SkyscraperCity banner

1 - 20 of 45 Posts

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
O Farol da Barra, em Salvador, situa-se na ponta da península que marca a entrada (barra) da Baía de Todos os Santos. O farol se encontra instalado sobre o forte de Santo Antônio, construção militar do século XVI, sucessivamente reformado, até adquirir o formato atual, em 1696. Instalado sobre um promontório rochoso, num mar coalhado de pedras, junto ao canal de navegação da baía, o forte assistiu a vários naufrágios, entre os quais o do Galeão Sacramento, em 1668, que vinha da China, no qual mais de 400 pessoas morreram. Resolveu-se então, já em 1698, instalar, sobre o forte, um farol para orientar a navegação, sendo este o primeiro das Américas.

De início o farol era uma pequena torre, com reservatório de óleo de baleia, onde uma chama era acesa para orientar a navegação noturna. A sua modernização, ao longo do tempo, resultou na sua atual feição, com torre de 21 metros de altura, dotada de equipamento rotatório de iluminação e de lentes de reflexão. A iluminação, de início, era obtida por chamas, alimentadas à gás. Já nos século XX foram instaladas lâmpadas eletricas, cuja luz é vista a até 70 km de distância. Este equipamento e a atual torre farol datam de 1889, estando em funcionamento ininterrupto desde então.

Nesta semana, pela primeira vez na história, 313 anos após a sua instalação, o acesso a não militares, ao alto da torre, foi aberto. São fotos do interior da torre deste farol, pela primeira vez exibidas no SSC, que aqui apresento alem de outras, do bem montado Museu Náutico, instalado nas dependências do forte e, ainda, vistas da região, do alto da torre. Espero que gostem e comentem.

A. O Forte

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

B. O Farol

14.

15.

16.

Subindo...

17.

18.

19.

20.

21.

Lá em cima...

22.

23.

24.

25.

26.

Vistas lá de cima...

27.

28.

29.

30.

31.

C. O Museu Náutico

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

Café

60.

Saindo...

61.

62.

63.

·
Baiano sim senhor!
41,745 Posts
Esse farol é uma das mais preciosas jóias da cidade do Salvador, parabéns Soterópolis o thread ficou sensacional.:applause:

·
Admin assistant
7,442 Posts
Meu Deus !!!!!! Tô louca pra voltar aí, Soteropolis...tinha lido a notícia no jornal e comemorei muito..e agora vendo teu thread..morriiiii ! :lol:

Saudade doida de passear por Salvador !!! :banana: Ainda bem que melhoraram o forte, repuseram a grama..:) Apesar de querer MUITO subir no farol, confesso que minha fobia deu aviso aqui...rssss...mas a vista..Wow !! Amo a cor da água !...Ah, eu AMO Salvador !! :lovethem:

Lindo thread, lindas fotos...e vc fez tua amiga muito feliz !! Parabéns e muitíssimo obrigada por compartilhar, viu ??

bjksss :hug:

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter #5
Nossa, que lindo! E que ótima idéia permitir a visitação por dentro do Farol! :)
Foi uma das melhores iniciativas da marinha. Hoje mesmo estava lotado de visitantes.

Esse farol é uma das mais preciosas jóias da cidade do Salvador, parabéns Soterópolis o thread ficou sensacional.:applause:
Obrigado Cerrado! Realmente o forte é belo em todos os seus aspectos, inclusive na sua localização. A abertura da torre vai certamente torná-lo a maior atração turística da cidade.

Meu Deus !!!!!! Tô louca pra voltar aí, Soteropolis...tinha lido a notícia no jornal e comemorei muito..e agora vendo teu thread..morriiiii ! :lol:

Saudade doida de passear por Salvador !!! :banana: Ainda bem que melhoraram o forte, repuseram a grama..:) Apesar de querer MUITO subir no farol, confesso que minha fobia deu aviso aqui...rssss...mas a vista..Wow !! Amo a cor da água !...Ah, eu AMO Salvador !! :lovethem:

Lindo thread, lindas fotos...e vc fez tua amiga muito feliz !! Parabéns e muitíssimo obrigada por compartilhar, viu ??

bjksss :hug:
Oi Déa. O seu comentário é sempre delicioso. Realmente deram uma boa guaribada no Forte e farol. Tá todo pintadinho de novo e novas salas do museu estão pra ser abertas. Faz uma academia antes pra chegar ao alto da torre pois a subida é dura... A escada, alem de helicoidal e apertada, é muito ingreme. Mas vale a pena. A vista lá de cima é fantástica!

