SkyscraperCity banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Registered
Joined
·
301 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Para tentar segurar os caminhões fora da cidade, a Prefeitura apresentou, no início de 2011, um projeto para a construção de um novo terminal de cargas no cruzamento das Rodovias Fernão Dias e Dutra. O entreposto custaria R$ 867,2 milhões e as obras já deveriam ter começado neste ano - até agora, porém, o projeto não tem licença ambiental. O objetivo era possibilitar que carretas sejam descarregadas ali, deixando de congestionar as vias da cidade.

Veja também:
Vagas para 650 veículos no Teatro Municipal ficam só no papel
Projeto de reforma na Vila Madalena está parado desde 2008
Casarão ainda não tem galeria anunciada em 2008


1. Qual a importância do novo terminal de cargas?

Com a implementação de horários de restrição para grandes cargas na capital, dezenas de galpões começaram a ser erguidos por transportadoras perto de rodovias. Essa propagação de galpões tem rendido filas de veículos pesados em ruas de bairros próximos da Dutra e da Fernão Dias - os mais atingidos são Vila Maria e Jaçanã. O atual Terminal Fernão Dias, localizado na Vila Medeiros, zona norte, está com a capacidade esgotada há pelo menos uma década.

2. Quando deveriam ter começado as obras?

A previsão era para parte do novo pátio ser entregue até o fim de 2012. Mas agora a previsão mais otimista é de que a construtora ao menos seja contratada até o fim do ano. [ ]Com o novo terminal, a Prefeitura pretende criar condições para adotar restrições mais severas aos caminhões dentro da capital.

3. Quem faria a administração do espaço?

O terminal será custeado pela iniciativa privada que, em troca, poderá explorar o entreposto por 35 anos. A expectativa é de que o vencedor da concessão pague à Prefeitura cerca de R$ 18 milhões nesse período. O pátio será construído às margens da Fernão Dias, onde estão hoje dezenas de galpões e pátios irregulares erguidos por transportadoras.

4. Quais serviços seriam oferecidos aos caminhoneiros?

Segundo o projeto apresentado em 2011, haverá um painel eletrônico mostrando os caminhões autorizados a entrar, além de agendamento de horários por telefone e internet para descarregamento de cargas. No local também haveria o aluguel de caminhões pequenos (os Veículos Urbanos de Carga), oficinas de caminhões, hotel para os motoristas e restaurantes.

5. O que diz a Prefeitura?

A Prefeitura informou que o projeto se encontra na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente para obtenção da licença ambiental. "O cronograma prevê consulta e audiências públicas em junho, publicação do edital em julho e entrega e abertura das propostas em setembro", informou.

http://www.estadao.com.br/noticias/...-cargas-ja-deveriam-ter-comecado,879469,0.htm
 
1 - 1 of 1 Posts
Top