SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 50 Posts

·
Registered
74 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Coqueiros e postes foram levados pelo mar e outros imóveis estão com as estruturas comprometidas

Ondas de até três metros destruíram casas de um condomínio de luxo no litoral sul de Sergipe, durante a madrugada desta quinta-feira, 5. Quatro casas desabaram na Praia do Saco (aquela linda linda, que tá aqui no forum como uma das 100 + bonitas do Mundo), uma delas foi totalmente engolida pelo mar. Outras residências estão ameaçadas. As ondas também levaram coqueiros e postes. Pela manhã, moradores e funcionários tentaram salvar o que restou.

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Essa não, tsunami no meu querido estado de SE?

·
Registered
7,546 Posts
^^^^
O único MEREMOTO na região é a especulação imobiliária irresponsável, como a que ocorre em todo o litoral nordestino. Um absudo construírem as casas sobre a faixa de areira.

O Ceará está cheio de casas assim e em Panaquatira (S.José de Ribamar, também)

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Pois é, irresponsabilidade na construção de casas muito próximas à praia e avanço do mar somados só dá nisso aí...

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Nossa!Que estrago!!Uma vez eu fui nessas praias do sul ai em sergipe, é incrível o mar engoliu toda a estrada que leva até o farol!!!

Isso aqui é o que sobrou da estrada...

Também no mesmo dia, uma onda engoliu o carro da polícia que fazia a ronda no local, e eles ficaram atolados na lama.

PS: Eu ajudei a Desatolar =]

·
:)
18,427 Posts
Será que já ajeitaram este pedaço da rodovia? Eu não dúvido que ainda esteja assim depois de tantosss meses, afinal, acho que nao deve ter casa ali do lado do farol (ou já existe?).

Sobre as casas, vale lembrar que em muitas praias do estado, há uns 10 anos atrás por exemplo, a faixa das dunas ficavam muitoooo a frente do que está hoje. Lembro de uma casa que por mais de 20 anos foi de minha avó e depois passou para minha tia, tinhamos que andar uns 500 metros ou mais em plenas dunas até chegar à praia. Hoje a casa que não é mais da família, está a uns 10 metros da praia... Existe realmente o problema das construções novas que foram implantadas mesmo à beira-mar e depois o pessoal vem querer reclamar... Em uns bares da orla de Aracaju vieram chamar a prefeitura de ineficaz por não barrar o avanço do mar, mas quem será que está errado? A natureza ou quem constrói em área iregular? ^^

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
pra você ver, enquanto na Atalaia se anda 500 metros de areia pra chegar no mar, lá perto do farol o mar ja comeu o asfalto, estranho né?

·
18,427 Posts
pra você ver, enquanto na Atalaia se anda 500 metros de areia pra chegar no mar, lá perto do farol o mar ja comeu o asfalto, estranho né?
Não acho que seja estranho. Creio que existem diversos motivos naturais ou não que façam que alguns locais sejam mais afetados que outros. :)

·
Registered
7,546 Posts
Boa Viagem e a Beira Mar estão a ficando sem faixa de areia e a tendência é piorar, um dia deixam de ser praias para tonarem-se cais.

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Mas, parte do estacionamento da Praça de Eventos da Orla já foi levada pelo mar...
Deve ser o aquecimento global, calota polar derretendo, o nivel do mar subindo...etc...etc...eu achava que tinham aterrado ali na atalaia para a construção da orla, vcs confirmam essa informação??

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Boa Viagem e a Beira Mar estão a ficando sem faixa de areia e a tendência é piorar, um dia deixam de ser praias para tonarem-se cais.
Em Boa Viagem são cerca de 2Km de orla que está com erosão, os outros 6Km ainda não sofrem com isso. O problema maior é em Barra de Jangada, Candeias e Piedade, todas em Jaboatão e algumas praias de Olinda e Paulista.

·
18,427 Posts
Deve ser o aquecimento global, calota polar derretendo, o nivel do mar subindo...etc...etc...eu achava que tinham aterrado ali na atalaia para a construção da orla, vcs confirmam essa informação??
Lembre também que a terra de tempos em tempos passa por um longo processo de resfriamento e aquecimento, mas é claro que a poluição, etc etc está aumento este processo. :)

Na verdade eu não sei lhe dizer se ali já foi mangue ou simplesmente era área de dunas...

