SkyscraperCity banner

1 - 20 of 910 Posts

·
Litoral Alentejano
Joined
·
2,771 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
A investigação arqueológica atesta a presença humana em Alcácer há 40 mil anos. Na Idade do Ferro, a zona era conhecida por "Bevipo".
Na ocupação romana, a povoação passou então a designar-se "Salacia Urbs Imperatoria", atingindo o estatuto de cidade e dominando toda a região.

A ocupação árabe dá-se em 715 e prolongou-se durante quatro séculos, denominada por "Al-Qassar Abu Danis".

Em 1495, Alcácer assistiu à aclamação de D. Manuel I como rei de Portugal.

Em 1502, o célebre matemático Pedro Nunes nasce no concelho, provavelmente em Vale de Guizo.

Saliente-se ainda a importância de Alcácer do Sal na sustentação dos Descobrimentos portugueses. A qualidade do pinheiro manso que abundava na região foi tida como especialmente conveniente para algumas peças da construção naval, tendo essa madeira sido largamente utilizada na construção das embarcações.

Casas de frontões triangulares e volutas lembram o período áureo da exploração do sal. Os sécs. XVIII e XIX terão constituído um dos momentos mais altos no recurso ao rio enquanto grande via de penetração no Alentejo. As suas especiais características acabaram por proporcionar o surgimento de um conjunto de embarcações específicas, de onde se destacam os laitéus, as canoas, os galeões (primeiro da pesca de cerco e depois de transporte de sal) e os iates, todas usadas no transporte permanente de mercadorias.

Já nos nossos dias, muita dessa importância se perdeu. Com a crescente utilização do caminho-de-ferro, o recurso ao rio foi sendo progressivamente abandonado, ainda que se tenha conservado até à primeira metade do séc. XX.

IMPORTANTE REFERIR: As fotografias utilizadas neste blogue pertencem a outras fontes exteriores ao editor. Podem ser acedidas a partir do browser 'Google'; flickr; Olhares…

Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique, por favor, e prontamente será retirado


Alcácer está situado no distrito de Sétubal


Brazão da cidade de Alcácer do Sal


Logotipo da autarquia Alcaçerense


Brazão de Alcácer do Sal na época Romana

(Desenho)

Vamos então dar inicio ao passeio por terras de Alcácer do Sal


Podemos começar da Baixa


Nesta artéria, chamada por Largo Luís de Camões, ou como é carinhosamente tratada por as gentes de Alcácer "Largo das Camionetas" (em tempos era ali que existia a estação rodoviária e onde se apanhava as carreiras) Ali podemos encontrar variado tipo de comercio: CAFÉS/ RESTAURANTES, COMÉRCIO LOCAL, UNIDADES DE ALOGAMENTO, BANCOS, ECT...



sente-se numa destas esplanadas e disfrute dos petiscos e das vistas que Alcácer tem para oferecer...

um conselho a todos...compre camarão do rio a estas senhoras...elas estão instaladas num barco caracteristicos do rio Sado...os Saveiros


após uma pequena paragem, aconselho a seguir Marginal Fora....

... abrande o ritmo e apreci-e a fauna e flora junto às margens do Sado. Pare e veja os galeões que outrora transportavam o sal. Perduram apenas 5 exemplares a navegar no Sado -2 da Autarquia de Alcácer e 3 da Reserva do Estuario do Sado...


"Amendoeira" (falta o Pinto Luísa)

...continuando pela marginal admire este Solar, o Solar dos Salemas onde está instalada a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal...


Vista da Marginal


Pátio

...seguindo rua a fora, passamos junto ao Museu Municipal (a decorrer escavações arqueológicas no seu interior, quem quiser pode ir visitar as "operações", os arqueólogos não se importam, até agradeçem a sua visita...logo ali temos depois a praça Pedro Nunes


-Finanças


- Câmara Municipal

...ali encontra a ponte penonal... Maravilhosa na minha opinião...





...Desafiu a passear nesta ponte perto do por do sol... irá ver que é espetacular...passamos a ponte até ao outro lado...


