Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 51 Posts

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Tô de férias e resolvi ir no centro dar uma passeada e fazer umas fotos pra um possível thread que eu faça com mais quatro capitais. Quando dei por mim, ja tinham se passado 5 horas e eu ja tinha andado mais de 15 km. Salvador me empolga, por isso que eu continuo morando aqui. Acabou que eu tirei quase 500 fotos e selecionei algumas pra mostrar aqui, não por estarem bem tiradas, mas pra mostrar aspectos do centro da cidade que vem passando por processos e promessas de mudança positiva. Espero que daqui a uns 10 anos (tempo de Brasil, né), possa estar mostrando esse mesmo percurso com todos os projetos e melhorias urbanas pensadas para ele prontas.

01. Peguei o metrô na estação Rodoviária. O inverno de Salvador é muito instável. Faz calor e sol, aí do nada vem um vento frio e começa a cair um toró. Isso vai se repetindo ao longo do dia.

02.

03.

04. Fórum Ruy Barbosa, saindo das escadas rolantes da estação campo da pólvora.

05. Pelourinho, parte mais icônica do centro, com decorações juninas. Essa festa não me apetece e acho que não tem nada a ver com Salvador, mas respeito.

06.

07.

08.

09. Casa do Carnaval ao fundo. O museu é bem moderno e interativo, vale a pena visitar. Vou passar alí de novo na subida do plano inclinado.

10. Praça da Sé

11. Lugar onde ficava a catedral da Sé, demolida pra construção de uma linha de bonde. Uma das maiores perdas do nosso patrimônio. A cruz caída é um símbolo dessa perda.

12. Começou a ventar forte e fechar o tempo.

13. Caiu um toró e procurei refúgio no Delta.

14. Passada a chuva, volto pra praça Municipal. Em destaque a Câmara de Vereadores.

15. Vista da Praça Municipal

16.

17. Palácio Rio Branco, antiga sede do governo estadual.

18.

19.

20.

21.

22. Rua chile, a primeira rua do Brasil. :cheer:

23.

24.

25.

26. Vista do SESC rua Chile.

27.

28. Fasano e Palace, os dois pontapés iniciais da revitalização da Rua Chile. A iniciativa privada está fazendo a parte dela, agora só falta o governo.

29.

30.

31.

32. Detalhes do museu da cultura afro-brasileira. O sol e o calor já estão voltando com força.

33. De volta a praça pra pegar o elevador.

34. Falha geológica vista do elevador.

35. Sequência de fotos do bairro do Comércio, local que também tem projetos de reforma urbana, alguns já em execução.

36.

37.

38. Museu do carnaval lá em cima.

39. Tinha uma loja embaixo desse casarão. Não sei se ele está caindo ou se estão reformando. Se estiver caindo, uma pena.

40.

41. Associação comercial da Bahia. Tem obras lindíssimas de Portinari aí dentro, é de graça para visitar.

42.

43.

44.

45.

46.

47. Casarão da outra foto + plano inclinado ao fundo.

48. O grande problema do centro: ambulantes ocupando calçadas em péssimo estado de conservação.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65. Peguei o plano inclinado pra voltar pro Pelo. Solzão brilhando na baía de todos os Santos. O thread continua, ainda tem muita coisa melhor e pior que isso pra mostrar. :D

·
Registered
1,402 Posts
Ótimas fotos, belo trabalho!
Mas outra cidade brasileira que não reflete o tamanho que tem, ao centro!!
Algumas partes do centro de Salvador parece o centro de Niterói, bem desorganizado!!
Mas a cidade tem grande potencial para reverter isso!!!

