SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 61 Posts

·
Registered
2,816 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Oi pessoal! Faz MUITO tempo que não faço um thread de verdade, por pura preguiça... Tem tantas fotos de diferentes cidades que eu poderia postar, mas eu realmente não tenho paciência de montar tudo direitinho aqui...

Abri uma exceção para o Cairo. São fotos de outubro de 2012, quando estive lá. Não coloquei fotos das pirâmides para não carregar e porque queria mostrar a cidade em si, e não os grandes (e muito merecidos, por sinal) clichês.

Desde criança tenho um fascínio enorme pela cultura do antigo Egito, e que durante a minha vida se estendeu ao Egito moderno, incluindo o Cairo como uma metrópole moderna. Por diversas vezes me peguei imaginando como seria a vida lá...

E agora, meses depois de ter estado lá... Não sei bem o que opinar do Cairo. Acho que posso ser muito negativo ao descrevê-la, seja pela bagunça que é aquele lugar, seja pela poluição insuportável que faz parecer que o ar que respiramos em São Paulo é puro como o do campo, ou pelo trânsito infernal, ou pelas pessoas que te param no meio da rua o tempo todo dizendo "wellllcome to Egypt, my friend" ou "hello, my frrriend" sem a menor intenção de fazer um amigo, mas sim te vender um papiro falso ou te extorquir de algum modo, embora não sejam violentos, enfim... Ao mesmo tempo, é uma cidade única! Uma urbe que possui entre 15 e 20 milhões de pessoas, encravada no vale fértil do Nilo, cercada por milhares de quilômetros de deserto, cheia de minaretes, de aspecto marrom, seca, com um povo apaixonado por futebol, com um modo de vida que difere bastante de nossas cidades ocidentais... Uma cidade sufocante, muito peculiar (e por isso, muito especial), na qual você tem seus momentos de encanto, mas não vê a hora de ir embora! Pronto, opinei, de alguma maneira saiu.

Vamos às fotos:

1. O dinheiro faraônico. Primeira coisa que tirei foto ao chegar.

2. A vista do quarto do hotel, bem próximo da famosa Midan Tahrir (midan é praça em árabe). O prédio mais alto ao fundo é o hotel Hilton.

3. Outra vista do hotel.

4. Indo em direção ao leste da cidade.

5. Bagunça no trânsito. E o incrível é que, de alguma maneira, funciona!

6. O Parque Al-Azhar, a primeira grande área verde do Cairo, inaugurado em 2005.

7. Mais parque. Muito bonito e bem conservado, estava lotado de famílias de classe média. Era sexta-feira, fim de semana para eles.

8. Algo que achei muito curioso entre as garotas de classe média que estavam no parque (inclusive com véu) foi o fato de virem conversar, e jogar xaveco sem muito pudor! Não vi isso em outras partes do Egito, e nem mesmo do Cairo, em lugares onde era mais "povão". Tive a impressão que essas meninas de classe média são beeeeem mais liberais que o resto das mulheres do país nesse sentido.

9. O lago...

10. Lá no fundo, a Mesquita de Mohammed Ali, meu próximo destino... Para chegar lá, táxi... Pelo sol muito forte e pelo fato de ter que pegar uma rodovia.

11. Em primeiro plano se vê a Cidade dos Mortos, um cemitério de mais de mil anos de idade que virou bairro, onde muitas das casas são dentro das tumbas. É um lugar que eu quis visitar e fui altamente desaconselhado. Com o novo governo, muitos egípcios me disseram que o país está uma desordem e que os casos de roubos tem crescido muito e que este é um lugar onde eu correria um alto risco. Enfim...

12. A entrada da linda Cidadela, toda murada, onde há mesquitas, palácios, museus... Abrigou os poderosos do Egito por uns 700 anos.

13. A imponete Mesquita de Mohammed Ali, inspirada na Mesquita Azul de Istambul. Sem o mesmo charme, mas ainda assim maravilhosa!

