SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Viva o Frevo
Joined
·
37,443 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Finalmente as obras de expansão do metrô do Recife serão retomadas imediatamente, e o trecho já será inaugurado ainda esse ano, algumas estações já estão quase concluídas.

www.folhape.com.br

O Governo Federal liberou R$ 78 milhões para retomada das obras do metrô do Recife, através de Medida Provisória publicada ontem no Diário Oficial da União. A construção das estações deve ser reiniciada imediatamente, já que os contratos de serviço não foram cancelados no período de 2 meses e 12 dias em que o Metrô ficou sem orçamento para a construção da linha. A previsão é de que até o fim do ano a obra esteja concluída. As verbas destinadas ao Recife fazem parte de um pacote de R$ 1,7 bilhões destinado a manter obras e projetos dos ministérios enquanto o orçamento da União não é aprovado no Congresso Nacional.


Os recursos vão ser utilizados na conclusão das obras da Linha Sul do Metrô, que tem 14,7 quilômetros, dez estações, e liga o Recife a Jaboatão dos Guararapes, indo da estação Central até Cajueiro Seco. Quando estiver em funcionamento, a Linha Sul vai receber, pelo menos, 130 mil usuários por dia, fazendo o número de passageiros do Metrô do Recife passar dos atuais 170 mil para 300 mil, diariamente. Também estão previstos a conclusão da sinalização do trecho entre as estações Tip e Camaragibe e a reforma completa de, pelo menos, três trens, explicou o ministro das Cidades, Márcio Fortes. “Os trens receberão ar condicionado e serão modernizados, o que poderá aumentar a velocidade das viagens e diminuir os intervalos de chegada nas estações”, comentou.


O ministro afirmou, ainda, que as verbas serão repassadas imediatamente para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBT). O diretor do Metrorec, Sileno Guedes, pretende viajar já na segunda-feira para o Rio de Janeiro, onde se reunirá com a Diretoria Técnica da CBTU para acertar os detalhes da retomada das obras.
 

·
Viva o Frevo
Joined
·
37,443 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Mapa da linha sul na cor azul, a vermelha já existe.
O trecho em azul mais escuro já está em operação, até a estação Imbiribeira.
Haverá uma estação perto do aeroporto.
 

·
Registered
Joined
·
10,148 Posts
E quando o metrô chegar no Aeroporto, vai ser mais uma cidade para citarmos aqui em São Paulo como exemplo de que toda boa cidade tem metrô ou trem no(s) aeroporto(s), algo que infelizmente não acontece em SP.
 

·
-*-*-*-
Joined
·
31,425 Posts
RRC said:
Boa notícia pra Recife, metrô sempre é bom, e nossas cidadesa são tão deficitárias....





Como assim?? Metrô que não é subterrâneo não é metrô, e sim trem normal :hammer:
Querido!!
No caso de Recife, como em P.Alegre, BH...o metro nao eh subterraneo..mas sim metro de superficie!!
Possui estacoes proxima uma as outras e com servico regular de trens.....:bash:

http://www.urbanrail.net/am/reci/recife.htm

RECIFE..... "The first metro line was built in the early 1980's to relieve the city from increasing traffic problems
and pollution. It runs mostly above ground along a former railway alignment from the city centre in the east towards
the western suburbs and the bus station (Rodoviária). ....."



:)
 

·
Viva o Frevo
Joined
·
37,443 Posts
Discussion Starter · #7 ·
O metrô de Recife é de superfície. Há um projeto de um trecho subterrâneo...mas é só projeto.
RRC, já que vc diz q se for de superfície não é metrô...como vc classificaria o de São Paulo?
Na zona norte ele é trem, na sul, metrô, na zona leste, um trecho metrô, outro trem????
 

·
**16º ano**
Ano XVIII
Joined
·
36,932 Posts
A maior parte do metrô de SP é subterrânea, algumas partes são mesmo elevadas, eu particularmente não gosto, mas esses trechos são minoria no sistema e ficam nos bairros mais distantes do centro.

O conceito de metrô é subterrãneo, tal como os ingleses o inventaram no início do século XX. Não é a toa que o nome em inglês é subway.

