SkyscraperCity Forum banner

Opção ao Maracanã até 2016 - Reforma do Estadio Italo del Cima (RJ)

22003 Views 23 Replies 10 Participants Last post by  astyanax
Há algum tempo ja tinha essa ideia em mente.

Com a ausência de terrenos disponíveis de preço razoável e acesso considerável, fora o fato da ausência de verbas para clubes como Flamengo e Fluminense para a construção de estádios próprios novos.

Estado atual dos estadios de Flamengo e Fluminense

Fluminense:
Para quem não lembra, o Estadio das Laranjeiras (que na verdade é batizado com o nome Estádio Manuel Schwartz) ja chegou a possuir uma capacidade muito maior que a atual, sendo palco do Campeonato Sul Americano de Seleções Nacionais, cujo publico em um dos jogos foi estimado em 30 mil pessoas

Estádio apos a ampliação para o referido campeonato

partida inaugural do Campeonato Sul-Americano de 1922, entre Brasil e Chile

Com a duplicação da Rua Pinheiro Machado, o Fluminense, infelizmente, perdeu parte das arquibancadas, tendo seu patrimônio mutilado em favor da mobilidade urbana carioca.

Atualmente, não recebe jogos oficiais dos profissionais e é somente utilizado para treinos.

Flamengo

O estadio do Flamengo, José Bastos Padilha, mais conhecido como Estadio da Gavea, foi construido na década de 1930 para ser palco dos jogos do time. Com a construção do Maracanã, no entanto, foi utilizado, na maioria das vezes, em jogos contra times de menor expressão.

Na década de 1990, recebeu uma estrutura de arquibancadas tubulares, que fez aumentar de 8 mil para 30 mil a capacidade do estadio, mas foi algo não muito duradouro.

Os planos de demolição da estrutura atual para a construção de uma arena moderna, contudo, esbarram nos interesses dos moradores do Leblon, que preferem ser vizinhos de um terreno perigoso e mal cuidado do que conviver, as vezes, com um publico de 30 mil pessoas interessados em assistir um bom jogo em um estadio confortavel numa area revitalizada (pelo que se vislumbra com o projeto)

Estadio lotado

Projeto da Arena da Gavea

Arena Petrobras, a alternativa usada durante as obras pro Pan

Arena Petrobrás
O Luso-Brasileiro viveu seu momento mais marcante no ano de 2005, quando uma parceria com o Botafogo de Futebol e Regatas, o Clube de Regatas do Flamengo e a Petrobrás colocaram estruturas metálicas tubulares em todo o trecho disponível do estádio, elevando sua capacidade para 30 mil torcedores, na disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano, uma vez que o Estádio do Maracanã encontrava-se interditado para reformas visando aos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e o Estádio Caio Martins desativado pela diretoria botafoguense.
Durante aquele tempo, o estádio foi denominado Arena Petrobras, a partir do direito de naming right. Nele foram instaladas arquibancadas tubulares e suas dependências foram reformadas, tudo numa iniciativa da Petrobras e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. As arquibancadas chegaram a ter capacidade para 30.000 pessoas*

Solução Proposta por mim, para sanar a falta de estadios, atualmente, na cidade do Rio de Janeiro

Reforma do Estadio Italo del Cima

O estadio Italo del Cima, de propriedade do Campo Grande Atlético Clube, localiza-se no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Time de tradição no futebol carioca, o Campo Grande chegou a ganhar a Taça de Prata (equivalente a Série B atual), no ano de 1982, maio gloria do clube. Revelou em suas categorias de base jogadores como Valdir Bigode e foi comandado por Vanderlei Luxemburgo, em 1983, quando disputou a Taça de Ouro. Teve também, como ilustre comandante, Edu, irmão de Zico.

O estadio, atualmente, possui capacidade para 18mil espectadores, mas no passado ja pode abrigar em torno de 25 mil. Localiza-se em uma das principais vias do bairro, a Rua Artur Rios, e relativamente proxima a estação da Supervia homônima.