14. Detalhes da mesquita.

15. O pátio central da mesquita.

16. Interior.

17. Oração.

18. Vista de outro ângulo.

19. Aspecto da Cidadela.

20. Vista clássica do Cairo a partir da Cidadela. A grande mesquita que se vê é a Mesquita do Sultão Hassan. Depois que saí da Cidadela só me aconteceram coisas bizarras... Um cara puxou assunto comigo na rua e quando o despistei, ele fez sinal para um outro, que começou a me seguir... Fiquei extremamente nervoso, comecei a procurar um táxi. Depois de uns 10 minutos achei um e o cara não quis me levar para o centro e não entendi nada (eu não sabia que havia uma manifestação com feridos na Midan Tahrir). O segundo táxi que parei, era um cara de uns 20 anos, e ele queria me levar para outro lugar, para fazer sexo. Simples e direto assim... Depois li na internet que isso acontece muito lá, dos homens assediarem os turistas (homens e mulheres) porque devido à religião, eles quase não mantém relações sexuais. Enfim, cheguei salvo no hotel e me tranquei no quarto o resto da noite, com um pouco de medo desse pessoal meio doido :lol: ...

21. Já no dia seguinte, essa é a Mesquita de Ibn Tulun, fundada no fim do século IX, e ainda em uso.

22. Mesquita de Ibn Tulun.

23. Detalhes da mesquita.

24. Minaretes vista a partir de outra minarete (a única que subi no Cairo).

25. Esse é o aspecto de boa parte da cidade. Reparem na rua.

26. Vista em direção ao oeste. Na parte inferior, o pátio da Mesquita de Sarghatmish.

27. Vista em direção à Cidadela.

28. Ibn Tulun Vista de cima.

29. Andei muito pelo Cairo para ter ideia de como realmente é o aspecto urbano da cidade. Poderia resumir bem com essa foto.

30. Mesquita de Ar-Rifai, lado a lado com a Mesquita do Sultão Hassan.

31. Mesquita de Ar-Rifai por dentro.

32. Mesquita do Sultão Hassan à esquerda e a Mesquita de Ar-Rifai à direita.

33. Mesquita do Sultão Hassan por dentro.

34. Oração. Linda mesquita.

35. Caminhando.

36. Museu de Arte Islâmica.

37. Bagunça.

38. Bagunça.

39. E mais bagunça!

40. Mesquita de Al-Azhar.

41. Um pouco de paz dentro da mesquita, e lá fora aquela zona!

42. Entrando no Khan al-Khalili, o labiríntico e enorme bazar do Cairo, onde vende-se especiarias, quinquilharias, prata, ouro e o que mais você puder imaginar.

43. Um dos diversos portões do grande bazar.

44. Mais Khan al-Khalili.

45. Na borda norte do bazar.

46. O distrito de Bein al-Qasreen, justo ao norte do bazar, com uma concentração incrível de lindas mesquitas e outras construções. Recebeu um banho de urbanismo há poucos anos.

47. Mais Bein al-Qasreen.

48. Detalhe de uma das mesquitas do distrito.

49. Indo em direção ao norte do distrito.

50. Ruazinha agradável no mesmo distrito.

51. Portal que leva à Mesquita de Al-Hakim.

52. O pátio da mesquita.

53. Detalhe interno.

54. Metrô do Cairo... Quente pra caramba! Entrei no vagão para mulheres por engano :lol: ... Me olharam com cara de "****** desorientado".

55. Dia seguinte. Caminhada pelo centro do Cairo, próximo à Midan Tahrir.

56. A famosa Midan Tahrir, que nada mais é que uma grande rotatória sem charme, com edifícios importantes ao redor. Ao fundo se vê, da esquerda para a direita, o prédio do Partido Nacional Democrático, completamente queimado, e que muitos egípcios querem conservá-lo assim como símbolo de sua "revolução", ao seu lado o famoso Museu Egípcio e, atrás dele, o hotel Hilton.

57. Enquanto estava no Cairo houve uma manifestação com alguns feridos, mas eu estava na Cidadela aquele dia. Nessa foto vê-se uma manifestação bem tranquila na Tahrir, logo depois de eu sair do KFC :nuts:

58. Idem à foto 56. Onde se vê o guindaste, estão (re)construindo um luxuoso hotel.

59. A nada turística Mesquita de Omar Makram, é a mais central do Cairo e usada pelas classes mais abastadas para seus funerais.