Agora um sistema que é inteiramente em superfície desculpe mas não é metrô, é trem melhorado. Tanto que a linha C da CPTM aqui em SP tem padrão e qualidade de metrô, mas é trem metropolitano

Isso não quer dizer que o meio de transporte seja ruim, pelo contrário, pode e deve ter muita qualidade, só que metrô não é o nome mais correto, só isso.
 

·
Viva o Frevo
Joined
·
37,443 Posts
Discussion Starter · #10 ·
^^Quase todo o trecho da zona leste de São Paulo é de superfície, ou estou enganado? Se for mesmo ele tbm não é só um trem melhorado???
Quando estive aí notei isso. Outra característica de metrô é uma integração com linhas de ônibus e de ser só metropolitano, o que acontece aqui. Há vários terminais integrados que levam as pessoas às mais diversas áreas da cidade com uma só passagem.
 

·
**16º ano**
Ano XVIII
Joined
·
36,932 Posts
Ap_Recife said:
^^Quase todo o trecho da zona leste de São Paulo é de superfície, ou estou enganado? Se for mesmo ele tbm não é só um trem melhorado???
Quando estive aí notei isso. Outra característica de metrô é uma integração com linhas de ônibus e de ser só metropolitano, o que acontece aqui. Há vários terminais integrados que levam as pessoas às mais diversas áreas da cidade com uma só passagem.
Como eu já disse só um trecho do metrô de SP é de superfície, mesmo a linha Leste Oeste tem metade do seu trecho subterrãneo, sendo assim o considero metrô )já que é subterrâneo) com trecho em superfície.

Para caracterizar metrô não é proibido que um sistema tenha trechos em superfície ou elevado, contanto que sua maior parte seja subtrrânea.

O que não dá pra engolir é um sistema sem um metro subterrêno ser chamado de metrô.

O que caracteriza metrô não é o local por onda ele passa, mas os serviços que ele presta.
Errado, leia o conceito de metrô da Wikipedia:

Metrô é um tipo especial de trem urbano, sendo que uma de sua principais diferenças é o fato de ser tipicamente subterrâneo e dedicado ao transporte de passageiros em redes de malha relativamente apertada e com elevada inter-modalidade, com outros meios de transporte, ou seja, há uma grande integração entre os demais meios de transportes.
 

·
**16º ano**
Ano XVIII
Joined
·
36,932 Posts
Acho que os sistemas de Recife, BH e POA, bem como de possíveis outras cidades do mundo com a mesmas características são chamados metrô por suas boa qualidade e eficiência nos serviços, embora não caracterizem propriamente um metrô na essência de seu conceito.
 

·
-*-*-*-
Joined
·
31,425 Posts
RRC said:
....................O conceito de metrô é subterrãneo, tal como os ingleses o inventaram no início do século XX. Não é a toa que o nome em inglês é subway.

..................................
O metro (UNDERGROUND) foi sim inventado em Londres em 1863, mas para sua informacao ....acho que quase a metade do METRO aqui em Londres eh de superficie..........especialmente fora da zona 1.



What is a metro? A subway? An underground?

1) An urban electric mass rail transport system, i.e. it is primarily used to move within the city
2) Totally independent from other traffic, rail or street traffic
3) High frequency service (maximum interval approx. 10 minutes during normal daytime service)


Obviously a metro does not have to be underground (this is why I prefer this term to 'subway' or 'underground' or 'U-Bahn' as all these terms imply a tunnel), it can also be elevated or at grade. A metro does not necessarily use heavy rail technology, therefore the Docklands Light Railway or the Lille VAL are full metro services, with the only difference that their capacity is smaller according to the needs of the city/area they serve. It's also irrelevant whether the metro runs on steel wheels or rubber tyres, is monorail or conventional double rail, uses third rail power supply or overhead wire, is fully automated or has a driver, has standard, narrow or broad gauge.



http://www.urbanrail.net/about.htm#definition



:)
 

·
Registered
Joined
·
30,408 Posts
Realmente os metrôs só de superfície como os três sistemas brasileiros (Recife, Porto Alegre e Belo Horizinte) são um conceito inferior de metrô, nem tanto pelo fato de serem de superfície, mas pelo fato de terem sido construídos em paralelo a linhas ferroviárias e em direção centro-periferia, ao invés de servirem de rede de transporte densa dentro dos bairros centrais das cidades. Viram "commuter trains", ou seja, 90% da demanda é de manhã cedo ou no fim da tarde e de resto ficam vazios, aliás como a linha vermelha de SP e a linha 2 do Rio, e em parte o metrô de Brasília, que é parte subterrâneo mas é centro-perifa.