Serviços Disponiveis:
- Centro Naútico (em construção, edificio junto ao arrozais)
- Parque estacionamento (50 lugares)
- Restaurante

[brevemente e em fase de conclusão]
- Skate park
- Zona de espétaculos
- Parque infantil e de merendas


- Vista sobre a cidade


- Caso tenha uma embarcação, poderá atracar aqui de forma gratuita


-Natal 2007

No rio Sado poderá ainda fazer passeios de galeão, ou de barco ou então porque não fazer um pouco de exercício físico, a canoagem:



Ainda na margem sul do rio Sado, poderá ver a ponte metálica de Alcácer do sal (em obras de recuperação)


-muitos se devem recordar desta ponte quando seguiam rumo ao Sul de Portugal.

.

- Após as obras de recuperação poderá fazer um percurso circular. Poderá começar na Baixa, depois seguir pela ponte pedonal, margem sul, e entrar na ponte metálica, onde irá parar junto à baixa Comercial.


- Vista aérea das pontes, actualmente a ponte metálica está em obras de recuperação. No final irão desmantelar a velha ponte provisória.



- Outrora era assim, a parte levadiça da ponte içava e os barcos passavam. Após a sua recuperação voltará a levantar a sua plataforma.

Mas não acabamos ainda o passeio. No caso de querer voltar junto ao casario, retorne à ponte pedonal, depois e já que o passeio vai longo, uma água já sabe bem.
Refresque-se á vontade numa fonte ali próxima á ponte pedonal.




Depois poderá seguir até á estação de comboios, passando pela ponte do comboio.





IMAGENS SOLTAS DE ALCÁCER DO SAL


-PINHEIRO MANSO


- Vista aérea de Alcácer do Sal


- Vista sobre os arrozais e o pinhal ao fundo




- Zona urbana de Alcácer


- Jardim público


-Cais de embarque dos Galões de Sal

IGREJAS



- igreja de Santiago








- Convento das 11 000 Virgens/ Convento de S. António


-Igreja de Santa Maria do Castelo, junto à Pousada D. Afonso II.

ESPAÇOS ARQUEOLÓGICOS


- Fórum Romano, junto à Pousada D. Afonso II.


- Santuário Sr. Dos Mártires


- Necrópole Romana do Sr. Dos Mártires


- Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos.

[falta Cripta arqueologica]

TORRÃO












- Verão 2008


- Barragem de Vale de Gaio, ou Barragem Trigo Morais

CARRASQUEIRA






COMPORTA







-Empreendimento Casas da Comporta
 

·
Litoral Alentejano
Joined
·
2,771 Posts
Discussion Starter #3
:eek:kay: Boa!

Faltava Alcácer do Sal ao nosso album. És habitante dessa bela cidade?
SIM, uma linda cidade mesmo... Hoje verei se vo conseguir meter mais fotos de Alcácer do Sal
 

·
Litoral Alentejano
Joined
·
2,771 Posts
Discussion Starter #4 (Edited)

·
Litoral Alentejano
Joined
·
2,771 Posts
Discussion Starter #5
Peço desculpas mas as imagens estão um pouco grandes. Não sei o que se passa mas há ali imagens que não aparecem não sei porquê? Trata-se de imagens a respeito de intervenções arqueológgicas do concelho de Alcácer do Sal. Sugiro que visitem tanto o site da Autarquia como o blog de arqueologia de autoria do Arqueólogo do Munícipio : www.al-qasr-abu-danis.blogspot.com
 

·
Litoral Alentejano
Joined
·
2,771 Posts
Discussion Starter #7
realmente Alcácer é a terra das antenas...Mas também é culpa das pessoas pois a autarquia de Alcácer gastou imenso dinheiro acerca de 4 meses atrás a instalar um sistema de TV, TELEFONE INTERNET por fios da CaboVisão e mesmo assim não houve ninguém que fize-se questão de retirar a sua antena do Telhado... Quanto ás imagens eu retirei apenas ou seus links dos próprios sites e coloquei-os aqui apenas depois colocando o "Código"
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Salatia Urbes Impératoria, cidade mto importante na antiguidade hoje bela e calma, não se ve quase nada :cry: queria ver a villa Romana de Santa Catarina de Certimos e a cripta :(
 

·
Litoral Alentejano
Joined
·
2,771 Posts
Discussion Starter #11
Salatia Urbes Impératoria, cidade mto importante na antiguidade hoje bela e calma, não se ve quase nada :cry: queria ver a villa Romana de Santa Catarina de Certimos e a cripta :(
Deixe-me fazer uma correcção:
1º É Salatia Urbs Imperatoria, e não como escreveu
2º A aldeia onde está situada a Villa Romana é Santa Catarina de Sítimos, nome oficial, mas dizemos apenas Santa Catarina.

