Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 24 Posts

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
7,129 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Obras da ponte do rio Negro começam em setembro deste ano

Da Redação Redefatos

Manaus - O início das obras da Ponte Rio Negro, que vai ligar Manaus ao Cacau-Pirêra, no município e Iranduba, está previsto para o final e setembro deste ano. A informação foi anunciada pelo secretário de Estado de Infra-estrutura, Marco Aurélio de Mendonça, na 8ª Audiência Pública Ponte Rio Negro, realizada nesta segunda-feira (25), no ginásio Josué Araújo, no Iranduba, com a finalidade de explicar à população os detalhes técnicos e o cronograma de execução do projeto do Governo do Estado.

Marco Aurélio adiantou que o edital de licitação para escolha da empresa ou do consórcio de empresas que vai realizar a obra será publicado no Diário Oficial no início de julho, e o prazo de entrega da ponte é de 30 meses (dois anos e meio).

De acordo como secretário, os estudos para elaboração do projeto básico iniciaram em 2003, a partir de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado (ALE/AM) solicitada pela Associação dos Cidadãos e Iranduba, acompanhada e um abaixo-assinado contendo 120 mil assinaturas favoráveis à construção.

“Como se trata de um projeto e edital complexos, o Governo do Estado criou uma unidade gestora – vinculada a Seinf - para a elaboração dos estudos estrutural e econômico e acompanhamento do projeto”.

De acordo com o projeto, descrito pelo secretário Marco Aurélio, a obra está orçada em R$ 450 milhões, recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em Manaus a obra sairá do bairro da Compensa e vai até a Ponta do Pepêta.

Aurélio ressaltou ainda que o projeto não se limita à construção da ponte. “Ela somente poderá ser erguida a partir de investimentos em infra-estrutura como o sistema viários que sofrerá impacto com o aumento do trânsito”, explicou.

A reunião teve a participação do Prefeito de Iranduba, Nonato Lopes; do prefeito de Novo Airão, Wilton Santos, deputados Sinésio Campos, Francisco Souza e Liberman Moreno, do presidente do Conselho de Cidadãos de Iranduba, Antônio Afonso Maia, um dos mentores do projeto da ponte, vereadores, empresários e líderes dos municípios de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru.

Fonte: http://redefatos.com/noticias/junho/ponte_rio_negro_250607.htm

·
5,253 Posts
Alguém poderia colocar o render? Parece que será uma ponte estaiada, não?

·
Banned
463 Posts
Alguém poderia colocar o render? Parece que será uma ponte estaiada, não?
já tinha sido mostrado aqui, contudo vamos lá:
01.

02. localização da ponte

03.

·
Campinas/Sampa
1,036 Posts
hehe comentário polêmico:

Hum qual é a motivação desta ponte? Iranduba e uma cidade pequena naum? O que tme do outro lado para ligar?
Eu vo me informar melhor aki mas o estudo de viabilidade desta ponte foi feito num escritorio aki em sampa. Mas parece q ela vai favorecer a especulaão imobiliária do outro lado do rio.
Sei lá manaus é uam cidade muito interessante mais mtooo pobre. Só passar pelo google erath e vc vai ter uma noção da proporção entre favelas e a áreas nobres como a ponta negra.. Olhando pelo google earth dá para ver tb como a mancha urbana é desorganizada e cresce de maneira caótica dificultande à posteriori a impleementação de sistemas de transporte eficiente e gerando enormes custos para levar a infra-estrutura.
Bom se querem realemte fazer essa ponte espero que ela não sacrifique as contas de um estado já com mto pouco caixa para investir nas suas inumeras favelas. Se o governo federal ajudar melhor..
Simpatizo com maus assim como mtas outras capitais do brasil, mas rejeito ufanismos de formo q entendo que de maneira geral nossas capitais infelizmente são tomadas de favela e miséria e não pelos skylines bonitos mostrados aki no ssc.

valeu!

·
Registered
650 Posts
Achei muito pequeno o vão pra um rio de tamanha importância na navegação como o Negro na Região Norte.. Uma ponte longa e suspensa ia ficar show.. :nuts:

·
Banned
27,387 Posts
Olha toda as cidades do mundo tem seu lado rico e seu lado pobre, mas falar que a cidade de Manaus não justifica fazer isso é um absurdo, pois a cidade tem que seu crescimento natural e para aonde vai crescer.

Acho que no nucleo central deve sofrer alguma restrinção ambiental ou historico, eu sou a favor de crescer naquela região sim. Pois naquela região poderia ser a expansão futura da região.

·
Campinas/Sampa
1,036 Posts
Olha toda as cidades do mundo tem seu lado rico e seu lado pobre, mas falar que a cidade de Manaus não justifica fazer isso é um absurdo, pois a cidade tem que seu crescimento natural e para aonde vai crescer.

Acho que no nucleo central deve sofrer alguma restrinção ambiental ou historico, eu sou a favor de crescer naquela região sim. Pois naquela região poderia ser a expansão futura da região.

