SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Dark Lurker
Blumenau - SC
1,910 Posts
Discussion Starter · #1 ·
É o primeiro thread que faço de Blumenau, e nenhuma das fotos é minha. Só que achei elas TÃO boas que decidi compartilhá-las! Espero que gostem e comentem! :)

BLUMENAU - "Blu", "Cidade Jardim", "Pequena Alemanha".
Pro Sancta Catharina Et Brasilia
Fundação: 2 de setembro de 1850 (162 anos)

População: 309 214 hab. Censo IBGE/2010
Altitude: 21 m
IDH: 0,855 elevado PNUD/2000
PIB: R$ 7 391 534,318 mil IBGE/2008
PIB per capita: R$ 24 958,67 IBGE/2008
Distância até a capital: 130 km

1 - Vista do Centro, com a torre da Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelinho e a Avenida Beira-Rio - foto: Leo Laps

2 - Biergarten - foto Editora Letras Basileiras

3 - Interior da Catedral São Paulo Apóstolo - foto: Leo Laps

4 - O Museu da Cerveja preserva a história da fabricação da bebida - foto: Leo Laps

5 - Passeio de bicicleta pelo Parque Ramiro Ruediger - foto: Leo Laps

6 - Cervejaria Eisenbahn - foto: Leo Laps

7 - Interior da fábrica da Hering, uma das mais antigas industrias brasileiras (1880) - foto: Leo Laps

8 - Glas Park Museu do Cristal expõe e produz cristais - foto: Leo laps

9 - Stammtisch, encontro de amigos realizado duas vezes por ano - foto: Leo Laps

10 - Vista noturna do centro da cidade - foto: Leo Laps

11 - Oktoberfest - foto: Felipe Aguillar

12 - Grupo folclórico na Associação Cultural Freundeskreis, em Vila Itoupava - foto: Leo Laps

13 - Doces típicos da gastronomia alemã - foto: Leo laps

14 - Casa do Comércio (1923), na Alameda Rio Branco - Foto: Leo Laps

15 - Fachada do Teatro Carlos Gomes - foto: Leo Laps

16 - Escola Número 1, na comunidade de Vila Itoupava - foto: Leo Laps

17 - Museu de Ecologia Fritz Müller - foto: Leo Laps

18 - Ponte Aldo Pereira de Andrade - foto Leo Laps

19 - Prefeitura de Blumenau - foto Leo Laps

20 - Dança Típica - foto Leo Laps

As imagens de 1 a 20 foram extraídas deste link

:)

·
res severa, verum gaudium
9,990 Posts
Blumenau é demais, rica, pujante, além de tudo linda. Algumas fotos que mostram o centro e a beira do rio Itajaí (que por sinal deveria ser melhor aproveitado) lembram Salzburg, guardadas as proporções. :eek:kay:

·
Emy não...Emerson
5,085 Posts
Apesar do tamanho Blumenau ainda consegue manter com primor sua cultura viva!
Essa cultura, beleza e pujança destacam ela em meio ao belo cenário do Vale do Itajaí.

·
Dark Lurker
Blumenau - SC
1,910 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Barriga, obrigado pelo comentário! :eek:kay: é natural dizer que Blumenau é uma cidade turística, afinal de contas atrai muita gente o tempo todo, inclusive para feiras e eventos empresariais. O público da Oktoberfest, que já possuiu mais de 1 milhão de expectadores em uma única temporada, hoje em dia é composto dentre outros, essencialmente de paulistas, que são por volta de 60% dos visitantes. A economia não provém do turismo, mas este é um elemento que identifica Blumenau! :)

Pietrin, obrigado pelo comentário! Você não é o primeiro que comenta sobre isso por aqui. Quando fui pesquisar pela primeira vez devo admitir que também achei as cidades muito parecidas. Mas Blumenau está longe de qualquer lugar na Europa, em todos aspectos. No fundo é mais uma desenvolvida cidade Latina, se é que me entende. :eek:kay:

·
Dark Lurker
Blumenau - SC
1,910 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Blumenau sempre linda. Parabéns.
Obrigado! :eek:kay:

Apesar do tamanho Blumenau ainda consegue manter com primor sua cultura viva!
Essa cultura, beleza e pujança destacam ela em meio ao belo cenário do Vale do Itajaí.
Obrigado, Emy! Blumenau não é o que é sozinha. Ela é fruto de todo um contexto a qual está inserida, e toda essa região de nosso estado convive em harmonia; cidades fortes e conectadas! :eek:kay:

O que eu acho mais legal em Blumenau são as casas e construções germânicas que a cidade tem, Bem interessante o thread!! Parabéns!!
Isso mesmo! Mas sinto falta de um projeto sério de urbanismo para as partes centrais e históricas da cidade. Até enviei e-mail pro presidente da câmara de vereadores. Ele respondeu isso ao meu e-mail de meia página: "O assunto está sendo discutido" :lol:

·
Registered
23,033 Posts
Barriga, obrigado pelo comentário! :eek:kay: é natural dizer que Blumenau é uma cidade turística, afinal de contas atrai muita gente o tempo todo, inclusive para feiras e eventos empresariais. O público da Oktoberfest, que já possuiu mais de 1 milhão de expectadores em uma única temporada, hoje em dia é composto dentre outros, essencialmente de paulistas, que são por volta de 60% dos visitantes. A economia não provém do turismo, mas este é um elemento que identifica Blumenau! :)
Pois é, mas cidade turística é, na minha opinião, aquela que depende ou tem grande parte de sua economia e existência atrelada ao turismo (ex Balneário Camboriú, Gramado). Blumenau tem um apelo turístico, principalmente nas últimas décadas, devido a alguns eventos e a vida cultural da cidade. Mas é um setor que está muito longe da importância da indústria, serviços e comércios, por isso acho que se alguém de fora (que desconheça a realidade de Blumenau) ouvir que ela é uma "cidade turística", pode ficar com uma impressão errada sobre o perfil e economia local... :)

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
O thread ficou muito bonito, mas Blumenau está longe de ser uma cidade turística. Ela é de perfil industrial, sempre foi! O turismo nada mais é do que um pequeno complemento, portanto acho incorreto chamá-la de cidade turística. Mas enfim, boa seleção!
Isso depende do ponto-de-vista. As excursões que saem do Sudeste para roteiros tipo "Sul Maravilha", "Sul Maravilhoso", "4 fronteiras" etc , sempre consideraram Blumenau uma parada obrigatória. Geralmente quem vem de outras regiões do Brasil para o Sul está em busca de um Brasil diferente , geralmente com caras italiana, alemã e polonesa ou ucraniana e por isso sempre incluem Curitiba, Blumenau, POmerdoe ou TReze Tílias, Gramado, Canela, Bento Gonçalves etc. Talvez pra quem é daí seja mais difícil ver isto tão claramente, mas há um grande potencial na região justamente por seu tipo de colonização porque no sudeste e acredito que também em outras regiões há muita gente que quer ver um lugar que tem muita fama de organizado, limpo, florido, com cara da Europa etc... ainda que nem todos lugares sejam exatamente isto. Mas em viagens turísticas , sempre se vê o melhor de cada lugar e as pessoas geralmente saem encantadas e com vontade de voltar porque ajuntam numa mesma viagem várias imagens muito positivas. E como dizer que Blumenau não é turística se somente a Oktoberfest já é um evento que atrai multidões? O Turismo de eventos é tão importante quanto o Cultural, o de Aventuras , etc. O problema é que no Brasil se associa potencial turístico só com belezas naturais como praias e florestas e se esquece que ir nas cidades colonizadas por imigrantes no Sul ou ir em cidades históricas de MInas é também uma forma de turismo com grande potencial e ainda muito a se explorar. Há gringos como franceses que já me disseram que se quisessem ver praia não viriam ao Brasil mas iriam ao Taiti e que sonham em vir ao Brasil por exemplo pra ver o Barroco daqui. Enfim, cada região conhecendo seu potencial turístico deve saber a que público atrair. Se Blumenau é uma região de origem alemã, no mínimo ela pode atrair milhares de descendentes de alemães de outras regiões do Brasil que procuram por algo parecido com suas raízes mas que onde vivem não existe por terem sido completamente aculturados. Estudantes de alemão também geralmente adoram viajar pro Sul mesmo com o alemão falando aí sendo dialeto mas a cultura é bem forte ainda pra quem admira a Alemanha. E há os que não têm nenhum laço com esta cultura ou etnia mas admiram o lugar por parecer um país estrangeiro em relação às paisagens geográficas de onde vêm.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Diego, parabéns pela seleção de fotos para o seu thread. Você sabe o quanto eu sou apaixonado pelo Vale do Itajaí e como espero ainda poder ir aí. Aliás eu iria aí no mês que vem mas infelizmente tive vários problemas pessoais e tive de cancelar a viagem mas se Deus quiser, eu realizo este sonho ainda neste ano ou no mais tardar em janeiro do ano que vem na época da Festa Pomerana de Pomerode.
Adorei as fotos que você pôs no thread e vou anotar alguns lugares para eu não me esquecer deles quando aí for. ;)

·
Paranoid Android
7,769 Posts
Plumenau é linda, uma das cidades mais agradáveis do estado, IMO. Ruas bem cuidadas, com bom urbanismo na maior parte da cidade, além de um rico patrimônio histórico.

As fotos selecionadas estão muito bonitas! Ótimo thread! :eek:kay:

·
Dark Lurker
Blumenau - SC
1,910 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Obrigado a cada um pelos comentários :eek:kay: Sem eles não haveriam threads, não é mesmo?! E é sempre bom ver diferentes opiniões. Duas cabeças com ideias boas podem cruzar os pensamentos e dali surge uma ideia ÓTIMA, e isso vale para a maioria dos comentários do SCC. Obrigado!
Espero contribuir com mais threads, quem sabe um passeio pelas ciclofaixas da minha rua aqui no Badenfurt? Tem dado uns domingos de sol maravilhosos pra isso! :lol:

1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.