SkyscraperCity banner
1 - 20 of 59 Posts

·
Registered
8,072 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O traçado proposto pela Halcrow para o TAV Rio-São Paulo vai gerar grande ônus para o Rio de Janeiro. Ele propõe viadutos/pontes para cruzar a baía três vezes em vez de fazer isso através de túneis. O absurdo chega a ser maior ainda ao propor ligar a Ilha do Fundão com ela mesma. Estou chocado de como esse estudo desconsidera totalmente os aspectos urbanos e naturais dos locais. Isso sem falar na questão do ruído, que se tornará um grande empecilho na UFRJ.

Fonte: http://www.tavbrasil.gov.br/Tracado.asp

·
Banned
1,872 Posts
O traçado proposto pela Halcrow para o TAV Rio-São Paulo vai gerar grande ônus para o Rio de Janeiro. Ele propõe viadutos/pontes para cruzar a baía três vezes em vez de fazer isso através de túneis. O absurdo chega a ser maior ainda ao propor ligar a Ilha do Fundão com ela mesma. Estou chocado de como esse estudo desconsidera totalmente os aspectos urbanos e naturais dos locais. Isso sem falar na questão do ruído, que se tornará um grande empecilho na UFRJ.
Chocante é não fazer a obra. A Ponte Rio-Niterói não comporta mais o trânsito com congestionamentos crônicos em quase todos os horários. A Ponte R-N foi dimensionada para comportar um fluxo de 1/4 do atual. Sobre os aspectos naturais do local, a impressão que dá é que a BG é um paraíso ecológico :lol:
Se fosse por estas questões a Linha Vermelha e a própria Ponte RN não teriam sido construídas.
Aliás a Ponte é turística. rs

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Sem radicalismo, na minha opinião que venha o TAV, com barulho ou sem barulho, com esse traçado mesmo ou outro, afinal não será de hora em hora que ele irá trafegar, acredito que não mais que 3 viagens ao dia.
Se fossemos ficar pensando como vc, a ponte rio niteroi não estaria poluindo a paisagem da baía, como muitos acreditaria se ela fosse ser construidas nos dias de hj.
0nde eu moro tem o avião de treinamento, aquele grandão que não tenho certeza se é o Hercules que passa a uns 200 metros de altura e seu barulho é super xato, e isso é o dia todo, o ano todo!
Pior que o TAV é essas águas completamente "PODRES" que cercam o fundão e gostaria de um dia vê-las, não negras, mas um pouquinho mais "AZUIS"!

·
carioca
7,553 Posts
^^ Ué, mas só porque existe a Ponte Rio-Niterói e a Linha Vermelha, necessariamente o TAV TEM que ser elevado na baía? Em São Paulo eles vão construir túneis até o fim da mancha urbana.
Esse projeto proposto pela Halcrow tem visão muito a curto prazo. Se o barulho na região já é assustador, imagine com o ruído do trem-bala! Eu sou definitivamente contra elevados, só ver aqueles entroncamentos na Cidade Nova e perto da rodoviária Novo Rio.

·
Registered
186 Posts
Na atualidade, viadutos são aberrações urbanas! todo o trajeto deve ser feito com tilização de túneis e trilhos bem grudadinhos no chão sem nada de elevações!

O ruim de túneis será a falta de visibilidade do Rio de Janeiro pelos passageiros, mas quando estiver passando pela Biaxada pode ser em túneis, tem muita favela que não merece ser vista pelos passageiros, degrada a imagem do RJ (como se ninguém soubesse que ali tem isso né?!), as favelas devem ser vistas pelas autoridades para se ter uma solução, e não por pessoas que tem a intenção de investir na cidade!

(minha opnião)

·
Banned
11,098 Posts
Sem radicalismo, na minha opinião que venha o TAV, com barulho ou sem barulho, com esse traçado mesmo ou outro, afinal não será de hora em hora que ele irá trafegar, acredito que não mais que 3 viagens ao dia.
Se fossemos ficar pensando como vc, a ponte rio niteroi não estaria poluindo a paisagem da baía, como muitos acreditaria se ela fosse ser construidas nos dias de hj.
0nde eu moro tem o avião de treinamento, aquele grandão que não tenho certeza se é o Hercules que passa a uns 200 metros de altura e seu barulho é super xato, e isso é o dia todo, o ano todo!
Pior que o TAV é essas águas completamente "PODRES" que cercam o fundão e gostaria de um dia vê-las, não negras, mas um pouquinho mais "AZUIS"!

Não serão 3 viagens ao dia não... é pior do que vc esperava. Eu li algo em torno de 20 em 20 minutos quando estiver a pleno vapor :lol: Universitários? Please!

