Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 113 Posts

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Como dizia uma canção famosa, o Rio é de Janeiro , Fevereiro e Março. E o Rio que eu vi , pela primeira vez como um turista deslumbrado, foi o Rio de Julho, tão lindo quanto os outros. Aliás , eu adorei ir nesta época do ano porque as temperaturas estavam amenas sem que isto significasse que eu não poderia ir na praia de manhã caso priorizasse isto. Na verdade, eu me entusiasmei tanto em visitar a parte histórica assim como os parques, que quando me dei conta faltava um dia para eu ir embora e eu ainda não havia ido uma hora sequer numa praia para fazer o que a maioria dos mineiros gostam que é pegar sol e matar as saudades do som e cheiro do mar assim como poder degustar sem pressa poções de camarão e de peixe frito com limão, curtindo o visual ao redor. O fato de eu não ter ido na praia não foi porque eu estava hospedado num bairro distante do mar mas sim porque , como turista de primeira viagem num lugar que sempre sonhou em conhecer desde a infância, eu priorizei conhecer os lugares da memória histórica que eu tantas vezes vi em fotos e citados em livros de História.. Confesso que voltei com a sensação de que me faltaram dias a mais para curtir mais a cidade , mesmo eu tendo lá ficado seis dias e meio. Fiquei com muita vontade de poder lá retornar assim que possível. Da próxima vez , tentarei curtir mais as praias ou , pelo menos, não me esquecer delas assim como poder visitar a Lapa e Santa Teresa , lugares que não vi desta vez. De qualquer forma , valeu a pena esta viagem de férias já que além dos lugares clichês que todo turista de primeira viagem no Rio costuma visitar como o Cristo, o Pão de Açúcar, etc, eu também descobri lugares fabulosos como o local onde nasceu o samba carioca ( Morro da Conceição), o Valongo ( um lugar que parecia adormecido e que ressurgiu das cinzas para contar o que os documentos queimados tentaram ocultar ) , o local onde Getúlio suicidou , o caminho dos Bem-te-Vis ( Cláudio Coutinho), os diferentes pontos na Urca de onde se vê um belo pôr-do-sol, o belo palácio que um homem apaixonado deu para uma cantora de ópera pela qual se apaixonou, os locais de revitalização do Cais do Porto etc.

Vou selecionar algumas fotos para compartilhar um pouco do meu Rio de Julho. Espero que vocês gostem e quem sabe alguns de vocês, quando lá forem, possam visitar algum dos pontos que fotografei. Ficam as dicas! ;)

( Fotos tiradas com a câmera Panasonic Lumix DMC-FZ47 e com a Canon SX110 de Marcelo de Oliveira Lisa , fotos estas hospedadas no meu Flickr).

Eis as fotos:

1- Começo o thread mostrando o Mosteiro de São Bento, onde em um domingo de manhã, fui numa missa onde os ritos , o cenário e o cheiro de incenso nos dão a sensação de que viajamos numa máquina do tempo e que voltamos a alguns séculos pra trás. Esta visão , porém se desfaz, quando ao longe se avista algum carro estacionado ou quando alguém se esqueceu de desligar o celular e de repente ele toca , ainda que por segundos, a musiquinha da pantera cor –de-rosa.

1 A – A Fachada :

1 B- O interior:

1 C- Detalhe :

1 D- Maquete do local.Ela fica logo na entrada:

1E- Parte da maquete vista de outro ângulo:

1F- Detalhe:

2- A igreja onde Dom João VI foi aclamado Rei de Portugal, Brasil e Algarves e onde Pedro I foi coroado rei. Ali também a Princesa Isabel foi batizada: Nossa Senhora do Carmo.