Se quiser encontra mais informações sobre esta villa romana nos seguintes blogs:

- http://al-qasr-abu-danis.blogspot.com
- http://www.arqueoalcacer.blogspot.com

Tratam-se de Blogs da autoria do arqueólogo responsável pelas escavações arqueológicas, Dr. António Rafael Carvalho, Arqueólogo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal. A área de escavação é relativamente curta, pois só é alvo de trabalhos durante 2/3 meses ano na altura do verão, e a equipa é relativamente pequena para estes trabalhos.

Basicamente pode-se encontrar uma piscina romana da ordem dos 7 metros de largura, 15 metros de comprimento parcial (já que ainda não foi descoberto o fim da piscina ) a profundidade a rondar os 1.60 metros, conjunto de 6 degraus, pode-se ainda encontrar vários compartimentos e um santuário dedicado a vénus. Numa zona mais a sul pode-se ainda encontrar vestigios de tanques romanos.

Está disponivel online um resumo dos trabalhos de 2006.
Podem encontrar aqui: http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Documents/Villa%20romana%20de%20Santa%20catarina%20sitimos%20Campanha%20de%202006.pdf

Em relação á cripta ainda não há muito divulgado, pelo menos online. A cripta arqueológica será inaugurada no próximo dia 18 de Abril. O arqueólogo municipal teima em não divulgar fotos, mantendo um certo secretismo convidando as pessoas a dar uma olhada pelo aquele novo espaço.

podem dar uma vista de olhos aqui:
- http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Visitar/MuseuseMonumentos/Paginas/Criptacastelo.aspx
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
xiiiiii pois é Sítimos :doh::eek:kay: já gora uma duvida, existem umas moedas cunhadas em Evion ou Kevion, não tenho a certeza, julgo k corresponderia a Salatia antes da Ocupação Romana e com esse nome, essas moedas estão patentes ao publico em Alcacer ou são de colecções particulares:?
 

·
Litoral Alentejano
Joined
·
2,771 Posts
Discussion Starter #13 (Edited)
xiiiiii pois é Sítimos :doh::eek:kay: já gora uma duvida, existem umas moedas cunhadas em Evion ou Kevion, não tenho a certeza, julgo k corresponderia a Salatia antes da Ocupação Romana e com esse nome, essas moedas estão patentes ao publico em Alcacer ou são de colecções particulares:?
os nomes que referiu, Ketion e Evion são os antigos nomes do Rio Sado no período Romano. A moeda de Salatia (Alcácer do Sal) tinha cunhada "IMP SAL" penso eu, não tenho bem a certeça, "IMP SAL" fazia o juz ao nome da cidade na altura Salatia Urbs Imperatória.

Em relação à colecção sinceramente não sei se actualmente está exposta ao público, já que o museu municipal (era lá que estavam este tipo de peças) está encerrado para obras de recuperação, com direito a escavação arqueológica no solo, a iniciar brevemente. Não sei se a cripta que agora irá ser inaugurada a dia 18 de abril, irá conter algum do espólio do museu, aliás penso que nas escavações da pousada (cripta arqueológica) deve ter sido certamente encontrado algumas moedas.

Penso que nenhumas pertençem a colecções privadas, pois a autarquia sempre que faz escavações deste cariz, quer em espaço publico quer privado, fica sempre com direito ás peças ai encontradas. Nem sei se há colecções deste tipo de peças pois maior parte do espólio é encontrado em escavações da iniciativa da câmara municipal ou do antigo IPPAR, agora IGESPAR. Sinceramente é matéria que desconheço. No meu ver nem devia existir colleções privadas deste tipo, pois faz parte da nossa história e acho que devia ser partilhada por todos.
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
é uma bela terra!:yes: pena é o estado lastimável em que se encontra a ponte!:eek: um dia destes cai...

a pousada ficou muito boa, era uma pena o estado de ruína em que se encontrava o castelo antes das obras.
 
1 - 20 of 910 Posts
Top