Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 222 Posts

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá, foristas. :)
Percebi que praticamente todos os threads são feitos com a intenção de mostrar a beleza, o luxo, as paisagens, a modernidade de nossas cidades.
Por isso resolvi fazer este thread, para variar um pouco e talvez abrir uma discussão sobre estes cenários que são tão comuns no Brasil e pouco são retratados por aqui. Espero que apreciem. :lol:

Comunidade Frei Damião

É a maior favela de Santa Catarina. Situa-se no município de Palhoça, na divisa com São José e apresenta as piores condições de pobreza, de infraestrutura urbana, de violência e de abandono. A maioria de seus moradores trabalha na coleta de lixo reciclável. A ocupação do terreno, plano, iniciou em 1993 e no ano de 2005 já apresentava aproximadamente 1400 residências.

1 - Localização no Google Earth

2 - Foto aérea da região

by osmaircesar

3 - Ruas cheias de lama, esgoto a céu aberto e enchentes são cenários comuns

by jmdunlap

4 -

by James Tavares

5 -

by jmdunlap

6 - Galpão de reciclagem

by jmdunlap

7 - Centro comunitário

by Méri Cardoso

8 - Escola

by osmaircesar

9 - Creche

by osmaircesar

Infelizmente não consegui encontrar mais fotos.
Comentários são bem-vindos. :)

·
Registered
8,841 Posts
Muito interessante. Logo um manezinho da ilha, habitante da capital com melhor IDH, tomar tal iniciativa, é de se elogiar.

·
Registered
6,614 Posts
Mais uma vez, SC humilha os outros lugares, até mesmo na pobreza. 1.400 casas não devem passar nem de 8.000 pessoas, muito pouco se compararmos a outras coisas que vemos pelo Brasil.

Mas o lugar não deixa de ser feio, é uma favela.Valeu pelo thread.

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
Ela é a maior favela, mas tenho certeza que existem lugares com condições de vida piores aqui no estado.

E certa forma me parece que o "conserto" dessa favela é até fácil com vontade política já que:
1 - É pequena e fácil de urbanizar, com ruas retas e tal.
2- O poder público se faz presente como se verifica pela escola, pela creche, por energia elétrica aparentemente não-clandestina e coleta de lixo.

Tenho certeza que muitos lugares em SC, embora não sejam favelas, não dispõem de um ou mais dos serviços públicos que citei acima.

·
Registered
12,235 Posts
Calma, calma, eu achei só o termo engraçado..calma. Vou usar como gíria.
Mas em relação a precariedade do lugar é pra botar terror na maioria das favelas do sul/sudeste. Francamente. É o que eu sempre digo, o sul obviamente tem menos favelas(e menores tb)que o sudeste, mas as favelas do sudeste são no geral menos miseráveis aparentemente. Por isso acho bobagem isso de dizer que lugar x não é pobre e lugar y é pobre demais dentro do Brasil.
Mas não é essa favela que vai manchar o charme de Santa Catarina, por favor né. Bobagem. É de longe o melhor estado pra se morar do país.

·
Registered
6,614 Posts
Calma, calma, eu achei só o termo engraçado..calma. Vou usar como gíria.
Mas em relação a precariedade do lugar é pra botar terror na maioria das favelas do sul/sudeste. Francamente. É o que eu sempre digo, o sul obviamente tem menos favelas(e menores tb)que o sudeste, mas as favelas do sudeste são no geral menos miseráveis aparentemente. Por isso acho bobagem isso de dizer que lugar x não é pobre e lugar y é pobre demais dentro do Brasil.
Mas não é essa favela que vai manchar o charme de Santa Catarina, por favor né. Bobagem. É de longe o melhor estado pra se morar do país.
Só para que não restem dúvidas, eu falei no sentido de proporção. O PR tem coisas 4,5 vezes maiores que isso na região metropolitana de Curitiba, só que o estado é 2 vezes mais populoso que SC.

