SkyscraperCity banner
1 - 20 of 125 Posts

·
Registered
9,468 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O mais completo thread sobre Joinville do SSC!!! :banana: :cheers:

Localizado na região Sul do País, município pólo da microrregião nordeste do Estado de Santa Catarina, é a maior cidade catarinense, responsável por cerca de 20% das exportações catarinenses. Terceiro pólo industrial da região Sul, com volume de receitas geradas aos cofres públicos inferior apenas às capitais Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), Joinville figura entre as quinze maiores arrecadadores de tributos e taxas municipais, estaduais e federais. A cidade concentra grande parte da atividade econômica na indústria - que gera um faturamento de US$ 14,8 bilhões por ano - com destaque para os setores metalmecânico, têxtil, plástico, metalúrgico, químico e farmacêutico. O Produto Interno Bruto per capita de Joinville também é um dos maiores do país, em torno de US$ 8.456 por ano.

Joinville possui uma das maiores áreas de mata atlântica em área urbana do país: o Morro do Boa Vista, com 390 hectares. É a cidade com a maior quantidade de mata atlântica preservada em Santa Catarina, estado que detém 1/3 da mata atlântica no Brasil. Possui 39 sítios arqueológicos, sendo 11 em área urbana.

Latitude: Sul 26º18'05''
Longitude: Oeste 48º50'38''
Altitude da sede: 4,5 m
Ponto Culminante: Pico Serra Queimada - 1.325 m
Área do Município: 1.135,05 km2
População: Aproximadamente 500.000 habitantes
IDH: 0,857 - 12º do Brasil, junto com Caxias do Sul, Jundiaí e Vinhedo.
Taxa de Analfabetismo (15 anos ou mais): 3,4%
PIB Agropecuário (2006): 26.074 mil reais
PIB Indústria (2006): 4.440.182 mil reais
PIB Serviços (2006): 4.961.470 mil reais
Impostos (2006): 1.256.402 mil reais
PIB Total (2006): 10.684.128 mil reais
Movimentação de Passageiros Rodoviária (2007): 967.748 (12º Brasil)
Movimentação de Passageiros Aeroporto (2008): 244.757 (42º Brasil)
Distância Porto de São Francisco do Sul: 45 km
Distância Porto de Paranaguá: 134 km
Distância Porto de Itajaí: 87 km
Distância Aeroporto Internacional de Curitiba: 133 km
Distância Aeroporto Internacional de Navegantes: 86 km
Distância Aeroporto Internacional de Florianópolis:189 km

Breve história:

Joinville foi fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas.

As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França). A chegada dos imigrantes à região foi possível depois de o príncipe ceder, em 1849, oito léguas de área para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, de propriedade do senador Christian Mathias Schroeder.

Os primeiros colonizadores chegaram às terras brasileiras dois anos depois, juntando-se a portugueses e indígenas já estabelecidos na região. Em 1852 a colônia passou a ser chamada de Joinville.

Resultado da dedicação ao trabalho dos primeiros imigrantes, Joinville tem hoje uma das economias mais diversificadas e desenvolvidas do Sul do país.

Além de abrigar indústrias líderes em seus segmentos de atuação,destaca-se também pelo forte setor de serviços e pelo turismo. Joinville é conhecida como Cidade das Flores, das Bicicletas, dos Príncipes e da Dança.

Alguns vídeos:

Agora, finalmente, as fotos!

1.

Por Douglas Daniel dos Santos

2. Foto antiga do Cine Palácio e da Praça da Bandeira. Atualmente é uma Igreja. :eek:hno:

Por Mr.Canello

3. Uma famosa construção em estilo normando. É uma agência do Banco Itaú.

Por Pablo Teixeira

4.

Por dota

5.

Por Roberto Tatemoto

6.

