SkyscraperCity Forum banner

Obra de Zaha Hadid, Museu MAXXI corre risco de fechamento

2752 Views 13 Replies 11 Participants Last post by  Suburbanist

© Iwan Baan

Apenas dois anos depois de sua inauguração o Museu Maxxi (Museo Nazionale dele Arti del XXI Secolo) de Roma está ameaçado de fechamento. A crise atual econômica do país resultou em importantes cortes no financiamento cultural, causando uma grande quantidade de stress nas artes. No principio desse mês, foi dito ao museu que a contribuição do governo a seu orçamento de 11 milhões de euros seria reduzido, em 2012, para menos de 2 milhões. Agora, como os encarregados do museu não estabeleceram um orçamento para o ano de 2013, o governo iniciou um procedimento supostamente para por este museu de alto nível, sob uma administração especial.

Projetado por Zaha Hadid Architects, foi o vencedor do Prêmio Stirling 2010, o museu atrai mais de 450.000 visitantes por ano. Hadid descreveu o êxito do museu como “notável”, já que rapidamente ganhou reputação e prestígio internacional dentro do mundo da arte contemporânea.

Segundo o divulgado pelo The Guardian, os problemas surgiram uma vez que o governo italiano descobriu um buraco de 800 mil euros nas contas de 2011 do MAXXI. Ainda que o museu disse que esta quantidade foi compensada pelo lucro de 2010, o governo italiano está considerando a possibilidade de por o museu nas mãos de administradores e revelará seu destino dentro das próximas semanas.

As perdas projetadas para o museu poderá chegar a 11 milhões de euros nos próximos três anos.
Fontes: ArchDaily Brasil, The Guardian, BD Online
See less See more
1 - 14 of 14 Posts
O museu é sustentado apenas com dinheiro publico?
eles n cobram entrada?
Isso se chama MÁ ADMINISTRAÇÃO mesmo. Aposto que esse "rombo" deve-se a pura incopetência administrativa e/ou corrupção. Lógico que o museu cobra entrada, e segundo a reportagem ele já um dos mais visitados da Itália.
Então nem deveria receber dinheiro publico,deveria se sustentar apenas com o dinheiro cobrado na entrada e doações
O museu é sustentado apenas com dinheiro publico?
eles n cobram entrada?
Você conta nos dedos das mãos, do Lula, quantos museus são sustentáveis...

Mas ser sustentável não é o objetivo de nenhum museu, afinal o seu papel é outro... em princípio...

No Brasil, por exemplo, não existe nenhum...

Um museu é muito mais que exposições e funcionários...
See less See more
"(...) Segundo o divulgado pelo The Guardian, os problemas surgiram uma vez que o governo italiano descobriu um buraco de 800 mil euros nas contas de 2011 do MAXXI..."

Isso se chama MÁ ADMINISTRAÇÃO mesmo. Aposto que esse "rombo" deve-se a pura incopetência administrativa e/ou corrupção. Lógico que o museu cobra entrada, e segundo a reportagem ele já um dos mais visitados da Itália.
^^^^
Não tenha dúvidas. Afinal, no período mencionado na matéria, o primeiro-ministro da Itália era Berlusconi, que foi acusado de tudo que não presta, como envolvimento com a máfia, lavagem de dinheiro, evasão fiscal, participação em homicídio, corrupção e suborno de policiais e juízes. Logicamente, com a corrupção a níveis astronômicos no seu governo, a incompetência político-administrativa tomou conta de todas as esferas, fazendo a Itália pedir socorro até agora.
See less See more
Não cuidam nem de Pompéia, vão querer cuidar de arte contemporânea?
Um museu na EUROPA em crise? Pára tudo que eu quero descer.

É muita burrice pra não dizer, má gestão.
Um dos maiores destaques na arquitetura da década passada, um marco, que está condenado ao abandono pela má administração de várias partes. Muito triste!
Podiam desmontar e trazer para minha cidade!
:lol::lol:
Amo esse museu! *-*

Podiam desmontar e trazer para minha cidade!
Naaada, ia ficar lindo em Uberlândia! HAHAHAH :laugh:
Pelo que me lembro ele nem concluído foi. Se não me engano há mais coisas do projeto original para serem construídas...
A questão italiana é um pouco mais complicada: ao contrário da França, por exemplo, que centralizou seu acervo artístico em Paris e algumas poucas instituições, a Itália desde o fim do séx. XIX optou por descentralizar a gestão cultural dos bens da República, até porque conta com um gigantesco patrimônio artísticos de todos os tipos.

São milhares, literalmente, de prédios do séc. XVI ou anteriores, e cerca de 600 museus públicos de classe I e II. E um sem-número de sítios arqueológicos de primeira linha.

Com isso, simplesmente falta grana para cuidar perfeitamente de cada um desses programas, locais e atividades de forma ideal. Ingressos só cobrem os custos das instituições mais famosas, o resto depende de subvenções do Estado, e essas estão diminuindo.
See less See more
1 - 14 of 14 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top