SkyscraperCity banner
1 - 20 of 55 Posts

·
www.preservasp.org.br
434 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Tirei essas fotos deste site: http://eayearbooks.com Mostra o Rio antes de ser destruído por hordas de políticos corruptos, especuladores imobiliários, arquitetos modernistas, ditadores boçais e pichadores.

1. Avenida Rio Branco em 1919. Da fotógrafa e exploradora americana Harriet Chalmers Adams

2. Idem

3. Ibidem

4. A Lapa da boêmia, dos sambistas e dos malandros de terno branco e chapéu panamá

5. Botafogo - Pavilhão Mourisco

6. Flamengo nos anos 50

7. O tradicional cafezinho - anos 50?

8. O Lido - 1951

9. Copacabana, anos 30

10 Copacabana, anos 60

11. Carnaval, 1954

12. Igreja da Penha, anos 40

13. Um morro do Rio de antigamente, em outra foto de Harriet Chalmers

14. Sorveteiro, início do século XX

15. Futebol - anos 20(?)

16. Praia

17. A praia há décadas é parte integrante do modo de vida do carioca

·
Registered
2,773 Posts
Muito boas, principalmente as 9 primeiras.

Note que nos anos 60 Copacabana já era sufocante, olhe a densidade da foto 10!!

Flamengo super agradável na foto 6, sem o aterro e seu tráfego imenso de veículos.

Edificio do Jornal do Brasil na foto 3, o primeiro arranha-céu brasileiro, construido em 1912 e demolido em 1972 (uma pena)...

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Mais lamentável que a destruição do patrimônio perdido, foi a perda da qualidade de vida que a cidade tinha, até meados da década de 50.

Brasil Guy, eu pensei que a disputa entre o primeiro arranha-céu do Brasil, era entre o A Noite e o Martinelli.

·
Banned
2,419 Posts
Impressionante. As fotos da Harriet Adams são sempre lindas, e não só, existem fotos diversas do que eu chamo de "período de ouro" do Rio, que foi desde a década de 70 do século XIX, até o começo dos anos 30. Marc Ferrez foi basicamente quem mais registrou o Rio Antigo, e seu trabalho é de impressionar.

·
Old is new
3,787 Posts
"Oh, take me back to the start..."
Paris dos trópicos era um título que realmente fazia jus à cidade do Rio de Janeiro. Incrível o péssimo rumo que nossas cidades tomaram. Eram tão mais refinadas, elegantes, modernas (para o seu tempo)...
Me lembra uma frase que li sobre São Paulo, na ocasião de seu aniversário de quatro séculos e meio: "São Paulo, 450 anos de amor e destruição."
Acho que serve para a grande maioria de nossas cidades...

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Realmente, as 3 primeiras... dá vontade de chorar! =/ Sério, isso só pode ser um pesadelo... talvez eles tivessem esse tipo de pesadelo na época, imaginar que um dia iam acabar com boa parte dessa perfeição... e claro que eles acordavam extremamente aflitos e suados, e iam direto rezar pra isso nunca acontecer. =P Ainda bem que alguns tiveram a sorte de morrer antes de ver esse pesadelo virar realidade... =| E que pena que a realidade de antigamente é pra nós apenas um sonho... =/

·
O Show é aqui!
5,738 Posts

·
Registered
4,755 Posts
meu Deus ! eu poderia dizer q morava em Paris !!!
e como eu gostaria de ter visto o Pavilhão Mourisco , uma jóia mourisca em pleno Rio!
Já a Praça do Lido,está a mesma coisa, são os mesmos prédios que lá estão, pois ali é área de preservação de art-decó !
parabéns, Jorge

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Lindas ! Um importante acervo que possui registros muito interessantes do cotidiano da cidade e das pessoas !

·
Registered
3,274 Posts
D++!!! Mas ha mto exagero em falar q destruiram a cidade, porra! O flamengo ficou 10 vezes mais bonito com o aterro e a av. de Copa, inclusive o calcadao, melhoraram mto. Soh eh realmente uma pena o q fizeram com a Rio Branco...

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Fi, nossas cidades no começo na década de 20, 30, 40 eram umas das mais bonitas do mundo! O total descaso coa população, o elitismo, o investimento zero em educação, destruíram todo esse patrimônio! Exôdo rural absurdo, Brasília, industrialização desordenada, fodeu com tudo!

É triste! Podem até me xingar, ma Rio já foi a cidade maravilhosa, não consigo dizer isso hoje com aquele mar de barracos, soltando pessoas pelas ventas, como se fossem ratos!