Por dota

7. Catedral Diocesana de Joinville

Por wally elsissy

8. Mercado Público Municipal

Por Roberto Tatemoto

9. Vista do Joinville Country & Golf Club

Por Celso Osternack

10.1. Fórum Comarca de Joinville

Por Econ. Fernandes Alexandre Quintino

10.2. Câmara de Vereadores

10.3. 1º Sistema de Abastecimento de Água da Colônia Dona Francisca

11. Barragem se não me engano no rio Piraí.

Por kleber kienen

12. Canal do Palmital/Vigorelli/Baía da Babitonga

Por Élinton Eduardo Bartniak

13.

Por Elisdfm

14. Barragem no rio do Júlio

Por evandrojp

15.

16.

Por Thiago Dambros

17.

Por AnD yamasaki

18. Canal do Palmital/Vigorelli/Baía da Babitonga

Por Gilberto Gadotti Jr.

19. Barco na Lagoa do Saguaçu e Morro do Boa Vista ao fundo

Por Gilberto Gadotti Jr.

20. Canal do Palmital/Vigorelli/Baía da Babitonga

Por Gilberto Gadotti Jr.

21. Estrada Imperial Dona Francisca

Por Gilberto Gadotti Jr.

21.2. Estrada Imperial Dona Francisca à noite

Por Claudia V

22. Parque Caieiras

Por Ederson_Kaminski

23. Estrada Quiriri

Por Erico Christmann

24. Foto antiga do trem Litorina

Já tem o crédito na foto.

25.

Por Rubão.

26. Arena Joinville

Por Djanira Horn

27.

Por jaurtorq (conexão lenta)

28.

Por Wesley Angelo Alberto

29.

Por J & J 2007

30. Moinho Santista

Por Jorge A.S

31. Estrada Imperial Dona Francisca

Por rikoch1

32.

Por Rodrigo E. Philipps

33.

Por Alexandre Costa

34.

Por Jorge A.S

35.

Por Jorge A.S

36. Mirante do Parque Caieras

Por Alexandre Costa

37. Praça da Bandeira e Terminal Central ao fundo

38. Monumento A Barca

Por Jorge A.S

39.

Por Lino Sasse

40. Shopping Mueller

41. Arrozal no bairro Vila Nova

Por Pogan

42. Hotel Vale das Hortências

Por evandrojp

43.

Por Pogan

44. Monumento ao voluntário

Por Fotos Atrative

45. Mirante da Serra Dona Francisca

Por FlavioRenato

46. Parque Zoobotânico

47. Ponte coberta sobre o rio Quiriri

Por Erico Christmann

48. Barco Príncipe de Joinville III, o maior e mais completo iate de turismo da costa brasileira.

Por Jorge A.S

49. Av. JK, passarela ao fundo.

Por Felipknot

50. Boulevard Cachoeira, edifício Deville ao fundo.

Por Felipknot

51. Cais Conde D'Eu

Por André Carvalho

52. Arquivo Histórico de Joinville

Por Jorge A.S

53. Mirante do Morro do Boa Vista

Por Jorge A.S

54. Pórtico

Por Fernando P. Oliveira

55. Moinho e pórtico na entrada da cidade

Por caoghiorzi

56. Bairros Glória, América, Centro e Saguaçu

56.2. Centro

Por jaurtorg

57. Refeitório do Perini Business Park

www.perinibusinesspark.com.br

58. Vila germânica do Perini Business Park e Avenida Fabio Perini

59. Perini Business Park. O maior condomínio empresarial multisetorial do Brasil

60. Aérea de Joinville

Por Jorge A.S

61. Parte do Centro, América e Atiradores. Montanhas ao fundo.

Por Reinert16

62. ACIJ - Associação Empresarial de Joinville

www.acijportal.com.br

63. Escola Técnica Tupy

www.sociesc.org.br

64. Fundição Tupy. Não sei agora, mas até um tempo atrás somente esta empresa era a 4ª maior consumidora de energia elétrica do estado. Atrás apenas de Joinville, Florianópolis e Blumenau.