Muito obrigado viu? Bjs

Aproveito pra te convidar a ver o thread que fiz recentemente, com fotos garimpadas. Acredito que vai gostar:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=78508674#post78508674

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
7,129 Posts
uau!! fantástico!!

parabéns pelo thread!! foi a melhor coisa que fizeram, liberar o acesso à torres. Pode ter certeza que será visita obrigatória em Salvador!!

Quanto custa pra poder subir??

·
PAPITO
9,771 Posts
Linda e única cidade. Belas vistas. Belo Thread. Parabéns pelo excelente trabalho.

·
Registered
98,823 Posts
Além do acervo riquíssimo guardado no seu interior ele ainda ainda nos brinda com essa bela vista para a avenida oceânica, o cristo, ondina, além do porto da barra. O farol da barra é um dos cartões postais do Brasil, impossivel visitá-lo e não sair de lá encantado, e ele é apenas um dos muitos atrativos que faz de Salvador ser uma cidade pra lá de especial e tão visitada.
:bow::bow::bow::applause::applause:

·
Registered
30,534 Posts
Ah, esse farol é simplesmente um dos mais lindos do mundo.:):cheers::drool::drool:

Sou apaixonado por esse monumento!:)

Não sabia que ele foi o primeiro farol das Américas.:)

E parabéns pelo tópico. Está simplesmente MARAVILHOSO!! :applause: :applause:

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter #10
uau!! fantástico!!

parabéns pelo thread!! foi a melhor coisa que fizeram, liberar o acesso à torres. Pode ter certeza que será visita obrigatória em Salvador!!

Quanto custa pra poder subir??
Certamente! Hoje, que fez sol, tinha até fila pra subir na torre. Custa R$ 10,00 a inteira, e R$ 5,00 a meia (estudantes, crianças e idosos), incluindo já a visita ao museu nautico.

Linda e única cidade. Belas vistas. Belo Thread. Parabéns pelo excelente trabalho.
Obrigado Papitoba!

Além do acervo riquíssimo guardado no seu interior ele ainda ainda nos brinda com essa bela vista para a avenida oceânica, o cristo, ondina, além do porto da barra. O farol da barra é um dos cartões postais do Brasil, impossivel visitá-lo e não sair de lá encantado, e ele é apenas um dos muitos atrativos que faz de Salvador ser uma cidade pra lá de especial e tão visitada.
:bow::bow::bow::applause::applause:
Valeu! Obrigado pela visita.

·
Patos-PB MinhaPaixão!!
3,444 Posts
Muito massa seu thread Soteropolis ...

Tava vendo as fotos aqui de casa, mas parecia que estava passeando por dentro do Farol .

Muito bom, Parabéns !!

·
* в α я я є ι &#
8,428 Posts
Sensacional.

Tenho certeza que esse Farol fechado já decepcionou muita gente que vem de longe e não poder subir e conhecer com mais riquezas de detalhes esse monumento.

Parabéns pela iniciativa de liberá-lo à visitação pública, E Parabéns a você pelas fotos exclusivas! rsrs

·
instagram: t.l.rekarte
55,789 Posts
Eu sempre ficava imaginando pq n permitia a subida ate o alto
finalmente permitiram isso!
valeu pelas fotos,sotero!:eek:kay:

·
Rene Hass
4,331 Posts
Puxa, que legal esse passeio por dentro do Farol da Barra! Visita obrigatória para que for a Salvador. Parabéns pelo thread! :eek:kay:

·
A estação do "rock".
2,973 Posts
Há uns oito anos eu cometi uma grande injustiça com Salvador: conheci a cidade de táxi, entre um voo e outro, inclusive o Farol da Barra. Tive uma péssima impressão do trânsito e de algumas regiões, com muitas favelas.

Hoje, após ver alguns threads aqui, vejo tratar-se de um capital linda, que pretendo visitar com mais calma. Adorei alguns bairros luxuosos e sei que, assim como BH, é preciso visitar os lugares certos, andar por eles, sem correria.