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Ótimas fotos, belo trabalho!
Mas outra cidade brasileira que não reflete o tamanho que tem, ao centro!!
Algumas partes do centro de Salvador parece o centro de Niterói, bem desorganizado!!
Mas a cidade tem grande potencial para reverter isso!!!
De um modo geral o centro é muito desorganizado. Eu acho que isso se deve ao fato da cidade, de maneira muito burra, ao meu ver, ter dado as costas ao centro, valorizando o crescimento pro lado do oceano atlântico ao invés da baía. Como resultado disso, temos de um lado uma cidade grande e moderna que, ao meu ver, dialoga muito menos do que deveria com o seu centro. As coisas estão mudando aos poucos, e ao que parece, teremos essa situação revertida nas próximas décadas.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #5 · (Edited)
66. O plano inclinado te deixa exatamente aqui, em frente ao museu do Carnaval.

67.

68.

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

81.

82.

83.

84.

85.

86.

87.

88.

89.

90. Subindo a ladeira pra ir pro Santo Antônio.

91.

92. Esse é o meu restaurante preferido de massa caseira. Quem vier a Salvador, não deixe de ir nele. Eu aposto que sera um dos melhores da vida de vocês. Mas esse restaurante é do Rio Vermelho. Abriu aí há pouco tempo. Sinal de que os empresários estão redescobrindo o centro. Vamos continuar torcendo.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
93.

94.

95.

96.

97.

98. Cruz do Pascoal que fizeram a réplica no Projac.

99. Outro plano inclinado.

100. Olhem o solzão, nem parece que choveu antes.

101.

102. Continuação da rua de antes, só que sem os paralelepípedos. Um dia pensaram que foi uma boa ideia cagar a rua com asfalto. Demoraram décadas pra perceberem a cagada e agora querem tirar. Já avisaram aos moradores do início das obras de requalificação da rua e aterramento da fiação. Seguimos no aguardo.

103.

104.

105.

106.

107. Mais ruas com vibe de interior e casario descaracterizado.

108.

109.

110.

111.

112. Gatíneo.

113.

114.

115.

116.

117.

118.

119.

120. De volta ao Pelo.

121.

122.

123.

124. Palace de novo porque eu amo essa disgraaaaça.

125. Centro Cultural e Escadaria da Barroquinha.

126. Castro Alves

127. Início/fim da avenida sete. Mosteiro de São Bento ao fundo.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
128. Entrada do mosteiro.

129. Largo em frente ao mosteiro.

130. Duomo.

131. Parte pobre da Avenida 7 de Setembro em todo seu esplendor.

132. Quebrei nesse beco aqui.

133. Ele dá de frente pra caixa cultural.

134.Réplica do prédio, antiga casa de oração Jesuíta.

135.

136. A caixa cultural fica na tenebrosa Avenida Carlos Gomes, local de noite gay alternativa e prostituição. Quem quer ver show de Drag desce praí a noite.

137.

138.

139. Quebrei nessa rua pra ir pra rua do Sodré, onde fica o museu de arte Sacra.

140. Já no museu. Ele é top, tem o maior acervo desse tipo de arte das américas.

141.

142. Chuva.

143.

144.

145. Carlos Gomes alí atrás + casario abandonado. Salvador tem vários pelourinhos em potencial.

146

147.

148. Rua do Sodré. BARRIL DOBRADO. Vá ao museu de uber.

149. Bairro 2 de Julho.

150.

151.

152. De volta a avenida 7 de Setembro.

153.

154.

155.

156.

157.

158. Casa Cultural da Itália.

159. Palácio da Aclimação logo ao lado.

160. Passeio Público. Entrei aqui só pra tentar mostrar os fundos do palácio.

161.

162.

163.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
164. Andando mais um pouquinho, chegamos na praça 2 de Julho, no Campo Grande. Na sequência, fotos do Corredor da Vitória. Tudo isso ainda é Avenida 7, ela só acaba/começa no Farol da Barra.

165.

166.

167.

168.

169.

170.

171.

172.

173.

174.

175.

176.

177.

178.

179.

180.

181.

182.

183.

184.

185.

186.

187.

188.

189.

190.

191.