·
Registered
8,072 Posts
Discussion Starter · #12 · (Edited)
Sobre os aspectos naturais do local, a impressão que dá é que a BG é um paraíso ecológico :lol:
Se fosse por estas questões a Linha Vermelha e a própria Ponte RN não teriam sido construídas.
Aliás a Ponte é turística. rs
Só porque foram cometidos enormes erros nos anos 70 e 80, quer dizer que temos de repeti-los hoje? A questão da ponte é simples. O impacto que tinha o tráfego de barcas era muito superior que a construção de uma ponte. Nesse quesito, tem de se usar a razoabilidade.

^^ Ué, mas só porque existe a Ponte Rio-Niterói e a Linha Vermelha, necessariamente o TAV TEM que ser elevado na baía? Em São Paulo eles vão construir túneis até o fim da mancha urbana.
Esse projeto proposto pela Halcrow tem visão muito a curto prazo. Se o barulho na região já é assustador, imagine com o ruído do trem-bala! Eu sou definitivamente contra elevados, só ver aqueles entroncamentos na Cidade Nova e perto da rodoviária Novo Rio.
Exatamente. O TAV, em São Paulo, vai se enterrar em Guarulhos e só sai de novo em Caieiras em um trajeto de 30km. No Rio, estão previstos somente 17km de traçado subterrâneo. Adicionar mais 7km do Caju ao Galeão não traria proporcionalmente muito mais custos.

Não serão 3 viagens ao dia não... é pior do que vc esperava. Eu li algo em torno de 20 em 20 minutos quando estiver a pleno vapor :lol: Universitários? Please!
Na verdade, são cinco por hora, o expresso passa a cada 20 min e o regional a cada 30 min. Pegando 12h como exemplo, uma possível programação seria:

12:00h Expresso
12:05h Regional
12:20h Expresso
12:35h Regional
12:40h Expresso

·
Registered
8,072 Posts
Discussion Starter · #13 ·
mais se for fazer tunel ai sim que o TAV nao sai nunca...imagina o quanto vai custar 0.0
Só para você ter uma noção, cito um trecho da reportagem do Valor Econômico de ontem:

O estudo da Halcrow expõe uma complexidade inédita no projeto de engenharia: 91 quilômetros (18% da extensão total) serão percorridos em túneis — o equivalente a uma vez e meia a rede em operação do metrô paulistano — e 107 quilômetros (21%) em pontes. O restante do trajeto será sobre a superfície. Só os túneis, segundo o estudo, custarão R$ 10,7 bilhões.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Compartilho da mesma opinião emtida pelo autor deste tópico.
O TAV é de grande importância, mas deve-se pensar muito bem se a obra não causará impactos à paisagem da Baía de Guanabara. Hoje a baía é extremamente poluída, mas um dia poderá vir a ser despoluída...
Nos dias de hoje falar-se em baía limpa é pura utopia. No entanto, a despoluição da Guanabara é tecnicamente possível e pode vir a ser realizada no futuro. Os vários viadutos do projeto do TAV impactarão, sem dúvida alguma, mais ainda a paisagem da Guanabara.

·
Registered
122 Posts
Se ele ja vai custar a bagatela de 34 bilhões do jeito que està, se colocarem um tunel sob a baia iria ficar ainda mais caro, e tornaria o projeto mais inviavel do que ja é.

·
Registered
8,072 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Se ele ja vai custar a bagatela de 34 bilhões do jeito que està, se colocarem um tunel sob a baia iria ficar ainda mais caro, e tornaria o projeto mais inviavel do que ja é.
Entre a Ilha do Governador e Duque de Caxias já é planejado um túnel, por que não entre o Caju e a Ilha do Governador?

·
Registered
30,247 Posts
Coiote,

TAV é uma ameaça para a paisagem da Baía de Guanabara? Como? A paisagem da Baía de Guanabara por onde o TAV irá passar já está total e irremediavelmente destruída! Simples pontesinhas estreitas por onde o TAV passará serão um mal muito menor do que a presença de todas aquelas favelas existentes na região, mais enormes pontes da Linha Vermelha, mais poluição até o momento incontrolável vinda da Baixada Fluminense, etc, etc, etc.

·
Registered
Ao lado da Ciência, dos Fatos e da Empatia
12,723 Posts
Vai pegar um pequeno trecho da baía. Só não vejo como o turista que chegar ao Galeão vai poder lucrar com isso porque será mais barato pegar um taxi. A passagem do TAV será muito cara. Isso sim é absurdo.

·
Registered
8,072 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Coiote,

TAV é uma ameaça para a paisagem da Baía de Guanabara? Como? A paisagem da Baía de Guanabara por onde o TAV irá passar já está total e irremediavelmente destruída! Simples pontesinhas estreitas por onde o TAV passará serão um mal muito menor do que a presença de todas aquelas favelas existentes na região, mais enormes pontes da Linha Vermelha, mais poluição até o momento incontrolável vinda da Baixada Fluminense, etc, etc, etc.
Só porque a área já tem problemas, isso quer dizer que podem desstruir ainda mais?

1 - 20 of 59 Posts