60. Detalhe interno da mesquita. A primeira coisa que me vem à cabeça quando lembro dessa mesquita foi, além de descansar um pouco minhas pernas, o tremendo cheiro de chulé que aquele carpete estava empesteado, agravado por vários caras descalços ou com meia lá :nuts:

61. O símbolo da queda de Mubarak.

62. Procurei os famigerados cartazes espetaculares de cinema egípcio, que já tinha visto em documentários, mas só encontrei esse, até bem discreto.

63. Rotatória ao lado do hotel, bem no centro.

64. Vista da Midan Ramses, onde fica a maior estação de trens do Cairo, a Estação Ramses... Fui comprar o bilhete de trem para partir para Luxor dois dias depois. Ali vê-se a Mesquita de Al-Fath, bem alta, pode ser vista de diversos pontos da cidade.

65. Mais Midan Ramses, com esse elevado que lembra o nosso Minhocão em Sampa, mas o do Cairo é bem mais feio embaixo, embora mais seguro, com certeza.

66. A Estação Ramses e sua arquitetura islâmico-moderna.

67. O esquizofrênico interior da estação.

68. Detalhes da esquizofrenia.

69. Agora já no bairro de classe alta de Gezira, numa ilha no meio do Nilo. Ao fundo, o objetivo: a Torre do Cairo!

70. A Ópera.

71. A quase brega entrada da torre. Tem um restaurante giratório lá em cima.

72. Vista para o nordeste, e finalmente o Nilo, a fonte de vida do Egito!

73. Vista para o sul. Começava a escurecer, mas o que ferrou essas fotos definitivamente foi a camâda de poluição que cobre a cidade.

74. Dia seguinte, mais uma vista do hotel.

75. Avenida na margem do Nilo.

76. A caminho das pirâmides. Aí já é Giza. Só para se ter uma ideia do aspecto da estrada que conecta a região central com as pirâmides.

77. Voltando da pirâmides e de outros passeios, umas 10 horas depois. Se eu colocasse ia desvirtuar do objetivo urbano do thread, e já não aguentava mais escolher fotos :lol:

78. Cruzando uma ponte sobre o Nilo.

79. Museu Egípcio. Não são permitidas fotos lá dentro. Eles tem um acervo incrível, mas aquilo parece um depósito e não um museu. E querendo ou não, a máscara funerária de Tutankhamun, me hipnotizou.

Desfrutem!! :cheers:

·
Registered
6,660 Posts
Muito legal! Uma coisa que eu sempre noto em 1º lugar no Cairo é a enorme quantidade de parabólicas. O povo gosta muito de TV a Cabo. :lol:

A cidade parece mais bagunçada, creio que por conta das revoltas populares. Nas áreas mais turísticas é bem agradável.

Torço pelo Egito. Espero que eles solucionem os problemas o mais rápido possível.

Parabéns pelo tópico! :eek:kay:

Ps: você chegou a ir nas cidades da margem esquerda do Nilo? Parece que tem um ''novo Cairo'' sendo construído por lá, em cima do deserto mesmo. É bem visível no Google Earth. :)

·
Registered
4,757 Posts
:applause::applause::applause::applause::applause:
Vc passou uma imagem real da vida cotidiana no Cairo !!
Shukran pela trabalheira em escolher as fotos !!!
gostei das fotos dos interiores das mesquitas !! principalente pq fotos não têm cheiro !!!

·
Registered
22,320 Posts
:applause:

Tenho vontade conhecer o Egito, o Oriente Médio, mas tenho adiado todo ano... Um dia ainda vou.

Já vi muitas fotos e ouvi relatos de outros turistas, portanto, nunca alimentei muita expectativa em ver uma cidade desenvolvida e organizada nao, sempre foi mais ou menos isso que você mostrou mesmo.

Enfim, gostei de ver tuas fotos e ler os ricos comentários, ficaram excelentes!