2 A- A fachada:

2 B- O interior:

2 C- Detalhe no interior:

3 – A Candelária:

3 A- Vista de fora:

3 B- Vista de outro ângulo, do lado de fora:

3 C- Mais de perto:

3D- A fachada vista da fonte:

3E- A fonte de frente pra Candelária:

3F- O interior:

3G- Detalhes:

3H- O teto e suas belas pinturas:

3I- A cúpula no interior:

3J-

4- Igreja de Santa Cruz dos Militares:

5- Prédio dos Correios e TRE

6-TRE- prédio que agora é o Centro Cultural do TRE

7- O Palácio Tiradentes, atual Assembléia Legislativa do Rio e antiga Câmara dos
Deputados da época do Rio capital do Brasil:

7 A-

7 B-

7C- As esculturas “Ordem” e “ Progresso” , uma de cada lado do Palácio:
Ordem:

Progresso:

7D- Outro ângulo:

7E- Entre a Igreja e o Palácio está o Paço Imperial:

7F- Antigo e moderno convivendo juntos:

8- Na Praça Tiradentes há uma estátua em homenagem a Dom Pedro I. Apesar de
associarem ambos à independência, na minha opinião deveriam ter dado outra praça
para Dom Pedro I pois ele pertencia à família de quem condenou o Tiradentes à
morte e acho que ali poderia haver algo que rememorasse a resistência anti-colonial
baseada nas idéias iluministas. Independente da Inconfidência Mineira ter sido
um movimento de elite, ela foi a primeira tentativa de se romper com a Metrópole e
daí a sua importância.
8 A-

8 B-

9- Teatro João Caetano:

10- Catedral:

11- A Catedral refletida em um prédio vizinho:

12- O Campanário da Catedral:

13- Prédios vizinhos da Catedral:

13 A-

13 B-

13 C-

13 D-

14- Amarelinho:

15- Biblioteca Nacional:

16- Teatro Municipal:

16 A-

16 B- Estátua próxima do teatro:

16 C-

17- Centro Cultural da Justiça:

18- Monumento à batalha da Laguna:

18 A-

18 B_

19- Monumento feito quando a Alemanha Nazista havia ocupado a Polônia e os poloneses no Brasil indignados com o derretimento da escultura na Polônia, arrecadaram dinheiro para fazer esta escultura .

20- Prédio da Estação das Barcas Rio -Niterói na Praça XV:
20 A-

20 B-

21- Ilha Fiscal - local do ultimo baile da monarquia:

21 A-

21 B-

22- Museu da Marinha perto da estação de barcas.

22 A- Entrei neste submarino :

22 B-

22 C- Galeota de Dom João VI:

23- Chafariz Mestre Valentin que , no passado, recebia águas vindas pelo aqueduto :

24- Achei interessante no chafariz do Mestre Valentim, que no passado a água do mar chegava até onde está esta escadinha e isto era algo inovador na época já que na maioria dos portos do mundo se descia apenas em botes até alguma margem mas não se tinham escadas para se descer das embarcações. Na foto a minha sombra e a do meu amigo carioca Rick , o qual me guiou neste dia.

25- Milhares de escravos africanos entraram no Brasil , neste local que era o antigo cais. Recentemente se descobriu vestígios do cais mais antigo que era o que recebia os africanos e também os vestígios do cais que se seguiu a ele , feito quando da vinda da Imperatriz Teresa Cristina ao Brasil. Ao vermos os vestígios arqueológicos dos dois, percebemos claramente a diferença de nível entre um e outro.

25 A- Estes galpões ficam onde se colocavam os escravos chegados:

25B-

25 C- Local que foi escondido por tempos para tentar se apagar a memória da escravidão assim como se queimou documentos sobre escravos quando da abolição. Hoje o lugar renasceu das cinzas e parte da memória da história dos negros no Brasil está sendo recuperada. Isto graças as obras de revitalização do cais do porto que estão retirando fiações aéreas e aterrando-as . Centenas de milhares de negros passaram por ali vindos para serem escravizados. Numa casa próxima, descobriu-se recentemente muitas ossadas e são de antigo cemitério de negros que chegavam doentes e sucumbiam. Fiquei impressionado com as obras no local que fazem parte da revitalização na cidade para a Cidade Olímpica.

