Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 100 Posts

·
Registered
2,773 Posts
Discussion Starter · #1 ·
É isso ai pessoal, finalmente consegui a fonte definitiva para alturas de edificios na cidade do Rio de Janeiro.

Primeiro ao resultado!!

Como esperado, o segundo edificio mais alto da cidade é o Lélio Gama 105 (aka Banco do Brasil).
A outra surpresa é o edificio do Banco Central do Brasil em 10º. Todos sabiam que ele era alto, mas não tão alto assim.

Agora explicarei qual é tal fonte milagrosa. E claro, como utilizá-la!!

A tal fonte é o Cadastro de Logradouros da prefeitura do Rio de Janeiro.
Clique aqui para acessa-lo.

Como utilizar?

Simples! Mas é preciso ter o Google Earth, caso contrário pode acontecer de ficar perdido.

Vamos ao que interessa.

Na página do Cadastro de Logradouros, selecione apenas os itens que aparecem selecionados na imagem abaixo. Deixe edificações como tema ativo.

Escolha o bairro onde fica o edificio que você deseja saber a altura. Vamos ao Centro neste tutorial.

Agora é a hora de utilizar o Google Earth!!

Abra seu Google Earth e localize aproximadamente o edificio que você está procurando, neste caso estou procurando o Lélio Gama 105 que fica mais ou menos no círculo vermelho.

Agora selecione a ferramenta de zoom, e clique na localização aproximada do prédio procurado (diria que está perto do ponto vermelho). Vá clicando até que o zoom fique bastante próximo...em certo nível de zoom o nome das ruas começa a aparecer (o que ajuda bastante!!)

Achamos o Lélio Gama 105!!! Se você não achar pode usar a ferramenta da "mão" para passear pelo mapa da cidade do mesmo modo que se faz para caminhar por um documento do Adobe Acrobat Reader.

Agora vamos acessar as informações sobre esse edificio, clique no botão indicado pela seta vermelha.

Agora, claro, clique no edificio!!

O sistema processará um pouco e retornará uma tela semelhante à tela abaixo, e como vocês podem ver, a altura do edificio está lá!!!

**alguns edificios possuem vários níveis em relação ao solo, esse sistema também mostra isso, ou seja, você pode descobrir a altura dos diferentes "setbacks" do edificio.

Espero que gostem dessa ferramenta, é muito interessante!!

·
SSC Brasil
17,672 Posts
O site da prefeitura do Rio é completíssimo. Muito bom mesmo.

Obrigado por fazer essa pesquisa. Dois mistérios do Rio foram desvendados: a altura do Rio Sul e a do Lelio Gama.

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Uau, que ótimo trabalho e que achado, parabéns!

Só uma pergunta: qual o nome de um edifício enorme que fica no Leme, numa rua que não fica frente para a praia, quase encontado num morro. Obs.: não estou me referindo ao Le Meridien.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Para o thread ficar 100% só faltou as fotos dos prédios para o pessoal que não conhece o Rio ver... :)

·
Registered
2,773 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Uau, que ótimo trabalho e que achado, parabéns!

Só uma pergunta: qual o nome de um edifício enorme que fica no Leme, numa rua que não fica frente para a praia, quase encontado num morro. Obs.: não estou me referindo ao Le Meridien.
É o número 33 da lista, "Gustavo Sampaio 770"

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Alfenim, aqui estão as fotos dos mais altos do Rio:

Rio Sul Center: 163m - 48 andares

Lelio Gama 105: 146m - 40 andares

Edifício Santos Dumont: 141m - 45 andares

Lineu de Paula Machado: 138m - 38 andares

Centro Candido Mendes: 138m - 43 andares

Conde Pereira Carneiro: 133m - 43 andares

Século Frontin: 131m - 40 andares

Frederico Bokel: 130m - 40 andares

Banco Central do Brasil: 130m - 25 andares

BIG: 125m - 37 andares

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Alfenim, aqui estão as fotos dos mais altos do Rio:
Valeu, Vinicius! Eu estou enganado ou esses prédios são todos da década de 1980? A Torre do Rio Sul com certeza é pois eu me lembro dele da primeira vez que fui no Rio.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
^^ Não precisa responder, já vi que no post inicial tem as datas de construção. Só tem um desse século?

·
-*-*-*-
26,386 Posts
Belissimo trabalho!! :applause:

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
^^ Por que pararam de construir alto? Pela seqüência já era para ter um de pelo menos 60 andares ou mais de 200m.

·
Registered
2,773 Posts
Discussion Starter · #14 ·
^^ Por que pararam de construir alto? Pela seqüência já era para ter um de pelo menos 60 andares ou mais de 200m.
Digamos que nos anos 90 todas as sedes de empresas que ficavam no Rio começaram a ir para São Paulo.

Só recentemente que a demanda por escritórios aqui voltou a se aquecer.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
EUUUUUU SABIIIIIIAAAAAA QUE O BB ERA O MAIS ALTO DO CENTRO!!!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Brasil Guy, você fez a melhor descoberta de 2007 pro Rio, a segunda foi o hotel no Rio Sul lol... VALEU!!!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Digamos que nos anos 90 todas as sedes de empresas que ficavam no Rio começaram a ir para São Paulo.

Só recentemente que a demanda por escritórios aqui voltou a se aquecer.
Pra SP e pros Office Park da Barra! A White Martins foi a pouco tempo pra Barra!!

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Vendo as fotos novamente, o Frederico Bokel e esse BIG (isso é realmente o nome dele) são horríveis. Tem que fazer um retrofit imediatamente neles, principalmente na empena cega do primeiro, que estraga em parte o belo skyline do Centro.

Vocês repararam nesse prédio finíssimo do lado direito do BIG:

Que estranho!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Vendo as fotos novamente, o Frederico Bokel e esse BIG (isso é realmente o nome dele) são horríveis. Tem que fazer um retrofit imediatamente neles, principalmnete na empena cega do primeiro, que estraga em parte o belo skyline do Centro.

Vocês repararam nesse prédio finíssimo do lado direito do Bokel:

Nunca tinha observado ele.
Pois é a enpena do Bokel é feia... aí eles colocam aquelas megas propagandas... Agora tá lá a Petrobras...

Vinicius: o Predio ao lado do BIG não é predio, pertence ao edificio BIG (Banco Irmãos Guimarães)

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Pra SP e pros Office Park da Barra! A White Martins foi a pouco tempo pra Barra!!
Esse é outro fenômeno atual do Rio. Os comerciais ao invés de crescerem para cima, estão crescendo para os lados. Outro fator é a onda dos retrofits. Quem não conhece o Rio, acha que não existem novos lançamentos comerciais. Sim, eles existem: na Barra, os baixinhos e no Centro, os retrofits.

1 - 20 of 100 Posts