SkyscraperCity banner
1 - 20 of 65 Posts

·
Registered
674 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
São Francisco,bairro histórico de Curitiba

1-Bairro , com o centro ao fundo

2-Casas coloniais

3-Casa típica Alemã

4-Igreja Presbiteriana , construção Alemã de 1939

5-

6-Teatro Novelas Curitibanas- 1904 , antiga residencia da família Vieira Cavalcante

7-Colégio Martinus ( antigo Gemeinde Schule ), fundado em 1866 pelo Pastor
Johann Friedrich Gaertener da igreja Luterana Deutsche Evangelische Gemeinde.

8-Clube Alemão Deutscher Sängerbund, fundado em 1877.

9-Museu Paranaense -2° mais antigo do Brasil

10-Sociedade Italiana Giuseppe Garibaldi 1883 , invadida e transformada em quartel durante a revolução Federalista em 1892, durante a segunda guerra mundial seus bens foram confiscados e parte dos móveis queimados .

11-Casarão Portugues,final do século XVIII

12-Teatro Lala Schneider

13-Teatro João Maria Santos - antiga fábrica de tecidos da familia Hoffmann.

14-Teatro Edson D´avila

15-

16-

17-

18-

19-

20-Igreja Polonesa , sino Portugues doado pelo imperador Don Pedro II em visita a Curitiba.

21-Igreja Polonesa , missas no domingo em Polones

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-cemitério municipal Sao Francisco

30-

31-

32-

33-

34-

35-

36-

37-

38-

39-

40-bar

41-casa típica Alemã

42-Igreja Luterana Christuskirche ,construção Alemã de 1894

43-Casa João Turin , museu

44-Casa Romário Martins,arquitetura colonial Portuguesa - século XVII

45-

46-

47-Bebedouro onde paravam os tropeiros a caminho de SP ( O bebedouro data de meados do século XVII,é construído em pedra, com uma bacia de ferro., ao fundo a igreja mais antiga de Curitiba , 1737

48-Restaurante Alemão Schwarzwald

49-Memorial de Curitiba

50-Igreja construída pelos escravos para os escravos . século XVIII

51-Palace Wolff-1880,antiga residencia da familia Austriaca Wolff , usado como quartel durante a revolução federalista em 1892.

52-restaurante Árabe

53-galeria de arte

54-

55-restaurante , comida típica Paranaense

56-Praça João Candido

57-bar

58-bar

59-restaurante Polones Durski

60-bar

61-Casa Kirchgassner , primeiro exemplar da arquitetura modernista em Curiitba

62-

63-Igreja Luterana Deutsche Evangelische Gemeinde - construção Alemã de 1894.cultos foram proibidos durante a segunda guerra mundial , e a lingua Alemã proibida de ser falada .

64-

65-

66-Clube Alemão Deutscher Sängerbund-1877

67-

68-Mesquita Imam Ali ibn Abi Tálib- 1973

69-Arquidiocese de Curitiba

70-Museu Alfredo Andersen, construção do século XIX ,que foi residencia do `pai da pintura Paranaense ´, o imigrante Noruegues Alfredo Andersen.

71-Praça Odilon Mader

72-Reservatório Alto São Francisco , 1908

73-

74-Belvedere-1915

75-

76-

77-

78-

79-Solar do Rosário

80-Feira de artesanato

81-

82-

83-

84-

85-

86-Cinemateca de Curitiba

87-

88-Igreja Luterana Deutsche Evangelische Gemeinde

89-Casarão Portugues , final do século XVIII

90-

91-

92-

93-Belvedere

94-

95-

96-Casa Hoffmann - 1890, antiga residencia da família Hoffmann

97-Edifício de telecomunicaçoes do Paraná

98-Casa vermelha ,Construída em 1891 pelo alemão Wilhelm Peters.

99-Sociedade Polonesa Tadeusz Kosciuszko, fundada em 1890

100-Feira de artesanato

101-Memorial de Curitiba

102-Feira de artesanato

103-

104-

105-

Fotos : Jackson Cabral

·
Registered
21,571 Posts
Mais uma região de Curitiba que pouco conheço, mas que é lindíssima também. Essa cidade é fascinante, de fato a mais charmosa e bem cuidada metrópole que temos. Aliás, não tem como não notar algumas semelhanças entre a capital paranaense e o Vale/Norte catarinense - por mim Curitiba poderia ser integrada à Santa Catarina. :poke: As construções, além de bonitas, estão muito bem preservadas... gostei de ver casinhas de madeira como as das fotos 28, 31, 36 e 67 ainda "intactas". Parabéns por mais um thread muito bem feito, cara!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Muito belo o bairro e um pedaço que eu desconhecia de Curitiba. Pelo menos, nunca havia visto esse bairro aqui no SSC antes. Parabens!:eek:kay:

·
Banned
11,378 Posts
Lindo bairro, seus threads são cada um melhor que o outro. Não sabia que Curitiba tinha todo esse patrimônio histórico, realmente é a metrópole exemplo do Brasil, me impressiona de ver como é arborizada, bem cuidada e como a arquitetura é diferenciada do resto do país. Valeu pelo thread! :eek:kay:

·
Moderator
33,710 Posts
Além da beleza do bairro o que chama atenção é o estado de conservação dos prédios históricos, muito bom. Valeu por compartilhar, Jack, ótimo thread. :cheers:

·
.
8,801 Posts
Bah... :drool:

Heheh, já tinha visto algumas fotos do São Francisco antes e também conheci o bairro pessoalmente (pouco), mas igual fiquei boquiaberto com esse thread... Sério... Lindo demais, adorei! O patrimônio arquitetônico do bairro parece ser beeem grandinho e, nossa, é belíssimo (tá bem conservado também, aparentemente)...

É até difícil fazer comentários como os que sempre faço, citando algumas fotos e tal, até porque eu gostei de tudo, hahah... Mesmo assim, pra não perder o costume, heheh, vou falar sobre três fotos que me chamaram atenção, principalmente por terem mostrado coisas que nunca tinha visto...

22. Achei uma gracinha essa casinha... Bem singela, murinho baixo, coberto por trepadeiras... Nem parece que a casa tá situada numa cidade grande como Curitiba...

27. Bem agradável essa rua, arborizada... Dá pra ver que tem umas casinhas antigas também, muito charmosa...

31. Muito simpático esse chalezinho... Outra construção que nem parece que fica em Curitiba... Parece mais numa cidadezinha do interior do Paraná, heheh...

Valeu pelas fotos! Ótimo thread! :eek:kay:

·
:)
18,427 Posts
O São Francisco é, para mim, um dos bairros mais charmosos de Curitiba! É muito bom passear por esse lugar que possui um belo patrimônio arquitetônico!

Parabéns pelo thread, Jack! :eek:kay:

·
Registered
15,762 Posts
Você tem uma habilidade para captar bons angulos que me impressiona. As fotos 75 e 76 são de arrepiar, só para citar duas entre tantas. :D

Também é verdade que o local ajuda. Essa região do Centro Histórico é um pouco desconhecida para mim - lembro mais das bebedeiras no Largo, quando não reparo tanto em construções vizinhas. Parece que tudo está muito bem cuidado, bem mantido. E é ainda melhor perceber que o São Francisco parece estar numa melhora contínua.

Curitiba impressiona pela organização. E você pela sua capacidade fotográfica. Parabéns.

·
Rio de Janeiro
31,206 Posts
Nossa, que bairro lindo!!! Que patrimônio histórico rico!!! Que ruas tranquilas!!! :drool:

Parabéns pelo belíssimo thread. Adorei o bairro São Francisco :applause:

1 - 20 of 65 Posts