25 D- Vestígios dos dois cais: o dos escravos e o da Imperatriz Teresa Cristina:

25E- O Rio com obras a todo vapor do Museu do Amanhã e do futuro MAR.. A região do Cais do Porto é a grande promessa de revitalização no Rio e de novos atrativos turísticos culturais desta capital que sempre se destacou nestas duas vocações:

26- Os fabulosos jardins do Valongo na região do Cais do Porto e vizinhos ao Morro da Conceição, onde nasceu o samba carioca:
26 A-

26 B- Os jardins recuperados como eram e ao alto o Morro da Conceição, uma promessa de ser uma espécie de “Santa Teresa “ mais central , no sentido de ter casas usadas como ateliers, bares, restaurantes, pousadas, hostels etc.

26C- A Casa da Guarda nos jardins do Valongo:

26D- Outro ângulo da mesma casa acima:

26E- Estátuas gregas no local. Esta estava coberta porque estava acabando de ser preparada para a abertura do local à visitação pública:

27- Subi o Morro da Conceição onde nasceu o samba carioca. Ali vi o que a prefeitura tem feito para revitalizar o local, construindo para os moradores escadinhas de acesso, murinhos, pondo grades , criando novo tipo de calçamento de um lado e preservando de outro lado o antigo( isto para que facilite a subida dos moradores pela parte nova já que a antiga é tida como de mais difícil acesso especialmente para idosos).
27 A-
Na foto minha sombra quando eu estava fotogrando as obras de revitalização do Morro. Como eu já citei acima, o Morro vai ser integrado ao circuito turístico junto com o Valongo e as novas obras no cais do Porto e tudo será oferecido como uma nova cara do turismo no Rio revitalizando um local tão belo e por tanto tempo tão esquecido. Reparem o contraste entre o antigo e o novo piso:

27 B- Escadinhas que estão sendo dadas aos moradores. Este tipo de obras deveria ser feita por eles, mas como é um projeto de revitalização, então parece que a prefeitura está procurando uma certa padronização do local:

27 C- Mais uma vez o antigo e o novo lado a lado na revitalização:

27 D- Bela parte do Rio Antigo renascendo com a revitalização. Vista que se tem do alto do Morro da Conceição, próxima ao Valongo:

27 E- Outra vista do alto do local:

27 F- Olha a Central do Brasil lá atrás:

27 G- Em primeiro plano , o piso revitalizado no Morro da Conceição e ao fundo a cidade moderna e dinâmica que não para:

27H e I-Casas no Morro da Conceição. Algumas usam cantaria.
H-

I-

J-Placas no local:

28- Uma das construções antigas que sobraram nesta avenida que tantos ataques sofreu da especulação imobiliária:

29- O Rio esconde alguns tesouros. Veja esta bela porta:

30- Centro Cultural Banco do Brasil com grande exposição sobre a Amazônia. Perto dali há a Casa França –Brasil:

31- Da sacada com as três janelinhas acima , Dom Pedro I anunciou o “ Eu fico”...

32- O Palácio do Catete que já foi residência do Barão de Nova Friburgo e depois foi sede do poder executivo republicano até a transferência da capital para Brasília . É atualmente é o Museu da República:

32 A- O Palácio por fora ( fundos que dão pro jardim):

32 B- Detalhe da fachada:

32C- Escultura no belo jardim :

32D- Detalhe no jardim:

32 E- Idosos nos jardins do Palácio:

32F,G e H- O interior é esplendoroso!!!!!!!!!!
F-Adoro este quadro!

G- A Paris tropical!!

H-

33-Parque Lage:

33 A- Local de uma Love Story: Palácio construído por um milionário que se apaixonou por uma cantora de ópera e que queria dar-lhe um belo presente :

33 B- Jardins do parque:

33C- Idem:

33D- Dentro desta gruta há aquários com peixes muito interessantes:

33E- Como hoje no Parque Lage, a construção principal é uma escola de arte, esta escultura mostra um artista desenhando Vinícius de Moraes plantando uma árvore no Parque Lage:

34- Jardim Botânico do Rio de Janeiro:

34 A- Homenagem a Matisse na entrada do jardim: “La Dance”:

34B- Jardim das Ninféias:

