Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O solar do Unhão é um complexo de casa-grande, engenho, senzalas e capela, construído à beira mar, ao pé da escarpa de Salvador, único no gênero no Brasil, tanto pela sua localização urbana como por se situar diretamente à beira mar. Sua construção se iniciou em 1690, pelo desembargador Pedro Unhão de Castelo Branco, que dá nome ao solar. Em 1963, semi arruinado, foi comprado e restaurado pelo governo da Bahia, em reforma conduzida pela famosa arquiteta Lina Bo Bardi, a mesma autora do projeto do MASP, para ali abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 1997, o governo do estado incorporou a encosta contígua ao museu, e ali implantou um anexo moderno, aproveitando os arcos de sustentação da Avenida do Contorno, que passa por cima, com distribuição de esculturas ao ar livre e dentro arcos, denominado Parque das Esculturas. Este parque expõe obras de grandes artistas, nacionais e locais, inclusive um painel e um gradil de autoria de Carybé, umas de suas últimas obras! O complexo abriga ainda um cinema de arte, um café, um bar e uma pequena livraria, abertos ao público, independentemente do museu, em si! Há ainda, nos sábados à tarde, jam sessions no pátio externo! O cenário espetacular, o acervo arquitetônico e artístico e o seu paisagismo, com direito a um dos mais belos pores-do-sol do Brasil, fazem do Solar do Unhão um das principais atrações turísticas da capital baiana. Não há fotos dos interiores dos prédios, pois é proibido fotografá-los, o que é uma pena, já que a escadaria monumental do casarão, da arquiteta Lina Bo Bardi é, em si, uma obra de arte!

1.

2.

3.

4

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24

25.

26

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

·
Registered
4,922 Posts
Mais um belo thread, Soteropolis!

De fato, o Solar do Unhão é um belo edifício. Fica numa região belíssima da cidade e tem uma vista maravilhosa. Seu interior também é muito bonito, apesar de ele não ter sido mostrado nas fotos.

Parabéns, você tem feito um grande trabalho para nós do SSC. :applause: :eek:kay:

·
Soteropolitano
763 Posts
Boas fotos, cara!
Parabéns!
Vlw pelo thread! =D

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Vei c tah esperando o q p participar do UPC???
ahuahuahuha
perfeito vei... o povo n sabe o q tah perdendo quando n vem olhar esse thread.
abraço!!!

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #7 ·
^^
UPC? o que é isso?

Gostaria de por o thread no tópico internacional de arquitetura. É possivel repetir, aqui no SSC? Acho que um lugar desse deve ser divulgado internacionalmente!

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Um dos recantos mais bonitos de Salvador, quanto ao Solar do Unhão, é simplesmente fantástico. :applause: :applause:

^^
UPC? o que é isso?

Gostaria de por o thread no tópico internacional de arquitetura. É possivel repetir, aqui no SSC? Acho que um lugar desse deve ser divulgado internacionalmente!
Pode postar lá sim Sotero, não tem problema nenhum.

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
^^
UPC? o que é isso?

Ué, basta vc pegar as fts e fazer a mesma coisa que vc fez aqui, só que no forum internacional. É permitido sim.

UPC é o subforum de concurso de fotografias urbanas.

·
Registered
2,508 Posts
FANTÁSTICO!

Morria de vontade de ver fotos detalhadas do Solar do Unhão, infelizmente nunca visitei o local. Mas essas fotos mataram um pouco de minha curiosidade, o lugar é lindo demais!

·
.
177,290 Posts
Sou fã dos seus threads Soteropolis, suas fotos são fantáscas, parabéns! :applause::applause:
Quanto ao lugar dispensa comentários. Esse conjunto composto pelo Solar do unhão, Parque das esculturas e MAM-BA são lindíssimos, a inda pode-se apreciar as vistas que só a Baía de Todos-os-Santos pode oferecer.:)

·
Registered
4,922 Posts
^^
Com certeza. O Solar do Unhão é um complexo cultural e de lazer lindíssimo. Um dos melhores lugares para visitar em Salvador. Acho que lá ainda tem um restaurante (?), para tornar a gama de opções de lazer ainda maior.

·
Registered
30,765 Posts
Eu amo o Solar do Unhão!!:):) A sua localização geográfica, a paz que transmite o local..o jeito histórico..!!

·
.
5,648 Posts
Sempre que eu vou a Salvador passo no Solar pra ver o sol se pôr,é um dos lugares que eu mais gosto na cidade.

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^
Com certeza. O Solar do Unhão é um complexo cultural e de lazer lindíssimo. Um dos melhores lugares para visitar em Salvador. Acho que lá ainda tem um restaurante (?), para tornar a gama de opções de lazer ainda maior.
O restaurante, que vc se refere, funcionava no subsolo e foi fechado pela atual administração. O espaço, muito bonito por sinal, foi dedicado a exposições, mas se encontra de novo fechado, não sei por que! Existe hoje um pequeno restaurante/bar (Foto 21) que serve aos frequentadores do pier, onde se tem uma visão fantástica do por do sol. Vale a pena, em dia sem chuva, ir lá e ver o astro rei mergulhar nas águas da Baía de Todos os Santos. É um espetáculo inesquecível!

1 - 20 of 34 Posts