Minha proposta

1) Compra de algumas casas do quarteirão, afim de dar maior mobilidade ao publico e permitir uma leve expansão das arquibancadas

2) Reforma estrutural do estadio que, devido as condições financieiras de seu proprietario, não se encontra em condições de receber uma partida oficial de futebol

3) Modernizações:

- Melhorias no sistema de refletores
- Colocação de cadeiras, as quais poderiam ser cedidas do Maracanã, pelo que li a respeito do destino nas atuais, que seriam cedidas à clubes do Rio de Janeiro
- Readequação do gramado

4) Resultado final:
- Espera-se que o estadio fique, mais ou menos, nos padrões do Estadio da Cidadania, em Volta Redonda.
- Espera-se ajudar um tradicional clube do Rio de Janeiro a manter seu patrimônio. Dessa forma, poderia continuar cumprindo sua função social de promover o esporte, fato muito importante para muitos jovens não irem para o "mau caminho"
- Espera-se proporcionar uma casa confortavel para Flamengo ou Fluminense enquanto o Maracanã encontra-se em reformas e preparativos para a Copa e as Olimpiadas, dando uma opção ao Engenhão, principalmente em jogos com expectativa reduzida de publico

5) Fotos Atuais

Area que poderia ser comprada em amarelo
Area que poderia ser expandida a arquibancada em vermelho

Distância da estação de trens:

Sei que é um thread com um tema um pouco doido e não sei se a informação foi suficiente. Também sei que não sei fazer nada parecido com um render, mas acho que deu pra entender a proposta né =)

*copiado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_petrobras
*fotos do estádio das laranjeiras retiradas de: http://blogdotricolorverdadeiro.blogspot.com/2008/02/relembrando-o-estdio-das-laranjeiras_26.html
See less See more
10
1 - 20 of 24 Posts
^^
Deixa eu analisar melhor...

Você deu a "idéia" de um retrofit?
^^

Retrofit não.... que eu saiba, não tem nada de muito historico e nem nada tombado no Italo del Cima... logo, o que eu proponho é que a utilização de parte das estruturas existentes, ampliação da area externa e modernização das estruturas internas

Mais do que isso, a minha proposta é ajudar um clube tradicional do Rio de Janeiro a menter seu patrimônio. Isso seria feito com a ajuda financeira de um, ou dos dois, grandes clubes "sem estadio" do Rio de Janeiro, e até mesmo pode contar com algum auxilio governamental. Dessa forma, poderia diminuir a "dependência" do Engenhão e de outros estadios de fora da cidade, quando dentro dela, existe estruturas "aproveitaveis" e que merecem mais atenção
^^ PHVerano eu já havia pensado nisso. Aliás, é possível fazer uma estação de trem no local, nem que ali funcionasse só em dia de jogos. Ali, existe algo parecido com uma plataforma desativada. Hoje, inclusive alguns maquinistas pegam carona no trem e descem ali ao término do dia de trabalho.
Eu vou além, teria que comprar todas as casas do quarteirão e criar estacionamento além de reurbanizar a Rua Cabiúna e construir o Viaduto de Santíssimo fazendo a ligação direta entre a Avenida de Santa Cruz e Avenida Brasil, pela Estrada do Lameirão. Pasmem, ainda existe uma cancela sobre a linha férrea.
Hoje o Estádio está abandonado, inclusive há rumores de que ele seria vendido para uma construtora, e daria lugar há um condomínio com 6 edifícios.
^^

gilson, miito obrigado pela contribuição.

Minha ideia de fazer esssl thread é, acima de tudo, expresaar minha revolte com o estado deplorável do patrimônio dos clubes cariocas.