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Lembre também que a terra de tempos em tempos passa por um longo processo de resfriamento e aquecimento, mas é claro que a poluição, etc etc está aumento este processo. :)

Na verdade eu não sei lhe dizer se ali já foi mangue ou simplesmente era área de dunas...
Quando cadastrei os terrenos de marinha(da união) no ano passado, a conversa que rolava era, que a coroa do meio e parte da orla tinham sido aterradas...vou procurar me informar...mas de qualquer forma é mais provável que aquela área fosse mangue...

·
João Manoel
5,464 Posts
Quando cadastrei os terrenos de marinha(da união) no ano passado, a conversa que rolava era, que a coroa do meio e parte da orla tinham sido aterradas...vou procurar me informar...mas de qualquer forma é mais provável que aquela área fosse mangue...
A Coroa do Meio antes de ser urbanizada era uma faixa de extensos manguezais que com o passar do tempo foi aterrada... embora também, durante o processo de urbanização houve uma série de aterros à margem do rio Sergipe (Aracaju) fazendo com que a faixa de aumentasse a dimensão; por conta disso, com o passar dos anos foi necessário colocar um molhe para conter o avanço na foz do rio Sergipe (Aracaju) que passou a inundar as áreas aterradas; assim a faixa de areia na praia de Atalaia aumentou consideravelente em virtude do molhe conter o avanço e por conseguinte lançar os sedimentos mais a frente; enquanto isso acontecia na margem direita, na margem esquerda (na Atalaia Nova município de Barra dos Coqueiros) o rio tendia a ganhar mais espaço em sua foz; com isso, atualmente houve a necessidade de se conter o avanço do mar na Atalaia Nova (Barra dos Coqueiros) e estudiosos afirmam que está acontecendo o processo inverso (agora em Aracaju) justamente pelo fato do rio ter tido sua foz "canalizada".

·
João Manoel
5,464 Posts
Mar avançou mais de 100m em menos de um ano na Orla de Atalaia

12/06/2008

O mar já destruiu quatro bares e parte da praça de eventos da Orla de Atalaia. Para entender as possíveis causas do avanço do mar em Aracaju, o Portal Infonet procurou o Grupo de Geologia Sedimentar, Costeira e Ambiental, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O infográfico a seguir traz uma projeção do avanço do mar, baseados nos dados colhidos pela reportagem.

Veja o avanço do mar através do infográfico produzido pelo Portal Infonet:

http://www.infonet.com.br/noticias/ler.asp?id=74140&titulo=especial

·
João Manoel
5,464 Posts
A Coroa do Meio antes de ser urbanizada era uma faixa de extensos manguezais que com o passar do tempo foi aterrada... embora também, durante o processo de urbanização houve uma série de aterros à margem do rio Sergipe (Aracaju) fazendo com que a faixa de aumentasse a dimensão; por conta disso, com o passar dos anos foi necessário colocar um molhe para conter o avanço na foz do rio Sergipe (Aracaju) que passou a inundar as áreas aterradas; assim a faixa de areia na praia de Atalaia aumentou consideravelente em virtude do molhe conter o avanço e por conseguinte lançar os sedimentos mais a frente; enquanto isso acontecia na margem direita, na margem esquerda (na Atalaia Nova município de Barra dos Coqueiros) o rio tendia a ganhar mais espaço em sua foz; com isso, atualmente houve a necessidade de se conter o avanço do mar na Atalaia Nova (Barra dos Coqueiros) e estudiosos afirmam que está acontecendo o processo inverso (agora em Aracaju) justamente pelo fato do rio ter tido sua foz "canalizada".
Essa explicação foi confirmada hoje pelo portal Infonet... coincidência :)

·
18,427 Posts
Ixe, avançou bastante hein? Não sei se seria pertinente colocar barreiras no curso deste trecho da orla, mas acho que a praça de eventos é dispensável. ^^

1 - 20 of 50 Posts
Status
Not open for further replies.