192.

193.

194.

195. Residência Universitária da UFBA. Se eu fosse a reitoria eu vendia e construía uma residência mais moderna no Campus de Ondina.

196.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
197.

198.

199.

200.

201.

202.

203.

204. Descida pra Vila Brandão. Ladeira da Barra ao fundo.
\

205.

206.

207.

208. Graça.

209.

210.

211.

212.

213.

214.

Acabou, valeeeu galera. Queria fotografar mais a Graça mas tive que ir pra um compromisso. Fica pra próxima.

·
Registered
1,402 Posts
De um modo geral o centro é muito desorganizado. Eu acho que isso se deve ao fato da cidade, de maneira muito burra, ao meu ver, ter dado as costas ao centro, valorizando o crescimento pro lado do oceano atlântico ao invés da baía. Como resultado disso, temos de um lado uma cidade grande e moderna que, ao meu ver, dialoga muito menos do que deveria com o seu centro. As coisas estão mudando aos poucos, e ao que parece, teremos essa situação revertida nas próximas décadas.
Exato, é o pior e que a cidade tem potencial e grana para ter duas ou mais regiões fortes de comercio e edifícios comerciais, a Av Paralela e uma das mais belas e surpreendentes avenidas do país!

·
Na Suíça Sertaneja
23,480 Posts
Amo essa salada arquitetônica e urbanística do Centro de Salvador. É praticamente uma cidade dentro da cidade, sendo que o Centro é praticamente a síntese dessa mistura fantástica que só se vê na Bahia. Excelente thread! :applause:

·
Registered
217 Posts
Um thread sensacional e muito realista de nossa Salvador. Meus parabéns!!
Fica muito evidente a necessidade de aterrar a fiação, melhorar a configuração das calçadas e revitalizar as fachadas de inúmeros locais da região.
Ademais, um verdadeiro esforço conjunto do setor público com o privado é extremamente preciso e urgente!
Atrair a iniciativa privada para ocupar com serviços e utilizar todo o imenso potencial que o lindo centro da primeira capital do Brasil tem a oferecer.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Discussion Starter · #16 · (Edited)
Exato, é o pior e que a cidade tem potencial e grana para ter duas ou mais regiões fortes de comercio e edifícios comerciais, a Av Paralela e uma das mais belas e surpreendentes avenidas do país!
Salvador é uma cidade muito grande, a cidade "demora de acabar". E quando acaba tem mais cidade. :lol:
O problema é que esse crescimento foi muito espontâneo. Agora que está se pensando, mesmo que de forma embrionária, em reparar os danos que esse modelo de desenvolvimento trouxe pra cidade. A cidade tem uma grana relativa, mas ainda é uma cidade pobre, em uma região pobre de um país pobre socialmente falando. Ainda assim eu acredito que as coisas vão melhorar, até pq ja melhoraram muito. :cheers:

que lugar é este da foto 214?
Anexo moderno do palacete das artes. Embaixo tem um café muito legal. Mais atrás e no andar de cima acontecem exposições de arte moderna.

·
Registered
28,881 Posts
O Thread está muito bom, mas bom mesmo é saber que algumas áreas mostradas nele receberão banho de loja muito em breve (Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete, Rua Miguel Calmon, Rua direta do Santo Antônio etc.).

Eu só lamento o ritmo das obras do projeto "pelas ruas do centro antigo". Já tem uns dois anos que as calçadas do bairro do comércio vem sendo reformadas, mas ainda hoje há muitas ruas que não receberam intervenção alguma.

·
SSA-BA a terra de Oxalá
2,170 Posts
Excelente trabalho, mostrou quão diversa a cidade é, em um intervalo de pouco mais de 4km mostrou o antigo e o novo, o pobre e o rico, o caos e a ordem! Vale ressaltar a alta instabilidade do tempo no inverno Soteropolitano. Parabéns!

1 - 20 of 51 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.