SkyscraperCity Forum banner

O lugar onde eu estudo - PUCRS

31125 Views 60 Replies 35 Participants Last post by  seumensageiro
Um breve resumo da história da universidade:

Em 1904, usando as instalações da Igreja Nossa Senhora do Rosário, foi aberta a Escola Nossa Senhora do Rosário, sendo pároco o Monsenhor Hipólito Costabile. A transferência do Colégio Nossa Senhora do Rosário para a Praça Dom Sebastião, esquina Avenida Independência, ocorreu em 1927. A instituição destacava-se por sua Escola Superior de Comércio que, sob a direção do Irmão Afonso, teve grande desenvolvimento. A pedido dos alunos, que se formavam peritos contadores, e desejavam continuar seus estudos em nível universitário, fundou-se a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, que iniciou em março de 1931, com nove alunos. Era o primeiro passo para a constituição da Universidade.

Sede da Universidade até 1967
Praça Dom Sebastião, esquina Avenida Independência

No dia 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII, por solicitação da Mantenedora e do Arcebispo Dom Vicente Scherer, outorgou à Universidade o título de Pontifícia.

A Universidade dividiu espaço com o Colégio Nossa Senhora do Rosário até 1960. Com a necessidade de ampliação do espaço para o desenvolvimento da Instituição, surgiu a idéia de construção da Cidade Universitária nos terrenos do Instituto Champagnat, de propriedade da Mantenedora, localizados no bairro Partenon.

Em março de 1957 foi lançada a pedra fundamental do prédio da Faculdade de Odontologia. A transferência das faculdades para o Campus Central começou de forma gradativa em 1960. As primeiras turmas de estudantes enfrentaram algumas dificuldades com a precariedade de transportes e aquelas inerentes às obras pioneiras. Em abril de 1962 foram inaugurados solenemente os prédios da Faculdade de Odontologia e da Escola de Engenharia. À medida que as construções ficavam prontas, outras unidades eram transferidas. O Campus passou a abrigar a terceira universidade brasileira, privada, com o título de Pontifícia, administrada pelos Irmãos Maristas.

Vista do Campus Central no início da década de 70

Fiz uma legenda com os números dos prédios, para que seja mais fácil o entendimento.

Agora vamos às fotos!:cheers:

1. Pórtico Principal, na Av. ipiranga

2. O mesmo visto de dentro do campus

3. Chafariz.:D

4.

5. Prédio 6, Faculdade de Odontologia

6. Prédio 1, Reitoria e mais alguns setores. Detalhe: O último andar é residencial, e nele moram os "donos" da PUCRS.

7. Prédio 7, a famosa e peculiar FAMECOS, Faculdade de Comunicação Social

8. Prédio 8, Faculdade de Letras e Instituto de Cultura Japonesa

9. Prédio 15, um dos meus infernos :lol:, a Faculdade de Matemática

10. Outro ângulo

11.

12. Detalhe dos caminhos em volta do Prédio 15 (nesta hora estavam fazendoa limpeza do campus, por isso os sacos de lixo)

13. Prédio 9, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

14. Detalhe do paisagismo

15. Outro inferno meu: o Prédio 10, Faculdade de Física e da conceituada Faculdade de Ciências Aeronálticas

16. Voltando ao prédio 15, a vista da nova Biblioteca Central, com 14 andares

17. O render da mesma

18. Status da obra. Detalhe: nela ficará o principal acervo das três principais bibliotecas da PUCRS

19. Parte de trás do Prédio 50, visto da biblioteca

20. Entrada do Prédio 50, a também conceituada Faculdade de Ciências Econômicas

21. Hall do Prédio 50. Tirei a foto correndo, porque eu não tinha autorização e os seguranças já estavam no meu bico. Detalhe: Escadas rolantes em todos os 12 andares.

22. Frente do mesmo

23. Prédio 5, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Teologia e o Instituto do Meio Ambiente Pró-Mata

24. Igreja Universitária Cristo Mestre (essa é a entrada, nas laterais têm muito vidro)

25. Prédios 50 e 5

26. Prédio 4, Salão de Atos e Instituto de Cultura Musical

27. Uma das entradas pela Ipiranga

28. terraço do R.U. (ele nunca é aberto):D

29. Agora voltando um pouco e indo para trás do Prédio 15, temos o Prédio 30, onde estudam os mais lindos e inteligentes da PUCRS, nele fica a Faculdade de Engenharia e vários laboratórios bem conceituados. (meu prédio =P )

30. Detalhe do Prédio 30

31. Ao lado do Prédio 30 fica o Prédio 11, a Faculdade de Direito e Psicologia (11 andares)

32.

33.

