boa reportagem
kay:
Seria talvez a expressão mais correcta. Espero que sejas estudante de arquitectura (o que seria melhor para mim). Mas mesmo que não sejas, tudo bem.
Ultimamente, sobretudo devido a uma certa valorização do moderno em PT, a “escola do Porto”, redescobriu esta obra…
Lá está a eterna clivagem da sociedade portuguesa (Porto – Benfica; PS – PSD; etc.…), segundo as tuas palavras “três arquitectos recem formados pela escola de belas artes do Porto”.
Por muito que a actual sociedade continue a proclamar diferença entre um arquitecto do Porto e um de Lisboa, eu continuo a dizer (embora formado no Porto) que é estúpido fazer tal distinção.
Portugal não tem dimensão para essas definições, e ninguém as entende porque não existem…
Eu sou tanto contra Lisboa como contra o Porto. São realidades que se assemelham e que, quanto mais, deixam o país confuso.
Pese embora o interesse do teu thread, insisto, não existe uma escola filha de “deus” e outra do “diabo”, salvo se tu quiseres fazer referencia as seus responsáveis…
Quanto ao enquadramento, este deveria ser visto no contexto das hidroeléctricas nacionais – fantástica organização – que um pouco por todo o país fez obras idênticas, com os mesmos objectivos, embora com soluções diversas…e que terminou com o 25.
Por outro lado, até que se reconheça publicamente algum valor ao anterior sistema politico, esta é uma obra do anterior regime, excomungado como o mal de todos os males…
Ainda é interessante verificar que os referidos “arquitectos da escola do Porto (???)” não são conhecidos ou tiveram carreiras de particular destaque, salve o acaso factual de terem sido diplomados pela escola do Porto…
Dito isto, obrigado pelas fotos e partilha de informação…
Também não gosto muito do tipo de arquitectura... Tem quantos anos esta "aldeia" :sly:? As paisagens são soberbas :drool:, mas isso é comum em Trás-os-Montes!Boas fotose no global é uma boa ideia. Eu nao gosto deste tipo de arquitectura, faz-me lembrar mt a minha escola secundaria padre Antonio Vieira.
Ultimamente, sobretudo devido a uma certa valorização do moderno em PT, a “escola do Porto”, redescobriu esta obra…
Lá está a eterna clivagem da sociedade portuguesa (Porto – Benfica; PS – PSD; etc.…), segundo as tuas palavras “três arquitectos recem formados pela escola de belas artes do Porto”.
Por muito que a actual sociedade continue a proclamar diferença entre um arquitecto do Porto e um de Lisboa, eu continuo a dizer (embora formado no Porto) que é estúpido fazer tal distinção.
Portugal não tem dimensão para essas definições, e ninguém as entende porque não existem…