65. Prefeitura, Centro e Zona Sul

http://a2cagencia.ning.com/

66. Colégio Elias Moreira

www.eliasmoreira.com.br

Cultura:

67. A tradicional Festa das Flores

www.clicrbs.com.br

68. Festa das Flores

www.festadasflores.com.br

69. Stammtisch

www.pirabeiraba.com.br

70. O famoso Festival de Dança de Joinville

www.santacatarinabrasil.com.br

71. Salão do Automóvel de Joinville. Mais fotos do Salão aqui.

Esta última foto é de minha autoria.

Agradecimento na criação do thread: Cristian_

É isso. Espero que vocês gostem! E comentem, porque deu trabalho!! Ainda mais pra pegar as fontes!! :cheers: :)

E nas outras página tem mais fotos!!

·
Registered
7,168 Posts
Orraaaa!! Completasso... :applause: Mas acho que faltou coisa pra caramba ainda hahahaha Bem se fosse colocar tudo iria travar os computadores da galera...

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Adorei o thread! Mas você tem certeza que aquele prédio vermelho da legenda 2 é mesmo uma igreja hoje? Para mim , ali era o Museu da Imigração. Parabéns pelo thread! A Serra Dona Francisca é majestosa! Gostei também do monumento aos voluntários assim como dos prédios enxaimel. Só não gostei da catedral que para uma cidade tão alemã bem que podia ser neogótica ou enxaimel ainda que fake. hehe. Eu fiquei com vontade de ir no passeio pelo Príncipe de Joinville ( este passeio merecia ter outro thread para vermos como é um passeio completo nele). Achei legal também você colocar o mapa do google porque isto ajuda a vermos melhor a proximidade da cidade do litoral.

·
Registered
18,253 Posts
xistracinho, parabéns pelo thread!

Sempre achei muito difícil "entender" Joinville, devido às suas peculiaridades geocgráficas e esse seu thread ajuda bastante. Os prédios históricos, e as paisagens da cercania são muito bonitos. No entanto, a Catedral é bem feia, nem combina com a cidade.

Esse rio que corta a cidade é limpo? O cais Conde d'Eu é nesse mesmo rio ou em outro curso d'água?

E por fim, onde você conseguiu as informações sobre o Terminal Rodoviário da cidade? A Rodoviária de Londrina movimenta 2.160.000 passageiros anuais, e duvido que seja a 12ª do país.

·
Registered
15,784 Posts
Belas imagens de Joinville!

Cidade espalhada, verde (bem, muito disso nas belas montanhas ao redor), entre serras, lagos, mares, praias e planícies.

Que cidade poética!

·
Registered
8,837 Posts
Lindas fotos da 3ª potência do sul.

·
Registered
8,837 Posts
Uma foto de Joinville por um ângulo inédito:

·
Registered
9,468 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Só agora que vi que esqueci de colocar no "longitude" que é oeste. Mas imagino que vocês devam saber :lol:

Aproveitando, a foto 10, do Fórum é do Fernandes Alexandre Quintino.

Orraaaa!! Completasso... :applause: Mas acho que faltou coisa pra caramba ainda hahahaha Bem se fosse colocar tudo iria travar os computadores da galera...
Pois é, também achei que faltou alguma coisa... Mas era 4h da manhã quando eu finalmente terminei o thread, não tava com muita paciência pra garimpar mais umas fotos... Hahaha. Se quiser ajudar, diga o que você acha que faltou e eu coloco na segunda página! Eu ia colocar fotos do primeiro sistema de abastecimento de água da Colônia Dona Francisca, mas como disse, era 4h da manhã e o sono tava batendo! :nuts:

Mas na segunda página, pra não ficar tão pesado agora na primeira, eu vou adicionar mais algumas fotos. Se quiser me ajudar dizendo o que eu devo colocar! :)

Posso colocar a Igreja da Paz, alguma foto do thread do Cristian do Bucarein, o Ernestão e seus jogos de Futebol Americano, o pessoal num jogo de Basquete ou Futsal, a Câmara de Vereadores, o outro Fórum, uma melhor da Prefeitura, alguma das universidades... O que mais? :cheers:

Obrigado pelo comentário!