·
.
137,167 Posts
Um monumento que é um dos ícones da cidade. louvável a iniciativa da Marinha em permitir visitas à torre do Farol. Além do monumento belíccimo, pode desfrutar de uma vista deslumbrante da velha Cidade da Bahia com sua linha costeira única, suas colinas e esse mar cristalina. Obrigado.:)

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter #17
Ah, esse farol é simplesmente um dos mais lindos do mundo.:):cheers::drool::drool:

Sou apaixonado por esse monumento!:)

Não sabia que ele foi o primeiro farol das Américas.:)

E parabéns pelo tópico. Está simplesmente MARAVILHOSO!! :applause: :applause:
Suspeito pra falar. Seu nick diz tudo :)! Mas realmente é o ícone máximo dessa cidade, de tantos ícones. Ir la em cima foi sempre um sonho de criança que realizei. Sempre passava por ali olhando aquelas luzes e agora pude ver elas de perto. Obrigado Farol!!!

Muito massa seu thread Soteropolis ...

Tava vendo as fotos aqui de casa, mas parecia que estava passeando por dentro do Farol .

Muito bom, Parabéns !!
Obrigado. A intenção foi essa mesma. Compartilhar a visita com que está longe e não pode visitá-lo. Bom que gostou!

Sensacional.

Tenho certeza que esse Farol fechado já decepcionou muita gente que vem de longe e não poder subir e conhecer com mais riquezas de detalhes esse monumento.

Parabéns pela iniciativa de liberá-lo à visitação pública, E Parabéns a você pelas fotos exclusivas! rsrs
Até agora não vi nenhuma foto da torre do farol aqui no SSC. Então são inéditas mesmo!!!:) Realmente foi um grande saque da marinha abrir ao público a visitação. Valeu!!

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter #18
Eu sempre ficava imaginando pq n permitia a subida ate o alto
finalmente permitiram isso!
valeu pelas fotos,sotero!:eek:kay:
Excelente iniciativa mesmo! Prova que a Marinha está se democratizando! Valeu Rekarte.

Puxa, que legal esse passeio por dentro do Farol da Barra! Visita obrigatória para que for a Salvador. Parabéns pelo thread! :eek:kay:
Obrigado Rene! Já era bem visitado agora se torna imperdível. Ontem tinha até fila pra subir! Nova, velha, atração da cidade! Obrigado!!!

Há uns oito anos eu cometi uma grande injustiça com Salvador: conheci a cidade de táxi, entre um voo e outro, inclusive o Farol da Barra. Tive uma péssima impressão do trânsito e de algumas regiões, com muitas favelas.

Hoje, após ver alguns threads aqui, vejo tratar-se de um capital linda, que pretendo visitar com mais calma. Adorei alguns bairros luxuosos e sei que, assim como BH, é preciso visitar os lugares certos, andar por eles, sem correria.
Isso, de uma primeira impressao ruim, acontece com todo mundo. Tb já estive em vários locais, ou porque estava cansado, estava chovendo, engarrafado, com uma alguma greve, e achei péssimo. Em outra visita, mudei de impressão. Ou, vai ver, que o taxista fez com vc o "tour das favelas" :lol:. Recomendo vir num período de sol, no verão, e vir a Barra e, principalmente, visitar o farol por dentro. Vai ter outa impressão! Valeu pela visita!

Um monumento que é um dos ícones da cidade. louvável a iniciativa da Marinha em permitir visitas à torre do Farol. Além do monumento belíccimo, pode desfrutar de uma vista deslumbrante da velha Cidade da Bahia com sua linha costeira única, suas colinas e esse mar cristalina. Obrigado.:)
Realmente Tony. Alem da emoçao de ver o maquinário do farol de junto,
a vista lá de cima e deslumbrante, e ainda dá pra ver detalhes do farol pouco observados de baixo. Observe na foto 27 como são largos os muros do forte, vistos de cima.
Parabéns à Marinha por ter permitido o acesso. Valeu pela visita!!!

·
Rio: Paradise City!!!
5,296 Posts
S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!!!!!!!!
O Farol da Barra é realmente fantástico, foi o ponto turistico que mais gostei em minha viagem a Salvador. Pra começar o bairro é ótimo e junto com Rio Vermelho estão entre meus bairros soteropolitanos prediletos e além de por si ser já ser fantástico, o Farol da Barra tem, pelo menos entre todos museus que eu fui, o melhor e mais bem cuidado e elaborado acervo.
Pena que quando eu fui o acesso ao alto do farol não estava liberado...

1 - 20 of 45 Posts