SkyscraperCity Forum banner

O thread das Árvores, Florestas e Áreas Verdes

13509 Views 179 Replies 34 Participants Last post by  Andre_Filipe
Thread para se meter notícias ou curiosidades sobre as nossas verdinhas :eek:kay:

Quercus preserva carvalhal em Montemor-o-Novo

11.05.2008

A associação ambientalista Quercus vai apoiar a preservação de um carvalhal, uma "autêntica relíquia", existente na Herdade do Freixo do Meio, Montemor-o-Novo (Évora), tendo criado uma micro-reserva biológica com medidas de gestão específicas.

"Os carvalhais são raros, hoje em dia, e ainda mais no Sul do país, onde o que existe muito é o montado de sobreiros e azinheiras", salientou José Paulo Martins, da Quercus. Daí, frisou o mesmo responsável, a importância do cercal de carvalho-cerquinho que existe na Herdade do Freixo do Meio. "É um carvalhal quase puro, com centenas de carvalhos, alguns deles exemplares de grande porte, em que são precisas duas ou três pessoas para abraçar o tronco. É uma autêntica relíquia do que foram os bosques primitivos que, no passado, cobriram grande parte do país", explicou.

Garantindo tratar-se de um "sítio muito interessante", José Paulo Martins adiantou que a Quercus e a Herdade do Freixo do Meio estabeleceram um protocolo de colaboração para a gestão conjunta deste bosque, denominado Carvalhal da Barranca da Loba. O cercal, que passou a integrar a rede de micro-reservas biológicas da Quercus, vai ser alvo de um plano de gestão específico. "É uma micro-reserva com cerca de seis hectares e a sua conservação vai envolver a criação de uma faixa sem cultivos em redor de todo o bosque, de forma e permitir também o seu alargamento". Evitar o uso de agroquímicos na orla, não permitir o acesso do gado e o controle de silvados que "estão a invadir algumas áreas" são outras das medidas.

"Se necessário, será facilitada a regeneração na orla recorrendo à plantação e/ou sementeira a partir de sementes do próprio bosque", explica a Quercus. Ao mesmo tempo, as duas entidades subscritoras do protocolo comprometem-se a fazer a manutenção de um trilho que percorre toda a micro-reserva, o qual permite a visita e o conhecimento da flora e da fauna existentes. "Há já poucos carvalhais e é preciso preservar os que ainda existem, porque são pequenos ecomuseus do que foram os bosques do passado", assegurou José Paulo Martins. Lusa

No Sul do país, de acordo com José Paulo Martins, existem apenas "alguns pequenos bosques de carvalho-cerquinho no Sudoeste alentejano, como Odemira e a serra de Monchique". O da Herdade do Freixo do Meio, propriedade com cerca de 1900 hectares quase toda ocupada por montado de sobro e azinho, subsistiu porque se situa "ao longo de um pequeno barranco, muito inclinado", o que não facilitou a actividade agrícola nesse local. Com o Carvalhal da Barranca da Loba, são já nove as micro-reservas biológicas criadas pela Quercus por todo o país.

Fonte: Publico
See less See more
1 - 20 of 180 Posts
Ena! um cercal!:eek: fantástico!:pepper: Será que vai dar para visitar?!:D
Se der o primeiro a ir lá sou eu que tou mais perto:lol:
Espero bem que vás :D
Mas os maiores carvalhais do Alentejo ficam na serra de São Mamede :)
"no Sul do país, onde o que existe muito é o montado de sobreiros e azinheiras"

:banana: :lol:
"no Sul do país, onde o que existe muito é o montado de sobreiros e azinheiras"

:banana: :lol:
Por isso é que é importante conservar os poucos carvalhais existentes, pois é reconhecidamente uma árvore mais bonita.
reconhecidamente?:lol: opinioes nao se discutem. e na minha nao e'.
Eu sei que para ti não é, toda a gente tá farta de saber isso. Mas para a esmagadora maioria das pessoas os carvalhos são árvores mais belas que as que tu gostas, por isso é que são bastante usadas com árvores ornamentais em todo o mundo.

E atenção que os sobreiros e azinheiras também são carvalhos, mas são de folha perene.
andaste a fazer entrevistas foi pra saberes quais as arvores que as pessoas mais gostam?:lol: tu que es o homem dos numeros apresenta ai dados que mostrem isso:rofl:
Isso é como perguntar qual é mais bonito, se o estádio das Antas ou o estádio do Dragão. Basta o senso comum para saber qual dos dois as pessoas gostam mais.

Além de que o facto de o carvalho de folha caduca ser uma árvore muito usada para fins ornamentais já constitui prova suficiente para saber do que as pessoas normais realmente gostam. Vai a um parque qualquer e vê quantas árvores das que tu gostas é que vês lá. A unica limitação para a utilização dos carvalhos de folha caduca e de outras árvores semelhantes é o clima, senão eram usados em todo o mundo.