34C- Passeio guiado:

34D,E e F- Belo chafariz:
D-

E-

F-

34 G e H- Jardim Japonês:
G-

H-

34I , J , K - Museu:

34 I-

34J-

34K-Vestígios arqueólogicos ali encontrados:

34 L- Estas árvores me encantaram pela exuberância de suas copas e pela tonalidade do verde:

34M e N- Orquidário:

34 M

34 N

34 O
Bromelário:

34 P
Ruínas:

34 Q- Cristo visto do Jardim Botânico:

35- Forte de Copacabana:

35 A- A entrada do Forte:

35B- Fortificação:

35C-

35D- O museu:

36-Largo do Boticário: uma moradora ( invadora?) permitiu que entrássemos lá no fundo do quintal dela e as plantas e mata são lindas.

37- Caminho dos bem-te-vis ou Cláudio Coutinho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. Cláudio Coutinho foi quem trouxe o “Cooper” para o Brasil. Quem segue esta trilha toda, pode chegar no Morro da Urca sem subir o primeiro bondinho que ruma pro Pão de Açúcar:

37 A- Adorei este lugar. Fui nele em dois dias diferentes:

37B- Várias pessoas sobem nos paredões para ver a vista que se tem de lá:

37C- Praia Vermelha vista lá de cima:

37D- Na praia Vermelha e no Caminho dos bem-te-vis se vê estas placas:

37E- Achei estes danadinhos escondidos perto de um banco no Caminho dos Bem-te-vis...Será o que é que eles estavam tramando?

38-Pão de Açúcar
38 A-

38 B-

38 C- Uma das poucas fotos que tirei antes das nuvens cobrirem tudo...

38 D- Eu trouxe um souvenir de bondinho para mim para de vez em quando matar a saudade deste passeio ...

38E- Decoração num barzinho no Morro da Urca ( primeira parada do bondinho) . Adorei!:

39- Corcovado:

- Eu fui no Cristo Redentor em pleno sábado de férias de julho e num dia lindo de sol após dias de chuvas ( quando cheguei levei o sol) e devia ter uma demanda reprimida de turistas querendo ver o Cristo após tanta chuva.... e com esta multidão, fiquei frustrado em não conseguir boas fotos pessoais sem ter mãos, pés, etc em cada metro quadrado circundante...hehe...
Meu conselho para vocês? Não vão lá nos sábados ou domingos. Dizem que em dias de semana bem cedo há alguma chance de não se sentir numa lata de sardinhas depois que o Cristo virou pop star com os títulos mundiais...

39 A- Parte da multidão:

39 B- Outra parte da multidão............. ;D

39 C- Oops... ali tinha um espacinho... será que eu caibo nele? Haha

39D-

39 E- O ingresso pro trenzinho que sobe até o Cristo:

39F- O trenzinho:

39G- Uma vista lá de cima:

39 H- Como coleciono souvenirs de lugares aonde vou, eu trouxe um do Cristo também, feito em pó de pedra:

40- Vale a pena ir ver o pôr-do-sol na Urca!!Dica: depois do pôr-do-sol fica muita gente jovem e bonita por ali bebendo , paquerando e curtindo ...

40 A-

40 B-

40C-

41- E aqui eu em Copacabana ....

42- E não é que em Copacabana eu me encontrei com meu conterrâneo Drummond? Rss!!

Se gostarem do thread, o comentem... e não deixem de ver o meu thread do MAC de Niterói porque dele se tem belíssimas vistas do Rio e no link dou as dicas de como chegar lá se você estiver no Rio de Janeiro: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1533499
:)

_____________________________________________________________________________________________________________________________

·
Banned
2,393 Posts
Amei as fotos.
Parabéns!

