Skyscraper City Forum banner
21 - 40 of 148 Posts

·
Not Registered User
3,978 Posts
Gosto destes threads que mostram um Brasil que os brasileiros desconhecem. Melancólico, inóspito, frio, vazio e muito bacana.

• Like
Reactions: portoimagem-II

·
Registered
178 Posts
Muito interessante essas fotos do nosso desconhecido litoral sul gaúcho.

Nunca fui para nenhuma dessas praias da região sul retratadas no thread. Já estive em Rio Grande no verão, mas não cheguei a ir ao Cassino.

Seria bacana um dia eu visitar o Chuí ou o Hermenegildo no auge do inverno, haha.

·
Registered
6,950 Posts
Caramba, muito bacana, linda essa região.
Algumas praias são exóticas, mas tem umas aí que se passariam muito bem como litoral nordestino. Algumas fotos de Torres me fez lembrar as dunas de Natal.

E a temperatura da água? É muito fria?

·
Longe demais das Capitais
10,313 Posts
Discussion Starter · #27 · (Edited)
Mais fim de mundo

Al lado das imensas e inóspitas praias do Hermenegildo e Cassino estão os pântanos da Reserva Ecológica do Taim, a imensa Lagoa Mirim e o infinito do pampa.
Uma vasta e deserta região.

Campos Neutrais... terra de ninguém

O extremo sul do Brasil já fora chamado Campos Neutrais. Num tempo em que o Rio Grande do Sul era habitado por castelhanos,
espanhóis, gaúchos e portugueses, a enorme faixa entre a cidade de Rio Grande e o Chuí era simplesmente terra de ninguém. E ainda é.

São muitas as histórias do banditismo nos Campos Neutrais. Assaltantes, ladrões de gado e assassinos, procurados no Brasil e Uruguai.

A

econnections

B

C

Logo ao lado do litoral, está o Banhado do Taim

Banhado é como são chamados os pântanos no Rio Grande do Sul

D
Rebanho nas margens da Lagoa Mirim

E

Nauro Jr

F

walterhasenack

Lagoa Mirim (em espanhol: Laguna Merín) é uma lagoa localizada na fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, e o Uruguai.
É a segunda maior lagoa do Brasil (menor apenas que a Lagoa dos Patos).
Também pode ser considerada a maior lagoa, visto que os geólogos consideram a Lagoa dos Patos como laguna.

A Lagoa Mirim tem aproximadamente 185 quilômetros de extensão, largura média de 20 quilômetros e largura máxima de 37 quilômetros.
Suas águas são compartilhadas com o Uruguai.

Não é mar: é a imensa Lagoa Mirim, que não se encherga a margem oposta
G

nomadeimaginario

H
E o surpreendente é que a divisa Brasil-uruguai está no meio dessa lagoa ! ! !

El Mártin

I

pelosmaresdedentro

i2

foto: Paulo Angonese

J
Lagoa dos Patos, ao lado de Rio Grande

André marujo

L
Emas (nativas) e árvores figueiras no pampa, ao lado dos p:antanos do Taim

Depois das praias de horizonte infinito, depois dos pântanos e lagoas, vem a absoluta imensidão das estepes do pampa,
que seguem livres do Rio Grande do Sul até a Cordilheira dos Andes.

Estepes por onde corre livre o vento minuano, que congela o povo gaúcho brasileiro e castelhano,
Povo, este, forjado na imensidão onde o que há é somente o tempo, e o vento.

Planícies no pampa
M

nomadeimaginario

·
10,313 Posts
Discussion Starter · #28 ·
Caramba, muito bacana, linda essa região.
Algumas praias são exóticas, mas tem umas aí que se passariam muito bem como litoral nordestino. Algumas fotos de Torres me fez lembrar as dunas de Natal.

E a temperatura da água? É muito fria?
Sim, é fria. O sul do Brasil recebe a "corrente das Malvinas"

·
ca RIO ca
27,025 Posts
^^

Cara, o que é isso???? Como o Brasil é magnífico quanto às suas paisagens! Que lindo essa porção sul do litoral gaúcho! Quero conhecê-lo!

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
8,821 Posts
Cara, que p*ta registros! To impressionado com as fotos do litoral sul gaúcho. Já fui pro Cassino, o que me chamou a atenção (para o bem) foi a grande quantia de conchas exóticas na areia, e (para o mal) a grande quantidade de pedaços de corda e ferro que tem no mar devido aos navio do porto. As lagoas tem um charme especial, mas devem ser muito quietas. O litoral norte do RS gosto de comparar com o litoral do PR, o que não tem de beleza natural tem de capricho e esmero no urbanismo e construções. Torres é linda e ponto.

:applause:

·
1908 - ∞
1,060 Posts
Um outro Brasil, um brasil gaúcho.
Região totalmente distinta, as paisagens frias e inóspitas são lindas, imagino um dia um bom roteiro por este Fim de Mundo encantador.

Que thread bom, parabéns!

·
Registered
30,783 Posts
Grande Portoimagem, trazendo aspectos diferentes do que normalmente estamos acostumados a ver pelo país.

A região tem um ar inóspito, frio, vazio, de ventania e com alguns animais difíceis de ver em outras partes do país. Não deixa de ser curiosa!:eek:kay:

Valeu por mostrar um pouco dessa parte extrema do Rio Grande do Sul!!!

• Like
Reactions: portoimagem-II

·
Registered
904 Posts
Belíssimo o litoral do RS! Esse contraste é interessante, desfaz a tendência areia/praia = sol/calor. Em algumas fotos com céu azul as paisagens se confundem com o litoral nordestino, área dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba.

·
Taking On The World
26,609 Posts
coloquem a partir de 1:50 desse vídeo... e saibam que essa faixa de areia RETA se extende até Torres, 70km ao norte, e até a Lagoa dos Patos, uns 300km ao sul. Só é interrompida pela Barra do Rio Tramandaí... aliás, nem sei pq de Tramandaí até Rio Grande não é considerado uma única praia tb.

retidão ao sul e ao norte de Capão da Canoa

em Tramandaí, a barra do Rio Tramandaí e RETIDÃO AO SUL E AO NORTE

·
10,313 Posts
Discussion Starter · #38 ·
^^
Este vídeo já tem mais de 3.584.873 repostagens no ssc... :lol:

Mas não é uma praia só por causa do Rio Tramandaí e da foz da Lagoa dos Patos.

Aliás, este é o motivo pelo qual afirmar que a Praia do Cassino é a maior do mundo é mentira. A praia em questão vai do Cassino até o Chuí, uma praia única.
Rio Grande quer faturar em cima deste título, mas o título tá sendo reclamado por Santa Vitória do Palmar. As duas estão erradas. A maior praia do mundo é Cassino + Albardão + Hermenegildo + Chuí.

Mas a tua pergunta, Aces, tem fundamento: porque ninguém fala da área de Tramandai até São José do Norte ?

21 - 40 of 148 Posts