SkyscraperCity banner
1 - 20 of 78 Posts

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O museu geológico da Bahia fica no trecho da Avenida 7 de setembro, em Salvador, conhecido como Corredor da Vitória, onde também se situam outros museus. Ocupa um casarão dos anos 50, de dois pavimentos e mais subsolo, com grande área, ao fundo, onde foi construído um anexo de paleontologia, um salão de pedras ornamentais e áreas para eventos, incluindo auditório.

Coleções de pedras brutas e lapidadas, ambientes temáticos sobre a exploração do petróleo e de urânio, de garimpos de diamantes e de artesanato mineral, áreas em que a Bahia foi, ou é, expoente, coleções de meteoritos raros, banners e exposições sobre os pioneiros da geologia e mineralogia no Brasil e na Bahia, mapas e diagramas geológicos e instrumentos de trabalho desta profissão, fazem parte do seu acervo, dispostos de forma moderna e com iluminação adequada. A grande maioria das peças apresentadas éproveniente do próprio estado, que apresenta uma extensa diversidade geológica, das mais completas do país.

No anexo de paleontologia se encontram fósseis diversos e ainda uma réplica, em tamanho natural, de um mastodonte, animal ancestral do elefante, hoje extinto, que vivia no Brasil, cujos fósseis foram encontrados na localidade de Pedra Vermelha, no nordeste do estado.

O salão de rochas ornamentais expõe blocos em bruto e placas polidas destes materiais, todos de procedência baiana, produtos importantes na pauta de exportação mineral do estado.

A área de eventos encontra-se no anexo moderno, ao fundo, compreendendo um auditório e terraço, que se encontram arrendados a um grupo privado, que os utilizam como cinema de arte e café, ambos muitos concorridos.

Este museu vai além da proposta meramente expositiva de minerais e rochas, possuindo um caráter científico e didático, buscando vincular os minerais e rochas à vida humana, em todos os seus aspectos, e ressaltando ainda a importância destes na economia do estado. Profissionais da área são disponíveis para visitas guiadas ao local. A entrada é gratuita e o mesmo se encontra aberto para visitação entre terça e domingo, no período da tarde.

É este interessante museu científico, que merece uma visita in loco, que aqui lhes apresento. As fotos são inéditas, de minha autoria.

A. Prédio principal

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68.

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

81.

82.

83.

84.

B. Anexo de Paleontologia

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

C. Salão de rochas ornamentais

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

D. Área de eventos do museu (Auditório/Cinema, café, terraço)

Preview Desing de Jóias e Bijuteria Originalidade 2012 por Fotos Gov/Ba, no Flickr

·
Registered
1,980 Posts
Uau! Belo thread Soteropolis! Devo confessar que ñ sabia da esxitência deste museu (O.O). Minha programação pra visitá-lo já está mais que confirmada! Muito bom :)

·
Na Bozolândia...
45,979 Posts
Passei agumas vezes na frente deste museu,mas nunca entrei.Na minha proxima visita a Salvador irei visita-lo!Belo registro Soteropolis!:eek:kay:

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^
Estava fechada. Conheço e realmente as pedras ornamentais (granitos em geral) são importantes na pauta de exportação da Bahia. Quem sabe, volto lá e fotografo. Valeu pela visita.

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Uau! Belo thread Soteropolis! Devo confessar que ñ sabia da esxitência deste museu (O.O). Minha programação pra visitá-lo já está mais que confirmada! Muito bom :)

Vai lá. Garanto que vai gostar!

Passei agumas vezes na frente deste museu,mas nunca entrei.Na minha proxima visita a Salvador irei visita-lo!Belo registro Soteropolis!:eek:kay:
Obrigado Tiozão. Dá pra ver 4 museus num curto espaço. Este, o Museu de Arte, o Costa Pinto e o Palacete das Artes (Rodin).

·
Dura lex sed lex
963 Posts
Parabéns pelo thread, Soteropolis! Visitei o Museu Geológico há alguns anos e me encantei! As peças em exposição são fascinantes!

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Muito bonito e essencial diante de um estado que apresenta uma diversidade geológica tão grande como o nosso.
A Bahia tem uma longa tradição, que se mantem, em bem estudar as suas caracter´siticas geológicas e fometar a produção mineral. è modelo pra outros estados. Ao meu ver o museu deveria ser ainda maior. Faltam verbas pra ampliá-lo.