·
Registered
2,701 Posts
Que grata surpresa! Ainda esta semana comentava com Renehass que tu estava fazendo falta no SCC e agora apareces com este tread maravilhoso da cidade maravilhosa. Eu também gosto muito do Rio por todo este belo conteúdo histórico que ele nos proporciona. Fico sempre imaginando como era a vida neste Rio antigo. Não é a toa que a cidade tem este adjetivo que tão bem lhe caracteriza: história, belezas naturais, paisagem urbana, o povo, as cariocas. Tudo é maravilhoso mesmo! Eu estive em maio no Rio e tbm não consegui fazer 1/5 das coisas que eu queria tamanha a quantidade de coisas que o Rio oferece...

·
Registered
2,892 Posts
16- Teatro Municipal:

16 A-

Delícia ver este teatro com a parede branquinha atrás!

33E- Como hoje no Parque Lage, a construção principal é uma escola de artes, então há esta escultura homenageando os artistas que ali estudam:

Esta série de estátuas interativas no Rio estão o máximo!!

Adorei!!!Parabéns!!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Amei as fotos.
Parabéns!
:) Obrigado!

Muito bom ver mais uma faceta do Rio!
Transmitiu uma sensação aprazível de tranquilidade e segurança.
Eu senti que a cidade está muito segura para os turistas. Havia muito policiamento e por todos os lugares onde andei fotografando, ninguém me constrangeu.

Que grata surpresa! Ainda esta semana comentava com Renehass que tu estava fazendo falta no SCC e agora apareces com este thread maravilhoso da cidade maravilhosa. Eu também gosto muito do Rio por todo este belo conteúdo histórico que ele nos proporciona. Fico sempre imaginando como era a vida neste Rio antigo. Não é a toa que a cidade tem este adjetivo que tão bem lhe caracteriza: história, belezas naturais, paisagem urbana, o povo, as cariocas. Tudo é maravilhoso mesmo! Eu estive em maio no Rio e tbm não consegui fazer 1/5 das coisas que eu queria tamanha a quantidade de coisas que o Rio oferece...

Obrigado por ter sentido minha falta. O bom filho à casa sempre retorna . ;)
E realmente o Rio exige muitas idas e vindas até mesmo porque se quisermos fazer tudo de uma vez, acabamos não curtindo cada lugar como eles merecem. O bom é termos tempo para nos assentarmos num calçadão e ficarmos curtindo as paisagens e as pessoas que fazem parte dela assim como termos tempo para vermos cada detalhe nos lugares visitados e não apenas marcarmos presença no livro de visitantes. Enfim, eu pretendo voltar muitas vezes. Aprendi o caminho e ele é pertinho da minha casa ( de avião...hehe).

Adorei!!!Parabéns!!
Obrigado pela visita, Mr. Falcon. ;)

_____________________________________________________________________________________________________________________________

·
Registered
12,052 Posts
Que thread lindo Marcelo! Parabéns! Ficou completo e explicativo! :eek:kay:

·
Banned
2,393 Posts
Este é um dos melhores treads de fotos do Rio que eu já vi. Simplesmente, porque foge da mesmice dos clichês e do lugar comum. Sem falar nos ângulos que ele tomou e que valorizaram por demais a paisagem retratada.

Coisa de artista!:cheers:

·
Nascido na Guanabara
4,702 Posts
Belíssimo thread. Normalmente um "turista" vê muito mais que um nativo; foi isso que você conseguiu. Parabéns! Além do mais, tivemos uma aula de cultura aqui.

·
Registered
768 Posts
Parabéns pelo thread, ficaram ótimas as fotos. Gosto dessa arquitetura mais antiga mostrada nas fotos, e como estão preservados, e você também mostrou partes que ainda não tinha visto do Rio de Janeiro. Valeu pelo passeio.

·
Registered
157 Posts
No 1º semestre deste ano estive no centro do Rio para uma aula de campo do meu curso e vi o quão rico é o centro em história...! Começamos pela praça XV e andamos todo o centro até o parque das ruínas À PÉ! Foi muito bom. Pena que tirei poucas fotos... O Rio é mesmo incrível no aspecto histórico; ficamos sabendo de cada coisa tão curiosa de nossa história... Valeu pelas fotos! Volte sempre, e a quem não conhece, vale a pena tirar uns dias para conhecer! Abraço!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Marcelo!!