Adorei o thread! Mas você tem certeza que aquele prédio vermelho da legenda 2 é mesmo uma igreja hoje? Para mim , ali era o Museu da Imigração. Parabéns pelo thread! A Serra Dona Francisca é majestosa! Gostei também do monumento aos voluntários assim como dos prédios enxaimel. Só não gostei da catedral que para uma cidade tão alemã bem que podia ser neogótica ou enxaimel ainda que fake. hehe. Eu fiquei com vontade de ir no passeio pelo Príncipe de Joinville ( este passeio merecia ter outro thread para vermos como é um passeio completo nele). Achei legal também você colocar o mapa do google porque isto ajuda a vermos melhor a proximidade da cidade do litoral.
Sim! É uma Igreja Evangélica... O Museu da Imigração fica em um prédio parecido, só que azul e branco, na Rua das Palmeiras. Dá pra vê-lo na foto 32.

O monumento aos voluntários fica do ladinho da Arena Joinville. Tinham algumas fotos que pegavam os dois juntos, mas não eram muito bonitas...

Eu também não gosto da Catedral, se você reparar em outras fotos (na 27 por exemplo) ela é redonda em cima. Bem, deve ter quem ache bonito :nuts: :lol:

O passeio no Barco Príncipe faz tempo que não faço. Custa uns R$80, vai de Joinville, da Lagoa do Saguaçu, até o centro histórico de São Francisco do Sul, aquela ilha que não dá pra ver direito que é uma ilha, que no mapa fica em cima de Joinville. Meus irmãos e uns amigos foram ano passado, por R$10 (era pra um evento), eu só não fui porque tava com sono e queria dormi. Me arrependo até hoje. Mas talvez tenha uma guria que tirou fotos, vou ver se acho. :)

xistracinho, parabéns pelo thread!

Sempre achei muito difícil "entender" Joinville, devido às suas peculiaridades geocgráficas e esse seu thread ajuda bastante. Os prédios históricos, e as paisagens da cercania são muito bonitos. No entanto, a Catedral é bem feia, nem combina com a cidade.

Esse rio que corta a cidade é limpo? O cais Conde d'Eu é nesse mesmo rio ou em outro curso d'água?

E por fim, onde você conseguiu as informações sobre o Terminal Rodoviário da cidade? A Rodoviária de Londrina movimenta 2.160.000 passageiros anuais, e duvido que seja a 12ª do país.
Não é limpo. Chama-se Rio Cachoeira, é o rio mais importante historicamente para a cidade, pois é por onde vieram os primeiros imigrantes, através da Barca Colon. Como a cidade se desenvolveu em volta dele, os degetos de indústrias e residências eram jogados ali. A intenção do novo prefeito é limpá-lo, mas não acredito não. Na gestão passada houve um projeto para a limpeza, que começou a ser colocado em prática e a surtir um efeito, chamado Flot Flux. O objetivo era colocar umas dez estações de tratamento ao longo do rio, mas foi colocada só uma. Porém o Ministério Público alegou irregularidades, como superfaturamento, e alegou também que de nada adiantava limpar o rio sendo que ainda haviam degetos sendo jogados nele. Na minha gestão de prefeito eu coloco 100% de esgoto tratado e faço um bom projeto para a limpeza do rio. :lol:

Os dados da rodoviária peguei aqui mesmo do SSC, deste thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=848204
Talvez tenha algum erro no thread, não por Londrina, que acho que está numa posição boa, 18ª, mas por Caxias do Sul, que está perto da 200ª posição! Não sei como foi feito aquele cálculo, pra mim era alguma agência federal ou algo do tipo. Mas pode ser que, como é o caso dos shoppings, nem todos são associados da ABRASCE, e por isso não há informações corretas de número e área de shoppings.