Deprimente nossa história!

·
Registered
3,274 Posts
O Rio continua lindo. Msmo com as favelas.
E esse tal glamour ao qual mta gente se refere para caracterizar como eram as nossas cidades eh mto discutivel, pq ele era devido a total alienacao da elite, q soh via um Brasil. Mas a invisibilidade do outro Brasil eh mto pior. E eh mto elitismo se pensar o contrario.

·
Registered
6,132 Posts
:eek2: :eek2: Impressionante essas fotos, quem diria q uma cidade aparentemente tranquila (se é q nessa época ainda era tranquila) iria se transformar numa cidade tão agitada e tão grande. Mas eu não trocaria o RJ de hj pelo Rj das fotos, sem dúvida a cidade desta época tinha um charme, uma elegância q não tem mais hj. O Rj era lindo, continua sendo lindo e sempre será lindo, mesmo com favelas e violencia urbana !!!! :)

·
Gabriel
7,483 Posts
neosoux said:
O Rio continua lindo. Msmo com as favelas.
E esse tal glamour ao qual mta gente se refere para caracterizar como eram as nossas cidades eh mto discutivel, pq ele era devido a total alienacao da elite, q soh via um Brasil. Mas a invisibilidade do outro Brasil eh mto pior. E eh mto elitismo se pensar o contrario.
Concordo totalmente! Isso não quer dizer que eu não lamente e não prefira essas partes que eram desenvolvidas, como foram antigamente do que hoje, só acho absurdo acharem que essas partes ERAM o Brasil, quando não eram nem sequer as próprias cidades... acharem que tudo era daquele jeito, que parecia a Europa e etc, e levar isso pra todas as esferas do país, quando em várias dessas fotos, recém fazia uns 15 anos que a escravidão tinha sido abolida, por exemplo...

·
Gabriel
7,483 Posts
Eu nunca tinha visto essa PAvilhão Mourisco! É incrível... vendo este thread, aquele thread que o Vila Boa fez dos pavilhões da Exposição de 1922 e coisas do gênero, cada vez me convenço que o que fizeram no Rio foi um dos maiores crimes que já fizeram contra o acervo arquitetônico de uma cidade no século XX! O Rio era absurdo... e tinha uma variedade impressionante de grandes palácios... por exemplo, Buenos Aires era uma cidade mais rica e maior que o Rio, no entanto ACHO que o Rio tinha mais palácios enormes do que Buenos Aires!
Fico imaginando o que seria o Rio com a Zona Sul sendo o que é hoje (nem vou lamentar os palacetes demolidos, vai), e com o centro tendo tudo o que tinha, a Lapa também, com alguma outra área tendo os comerciais modernistas que hoje estão no centro... nossa, ia ser covardia!
E num pensamento mais utópico, o Rio é uma cidade que poderia ter uma "cidade colonial", rodeada "por uma Paris" e depois rodeada por um dos mais representativos acervos de arquitetura modernista do mundo... fora as construções de estilo fascista do Vargas, né! E isso tudo só falando de arquitetura... ai ai... :eek:hno:

·
Registered
62 Posts
realmente toda essa destruição foi um crime!!!!!!! a cidade tem colonial, barroco, neo-classico, eclético entre outros estilos, como poucas cidades nas américas possuem!!! ainda, me arrisco dizer que o rio é a cidade nas 3 américas onde mais se encontra construções neo-classicas( b. aires é na maioria eclética ou segue algum academismo francês), e já ouvi dizer que é uma das cidades com maior número de ornamentos(etc) feitos de ferro fundido no mundo!!! os portenhos vivem se gabando de b. aires no forum latino. Porém imaginem a cidade sem todos aqueles belos edíficios!!! restaria somente uma região quase que toltalmente plana, reta, com uma vegetação temperada daquelas bem simples. e um litoral com a água escura, quase barrenta. isso sem contar que essa água é quase parada!!! o rio pelo mesnos tem a baía, o mar, as montanhas, as lagoas, e uma vegetação rica e variada(mata atlântica), honestamente na minha opinião não tem comparação!! ******** essas fotos são muito boas******* nas 3 primeiras podemos ver o prédio do jornal do brasil( que poderia ser considerado um arranha-céu nos padrões da época), do jornal o paiz, do clube de engenharia(na minha opinião um dos mais bonitos), o da associação dos comerciários!!!! todos muito bonitos!!! dá até saudade de uma época em que eu não vivi!!!!!

1 - 20 of 55 Posts