Que bom que o teu “exílio voluntário” chegou ao fim. Seja benvindo ao SSC novamente. E que volta em grande estilo.

Sobre o thread, uma maravilha ver o Rio de Janeiro fora dos clichês de sempre. Thread primoroso, cheio de detalhes e informações históricas e culturais. É desses que eu gosto. Depois eu retornarei para ver as fotos mais demoradamente.

Um abração!

·
Registered
12,776 Posts
Estava sumido do fórum. Que bom que estas de volta.
Lindo tudo que você fotografou, rico em detalhes e adoro o parque Lage.
:applause: Excelente thread, parabéns, Marcelo!

·
Registered
22,320 Posts
Gostei do thread, mostrou muita coisa a nível de rua, as fotos estão de boa qualidade e as explicações ajudam muito. Ficou muito bom, Parabéns!
BTW, bem-vindo de volta.

·
Registered
674 Posts
O que dizer do Rio , simplesmente a mais bela cidade do mundo :)
Saudades das caminhadas em Ipanema pela manhã, quero voltar em breve !!
Lindas fotos Marcelo , alguns desses locais ainda não conheço :eek:hno:
Parabéns !!

Bem vindo ao SSC novamente :D

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Discussion Starter · #19 · (Edited)
Que thread lindo Marcelo! Parabéns! Ficou completo e explicativo! :eek:kay:
Obrigado e que bom que você gostou. :)

Este é um dos melhores treads de fotos do Rio que eu já vi. Simplesmente, porque foge da mesmice dos clichês e do lugar comum. Sem falar nos ângulos que ele tomou e que valorizaram por demais a paisagem retratada.

Coisa de artista!:cheers:
Fico lisonjeado com suas palavras. Obrigado. Na verdade, eu antes de apertar o botão , já procuro ver a foto em detalhes mexendo a câmera até cortar tudo que não quero e experimentando o que acho que fica melhor ou não. Mas confesso que sou apenas um experimentador amador e que mal sei usar todos recursos de minha câmera. Muitas vezes, penso que eu deveria fazer cursos de fotografia porque em determinadas situações eu não sei em que modo devo deixar a câmera assim como solucionar questões que devem ser simples como tirar excesso de sombras ou luz do rosto das pessoas etc. Tenho mais sorte em tirar fotos de lugares do que de pessoas. E geralmente fico muito frustrado com a maioria que tiram de mim mesmo, nestes lugares.

Que passeio incrível, Marcelo! adoro ver este Rio além dos clichês!
:cheers:

Adorei as fotos!
Eu sabia que você iria gostar porque os seus threads também retratam os mesmos temas que eu gosto de retratar. Só não tenho tanto talento quanto você ! ;)

Muito bacana, Marcelo!!!
Obrigado, Cláudio!

Belíssimo thread. Normalmente um "turista" vê muito mais que um nativo; foi isso que você conseguiu. Parabéns! Além do mais, tivemos uma aula de cultura aqui.
É assim mesmo Weber. Em BH fizeram um tanto de espaços culturais na Praça da Liberdade e eu só visitei um deles até agora e mesmo assim porque guiei um curitibano e um polonês que vieram recentemente aqui e um deles queria ver um destes museus. A gente morando na cidade, sempre vai deixando pra depois. Hehe.
E obrigado pelo elogio mas tenho de te dizer que muito do que eu disse aqui, eu aprendi também com meu guia carioca que é um grande fotógrafo do Flickr e é agente de viagens. Sem a hospitalidade dele, certamente eu não teria achado , nesta primeira viagem, o Valongo, a região do Cais, o MOrro da Conceição e tantos outros lugares. Vi num dia muito mais do que muita gente vê em três, talvez. Agradeço muito a ele e apenas compartilhei com imagens parte do que ele me mostrou. É mais ou menos o que mostram no filme " A Corrente do Bem", um vai ajudando o outro até todos se beneficiarem , neste caso aqui com dicas e informações. ;)

Parabéns pelo thread, ficaram ótimas as fotos. Gosto dessa arquitetura mais antiga mostrada nas fotos, e como estão preservados, e você também mostrou partes que ainda não tinha visto do Rio de Janeiro. Valeu pelo passeio.
Que bom que o que mostrei foi em parte inédito para você. Acho que daqui uns tempos, todos escutarão falar muito mais destes lugares ainda mais quando ficarem prontos os Museus do Amanhã e o MAR .