O meteorito Bendegó, o maior encontrado no Brasil, saiu da Bahia para ficar exposto num museu do Rio, vingou as tentativas de trazerem de volta para a Bahia? Aqui foi encontrado, aqui era para ficar exposto.
Infelizmente está no Museu Nacional, no Rio (Quinta da Boa Vista). Mas tem replica dele neste museu (fotos 4 e 9) e ainda um pedaço serrado, original, dele. Neste caso acredito que no Rio tem mais visibilidade.

Parabéns pelo thread, Soteropolis! Visitei o Museu Geológico há alguns anos e me encantei! As peças em exposição são fascinantes!
Tem peças muito bonitas mesmo. Merecia ser mais visitado. Valeu pela visita Fleury.

·
Banned
9,270 Posts
curti o thread, na proxima vez que for a ssa vou visitar esse museu!

·
Houston,we have a problem
6,194 Posts
Eu gosto muito do museu geológico da Bahia, tenho que passar ai novamente p/ ir na parte de lembranças e comprar uns pingentes:lol:

Belo Thread!:cheers:

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Nossa, que massa esse museu heim!!!
Tenho muita atração por esse tipo de material, aqui no Rio tem uma loja que vende pedras de todos os tipos do mundo todo e fico impressionado com cada espécie linda que existe, na verdade são milhares de pedras de cores e texturas incríveis expostas para venda.
Adoraria conhecer esse museu, pena que fica um pouco longe do Rio!
Os cristais exóticos me atraem bastante também e existem muitas variedades brasileiras de beleza rara também!!
Valeu pelo thread!

·
Registered
5,881 Posts
Discussion Starter · #16 ·
curti o thread, na proxima vez que for a ssa vou visitar esse museu!
Aproveita e visite os demais do Corredor da Vitória. Valem a pena.

Muito bom!
Bom que gostou! Valeu a visita.

Eu gosto muito do museu geológico da Bahia, tenho que passar ai novamente p/ ir na parte de lembranças e comprar uns pingentes:lol:

Belo Thread!:cheers:
OK Alex. Não sabia que vendiam lembranças lá. Uma boa ideia.

Muito bonito e importante!
Mais uma atração da cidade. Valeu Cerrado.

Nossa, que massa esse museu heim!!!
Tenho muita atração por esse tipo de material, aqui no Rio tem uma loja que vende pedras de todos os tipos do mundo todo e fico impressionado com cada espécie linda que existe, na verdade são milhares de pedras de cores e texturas incríveis expostas para venda.
Adoraria conhecer esse museu, pena que fica um pouco longe do Rio!
Os cristais exóticos me atraem bastante também e existem muitas variedades brasileiras de beleza rara também!!
Valeu pelo thread!
Conheço estas lojas de pedras em Copa. Tem peças lindas. Os gringos adoram. O Brasil tem a maior diversidade de pedras coloridas do mundo.
Certamente vai gostar desse nosso museu! Valeu pela visita!

·
Registered
30,241 Posts
O meteorito Bendegó, o maior encontrado no Brasil, 1) saiu da Bahia para ficar exposto num museu do Rio, 2) vingou as tentativas de trazerem de volta para a Bahia? Aqui foi encontrado, aqui era para ficar exposto.

1) O Bendegó encontra-se no hall de entrada do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.

2) Nem sabia que os baianos haviam tentado levar o Bendegó de volta para Bahia. Mas suponho que daqui ele não deva sair.

·
Registered
30,241 Posts
Vi e revi as fotos do thread e tenho a dizer o seguinte: infelizmente o mais completo, organizado e bnoito museu geológico de pedras brasileiras que já visitei encontra-se em Boston, nos EUA, dentro do complexo da Universidade de Harvard. São quatro ou cinco andares, não me lembro bem agora, com um acervo fenomenal e estupendo, composto basicamente (eu diria como que 90%) somente de pedras do Brasil!!!! Acreditem se quiserem!

·
¬¬
11,386 Posts
Vai lá. Garanto que vai gostar!

Obrigado Tiozão. Dá pra ver 4 museus num curto espaço. Este, o Museu de Arte, o Costa Pinto e o Palacete das Artes (Rodin).
Andando mais um pouco, tem o Teatro Vila Velha, mas talvez é interessante no roteiro de quem visita o centro histórico.

Eu gostei bastante do acervo do Geológico. Essa escadaria leva a uma sala de cinema/cineclube, só que nunca fui lá.

·
.
170,919 Posts
Sempre um passeio agradável ir ao Museu Geológico da Bahia. O cinema que funciona nas dependencias do prédio é bem simpático e possui uma boa programação alternativa. Bom também é o pequeno Café que funciona sob a sombra de frondosas mangueiras nos fundos do prédio, a torta búlgara é fantástica! :cheers:

1 - 20 of 78 Posts