Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 36 Posts

·
Representante do Amazonas
14,191 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Uma amostra com imagens da cidade de Humaitá (AM) a mais importante do sul do estado

Conhecendo um pouco sobre Humaitá

Humaitá é um município brasileiro no interior do estado de Amazonas.
Localiza-se na mesorregião do Sul Amazonense e na microrregião do Madeira. Possui uma população de 45 104 habitantes de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2011.
Humaitá é muito conhecido por sua grande concentração de migrantes sulistas, principalmente gaúchos.

Segue as Imagens abaixo

01)

(Autor : Rico Lelis do panoramio )

02) Humaitá é banhada pelo Rio Madeira e tambem é interligada ao resto do Brasil pela BR-319

03)

04)
O Portal de entrada do Estado do Amazonas

Por Valter cintra do site panoramio

Pista do Aeroporto de Humaitá

( Autor Roberto Rondônia do site flickr)

05)

06)

07)

08)

09)

10)Toponímia

Thompson relata que a palavra “Humaitá”, é de origem indígena, do tupi-guarani e seu significado é: (Hu = negro, ma = agora, itá = pedra – “a pedra agora é negra”). (Thompson, 1978, pág. 181). Já por Machado, em seu dicionário etimológico português, o significado seria derivado do tupi (“mbaitá” = Papagaio pequeno). (Machado, 2003, pág. 246). Já na língua da etnia Parintintin (“mu`tá” = Pau atravessado), pois era comum os antigos irem ao Porto da Anta, que fica atrás do primeiro mercado municipal onde existia um buraco, para fazer armadilhas e pegar caça, pescar e avistavam as toras de madeira descendo rio abaixo. (Mª. G. Parintintin, 1994). Mas seu fundador dera este nome devido a uma das batalhas que o Brasil travou contra o Paraguai no Forte Humaitá.

11)

]

12)

(Por Anderson shs)

13)

(Por AC Ferreira Neto - flickr)

Algumas Imagens aéreas de Humaitá

14)

(Autor : Roberto Rondônia - flickr )

15)

16) O Crato:

Era um pequeno entreposto de apoio às pessoas que viajavam pelo Rio Madeira, desde os primeiros tempos de colonização. O lugar, logo abaixo da cidade, não se desenvolveu porque era considerado doentio e acabou sendo transformado em presídio para ladrões, criminosos e seringueiros fugitivos. Conta a lenda que havia um buraco com ferros pontiagudos no fundo onde os condenados eram jogados e por isso o lugar ficou “mal assombrado”.

17)

18)Dados Históricos do Municipio

Os primeiros habitantes do lugar foram os índios que viviam em economia de subsistência. Suas principais atividades eram a caça, a pesca, o extrativismo e a agricultura familiar. As principais etnias viviam às margens do Rio Maici (Torá) Rio Marmelo (Tenharim) e Rio Madeira (Parintintin, Pama, Arara e Mura).

Com a chegada do colonizador os índios foram perseguidos, alguns massacrados e outros escravizados. Poucos sobreviveram.

Em 1723, militares e missionários religiosos, já exploravam a região, utilizando a mão de obra indígena na coleta das drogas do sertão (cacau, andiroba, copaíba, escama de pirarucu, banha de tartaruga, castanha, etc.).

Em 1785, os índios Torá reagiram à chegada dos colonizadores e foram exterminados covardemente por militares enviados de Belém, pelo governo.

Atualmente habitam o município os Parintintin, os Tenharim e os Mura, que em suas aldeias conseguiram muitas conquistas, inclusive a da terra que foi demarcada pela FUNAI, e transformada em Reservas Indígenas e a do resgate de muitos dos seus costumes.

19)

20)

21)

22)

23)

24) O Fundador:

O comerciante José Francisco Monteiro foi um dos primeiros colonizadores que em busca de riquezas, se interessou em ficar definitivamente na região. Ele chegou em 15 de maio de 1869 e instalou-se num lugar chamado Pasto Grande onde era a Sede da Freguesia de São Francisco, no Rio Preto, próximo à atual cidade, mas devido a ataques constantes dos índios, em 1888, a sede da Freguesia foi transferida, pelo comendador (lei nº 790 de 13 de novembro de 1888), para o lugar onde hoje está a cidade de Humaitá, com o nome Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Beem de Humaitá.

25)

26) O Rio Madeira passando em frente a cidade de Humaitá

27)

28

·
14,191 Posts
Discussion Starter · #2 ·
deve ser o sono eu postei no lugar errado ..bom to meio desabituado por favor Santista 10 me perdoa

·
Norte do Brasil
60,435 Posts
Eu acho incrível que apesar da proximidade, Humaita tem um patrimônio histórico totalmente diferenciado de Porto Velho. Lá se vê bem a arquitetura portuguesa, casario com azulejos...

·
Norte do Brasil
60,435 Posts
^^ Ouvi uma história que em um dos casarões de Humaitá tem um lustre francês, pintado a mão... mas não há fotos na internet...

