SkyscraperCity Forum banner
1 - 4 of 4 Posts

· **16º ano**
Ano XVIII
24,160 Posts
Boa notícia pra Recife, metrô sempre é bom, e nossas cidadesa são tão deficitárias....

gersonibias said:
Algum trecho subterraneo???

Como assim?? Metrô que não é subterrâneo não é metrô, e sim trem normal :hammer:

· **16º ano**
Ano XVIII
24,160 Posts
A maior parte do metrô de SP é subterrânea, algumas partes são mesmo elevadas, eu particularmente não gosto, mas esses trechos são minoria no sistema e ficam nos bairros mais distantes do centro.

O conceito de metrô é subterrãneo, tal como os ingleses o inventaram no início do século XX. Não é a toa que o nome em inglês é subway.

Agora um sistema que é inteiramente em superfície desculpe mas não é metrô, é trem melhorado. Tanto que a linha C da CPTM aqui em SP tem padrão e qualidade de metrô, mas é trem metropolitano

Isso não quer dizer que o meio de transporte seja ruim, pelo contrário, pode e deve ter muita qualidade, só que metrô não é o nome mais correto, só isso.

· **16º ano**
Ano XVIII
24,160 Posts
Ap_Recife said:
^^Quase todo o trecho da zona leste de São Paulo é de superfície, ou estou enganado? Se for mesmo ele tbm não é só um trem melhorado???
Quando estive aí notei isso. Outra característica de metrô é uma integração com linhas de ônibus e de ser só metropolitano, o que acontece aqui. Há vários terminais integrados que levam as pessoas às mais diversas áreas da cidade com uma só passagem.
Como eu já disse só um trecho do metrô de SP é de superfície, mesmo a linha Leste Oeste tem metade do seu trecho subterrãneo, sendo assim o considero metrô )já que é subterrâneo) com trecho em superfície.

Para caracterizar metrô não é proibido que um sistema tenha trechos em superfície ou elevado, contanto que sua maior parte seja subtrrânea.

O que não dá pra engolir é um sistema sem um metro subterrêno ser chamado de metrô.

O que caracteriza metrô não é o local por onda ele passa, mas os serviços que ele presta.
Errado, leia o conceito de metrô da Wikipedia:

Metrô é um tipo especial de trem urbano, sendo que uma de sua principais diferenças é o fato de ser tipicamente subterrâneo e dedicado ao transporte de passageiros em redes de malha relativamente apertada e com elevada inter-modalidade, com outros meios de transporte, ou seja, há uma grande integração entre os demais meios de transportes.

· **16º ano**
Ano XVIII
24,160 Posts
Acho que os sistemas de Recife, BH e POA, bem como de possíveis outras cidades do mundo com a mesmas características são chamados metrô por suas boa qualidade e eficiência nos serviços, embora não caracterizem propriamente um metrô na essência de seu conceito.

1 - 4 of 4 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.