Um breve resumo da história da universidade:
Em 1904, usando as instalações da Igreja Nossa Senhora do Rosário, foi aberta a Escola Nossa Senhora do Rosário, sendo pároco o Monsenhor Hipólito Costabile. A transferência do Colégio Nossa Senhora do Rosário para a Praça Dom Sebastião, esquina Avenida Independência, ocorreu em 1927. A instituição destacava-se por sua Escola Superior de Comércio que, sob a direção do Irmão Afonso, teve grande desenvolvimento. A pedido dos alunos, que se formavam peritos contadores, e desejavam continuar seus estudos em nível universitário, fundou-se a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, que iniciou em março de 1931, com nove alunos. Era o primeiro passo para a constituição da Universidade.
Sede da Universidade até 1967
Praça Dom Sebastião, esquina Avenida Independência
No dia 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII, por solicitação da Mantenedora e do Arcebispo Dom Vicente Scherer, outorgou à Universidade o título de Pontifícia.
A Universidade dividiu espaço com o Colégio Nossa Senhora do Rosário até 1960. Com a necessidade de ampliação do espaço para o desenvolvimento da Instituição, surgiu a idéia de construção da Cidade Universitária nos terrenos do Instituto Champagnat, de propriedade da Mantenedora, localizados no bairro Partenon.
Em março de 1957 foi lançada a pedra fundamental do prédio da Faculdade de Odontologia. A transferência das faculdades para o Campus Central começou de forma gradativa em 1960. As primeiras turmas de estudantes enfrentaram algumas dificuldades com a precariedade de transportes e aquelas inerentes às obras pioneiras. Em abril de 1962 foram inaugurados solenemente os prédios da Faculdade de Odontologia e da Escola de Engenharia. À medida que as construções ficavam prontas, outras unidades eram transferidas. O Campus passou a abrigar a terceira universidade brasileira, privada, com o título de Pontifícia, administrada pelos Irmãos Maristas.
Vista do Campus Central no início da década de 70
Fiz uma legenda com os números dos prédios, para que seja mais fácil o entendimento.
Agora vamos às fotos!:cheers:
1. Pórtico Principal, na Av. ipiranga
2. O mesmo visto de dentro do campus
3. Chafariz.
4.
5.
Prédio 6, Faculdade de Odontologia
6.
Prédio 1, Reitoria e mais alguns setores. Detalhe: O último andar é residencial, e nele moram os "donos" da PUCRS.
7.
Prédio 7, a famosa e peculiar FAMECOS, Faculdade de Comunicação Social
8.
Prédio 8, Faculdade de Letras e Instituto de Cultura Japonesa
9.
Prédio 15, um dos meus infernos :lol:, a Faculdade de Matemática
10. Outro ângulo
11.
12. Detalhe dos caminhos em volta do Prédio 15 (nesta hora estavam fazendoa limpeza do campus, por isso os sacos de lixo)
13.
Prédio 9, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
14. Detalhe do paisagismo
15. Outro inferno meu: o
Prédio 10, Faculdade de Física e da conceituada Faculdade de Ciências Aeronálticas
16. Voltando ao prédio 15, a vista da nova
Biblioteca Central, com 14 andares
17. O render da mesma
18. Status da obra. Detalhe: nela ficará o principal acervo das três principais bibliotecas da PUCRS
19. Parte de trás do
Prédio 50, visto da biblioteca
20. Entrada do Prédio 50, a também conceituada Faculdade de Ciências Econômicas
21. Hall do Prédio 50. Tirei a foto correndo, porque eu não tinha autorização e os seguranças já estavam no meu bico. Detalhe: Escadas rolantes em todos os 12 andares.
22. Frente do mesmo
23.
Prédio 5, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Teologia e o Instituto do Meio Ambiente Pró-Mata
24. Igreja Universitária Cristo Mestre (essa é a entrada, nas laterais têm muito vidro)
25. Prédios 50 e 5
26.
Prédio 4, Salão de Atos e Instituto de Cultura Musical
27. Uma das entradas pela Ipiranga
28. terraço do R.U. (ele nunca é aberto)
29. Agora voltando um pouco e indo para trás do Prédio 15, temos o
Prédio 30, onde estudam os mais lindos e inteligentes da PUCRS, nele fica a Faculdade de Engenharia e vários laboratórios bem conceituados. (meu prédio =P )
30. Detalhe do Prédio 30
31. Ao lado do Prédio 30 fica o
Prédio 11, a Faculdade de Direito e Psicologia (11 andares)
32.
33.
34. Lateral do Prédio 11
35. Atrás do Prédio 11 fica o
Prédio 12, Faculdade de Biociências
36. Entrada do Prédio 12
37. Detalhe da lateral (pelo menos é revestido =P )
38. Estacionamento ao lado do Prédio 12, com vista para os morros belvedereanos de Porto Alegre
39. Agora voltando ao Prédio 11, temos o
Prédio 41, onde fica o Centro de Eventos, o MiniShopping e o Estacionamento fechado
40. Detalhe do mesmo prédio (nesta área envidraçada ficam as lojas)
41. Hall de uma das entradas do Prédio 41, com as lojas ao fundo
42. Lá no último andar fica o moderno Centro de Eventos
43. Estacionamento coberto do Prédio 41 (3 andares de estacionamento)
44.
Prédio 40, um dos mais elegantes, nele ficam vários setores importantes (9 andares)
45. Rampa de entrada
46. Ele visto mais de longe
47. Algumas foto do campus que eu tirei do nono andar
48. Biblioteca em construção
49. Em destaque, os Prédios 30 e 11
50. Como o campus da PUCRS é separado pela Av. Ipiranga, eu tive que atravessar a passarela para mostrar a outra parte.
51. Av. Ipiranga
52. Moderno Museu de Ciências e Tecnologia visto do outro lado da Ipiranga, que fica em um dos blocos do Prédio 40
53. Detalhe do dinossauro.
54. Modesta entrada para a Faculdade de Medicina, que fica no
Hospital São Lucas (esqueci de tirar fotos do hospital =/ )
55.
Centro Clínico
56. Pórtico de entrada do complexo da saúde
57.
Prédio 80, Ginásio Poliesportivo. Meu favorito!:banana:
58. Pórtico de entrada
59. Detalhe da entrada
60. Vidros verdes e semi-revestido de granito =P
61. O outro lado do campus, visto da frente do Prédio 80
62. Passou pela frente e eu não pude deixar de tirar uma foto. :banana:
63. Agora voltando ao outro lado do campus, atrás do prédio 30 fica o
Prédio 32, da moderna Faculdade de Informática. depois dessa foto eu fui obrigado a me retirar pelos seguranças. Quase apanhei! hehehe
64. Parte de trás do Prédio 32, tirado da rua. (tive que subir no muro hahaha)
65.
Colégio Champagnat, ao lado do Prédio 32. Foi a melhor foto que eu podia tirar da rua. =/
Agora um Extra, o "skyline" da PUCRS visto da Av. Bento Gonçalves
Detalhe nos prédios
E por fim, a PUCRS vista da janela do meu quarto.
Tem muito mais coisas para mostar da PUCRS, mas tentei não exagerar...
Só o paisagismo e o urbanismo merecia um thread próprio!
E eu também não pude tirar fotos do interior dos prédios. =/
Espero que tenham gostado. Eu acho interessante conhecer o lugar onde cada um estuda.