SkyscraperCity Forum banner

OBRAS DE EXPANSÃO DO METRÔ DO RECIFE FINALMENTE SÃO RETOMADAS.

5818 Views 22 Replies 12 Participants Last post by  Ap_Recife
Finalmente as obras de expansão do metrô do Recife serão retomadas imediatamente, e o trecho já será inaugurado ainda esse ano, algumas estações já estão quase concluídas.

www.folhape.com.br

O Governo Federal liberou R$ 78 milhões para retomada das obras do metrô do Recife, através de Medida Provisória publicada ontem no Diário Oficial da União. A construção das estações deve ser reiniciada imediatamente, já que os contratos de serviço não foram cancelados no período de 2 meses e 12 dias em que o Metrô ficou sem orçamento para a construção da linha. A previsão é de que até o fim do ano a obra esteja concluída. As verbas destinadas ao Recife fazem parte de um pacote de R$ 1,7 bilhões destinado a manter obras e projetos dos ministérios enquanto o orçamento da União não é aprovado no Congresso Nacional.


Os recursos vão ser utilizados na conclusão das obras da Linha Sul do Metrô, que tem 14,7 quilômetros, dez estações, e liga o Recife a Jaboatão dos Guararapes, indo da estação Central até Cajueiro Seco. Quando estiver em funcionamento, a Linha Sul vai receber, pelo menos, 130 mil usuários por dia, fazendo o número de passageiros do Metrô do Recife passar dos atuais 170 mil para 300 mil, diariamente. Também estão previstos a conclusão da sinalização do trecho entre as estações Tip e Camaragibe e a reforma completa de, pelo menos, três trens, explicou o ministro das Cidades, Márcio Fortes. “Os trens receberão ar condicionado e serão modernizados, o que poderá aumentar a velocidade das viagens e diminuir os intervalos de chegada nas estações”, comentou.


O ministro afirmou, ainda, que as verbas serão repassadas imediatamente para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBT). O diretor do Metrorec, Sileno Guedes, pretende viajar já na segunda-feira para o Rio de Janeiro, onde se reunirá com a Diretoria Técnica da CBTU para acertar os detalhes da retomada das obras.
1 - 1 of 1 Posts
Realmente os metrôs só de superfície como os três sistemas brasileiros (Recife, Porto Alegre e Belo Horizinte) são um conceito inferior de metrô, nem tanto pelo fato de serem de superfície, mas pelo fato de terem sido construídos em paralelo a linhas ferroviárias e em direção centro-periferia, ao invés de servirem de rede de transporte densa dentro dos bairros centrais das cidades. Viram "commuter trains", ou seja, 90% da demanda é de manhã cedo ou no fim da tarde e de resto ficam vazios, aliás como a linha vermelha de SP e a linha 2 do Rio, e em parte o metrô de Brasília, que é parte subterrâneo mas é centro-perifa.

Na verdade a primeira cidade brasileira a ter uma rede minimamente densa central de metrô SERÁ São Paulo quando inaugurarem a linha 4, pois até hoje somente a linha 1, o trecho oeste da linha 3 e o "cotoco" da linha verde são 100% metrô, mas não formam uma rede interconectada e densa. Por isso a linha 4 é tão importante. A extensão da linha verde até Tamanduateí será vital também, pois tornará o sistema mais interconectado (no caso, com a linha D da CPTM).

Mas somente quando completarem a linha 5 até Sta Cruz/Chácara Klábin teremos um metrô minimamente satisfatório em São Paulo, com várias opções de baldeação e itinerários, e as seguintes estações de baldeação:

Sé (1,3)
República (3,4)
Paulista-Consolação (2,4)
Paraíso-Ana Rosa (1,2)
Luz (1,4)
Sta Cruz (1,5)
Chácara Klábin (2,5)

sem contar as integrações vitais com o sistema CPTM:

Brás (3,A,D,E)
Barra Funda (2, A, B)
Luz (1, 4, E, D, A)
Pinheiros (4, C)
Santo Amaro (5, C)
Tamanduateí (2, D)

E Presidente Altino e Osasco, que transferem entre duas linhas da CPTM (C, B).

Futuramente se a linha 2 verde continuar até Tatuapé, teremos essa linha se conectando com todas as demais linhas do metrô, pois a linha 2 se conecta com a linha1, em 2008 com a linha 4, em 2015? com a linha 5, e em Tatuapé (2015-2020) com a linha 3 vermelha.
1 - 1 of 1 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top