anos 60/70?
Muito difícil acharmos fotos em postais dessa importante avenida

Foto 16: Grande Gilberto! Essa foto, pela pesquisa que fiz, acredito ser de 1953/1954/1955 (no máximo). Sabes, porquê? porque não vemos um prédio ao lado de um branco grande (Sul américa), me refiro ao antigo Hotel Savanah que foi inaugurado em 1957, logo a foto é anterior. O Sul América já está de pé, (foi levantado em 1953), talvez a foto data desse ano! Essa imagem é maravilhosa!!!! muito, muito rara

Foto 17: Nossa, outra preciosidade INÉDITA!!!!!!!!
rara imagem (pode ser que seja anos 60)
do clube Náutico (de arquitetura genovesa, na orla)
Levantado em meados de 1950, na orla, já existia em outro canto pela cidade, no começo do século,o clube é um dos mais antigos do Brasil

Foto 18: acreditas, Gilberto, comprei esse postal sábado passado, num sebo, iupppp! linda imagem mesmo, data de 1955

Foto 19: Outra preciosidade. Talvez anos 50, pelos carros.
De pé, ainda hoje, todos esses prédios. Excelsior Hotel, de 1931, o maior do mundo em alvenaria (todo construído assim)

Foto 20: Talvez a mais antiga imagem que vc postou, Gilberto, Segundo meu pai, talvez seja final dos anos 40/ começo dos anos 50, pela moda da época, que exigia branco (terno de linho irlandês p/ os homens)

Muito obrigado, de coração, Gilberto:applause: :applause: :eek:kay: :eek:kay:
Vou aguardar para ver mais fotos desse excelente thread!

·
22°52'S 47°03'W
20,843 Posts
Interessantíssima essa Fortaleza, com uma população bem menor que a de hoje. Praticamente todas as grandes capitais brasileiras passaram por uma grande explosão populacional e mudanças profundas em alguma fase do século XX, mas eu me arrisco a dizer que Fortaleza viveu isso em escala ainda maior!

Valeu pelos postais, portoimagem :eek:kay:!
Não vejo a hora dos postais de CPS :).

·
Banned
95 Posts
Coleção de postais

Caros amigos

Tenho uma coleção de cartões postais de cidades brasileiras e algumas do exterior também, a maioria é da década de 70 e 80. Tenho interesse em vender toda coleção, mas informo que muitos tem cartas no verso. Interessados entrar em contato com [email protected] meu nome é Paulo.
:wave: :cool: :rofl: :eek:kay:

1 - 20 of 167 Posts