No 1º semestre deste ano estive no centro do Rio para uma aula de campo do meu curso e vi o quão rico é o centro em história...! Começamos pela praça XV e andamos todo o centro até o parque das ruínas À PÉ! Foi muito bom. Pena que tirei poucas fotos... O Rio é mesmo incrível no aspecto histórico; ficamos sabendo de cada coisa tão curiosa de nossa história... Valeu pelas fotos! Volte sempre, e a quem não conhece, vale a pena tirar uns dias para conhecer! Abraço!
Sim, o Rio tem muita coisa que não foi destruída de outras épocas e mesmo o que foi destruído , às vezes, é resgatado como o que mostrei no Valongo, nos antigos Cais e também na Casa do Jardim BOtânico. Visitar museus , templos, jardins botânicos, fontes, etc me dão muito prazer e acho que o Rio precisa ter este lado tão rico mais explorado turisticamente e mesmo por seus habitantes.

Uma visão muito bonita e diferente do Rio!

Parabéns, Marcelo! :eek:kay:
De nada. E fico contente que tenha gostado. :)

Marcelo!!

Que bom que o teu “exílio voluntário” chegou ao fim. Seja benvindo ao SSC novamente. E que volta em grande estilo.

Sobre o thread, uma maravilha ver o Rio de Janeiro fora dos clichês de sempre. Thread primoroso, cheio de detalhes e informações históricas e culturais. É desses que eu gosto. Depois eu retornarei para ver as fotos mais demoradamente.

Um abração!
Renê, eu te agradeço pelas dicas que me deu. Você insisitiu para eu ver o Palácio do Catete e foi um dos lugares mais belos que vi no Rio de Janeiro. Que luxo! Eu me senti dentro de uma mini- Paris Tropical ou do que restou dela.

Estava sumido do fórum. Que bom que estas de volta.
Lindo tudo que você fotografou, rico em detalhes e adoro o parque Lage.
:applause: Excelente thread, parabéns, Marcelo!
Eu também gostei do Parque Lage e imagino que ele passe desapercebido por muitos visitantes. Gostei mais ainda do Jardim Botânico. Eu fui nele sozinho e senti o que os americanos chamam de breathtaking( de tirar o fôlego). Que lugar magnífico! E pertinho dele há o Parque Lage que é outro tesouro. Eu brinquei com familiares que se eu morasse no Rio eu seria magrelo porque ia querer andar sempre pelo Jardim Botânico e pelos calçadões entre Copacabana e Ipanema além de outros pontos. Numa cidade mais plana é mais fácil de se fazer caminhadas. E em cenários como nos do Rio, não há como não ter ânimo. :)

Gostei do thread, mostrou muita coisa a nível de rua, as fotos estão de boa qualidade e as explicações ajudam muito. Ficou muito bom, Parabéns!
BTW, bem-vindo de volta.
OBrigado , Enzo!

O que dizer do Rio , simplesmente a mais bela cidade do mundo :)
Saudades das caminhadas em Ipanema pela manhã, quero voltar em breve !!
Lindas fotos Marcelo , alguns desses locais ainda não conheço :eek:hno:
Parabéns !!

Bem vindo ao SSC novamente :D
Jack, eu também já estou com saudades de Ipanema. Aliás já decidi que voltando ao Rio não ficarei mais hospedado em Copacabana mas sim em Ipanema. Gostei muito de Ipanema!!!! Vou ter de ajuntar moedas em algum porquinho pra poder voltar em algum feriado. Vontade não falta! Mas antes irei em Curitiba, sua terra já que comprei as passagens desde o ano passado. :)

1 - 20 of 113 Posts