Se der, poste mais fotos e continue relatando as experiências e impressões.

Meus parabéns!:)

·
Registered
5,881 Posts
O mais completo e interessante thread do Cairo que vi. Gostei muito dos comentários. A cidade parece caótica mesmo. As mesquitas são lindas e verdadeiros oasis de paz. Só senti falta de ver por dentro uma igreja copta, que acho fascinante como conseguiu permanecer. Proximo ao seu hotel tem uma. Interssante ver muito homem ainda de camisolão. Não vi tb nenhuma mulher sem veu. O egipcio parece ser mais conservador (mas nada de bobinho né...) que a maioria dos povos arabes do oriente medio e norte da Africa (a exceção daqueles da peninsula arabe). Bela viagem, muito bem documentada, e muito bem comentada. Parabens! E como disseram a cidade é cor de barro mesmo.

·
Banned
11,378 Posts
Que thread espetacular! Confesso que voce foi pro Egito em uma época ainda meio conturbada. Até que Cairo está melhor nessas fotos do que em muitas fotos que eu já havia visto sobre a capital egípcia. A cidade é bem caidinha e caótica mesmo. Bizarro o taxista querer transar com você, são atitudes bastante hipocritas, mas é compreensivel pelo país ser tão conservador. Até que gostei do metrô de lá, foi um dos melhores lugares que achei do thread, parece limpo e até bonito. No mais, parabéns pelas fotos e pelo thread, estão otimos! :eek:kay:

·
Registered
2,816 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Valeu pelos comentários! Vou tentar responder todos complementando as impressões que tive do Cairo.

Muito legal! Uma coisa que eu sempre noto em 1º lugar no Cairo é a enorme quantidade de parabólicas. O povo gosta muito de TV a Cabo. :lol:

A cidade parece mais bagunçada, creio que por conta das revoltas populares. Nas áreas mais turísticas é bem agradável.

Torço pelo Egito. Espero que eles solucionem os problemas o mais rápido possível.

Parabéns pelo tópico! :eek:kay:

Ps: você chegou a ir nas cidades da margem esquerda do Nilo? Parece que tem um ''novo Cairo'' sendo construído por lá, em cima do deserto mesmo. É bem visível no Google Earth. :)
Hehe Realmente é enorme a quantidade de parabólicas em cima e do lado dos prédios! Notei que não só no Cairo, mas por todo o país! Acho que nem TV a cabo é... Deve ser só para pegar uns canais a mais ou melhor sinal mesmo!

Então, o Cairo é bagunçado no sentido de trânsito caótico, muita gente na rua... É bizarro. Não há semáforos e para atravessar só se jogando na frente dos carros, é uma prática bastante comum lá! O pessoal fica buzinando, mas diminui a velocidade!

E vou te falar... Até as áreas turísticas são bagunçadas viu... Talvez nas fotos eu não tenha conseguido passar muito isso. Elas são mais bem cuidadas, mas ainda assim sujas, degradadas, enfim...

Valeu pelos comentários! :cheers:

:applause::applause::applause::applause::applause:
Vc passou uma imagem real da vida cotidiana no Cairo !!
Shukran pela trabalheira em escolher as fotos !!!
gostei das fotos dos interiores das mesquitas !! principalente pq fotos não têm cheiro !!!
Valeu Luis! Que bom que vc pegou bem o espírito do thread! A vida cotidiana lá é sufocante e irrespirável hehe ... E dentro de algumas mesquitas, de fato, o irrespirável ganha aliados sem sapato :nuts:

Tenho vontade conhecer o Egito, o Oriente Médio, mas tenho adiado todo ano... Um dia ainda vou.

Já vi muitas fotos e ouvi relatos de outros turistas, portanto, nunca alimentei muita expectativa em ver uma cidade desenvolvida e organizada nao, sempre foi mais ou menos isso que você mostrou mesmo.

Enfim, gostei de ver tuas fotos e ler os ricos comentários, ficaram excelentes!

Se der, poste mais fotos e continue relatando as experiências e impressões.

Meus parabéns!:)
Obrigado Enzo! Vou tentar vencer a preguiça, e tirar algum tempo para montar mais uns threads... Demora muito fazer um thread caprichado...