A cidade tem espaço de sobra do lado do rio em que se encontra. A densidade da cidade é baixa e tem inúmeros vazios urbanos. Manaus construindo essa ponte abre toda uma área nova para urbanização sendo que nem foi consolidado o status quo. A prefeitura de manaus e o governo do estadod e manaus possuem problemas sérissimos para enfrentar contando com arrecadações fiscais muito baixas. Manaus não tem ligações rodoviárias com ouras capitais do brasil com excessão de Boa Vista. Portantanto do ponto de vista rodoviário essa ponte não é muito necessária e do ponto de vista urbanistico só servira para esparramar mais a cidade ou talvez criar do outro lado uma área nobre isolada de todo um oceano de miséria que cerca a maior parte da cidade do outro lado do rio. (Belém é um exemplo de lugar onde recentemente construiram pontes enormes cujo o elevado custo se justificava uam vez que proporciou a formação de um arco rodoviário ligando muitas rodovias que desembocavam na capita paraense)
Além disso essa ponte proposta para manaues cria mais icentivo para a ocupação de uma área que ainda contém espaçoes preservados. Acho que prefeitura de manaus ao invés de espalhar mais a cidade devia consolidar melhor o que já existe ocupando os espaços vazios coibindo esssas ocupações de morfologia radial ao tecido urbano.
Assim ele facilitaria o planejamento de transportes, baratiaria a infra-estrutura....

Mas enfim talvez o desejo de construir a ponte é criar um marco da cidade afim de se forjar uma imagem de pregresso e modernidade digo que não acho necessariamente ruim. Entendo que é importante a cidade ter seus marcos e se orgulhar de aspectos construidos dela que transpacem a idieia de progresso. Só acho que se for para construir algo grandioso poderiam fazer de uma maneira que casasse melhor com os interesses da população e do urbanismo e planejameto honesto da cidade.

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Que demais!!!!!!!!! Isso vai baratear muito as coisas em Manaus e em Roraima!!!!!!!!! As mercadorias não terão mais que pegar balsa, irão pela ponte!!!!!! :D:D:D:banana:^^ :cheers: Viva!

(Não estraguem meu prazer dizendo que a ponte não vai ter esse fim.....)

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
mas espera aí, após esta ponte haverá algum outro rio grande? o Solimões vai estar do outro lado? o é mais para o leste? OMGOMG... que notícia boa...

·
Registered
4,657 Posts
Romers, eu acredito seriamente que num futuro próximo deverá ser construida uma outra ponte cruzando o Rio Solimões, porque daquela região a calha é mais estreita, possibilitanto uma ligação rodoviária até Porto Velho.
Bem eu só vejo essa explicação para a ponte tá saindo e, se for por esse motivo, e aplaudirei de pé. Espero muito que isso se concretizar.

·
Cearense radicado em RR
4,044 Posts
Romers, eu acredito seriamente que num futuro próximo deverá ser construida uma outra ponte cruzando o Rio Solimões, porque daquela região a calha é mais estreita, possibilitanto uma ligação rodoviária até Porto Velho.
Bem eu só vejo essa explicação para a ponte tá saindo e, se for por esse motivo, e aplaudirei de pé. Espero muito que isso se concretizar.
Era isso que torcia, mas achava que a ponte era mais a leste (no caso ja' seria rio Amazonas...). Abraço

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Pois é, no meu entendimento a finalidade da ponte seria essa mesmo, ligar Manaus e Boa Vista a Porto Velho e, consequentemente, ao resto do Brasil.

Mas essa ponte só terá algum sentido se a BR-319 for realmente recuperada. Se ela continuar do jeito que tá, não tem muito sentido fazer essa ponte.

·
Manaus - Amazonas
36 Posts
sou sim a favor dessa ponte, afinal, grande parte dos produtos alimenticios consumidos em manaus vêem de Iranduba e MAnacapuru, do outro lado do rio atraves das caras e limitadas balsas.
outro fator é o grande fluxo de pessoas que atravessam o rio diariamente... quem vai na balsa do São Raimundo (onde vai ficar a ponte) sabe o que eu digo.
Alem disso, cidades como Novo Airão estão desenvolvendo turismo de selva (logo vou postar sobre os novos hotéis) e essa ponte será de grande utilidade.

Ao colega aí de cima... a ponte não pode ser cruzando o Solimões/Amazonas uma vez que não hà nada pra esse lado, apenas algumas pequenas vilas, enquanto onde ela está sendo construida, existem as cidades de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba

·
Rodrigo!
10,786 Posts
Bom, eu tbm concordo com o Romers na questão que esta ponte ñ levará a lugar nenhum... dei uma olhada na Cidade de Iranduba via satélite e constatei a realidade, a Cidade é muito pequena e parece ser bem pobre... com esta ponte pronta mais periferias se formarão na CIdade, já que estará a um pulo de Manaus...
Mas se for p/ o desenvolvimento do Estado do Amazonas, e ñ apenas p/ deixar Iranduba mais pobre, ou uma ponte como sinal de progresso sou a favor da ponte.........

1 - 20 of 24 Posts