34. Lateral do Prédio 11

35. Atrás do Prédio 11 fica o Prédio 12, Faculdade de Biociências

36. Entrada do Prédio 12

37. Detalhe da lateral (pelo menos é revestido =P )

38. Estacionamento ao lado do Prédio 12, com vista para os morros belvedereanos de Porto Alegre :D

39. Agora voltando ao Prédio 11, temos o Prédio 41, onde fica o Centro de Eventos, o MiniShopping e o Estacionamento fechado

40. Detalhe do mesmo prédio (nesta área envidraçada ficam as lojas)

41. Hall de uma das entradas do Prédio 41, com as lojas ao fundo

42. Lá no último andar fica o moderno Centro de Eventos

43. Estacionamento coberto do Prédio 41 (3 andares de estacionamento)

44. Prédio 40, um dos mais elegantes, nele ficam vários setores importantes (9 andares)

45. Rampa de entrada

46. Ele visto mais de longe

47. Algumas foto do campus que eu tirei do nono andar

48. Biblioteca em construção

49. Em destaque, os Prédios 30 e 11

50. Como o campus da PUCRS é separado pela Av. Ipiranga, eu tive que atravessar a passarela para mostrar a outra parte.:)

51. Av. Ipiranga

52. Moderno Museu de Ciências e Tecnologia visto do outro lado da Ipiranga, que fica em um dos blocos do Prédio 40

53. Detalhe do dinossauro.:D

54. Modesta entrada para a Faculdade de Medicina, que fica no Hospital São Lucas (esqueci de tirar fotos do hospital =/ )

55. Centro Clínico

56. Pórtico de entrada do complexo da saúde

57. Prédio 80, Ginásio Poliesportivo. Meu favorito!:banana:

58. Pórtico de entrada

59. Detalhe da entrada

60. Vidros verdes e semi-revestido de granito =P

61. O outro lado do campus, visto da frente do Prédio 80

62. Passou pela frente e eu não pude deixar de tirar uma foto. :banana:

63. Agora voltando ao outro lado do campus, atrás do prédio 30 fica o Prédio 32, da moderna Faculdade de Informática. depois dessa foto eu fui obrigado a me retirar pelos seguranças. Quase apanhei! hehehe

64. Parte de trás do Prédio 32, tirado da rua. (tive que subir no muro hahaha)

65. Colégio Champagnat, ao lado do Prédio 32. Foi a melhor foto que eu podia tirar da rua. =/

Agora um Extra, o "skyline" da PUCRS visto da Av. Bento Gonçalves

Detalhe nos prédios

E por fim, a PUCRS vista da janela do meu quarto.

Tem muito mais coisas para mostar da PUCRS, mas tentei não exagerar...
Só o paisagismo e o urbanismo merecia um thread próprio!
E eu também não pude tirar fotos do interior dos prédios. =/

Espero que tenham gostado. Eu acho interessante conhecer o lugar onde cada um estuda.

:)
See less See more
71
1 - 20 of 61 Posts
Que thread perfeito esse , rodrigo! Parabéns!

Ah, eu estudo no prédio 11!
PQP!!!!!!!!!!

Bah Rodrigo!!
Que belo trabalho.....e que saudades dos meus tempos de PUC.......

Eh incrivel ver as mudancas que ocorreram desde que me formei la em 1990.

Otimas memorias do bar do predio 15:cheers: .....e das minhas aulas de Computacao no entao "novo e moderno" predio 30(cursei Analise de Sistemas)!!

A PUC esta bombando.....quanto predio novo!!
.....e com o AEROMOVEL chegando vai dar um charme a mais!!

PS: Esse thread era para estar na pagina principal.
Manda uma PM p/ o Farrapo, Gutoo ou GRGM e pede para eles transferirem!!

PS2: Adorei a foto 44 aonde mostra a "Mary Pobreza" chegando pra faxina!!:):lol: :banana:

.
See less See more
Bah, comparar o campus da PUC com "o da" UCPEL é, simplesmente, DEPRIMENTE... :eek:hno:
PS: Esse thread era para estar na pagina principal.
Manda uma PM p/ o Farrapo, Gutoo ou GRGM e pede para eles transferirem!
Hmmm... Não, heheh... Esse thread está no lugar certo! :)
Beleza de tópico!

Nunca estudei na PUC, mas todo mundo com vida acadêmica na RMPOA sempre acaba tendo que comparecer na PUC algumas vezes, por isso conheço bastante.

O campus da PUC é bacana e tal, mas parece miniatura perto da ULBRA/Canoas. :D
Hmmm... Não, heheh... Esse thread está no lugar certo! :)
pq lugar certo??? Acho q devia estar no principal!
pq lugar certo??? Acho q devia estar no principal!
O thread é sobre alguma cidade, bairro ou paisagem natural do Brasil? Não, né? Então NÃO tem que ficar no fórum principal! ;)

A PUC não é uma "construção específica", mas o "tema" desse thread se aproxima muito mais do "Arquitetura e Discussões Urbanas" do que qualquer outro sub-fórum! :eek:kay:
See less See more
como a PUC é quase uma cidade, acho q esse thread devia ir no forum principal. É praticamente um bairro dentro de POA.

Se eu tirasse fotos dos predios em uma rua de POA, eles tb deviam vir pra esse forum?? Pra mim não há diferença entre os dois.