É, confesso que para visitar o Egito é essencial pegar umas dicas antes, ler uns guias... É um país meio complicado no sentido de que por ter boa parte da economia dependente do turismo, muita gente tenta tirar proveito disso, e em boa parte das vezes de maneiras nada legais para o turista! Mas é o seguinte, pode ter esse pessoal mais sacana, mas não são violentos. Ao contrário, mesmo quando são um pé no saco, são simpáticos do início ao fim... Até mesmo quando recebem o "não final".

Demais seu thread, André_Sem_Dúvida! Já incluí no meu roteiro!
No Doubt! Hahahaha :lol:

Tá muito bom o teu thread. Mas eu fiquei com medo dessa cidade.
Hahaha Normal cara... O Cairo dá um pouco de medo mesmo. É muito movimento e barulho o tempo todo! Tinha horas que eu não tinha muita vontade de pisar fora do hotel, pois sabia que era pisar na calçada e ouvir um "wellllcome to Egypt, my frrrriend", seguido de algum papo nada a ver para conseguir alguma coisa.

Fascinante e caótica ao mesmo tempo... E é impressionante como a cor marrom predomina no Cairo! Belas fotos!
Pois é, fascinante e caótica! Concordo! Ótimos adjetivos para essa cidade peculiar! :)

Ótimo thread, a cidade parece meio claustrofóbica.
Valeu! E de fato é! Sufocante...

O mais completo e interessante thread do Cairo que vi. Gostei muito dos comentários. A cidade parece caótica mesmo. As mesquitas são lindas e verdadeiros oasis de paz. Só senti falta de ver por dentro uma igreja copta, que acho fascinante como conseguiu permanecer. Proximo ao seu hotel tem uma. Interssante ver muito homem ainda de camisolão. Não vi tb nenhuma mulher sem veu. O egipcio parece ser mais conservador (mas nada de bobinho né...) que a maioria dos povos arabes do oriente medio e norte da Africa (a exceção daqueles da peninsula arabe). Bela viagem, muito bem documentada, e muito bem comentada. Parabens! E como disseram a cidade é cor de barro mesmo.
Valeu! Fico feliz que tenha curtido os comentários! :cheers:

Cara, acredita que deixei o bairro copta para o última dia e acabou não dando tempo de ir porque fiquei tempo demais dentro do Museu Egípcio? As pessoas em geral diriam: ah, uma boa desculpa para voltar... Mas no caso do Cairo, eu não quero voltar tão cedo não :lol:

Então, lá quase a totalidade das mulheres usa véu... Os únicos lugares que vi uma ou outra sem foi no parque das primeiras fotos, e na Torre do Cairo... E, geralmente, mulheres jovens.

A cidade inteira tem cor de areia. Sinceramente, achei horrível.
É uma cidade peculiar... Diferente. Não a acho bela, mas tem lá suas belezas! Uma cidade que me passou uma cidade mais ou menos parecida foi La Paz, na Bolívia.. Não achei bonita, mas me encantou! Tem uma personalidade que muitas cidades bonitas não tem.

sensacional ! simplesmente fantástico !
;) :cheers:

Salvo engano, esse lustre foi trocado com franceses pelo Obelisco de Luxor, que hoje se encontra na Place de La Concorde, em Paris:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paris_035..jpg

Ótimas fotos :) Parabéns!
Valeu Arthur! Dessa eu realmente não sabia!

Nao posso morrer antes de ir. A falta de preocupação com a estética urbana é gritante.
Então, a minha sensação depois de sair de lá foi: "estou livre", finalmente conheci o Egito, e o melhor: não preciso voltar. Já posso morrer tranquilo :lol:

Que thread espetacular! Confesso que voce foi pro Egito em uma época ainda meio conturbada. Até que Cairo está melhor nessas fotos do que em muitas fotos que eu já havia visto sobre a capital egípcia. A cidade é bem caidinha e caótica mesmo. Bizarro o taxista querer transar com você, são atitudes bastante hipocritas, mas é compreensivel pelo país ser tão conservador. Até que gostei do metrô de lá, foi um dos melhores lugares que achei do thread, parece limpo e até bonito. No mais, parabéns pelas fotos e pelo thread, estão otimos! :eek:kay:
Valeu, Leo! :cheers:

É, de fato, as coisas ainda estão agitadas por lá... Como a última eleição acabou quase meio a meio, muita gente não gosta do Morsi. Aliás, nas áreas de classe média do Cairo a grande maioria das pessoas que conversei metem o pau nele. Já no interior, mais conservador, tem mais simpatizantes.

