Há algum tempo ja tinha essa ideia em mente.
Com a ausência de terrenos disponíveis de preço razoável e acesso considerável, fora o fato da ausência de verbas para clubes como Flamengo e Fluminense para a construção de estádios próprios novos.
Estado atual dos estadios de Flamengo e Fluminense
Fluminense:
Para quem não lembra, o Estadio das Laranjeiras (que na verdade é batizado com o nome Estádio Manuel Schwartz) ja chegou a possuir uma capacidade muito maior que a atual, sendo palco do Campeonato Sul Americano de Seleções Nacionais, cujo publico em um dos jogos foi estimado em 30 mil pessoas
Estádio apos a ampliação para o referido campeonato
partida inaugural do Campeonato Sul-Americano de 1922, entre Brasil e Chile
Com a duplicação da Rua Pinheiro Machado, o Fluminense, infelizmente, perdeu parte das arquibancadas, tendo seu patrimônio mutilado em favor da mobilidade urbana carioca.
Atualmente, não recebe jogos oficiais dos profissionais e é somente utilizado para treinos.
Flamengo
O estadio do Flamengo, José Bastos Padilha, mais conhecido como Estadio da Gavea, foi construido na década de 1930 para ser palco dos jogos do time. Com a construção do Maracanã, no entanto, foi utilizado, na maioria das vezes, em jogos contra times de menor expressão.
Na década de 1990, recebeu uma estrutura de arquibancadas tubulares, que fez aumentar de 8 mil para 30 mil a capacidade do estadio, mas foi algo não muito duradouro.
Os planos de demolição da estrutura atual para a construção de uma arena moderna, contudo, esbarram nos interesses dos moradores do Leblon, que preferem ser vizinhos de um terreno perigoso e mal cuidado do que conviver, as vezes, com um publico de 30 mil pessoas interessados em assistir um bom jogo em um estadio confortavel numa area revitalizada (pelo que se vislumbra com o projeto)
Estadio lotado
Projeto da Arena da Gavea
Arena Petrobras, a alternativa usada durante as obras pro Pan
Arena Petrobrás
O Luso-Brasileiro viveu seu momento mais marcante no ano de 2005, quando uma parceria com o Botafogo de Futebol e Regatas, o Clube de Regatas do Flamengo e a Petrobrás colocaram estruturas metálicas tubulares em todo o trecho disponível do estádio, elevando sua capacidade para 30 mil torcedores, na disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano, uma vez que o Estádio do Maracanã encontrava-se interditado para reformas visando aos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e o Estádio Caio Martins desativado pela diretoria botafoguense.
Durante aquele tempo, o estádio foi denominado Arena Petrobras, a partir do direito de naming right. Nele foram instaladas arquibancadas tubulares e suas dependências foram reformadas, tudo numa iniciativa da Petrobras e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. As arquibancadas chegaram a ter capacidade para 30.000 pessoas*
Solução Proposta por mim, para sanar a falta de estadios, atualmente, na cidade do Rio de Janeiro
Reforma do Estadio Italo del Cima
O estadio Italo del Cima, de propriedade do Campo Grande Atlético Clube, localiza-se no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Time de tradição no futebol carioca, o Campo Grande chegou a ganhar a Taça de Prata (equivalente a Série B atual), no ano de 1982, maio gloria do clube. Revelou em suas categorias de base jogadores como Valdir Bigode e foi comandado por Vanderlei Luxemburgo, em 1983, quando disputou a Taça de Ouro. Teve também, como ilustre comandante, Edu, irmão de Zico.
O estadio, atualmente, possui capacidade para 18mil espectadores, mas no passado ja pode abrigar em torno de 25 mil. Localiza-se em uma das principais vias do bairro, a Rua Artur Rios, e relativamente proxima a estação da Supervia homônima.
Minha proposta
1) Compra de algumas casas do quarteirão, afim de dar maior mobilidade ao publico e permitir uma leve expansão das arquibancadas
2) Reforma estrutural do estadio que, devido as condições financieiras de seu proprietario, não se encontra em condições de receber uma partida oficial de futebol
3) Modernizações:
- Melhorias no sistema de refletores
- Colocação de cadeiras, as quais poderiam ser cedidas do Maracanã, pelo que li a respeito do destino nas atuais, que seriam cedidas à clubes do Rio de Janeiro
- Readequação do gramado
4) Resultado final:
- Espera-se que o estadio fique, mais ou menos, nos padrões do Estadio da Cidadania, em Volta Redonda.
- Espera-se ajudar um tradicional clube do Rio de Janeiro a manter seu patrimônio. Dessa forma, poderia continuar cumprindo sua função social de promover o esporte, fato muito importante para muitos jovens não irem para o "mau caminho"
- Espera-se proporcionar uma casa confortavel para Flamengo ou Fluminense enquanto o Maracanã encontra-se em reformas e preparativos para a Copa e as Olimpiadas, dando uma opção ao Engenhão, principalmente em jogos com expectativa reduzida de publico
5) Fotos Atuais
Area que poderia ser comprada em amarelo
Area que poderia ser expandida a arquibancada em vermelho
Distância da estação de trens:
Sei que é um thread com um tema um pouco doido e não sei se a informação foi suficiente. Também sei que não sei fazer nada parecido com um render, mas acho que deu pra entender a proposta né =)
*copiado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_petrobras
*fotos do estádio das laranjeiras retiradas de:
http://blogdotricolorverdadeiro.blogspot.com/2008/02/relembrando-o-estdio-das-laranjeiras_26.html