Acho q tu tem q ser deposto!!! :D
Valeu para todos pelos comentários! Ainda mais porque este foi meu primeiro thread feito com fotos minhas!:D

@SirPhillip: Agora eu me lembrei que tu falou que também era da PUCRS!! Mas sinceramente, o pessoal do 11 tem uma certa fobia contra a gente do 30! hahah

@Gerson: O bar do prédio 15 tem um capuccino bem bom! Nossa, se a PUCRS tá bombando agora, imagina daqui um futuro próximo (em 2010, mais precisamente), com o Aeromóvel pronto, mais a FAMECOS que reivindica um prédio novo e um hotel no campus, e ainda a Ciências Aeronáticas que também quer um novo prédio. Além disso, este ano foram aprovadas mais 10 obras significativas para a PUC, entre elas um edifício de 15 andares no TecnoPuc e um edifício garagem. Eles estão bastante preocupados com a infra-estrutura, pois em 2010 serão mais de 50 mil pessoas circulando pelo campus, ante os 40 e poucos mil que circulam hoje. A universidade está saturada, os estacionamentos, por exemplo, sempre lotam. E quanto a faxineira, tinha muitas delas neste horário!:D

@Farrapo: Não conheço bem o campus da UCPEL (pelo menos por dentro), mas ele me aparentou ser bem legal.:)

@Hed: Não dá pra comparar o campus da PUCRS com da Ulbra, ou Unisinos, na PUCRS o campus é mais "urbano" e menos "universitário", pois por ser menor e mais "apertado" ele dá um aspecto de cidade, deixando próximo tudo o que a gente precisa, as agências bancárias, lojas, faculdades são bem próximas, mas mesmo assim a universidade consegue manter uma relativa área verde, com gramados, praças e muitas árvores.:)

@Aces: Eu queria ter postado no forum principal, mas me contive e tentei ser correto postando ele aqui mesmo!:D
Mas se por acaso alguém quiser trocar, eu adoraria!:D
See less See more
Amanha pretendo tirar fotos do estádio universitário (que é excelente), do Hospital São Lucas e um pouco do TecnoPUC.

:)
Qu sinistro, sonhei qie alguem ia fazer um thread da Puc do RS :O

Quecampus show de bola, tirando uns 2 prédios surrados, oa campus ta com uns prédios super lindos, a blibioteca, o Ginásio entre outros.

Parabéns!
a Mary ia adorar estudar aqui. Parece q no Ginásio da PUC, as piscinas olimpicas tem borda infinita...
See less See more
^^ :lol: :lol:

Se alguém tem alguma curiosidade, nesse link tem uma "visita virtual" que mostra bem o que funciona dentro do ginásio. Vale a pena conferir.:)

http://www.pucrs.br/parqueesportivo/visita/interface.html
See less See more
Pra mim o prédio mais bonito e onde tem os melhores alunos é o prédio 32(o meu :cheers:), muito boas as fotos, vou ver se consigo tirar algumas tb, se eu achar a minha câmera...Ah! e os computadores da Dell são uns lixo!
^^ Tenta pedir autorização por escrita na PRAC, se não os seguranças vão te encher o saco também.:)
Linda essa facul, tem areas que parecem um shopping! Sabe dizer quantos estudantes tem?
^^ Mais ou menos 30 mil.
Ah, agora deu mó saudade da PUCMINAS do Coração Eucarístico, fiz odontologia lá... :cry:

Tudo bem, depois quem sabe eu faça um thread sobre a UFMG. :)
Não fui aluno da PUC-RS, logo as primeiras recordações que me vem a mente deste lugar são as do Forum Social Munidial. Era muito bom circular por este espaço organizado, limpo e com boa infra-estrutura em meio aos jornalistas de grandes grupos de comunicação e autoridades e personalidaes conhecidas no mundo todo. Éramos tão jovens e sonhadores.....parecia que ali na PUC-RS, em Porto Alegre-RS estava nascendo um novo mundo :D :(

Quanto as fotos, eu gostei delas, ainda mais que se tratam das primeiras de nova máquina e sabe, coordenação e habilidade com "brinquedos novos" nem sempre são fáceis :D

As primeiras fotos são um tanto quanto normais: prédios antigos e meio a canteiros e chafarizes. A construção da biblioetac avança firme e parece que vai ficar legal. Era algo em que a PUC-RS ficava devendo muito ainda a Unisinos.

O prédio 50 é muito bonito e gostei dos ângulos em que o fotografaste (Foto 22). O Prédio 11 eu tb gostei. Lembro que em 1998 :)D) fiz um concurso da Agergs aí, no mesmo prédio, e uma semana depois caiu um depósito de água matando alguma (s) pessoas da área. Ufa!

Gostei tb das fotos 40, 41, 43 (Muito) e 44!

As fotos do outro lado da Av. Ipranga tb ficaram bem legais, do Centro Clínico, do Ginásio, etc...não vejo a hora que postes as fotos do Estádio. Tem um campo do lado dele que já fui várias vezes jogar futebol. Ele é muito bom, bem iluminado e as cercanias dele (ajardinação, etc) são muuito vittarianos :D

Valeu pelas fotos ;)
See less See more
1 - 20 of 61 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.