As pessoas de lá são meio doidas demais até para um paulistano acostumado às coisas meio freak daqui hehe

E o metrô... Olha, ele é ok... Meio sujo, infernalmente quente, aspecto dos vagões meio degradado... Mas funciona! E como vc disse, comparando com a cidade, o metrô é lindo mesmo haha ... Tem as mesquitas, que realmente são verdadeiros oásis quando você se sente sufocado demais pelas pessoas e pela cidade ao mesmo tempo! :)

·
Registered
30,350 Posts
Salvo engano, esse lustre foi trocado com franceses pelo Obelisco de Luxor, que hoje se encontra na Place de La Concorde, em Paris:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paris_035..jpg
Valeu Arthur! Dessa eu realmente não sabia!

Arthur,

Você acho que você está equivocado. A história que me contaram é que os egipcios trocaram o obelisco de Luxor por um relógio. Sim! Não um relógio qualquer, mas um reglógio destes que tem 4 faces.

·
Registered
30,350 Posts
André,

Admirei suas fotos com extremo vagar, e li com atenção todos os seus comentários. Confesso que depois de ler sua descrição sobre o Cairo, não fiquei muito interessado em conhecer a capital egípcia.

Ah... suas fotos estão E S P E T A C U L A R E S!

·
Registered
30,350 Posts
20. Vista clássica do Cairo a partir da Cidadela. A grande mesquita que se vê é a Mesquita do Sultão Hassan. Depois que saí da Cidadela só me aconteceram coisas bizarras... Um cara puxou assunto comigo na rua e quando o despistei, ele fez sinal para um outro, que começou a me seguir... Fiquei extremamente nervoso, comecei a procurar um táxi. Depois de uns 10 minutos achei um e o cara não quis me levar para o centro e não entendi nada (eu não sabia que havia uma manifestação com feridos na Midan Tahrir). O segundo táxi que parei, era um cara de uns 20 anos, e ele queria me levar para outro lugar, para fazer sexo. Simples e direto assim... Depois li na internet que isso acontece muito lá, dos homens assediarem os turistas (homens e mulheres) porque devido à religião, eles quase não mantém relações sexuais. Enfim, cheguei salvo no hotel e me tranquei no quarto o resto da noite, com um pouco de medo desse pessoal meio doido :lol: ...
E vou te falar... Até as áreas turísticas são bagunçadas viu... Talvez nas fotos eu não tenha conseguido passar muito isso. Elas são mais bem cuidadas, mas ainda assim sujas, degradadas, enfim...

É, confesso que para visitar o Egito é essencial pegar umas dicas antes, ler uns guias... É um país meio complicado no sentido de que por ter boa parte da economia dependente do turismo, muita gente tenta tirar proveito disso, e em boa parte das vezes de maneiras nada legais para o turista! Mas é o seguinte, pode ter esse pessoal mais sacana, mas não são violentos. Ao contrário, mesmo quando são um pé no saco, são simpáticos do início ao fim... Até mesmo quando recebem o "não final".

O Cairo dá um pouco de medo mesmo. É muito movimento e barulho o tempo todo! Tinha horas que eu não tinha muita vontade de pisar fora do hotel, pois sabia que era pisar na calçada e ouvir um "wellllcome to Egypt, my frrrriend", seguido de algum papo nada a ver para conseguir alguma coisa.
Depois de ler os comentários acima fiquei com uma certeza: se algum dia decidir visitar o Cairo, em hipótese alguma irei por conta própria e sim de excursão.

1 - 20 of 61 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.