Aproveitando: todas as informações eu peguei do site da Prefeitura Municipal, IPPUJ, SSC e IBGE.

Enfim, valeu pelo comentário!

:applause: Boas fotos...

Belas imagens de Joinville!

Cidade espalhada, verde (bem, muito disso nas belas montanhas ao redor), entre serras, lagos, mares, praias e planícies.

Que cidade poética!
Sim! Joinville na minha opinião é uma das mais belas cidades do país em termos naturais. Se houvesse vontade política para melhorar ainda mais a economia, infraestrutura e urbanismo, pode crer que não iria ter pra ninguém! :cheers:

Lindas fotos da 3ª potência do sul.

E realmente, eu ainda não tinha visto essa foto. Foi tirada do bairro Atiradores em direção ao Centro. O hotel Mercure é o Prinz, na rua Otto Boehm. Valeu pela foto também! :)

Maravilhosas as fotos.
Obrigado pelo comentário! :D

·
Registered
7,168 Posts
1 - Sim, é alugado pra iurd... Já houve muitos protestos para que tirassem, mas desde quando alguém consegue, até na Europa eles alugam prédios históricos por exemplo tentaram comprar a Brixton Academy em Londres... pfff

2 - A catedral é assim ó:

·
Registered
9,468 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Obrigado Camilo_Costa e tonyssa :)

Só agora que reparei que não respondi todas as perguntas do Yuri. O Cais Conde D'Eu fica no Rio Cachoeira sim, no outro lado da rua do Mercado Público Municipal. :)

·
Registered
7,168 Posts
Pois é, também achei que faltou alguma coisa... Mas era 4h da manhã quando eu finalmente terminei o thread, não tava com muita paciência pra garimpar mais umas fotos... Hahaha. Se quiser ajudar, diga o que você acha que faltou e eu coloco na segunda página! Eu ia colocar fotos do primeiro sistema de abastecimento de água da Colônia Dona Francisca, mas como disse, era 4h da manhã e o sono tava batendo! :nuts:
Pois é, vou ver se acho uma coletânea com algumas fotos diferentes de Joinville que fiz uma vez, mas acho que acabei deletando por pura preguiça de "uppar" pra photobucket! hahahaha

·
terra da buRRocracia
3,553 Posts
cara...que thread show de bola!!
pena que eu não tenho paciencia e nem como ficar acordado até as 4 da manhã...hahahahhah

só uma coisa...
as fotos 12, 18 e 20 se referem ao final do canal Palmital/Baía da Babitonga, na região da Vigorelli....

é certo que para mostrar tudo da cidade, seria necessário mais threads, específicados por área....mas esse aqui demonstra bastante coisa interessante!

quando voltar a ter internet em casa eu faço um thread, por que no trabalho não há tempo hábil...hahah

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
1 - Sim, é alugado pra iurd... Já houve muitos protestos para que tirassem, mas desde quando alguém consegue, até na Europa eles alugam prédios históricos por exemplo tentaram comprar a Brixton Academy em Londres... pfff

2 - A catedral é assim ó:
Até que a Catedral vista de cima é bonita. Eu achei feia de frente.

·
Blumenau
583 Posts
Aaaaah como eu adoro essa cidade!
Minha cidade preferida do meu querido estado.

Thread completíssi-ssi-ssimo.
Parabéns pelo thread e pelo empenho de juntar todas as fotos, não deve ter sido nada simples.

Joinville :cheers:

·
Registered
12,616 Posts
Adorei a foto 56, um ângulo absolutamente inédito para mim. Precisamos de umas fotos novas a nível de rua ;x

Excelente thread Xistracinho, muito boa a seleção de fotos.

1 - 20 of 125 Posts