O carvalho é também a árvore nacional de vários paises como a Inglaterra, os EUA, a Alemanha, França, Polónia, etc...
Não e', tu nunca sabes o que e' que as pessoas pensam. se calhar na Terra Fria Transmontana ate' podem gostar mais de carvalhos, perguntas a um alentejano e gostam mais das suas especies predominantes. A oliveira tambem e' usada como fins ornamentais na Italia, em Malta, etc. Alias esta-se a ver muito em Portugal, em vez de se colocar palmeiras que era o mais habitual, colocar-se uma oliveira em pleno jardim. Não preciso de sair da minha cidade pra ver as arvores que gosto nos jardins e principalmente em parques. Uma pessoa que gosta de uma palmeira por exemplo nao e' uma pessoa normal:rofl: o que e' que me interessa se e' a arvore nacional desses paises? nao e' do nosso e nunca ira sê-lo.
Quercus contra abate de árvores centenárias

Duas dezenas de choupos-pretos (Populus *****) autóctones, a maioria sem problemas fitossanitários, foram cortados na berma da EN349-3, entre Terras Pretas (Torres Novas) e Tomar, denunciou ontem a associação ambientalista Quercus.

Fonte: Público

:eek:hno:
Não e', tu nunca sabes o que e' que as pessoas pensam. se calhar na Terra Fria Transmontana ate' podem gostar mais de carvalhos, perguntas a um alentejano e gostam mais das suas especies predominantes. A oliveira tambem e' usada como fins ornamentais na Italia, em Malta, etc. Alias esta-se a ver muito em Portugal, em vez de se colocar palmeiras que era o mais habitual, colocar-se uma oliveira em pleno jardim. Não preciso de sair da minha cidade pra ver as arvores que gosto nos jardins e principalmente em parques. Uma pessoa que gosta de uma palmeira por exemplo nao e' uma pessoa normal:rofl:
Esta discussão não faz sentido. Como toda a gente sabe o carvalho é muito usado em parques e ruas/avenidas de quase todo o mundo e só não o é mais porque tem um crescimento muito lento, a olivera mal se vê (pelo menos eu, tirando uma rotunda em Mirandela, nunca vi nenhuma...). A oliveira é 8 e o carvalho é 80, não há comparação possivel. Se o carvalho é MUITÍSSIMO mais usado para fins ornamentais que a oliveira (e outras árvores que tu gostas), é porque as pessoas gostam mais do carvalho. É assim tão difícil entender? Eu sei que és um puto, mas se fizeres um esforço vais ver que consegues... ;)

o que e' que me interessa se e' a arvore nacional desses paises? nao e' do nosso e nunca ira sê-lo.
Só porque tu o dizes não? Se o carvalho nunca o irá ser, a oliveira muitíssimo menos :|

A Quercus (principal organização ambiental em Portugal) tem como símbolo uma folha de carvalho. O própio nome "quercus" é latim para carvalho.
See less See more
2
Não faço essa guerra toda porque adoro as 2...
Esta discussão não faz sentido. Como toda a gente sabe o carvalho é muito usado em parques e ruas/avenidas de quase todo o mundo e só não o é mais porque tem um crescimento muito lento, a olivera mal se vê (pelo menos eu, tirando uma rotunda em Mirandela, nunca vi nenhuma...). A oliveira é 8 e o carvalho é 80, não há comparação possivel. Se o carvalho é MUITÍSSIMO mais usado para fins ornamentais que a oliveira (e outras árvores que tu gostas), é porque as pessoas gostam mais do carvalho. É assim tão difícil entender? Eu sei que és um puto, mas se fizeres um esforço vais ver que consegues... ;).
a oliveira e 8 e o carvalho 80?:lol: mais uma vez a tua opiniao. o carvalho ate' pode ser utilizado mais para fins ornamentais em todo o mundo, em coimbra nao o e mas a oliveira ocupa MUITISSIMO mais territorio portugues que o carvalho. Eu sei que és um velho cachetas mas se fizeres um esforço vais ver que consegues:lol:

Só porque tu o dizes não? Se o carvalho nunca o irá ser, a oliveira muitíssimo menos :|.
Portugal e' o 10º produtor mundial de azeite (e ira subir nos proximos anos) e a oliveira ocupa uma parte muita significativa do territorio nacional. A oliveira nunca sera a arvore a arvore nacional, "muitissimo menos" que o carvalho? isso deve ser pra rir:rofl:

podias ter escolhido uma foto pior para mostrares uma oliveira:rofl:

A Quercus (principal organização ambiental em Portugal) tem como símbolo uma folha de carvalho. O própio nome "quercus" é latim para carvalho.
O Brasao de Portugal tem nele folhas de oliveira.
Por isso é que é importante conservar os poucos carvalhais existentes, pois é reconhecidamente uma árvore mais bonita.
por acaso tb acho os carvalhos bonitos, mas as azinheiras tb.

Estou a pensar fazer um "bonzai" apartir de um cedro que está à venda no Modelo por 2 euros, será que os cedros se adaptam a meia-sombra, ou só são árvores para estar fora na rua?

Há uns mesitos comprei uma laranjeira e está em casa (li que dava para estarem em casa, mas precisam de muita luz para darem fruto), um show, tá a dar laranjinhas e tinha uma flor espectacular, para a próxima compro um limoeiro ou uma tangerineira, de preferencia arranjada para ornamentação.
a planta é Cupressus lusitanica (Cedro do Buçaco)

e pelo aspecto parece que dá! Agora preciso de saber quanta luz ela quer e água.
Eu gosto mais de castanheiros!:D
1 - 20 of 180 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.