SkyscraperCity Forum banner

OESTE | Projectos e Notícias

139777 Views 671 Replies 97 Participants Last post by  Andre_Filipe
Nazare: Siza Vieira assina remodelacao de Museu de etnografia Maritima

O Oeste (mais conhecida como Região do Oeste) constitui uma unidade territorial estatística de nível III (NUTS III), e é formada por parte da Região do Centro (que, até 2002, estava incluída na antiga sub-região de Lisboa e Vale do Tejo), incorpora a parte norte do Distrito de Lisboa e a parte sul do Distrito de Leiria. A região é limitada a sul pela Área Metropolitana de Lisboa, a leste pela Lezíria do Tejo, a norte pela Região de Leiria e a oeste pelo Oceano Atlântico. Tem uma área de 2486 km² e uma população de 362 523 habitantes (censos de 2011[1]).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Oeste_(sub-região)



Compreende 12 concelhos:

Alcobaça
Alenquer
Arruda dos Vinhos
Bombarral
Cadaval
Caldas da Rainha
Lourinhã
Nazaré
Óbidos
Peniche
Sobral de Monte Agraço
Torres Vedras


Nazaré: Siza Vieira assina remodelação de museu de etnografia marítima
04.01.2006 - 17h33 Lusa

O arquitecto Siza Vieira vai assinar o projecto de remodelação do Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, que alberga um grande espólio ligado às artes marítimas, revelou hoje a autarquia.

A obra foi incluída no programa de actividades do Instituto Português de Museus e é co-financiada pelo Programa Operacional da Cultura, devendo estar concluída em Agosto de 2008, informou a Câmara em comunicado.

"O projecto de arquitectura está em fase de conclusão", seguindo-se depois o lançamento do concurso público respectivo, refere.

O actual museu, que possui um grande espólio de objectos ligados à faina da pesca e artes marítimas, está instalado na antiga casa de veraneio do artista Joaquim Manso (datada do início do século XX), que nunca foi sujeita a intervenções de fundo para adaptação a estas funções.

A arte xávega e embarcações em tamanho real e modelos à escala são algumas das peças que o museu tem para mostrar aos visitantes.

Com esta intervenção, o edifício ficará melhor adequado às funções de museu etnográfico, podendo dar apoio a outras "actividades museológicas a realizar no concelho".

O trabalho de Siza Vieira será pago em 75 por cento pela autarquia, cabendo ao Ministério da Cultura o custo da obra e de instalação do museu, adianta o comunicado.
See less See more
1 - 20 of 672 Posts
É sempre interessante um projecto do Siza.
Agora que o arquitecto está menos capaz de aceitar projectos no exterior do país, devido a problemas de saúde, temos o reverso da medalha que é termos mais projectos dele em Portugal!
Lss911 said:
É sempre interessante um projecto do Siza.
Agora que o arquitecto está menos capaz de aceitar projectos no exterior do país, devido a problemas de saúde, temos o reverso da medalha que é termos mais projectos dele em Portugal!
Hmmm... não sei se :applause: ou se :runaway:

:lol: (sou mau)
See less See more
és cruel :) era lindo ver renders mas prontos....
estou com medo de ver os renders.
lol :) numca se sabe a supresa k se pode ter :dunno:
deve ser uma má surpresa quase de certeza...se ele "reabilitar" o museu tão bem como está a "reabilitar" os aliados...:runaway:
:( pois deve ser uma joia arquitectonica :runaway:
Deve ser mais um quadrado branco,mas pelo menos que seja um quadrado bom,e que se enquadre bem no edificio antigo.
portugal vai um dia se reconhecizo como o país dos cubos brancos e Zizentos!:lol:
Fuogo ... num digazisso!!! alguma bez.... num serão por cierto cubos brancos e zinzentos mas paralelipipedos :lol:
Filipe_Golias said:
Hmmm... não sei se :applause: ou se :runaway:

:lol: (sou mau)
Por acaso estou 1 bocado como tu...;)
...e ja agora, que tal criarmos 1 thread só com imagens de projectos do Siza (e porque nao tambem do Souto Moura.) Era interessante!:)
por mim pode ser...vão ser todos iguais mas prontos!:D
Reflex said:
...e ja agora, que tal criarmos 1 thread só com imagens de projectos do Siza (e porque nao tambem do Souto Moura.) Era interessante!:)
Pra quem disse que um thread sobre as estações do metro do porto seria o mais aborrecido de sempre, estás pouco coerente :D :devil:

:lol:

Trezentas estátuas de arte budista estão a ser colocadas na Quinta dos Loridos (Bombarral), onde o coleccionador Joe Berardo quer construir o maior jardim do género fora do Oriente.


Numa quinta com 75 hectares (adquirida em 1989 pelo coleccionador madeirense), o futuro jardim oriental tem vindo a ser construído numa área anteriormente ocupada por uma mata centenária, junto a um lago e ao longo de uma zona verde, sob as indicações de Joe Berardo e do filho Renato, à medida que da China vão chegando os contentores com as estátuas gigantescas de mármore e granito. As imagens, muitas delas com mais de dez metros de altura, foram mandadas esculpir por Joe Berardo e representam budas, guardiões de templos, aves, dragões e cavalos. A estas vai juntar-se ainda um portal por onde entrarão os visitantes do jardim (que será construído por especialistas chineses), imponentes colunas e lanternas em redor do lago.

Quando chegarem aos Loridos, os visitantes começam por avistar parte de três pagodes, um dos quais constituído por 37 peças assentes umas nas outras, estrategicamente colocados numa colina. «Quando as pessoas entrarem ali sabem que podiam estar numa zona do Tibete ou parecido porque quando se vai a essas zonas encontram-se milhares de budas», explica Berardo.

A ideia é a de «criar um ambiente espiritual e de relaxe e por isso é importante ter imagens variadas do budismo, umas relacionadas com o Tibete, outras com a Índia ou com o Vietname», explicou. Com o ambiente tranquilo que pretende criar, também propiciado pelo espelho de água, o jardim poderá ser visitado em qualquer época do ano e não só por uma religião específica.

O empresário e coleccionador de arte afirma que quer construir um lugar onde se dê a «oportunidade às pessoas de pensarem um pouco sobre as suas vidas e os seus fanatismos».«Somos todos iguais, o que interessa é a pessoa amar o próximo e apreciar o deus em que acredita», argumenta.

A ideia será materializada logo à entrada do jardim, com os visitantes a serem convidados a envergar um traje típico, igual para todos. Depois de passar pelo portal chinês, o visitante depara-se com a monumentalidade das estátuas, podendo depois caminhar junto ao lago por um passadiço em madeira ou por caminhos de terra batida.
See less See more
Boas notícias para o Bombarral.... pelo menos restorantes chineses e lojas vão começar a aparecer em massa :D
Sim.. ele demonstra ter alguma iniciativa nestes aspectos...

Berardo
for president of Camara Municipal do Bombarral :lol:
1 - 20 of 672 Posts
Top