SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Registered
8,986 Posts
Osasco Station said:
O mesmo documento diz que a Linha Amarela entraria em operação comercial em Setembro/2007, quando a atual previsão é Dezembro/2008... a fase II da Linha Amarela consta ali como 2010 quando atualmente ela é prometida para 2012.

Mas fora as datas, há diversos detalhes bem interessantes sobre frota de trens nas linhas em expansão, por exemplo.

Quanto às estações da linha 5, eu acho a Paulo Eiró próxima demais do Largo 13. Talvez essa lista de estações esteja mais realista que a do site.

·
Banned
2,419 Posts
Começa, começa, começa, começa!!!! Poxa, Mopc, esperança é realmente a última que morre né, essas obras têm que começar logo, pra já começarem a ver as linhas 6, 7 e 8, que estão no PITU né, e pelas minhas previsões, têm que estar prontas até 2015, mais tardar 2017...

·
Registered
19,704 Posts
Como eu queria estar errado, mas não existe nada em orçamento nenhum nem financiamento do Banco Mundial para a linha 5, de onde o Estado vai tirar 3 bilhões de reais em poucos anos, sendo que a linha 4 está custando mais 3 bilhões????

·
How about a magic trick?
4,800 Posts
mopc said:
ahaha maio de 2006.... as obras só começarão após o término das obras da linha 4 em 2012.
Tambem acho que nao sai nada até 2010. 2012 seria algo mais realista.

DMA Brasil said:
Começa, começa, começa, começa!!!! Poxa, Mopc, esperança é realmente a última que morre né, essas obras têm que começar logo, pra já começarem a ver as linhas 6, 7 e 8, que estão no PITU né, e pelas minhas previsões, têm que estar prontas até 2015, mais tardar 2017...
O PITU é um plano de metas que nunca será cumprido a prazo. Creio que até 2016 apenas a linha lilas esteja pronta e quem sabe alguma outra se iniciando.

·
Registered
632 Posts
Discussion Starter · #9 ·
mopc said:
Como eu queria estar errado, mas não existe nada em orçamento nenhum nem financiamento do Banco Mundial para a linha 5, de onde o Estado vai tirar 3 bilhões de reais em poucos anos, sendo que a linha 4 está custando mais 3 bilhões????
uma nova PPP?

·
Registered
174 Posts
Não acredito neste arquivo da STM, porém, segundo o rsalome que possui um parente trabalhando no metrô as obras da Linha 5 irão começar em 2007...

·
Registered
254 Posts
tambem nao acredito que as obras começaram tao cedo, mais seria ótimo, mais vai aqui uma dúvida o plano para até 2010, 2012 ou 2015 nao contempla mais nenhuma linha nova para a Zona Leste onde ha um grande contigente pois os bairros ainda sao bairros dormitorios e alem de nao haver um projeto de linha mesmo que suspensa sobre a avenida anhanha mello até São Mateus, que teria um custo relativamente baixo e atenderia uma demanda muito grande da Zona leste.
E Ainda cadê a conecção da linha 2 no Tatuapé que também amenizaria o problema, estou começando a perceber que a Zona Leste volta a ficar em segundo ou terceiro plano com relação a transporte sobre trilhos, e a população da região não merece isso tão quanto a população do extremo sul necessita urgente da linha 5 devidamente terminada.
Acredito que o Metrô até São Mateus seria muito melhor que fazer o paulistão e ai faria um corredor bem menor até Cid. Tiradentes oque voces acham,

·
**16º ano**
**17º ano**
25,748 Posts
É incrível como obras públicas demoram uma eternidade pra começar no Brasil, e na maioria daz vezes outra eterniadade para serem concluídas, isso é,quando são concluídas né (vide Fura Fila)

As obras concedidas à iniciativa privada por outro lado costumam ser entregues no prazo ou até antes, como a segunda pista da Imigrantes, feita em tempo recorde, ainda mais pela complexidade do projeto.

Se o metrô estivesse na mãos da iniciativa privada aposto que já teríamos linaha 4 e 5 prontas e alguma outra em construção

·
How about a magic trick?
4,800 Posts
^^

com um bilhete a 4,50!

·
Registered
559 Posts
Acho que não antes de 2010...o Estado acabou de comprometer grande soma com o Rodoanel - Trecho Sul e deve se manter nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impede o inicio de grandes obras simultaneamentes...

Concordo com o exposto pelo colega Gomes...a Zona Leste e a Zona Norte são as grandes esquecidas pelos planos de transporte em São Paulo...o Arco Norte sequer tem previsão de inicio ou projeto fundamentado...

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Será? é só colocar no edital que a tarifação continuará sob controle do Estado!

Tb acho que deveria ser entregue a iniciativa privada pois precisamos de metrô e logo !!!

Linha 5 e linha 4 + CPTM modernizada já !!!!!

chega de ter que ficar preso no transito ou de ter que tomar onibus!!!

E a Zona leste já tem uma linha de metrô e outra da CPTM servindo parte da região, agora se quer uma região que tá mesmo esquecida é a região sul, mais precisamente de interlagos pra frente.....

·
Registered
559 Posts
Porém se juntarmos a ZL (servida por uma linha do Metrô e uma parelela da CPTM, ou seja, na pratica apenas uma linha só) e a ZN (que só tem um naco de metrô até Tucuruvi) temos quase 6 milhões de pessoas mal atendidas...já o Extremo da ZS terá a ampliação da CPTM até o Grajaú, com possibilidades até Parelheiros, além de ser teoricamente uma área de preservação ambiental (Região de Manaciais) cuja ocupação deve ser desestimulada e não facilitada pelo Poder Público.

Quanto a LRF(Lei de Resp. Fiscal) ela impõe limite de endividamento público anual, ou seja, mesmo que a tarifa fique com o Estado após a abertura da linha, a divida imediata trazida pela construção não poderia passar o teto máximo estabelecido.
Ademais, todas as PPR previstas para o Metrô imputam transferencia de boa parte da tarifação ao Concessionário da Linha, pois não haveria sentido privatizar a linha paga subsidiar a empresa concessionária...

·
**16º ano**
**17º ano**
25,748 Posts
Heilig said:
^^

com um bilhete a 4,50!

Não sei não, o sistema de ônibus depois da CMTC é todo por concessão e o preço, ainda que os empresários vivam querendo aumentar é de 2 reais, para isso é necessário pulso firme da Administração Pública.

BTW, uma coisa é certa, pelo menos teríamos muito mais metrô, e não novas linhas a cada 15 anos.

·
Registered
559 Posts
O sistema paulistano de ônibus é concessionado com subsidios devido a uma gigantesca BURRICE do então prefeito Paulo Maluf que dissolveu a antiga CMTC a dezenas de viações de fundo de quintal (as antigas ilegais) que não tem estrutura fisica e finaceira para prestar o serviço...desde então a Prefeitura luta para acabar com este sistema ridiculo, porém é impossivel fazer isto sem parar a cidade por longos meses..assim sendo, a situação vai sendo tocada nesta maneira...

·
How about a magic trick?
4,800 Posts
Ira pela Imigrantes custa 15 reais. Quem sabe o que poderia acontecer?

1 - 20 of 21 Posts