Eu achei que você tinha ironizado.

Também acho que SC é o melhor estado, em todos os aspectos.

·
Banned
11,098 Posts
Favela é favela em qualquer lugar...Afirmar que a favela catarinense seja mais isso ou aquilo do que outras é meio non-sense.

No Rio e em SP há favelas até com baita infraestrutura, contendo emissoras de rádio, centros culturais, creches, lojas oficiais e "certa" coleta de lixo e intervenção pública, mas nada disso minimiza o principal que são pessoas morando em locais irregulares, sem a posse do terreno, locais insalubres, construídos de qualquer forma, muitas vezes em áreas de risco extremo, com muitas ruas sem alfato e geralmente sem o mínimo de saneamento básico.

Por isso eu acho que a partir do momento que ruas são asfaltadas, que cria-se a coleta de esgoto e rede oficial de distribuição de água e luz, oferece a chance de regularização do terreno/compra e posse e leva-se a estes lugares iluminação pública e equipamentos que existem em quaisquer outros bairros, independentemente do aspecto das casas, devemos desconsiderar como favelas, pois o básico que todos devem possuir já foi oferecido.

Portanto não vejo nada de melhor neste tipo de favela além da visualização aérea que até insinua ser mais ordenada, porém naquelas ruas sem asfalto, com água parada e no meio daquelas madeiras velhas e úmidas daquelas casas, esconde-se o ínicio do problema, além da violência urbana que deve existir, alto índice de consumo de álcool e outras drogas, baixa auto-estima de quem mora em um local irregular e esquecido.

Parabéns pela iniciativa Manezinho!:)

·
Registered
6,614 Posts
Favela é favela em qualquer lugar...Afirmar que a favela catarinense seja mais isso ou aquilo do que outras é meio non-sense.

No Rio e em SP há favelas até com baita infraestrutura, contendo emissoras de rádio, centros culturais, creches, lojas oficiais e "certa" coleta de lixo e intervenção pública, mas nada disso minimiza o principal que são pessoas morando em locais irregulares, sem a posse do terreno, locais insalubres, construídos de qualquer forma, muitas vezes em áreas de risco extremo, com muitas ruas sem alfato e geralmente sem o mínimo de saneamento básico.

Por isso eu acho que a partir do momento que ruas são asfaltadas, que cria-se a coleta de esgoto e rede oficial de distribuição de água e luz, oferece a chance de regularização do terreno/compra e posse e leva-se a estes lugares iluminação pública e equipamentos que existem em quaisquer outros bairros, independentemente do aspecto das casas, devemos desconsiderar como favelas, pois o básico que todos devem possuir já foi oferecido.

Portanto não vejo nada de melhor neste tipo de favela além da visualização aérea que até insinua ser mais ordenada, porém naquelas ruas sem asfalto, com água parada e no meio daquelas madeiras velhas e úmidas daquelas casas, esconde-se o ínicio do problema, além da violência urbana que deve existir, alto índice de consumo de álcool e outras drogas, baixa auto-estima de quem mora em um local irregular e esquecido.

Parabéns pela iniciativa Manezinho!:)
Como já falei, proporcionalmente está muito bem por possuir a maior favela de 1.400 barracos. PR, SP e RJ tem coisas com proporções muito maiores.

·
Registered
22,121 Posts
Bem previsíveis os "ataques de pelanca" nesse thread haha (como sempre, né, threads de SC/Sul costumam registrar certas reações :|).

Realmente o lugar é bem precário, mas por ser a maior favela de um aglomerado urbano com quase 1 milhão de habitantes, e de um estado com mais de 6 milhões de habitantes e que sofre com forte migração, acredito que a sua recuperação não seja tão dispendiosa. E me preocupo com o crescimento dessa RM, praticamente não tem indústrias, a economia gira em torno de turismo/prestação de serviços e comércio/funcionalismo público :eek:hno:.

1 - 20 of 222 Posts
Status
Not open for further replies.