SkyscraperCity banner

661 - 680 of 680 Posts

·
( ͠° ͟ʖ ͡°)
5,997 Posts
Há dois sítios em Lisboa ao qual fiquei de queixo caído assim que entrei que são precisamente esses dois últimos que mostraste: a Igreja de Madre Deus [Museu do Azulejo] e a Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

·
Paulo -JP
1,442 Posts
Há dois sítios em Lisboa ao qual fiquei de queixo caído assim que entrei que são precisamente esses dois últimos que mostraste: a Igreja de Madre Deus [Museu do Azulejo] e a Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.
Acredito que sim. :) No meu caso foram essas duas, mais a igreja de Santa Catarina. Magníficas essas 3.

·
( ͠° ͟ʖ ͡°)
5,997 Posts
Já passei tantas vezes à frente da Igreja de Santa Catarina, e nunca me deu para ir lá espreitar. Tenho que ver isso, quando for possível...

·
( ͠° ͟ʖ ͡°)
5,997 Posts
Essa foi parcialmente demolida para ampliar o Banco de Portugal, que entretanto passou para a Avenida Almirante Reis, sendo que a igreia semi-destruída passou então a ser utilizada como garagem (!!!!???), lol... era engraçado, sempre que passava nessa rua com pessoal amigo dizia-lhes sempre: "estão a ver esta bela igreja?" "sim, é bonita"; "pois é, mas agora é uma garagem!!" "?!?!"
ahah

Adoro esse detalhe na janela de canto do Arq. Gonçalo Byrne para a Praça do Munícipio.

·
Paulo -JP
1,442 Posts
Essa foi parcialmente demolida para ampliar o Banco de Portugal, que entretanto passou para a Avenida Almirante Reis, sendo que a igreia semi-destruída passou então a ser utilizada como garagem (!!!!???), lol... era engraçado, sempre que passava nessa rua com pessoal amigo dizia-lhes sempre: "estão a ver esta bela igreja?" "sim, é bonita"; "pois é, mas agora é uma garagem!!" "?!?!"
ahah

Adoro esse detalhe na janela de canto do Arq. Gonçalo Byrne para a Praça do Munícipio.
Sim. Essa igreja é uma mártir dos tempos que correm. Vamos ver o que lhe reserva o futuro. Ainda irá virar uma discoteca. Lol

·
Registered
169 Posts
Aconselho a igreja do convento da Encarnação, um dos grandes tesouros de Lisboa de arte Portuguesa do pré terramoto.

·
Registered
169 Posts
Porque está por dentro tão desgastada essa igreja?
Ardeu nos anos 50. Era a jóia da coroa das igrejas do pós terramoto, nesta igreja reuniram-se várias peças resgatadas dos escombros de outras igrejas e palácios, como por exemplo o portal e a sacada da entrada, e algumas das colunas interiores.
A capela mor joanina, era umas das poucas peças de arte italiana com escala sobreviventes ao terramoto.

·
Registered
169 Posts

Excelentes fotos!
A maioria das pessoas desconhece mas a igreja de nossa senhora do Loreto é uma obra prima da arte italiana, pela sua originalidade e qualidade estética. A autoria da estátua do nicho superior da fachada ( pré terramoto) continua a ser um mistério, as duas hipóteses mais defendidas continuam a ser Bernini ou Borromini ( ambos receberam encomendas para esta igreja).
Tal como muitas igrejas reconstruídas depois do terramoto, esta sofreu algumas alterações possivelmente por complicações orçamentais, neste caso foi a torre, o douramento/pintura/mosaico do topo dos nichos exteriores ( este detalhe também divide ainda os historiadores) não foi aplicado e alguns detalhes/ peças do interior acabaram por ser simplificados ou mesmo anulados.

·
Registered
169 Posts
Fantástico, obrigado pelas fotos.
S. Roque, um tesouro global:
  • o tecto foi realizado com madeira vinda da Prússia;
  • a capela de S. João Batista é uma jóia do Barroco italiano, toda elaborada com peças semipreciosas;
  • a igreja tem uma colecção de relicários excepcional, parte destes aglomerados por um cônsul Português que estava na Alemanha aquando da proliferação do protestantismo;
  • foi ali que Padre Antonio Vieira reuniu a sociedade Lisboeta para o seu primeiro sermão aquando do regresso a Lisboa;
  • a igreja reune um anormal numero de altares dedicados a Maria;
  • as colecções de pintura, escultura, paramentaria, azulejos e ourivesaria da igreja, cobrem um arco temporal de mais de 3 séculos e são TODAS excelentes;
  • foi uma das primeiras igrejas Jesuítas do Mundo.

661 - 680 of 680 Posts