Na verdade a primeira cidade brasileira a ter uma rede minimamente densa central de metrô SERÁ São Paulo quando inaugurarem a linha 4, pois até hoje somente a linha 1, o trecho oeste da linha 3 e o "cotoco" da linha verde são 100% metrô, mas não formam uma rede interconectada e densa. Por isso a linha 4 é tão importante. A extensão da linha verde até Tamanduateí será vital também, pois tornará o sistema mais interconectado (no caso, com a linha D da CPTM).

Mas somente quando completarem a linha 5 até Sta Cruz/Chácara Klábin teremos um metrô minimamente satisfatório em São Paulo, com várias opções de baldeação e itinerários, e as seguintes estações de baldeação:

Sé (1,3)
República (3,4)
Paulista-Consolação (2,4)
Paraíso-Ana Rosa (1,2)
Luz (1,4)
Sta Cruz (1,5)
Chácara Klábin (2,5)

sem contar as integrações vitais com o sistema CPTM:

Brás (3,A,D,E)
Barra Funda (2, A, B)
Luz (1, 4, E, D, A)
Pinheiros (4, C)
Santo Amaro (5, C)
Tamanduateí (2, D)

E Presidente Altino e Osasco, que transferem entre duas linhas da CPTM (C, B).

Futuramente se a linha 2 verde continuar até Tatuapé, teremos essa linha se conectando com todas as demais linhas do metrô, pois a linha 2 se conecta com a linha1, em 2008 com a linha 4, em 2015? com a linha 5, e em Tatuapé (2015-2020) com a linha 3 vermelha.
 

·
Proud to be Brazilian!
Joined
·
1,038 Posts
Em Brasília, o metrô só é subterrâneo entre a Rodoviária e a Estação Asa Sul (que fica no Setor Policial Sul) Esse trecho corresponde a uns 9/10 km. Todo o resto é de superfície. Mas a qualidade do sistema é muito bom, portanto não acredito que não seja metrô. É verdade que muitos governantes colocam o nome de metrô só para dar mais status, mas acho que esse não é o caso de Brasília. Mas seria essencial que o metrô ficasse aberto das 5h às 23h pelo menos e que houvesse uma expansão do metrô para a Asa Norte, assim como uma integração com os ônibus, para o sistema ser realmente funcional e parte do cotidiano de grande parte dos candangos. Enfim, Brasília precisa de uma reforma URGENTE no seu sistema de transporte público. Não dá para ficar pagando 3,00 reais de passagem!
 

·
Subway and train Forever!
Joined
·
18,327 Posts
xdanielz said:
E como todas as obras de todos os metrôs no Brasil, vão parar logo logo de novo.
Todas menos as de SP, pois aqui não dependemos das esmolas do LULA ANALFA, e sim por recursos proprios ou financiados do BNDES. Faz mais de 10 anos que as obras de metrô que começaram, terminaram praticamente no prazo estabelecido, dentre elas as novas estações da linha 2 - verde do metrô....além do mais, a linha 4 - amarela segue com as obras em ritmo acelerado e durante todo esse periodo dos ultimos 10 anos nenhuma obra de extensão foi paralisada.
 

·
Registered
Joined
·
634 Posts
^^ à parte o certo "chega pra lá nos outros estados", que bom que está sendo assim, mostra sinais de amadurecimento politico e etico.. quanto ao Lula, a culpa eh simplesmente nossa, nos que colocamos um analfabeto no poder, acreditando que sua simplicidade e origem humilde mudariam significamente um país que tem tudo pra dar certo e soh precisa de gente comprometida e ética.
 
1 - 20 of 23 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top