Jornal de 1893 de Humaitá, o Humaythaense

http://www.humaitaweb.com/2007_10_01_archive.html

Nessa época Porto Velho nem existia (a cidade só começou a ser formada na primeira década do século XX). Falo muito de Porto Velho pois a cidade pertencia ao município de Humaitá, e foi desmembrada posteriormente.

Mas já se vê que historicamente a cidade já tinha sua importância.

·
Registered
3,798 Posts
Parece limpa e organizada.

Meus colegas de trabalho, quando precisam ir à Humaitá, vão primeiro em Porto Velho e lá pegam um taxi rumo à Humaitá.

·
Rene Hass
4,331 Posts
Achei legal a cidade. Fiquei curioso com a foto 2. O que é aquele aterro na beira do rio? Vai ser um parque ou uma espécie de atracadouro?

O portal das fotos 3 e 4 é curioso. Só acho que não deveria ter um livro com menção ao Senhor. Isso porque o Brasil é um estado laico. Apenas por isso.

A arquitetura da cidade é bem interessante. A foto 6 passaria tranquilo por uma cidade gaúcha, especialmente as da metade sul do RS.

Parabéns pelo thread! :eek:kay:

·
Registered
327 Posts
Ainda não tinha visto fotos de humaitá com tamanha abrangência como vi agora. Achei bacana.
Dada a distância da capital e tomando por base cidades amazonenses que possuem a mesma faixa populacional, humaitá é simpática.

·
14,191 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Ainda não tinha visto fotos de humaitá com tamanha abrangência como vi agora. Achei bacana.
Dada a distância da capital e tomando por base cidades amazonenses que possuem a mesma faixa populacional, humaitá é simpática.
Ja estive em Humaitá e te confesso que há bastante diferença em relação a outras cidades Amaonenses, a começar pelo cuidado com as ruas, uma praça bem ampla e arborizada e ao seu redor casarões antigos bem conservados, além de uma vista maravilhosa do Rio Madeira, o Portal de entrada na BR- 319 acessível ao restante do País..

·
Registered
9,353 Posts
parece bonita e com importancia histórica... espero que no futuro quando lembrarem que existem cidades no interior do Amazonas, ela receba incentivos pra se desenvolver.

·
Rio de Janeiro
31,357 Posts
Grande Manaus,

Muito legal o thread sobre Humaitá, uma cidade simpática, tranquila e com verde ABUNDANTE! :D

Parabéns pelo thread. :eek:kay:

·
Norte do Brasil
60,435 Posts
Uma coisa que eu achei legal nessa região é que os índios estão mais flexíveis a presença do "homem branco"

Cerca de 3 meses por ano eles liberam a entrada de pescadores esportivos na região do Rio Marmelos, entre Humaitá e Manicoré... um paraíso para quem adora a pesca esportiva :D

A cor da água em alguns pontos é verde :D

Duas reportagens feitas lá
http://www.terradagente.com.br/pesc...Marmelos+Amazonas+Revista+Terra+da+Gente.aspx

http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,369037,Aventura+de+pesca+num+santuario+indigena.aspx

·
Our home and native land
2,301 Posts
Tenho vontade especial de conhecer Humaitá, é a terra de minha mãe, vieram pra Manaus nos anos 50 e desde então ela nunca voltou, sempre estamos a combinar uma viagem em família pra conhecer os lugares da infância dela, mais precisamente num seringal chamado de Três Casas, descendo o Madeira na direção de Manicoré. Desde criança sempre ouvi muitas estórias e lendas de parentes que moravam lá.
Vejo que a sede é bem arrumadinha, se tu realmente fores numa viagem até o município, Grande Manaus, lembra de tirar fotos dessa região da minha mãe (Três Casas, Cristal).

Nem preciso dizer que adorei teu thread ! :cheers:

·
14,191 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Tenho vontade especial de conhecer Humaitá, é a terra de minha mãe, vieram pra Manaus nos anos 50 e desde então ela nunca voltou, sempre estamos a combinar uma viagem em família pra conhecer os lugares da infância dela, mais precisamente num seringal chamado de Três Casas, descendo o Madeira na direção de Manicoré. Desde criança sempre ouvi muitas estórias e lendas de parentes que moravam lá.
Vejo que a sede é bem arrumadinha, se tu realmente fores numa viagem até o município, Grande Manaus, lembra de tirar fotos dessa região da minha mãe (Três Casas, Cristal).

Nem preciso dizer que adorei teu thread ! :cheers:
Em embarcação comum denominada de "recreio" a média da navegação é em torno de 17 a 21km por hora, bom eu sai as 12:15 de Manicoré e depois ainda gastei mais 27 horas para chegar em Humaitá ... pretendo ir novamente e vou procurar me informar com os tripulantes e farei fotos pra voce

·
ca RIO ca
27,025 Posts
GM, até onde sei Humaitá está bem melhor do que as fotos mostram!

Humaitá tem ligação com o resto do país por rodovia (BR-319) coisa que a capital num tem. Pense!

1 - 20 of 36 Posts