Não sabia da existência dessa plataforma de trem. Moro há um ano em brasília e não tenho como ir no momento fotografar a região. Se você, gilson, ou algum outro forista puder contribuir... Seria otimo!!!!
^^

Retrofit não.... que eu saiba, não tem nada de muito historico e nem nada tombado no Italo del Cima... logo, o que eu proponho é que a utilização de parte das estruturas existentes, ampliação da area externa e modernização das estruturas internas

Mais do que isso, a minha proposta é ajudar um clube tradicional do Rio de Janeiro a menter seu patrimônio. Isso seria feito com a ajuda financeira de um, ou dos dois, grandes clubes "sem estadio" do Rio de Janeiro, e até mesmo pode contar com algum auxilio governamental. Dessa forma, poderia diminuir a "dependência" do Engenhão e de outros estadios de fora da cidade, quando dentro dela, existe estruturas "aproveitaveis" e que merecem mais atenção
Isso é um retrofit, porque tu vais manter o estrutural e vai modernizar o estádio:yes:
Eu tinha pensado em uma reforma que deixasse o estadio, mais ou menos, nos moldes da:

Arena da Floresta
fonte:http://www.sidneyrezende.com/notici...a+arena+da+floresta+onde+joga+o+rio+branco+ac

Arena Joinville
fonte:http://www.jovemdosport.com.br/galeria_fotos

Talvez, não necessariamente, algo tão moderno, mas acho que o lugar tem potencial pra tornar-se algo de nivel semelhante...

O que eu ressaltei, e que seria essencial, seria a compra de umas casas do quareteirão, pra ter espaço de ampliar as arquibancadas, melhorar as saidas e possibilitar a instalação de uma cobertura um pouco maior (talvez aquelas lonas bem rigidas estaiadas) em um setor mais "vip" do estadio...
See less See more
2
^^ Poderia fazer algo semelhante com a de Joinville. Com cobertura.
Acho extremamente viável sua ideia. Falta alguém querer fazer.
Credo a de Joinville é um horror! era pra ser oval virou quadrada, feita daquelas colunas pré-moldadas, ´tah inacabada suja, mal cuidada e ainda o governo (Pt em joinville, acho que a pior administração que a cidade ja teve e no estado o psdb, ruim tambem) fazem propagandas que o estádio fica lindo sbia? ainda tem mais o governador do estado fio o senador mais votado.....
Ah e muito interessanteo artigo parabéns já pensei em utilizar mais o estádio do flamengo porém não conhecia direito como eram as coisas...
Explorando o Google Street View, aproveitei pra pegar umas fotos do quarteirão do Italo del Cima... o que da pra ver que a situação é precaria =/

Entrada principal

Entrada Secundaria, a que teoricamente daria acesso as areas Vips

Muro do Estadio e casas que eu acho que deveriam ser compradas, pra fazer algo no plano que eu idealizei

Outro ângulo das casas que eu "condenei" =P
See less See more
4
A idéia é boa mas o que seria feito dele quando o Maracanã estiver disponivel?
É complicado achar parceria pra colocar dinheiro e depois da copa não ter muito uso.
O estádio do América também seria uma opção.
O Luso-Brasileiro parece ser um estádio em melhores condições do que este de Campo Grande. Qual fica mais próximo da Gávea?
^^

Então, mas flamengo e fluminense não vivem pleiteando ter um estadio proprio, pro caso de jogos menores?

Por isso eu propus essa opção, porque o Campo Grande esta decadente futebolisticamente e estruturalmente, e uma parceria entre Fla ou Flu + Prefeitura poderia ajudar o clube e dar uma boa opção pra esses clubes...

Algo com naming rights, tipo Olympikus Arena, no qual o proprio patrocinador do Flamengo ajudasse $$$, o que poderia ser extendido para o Campo Grande, seria uma boa ideia..

não?
O Luso-Brasileiro parece ser um estádio em melhores condições do que este de Campo Grande. Qual fica mais próximo da Gávea?
Então, hoje em dia a FIFA não permite arquibancadas tubulares pra jogos oficiais, ou seja, o tipo de "ampliação" feita no Luso-brasileiro não serve mais...

O estadio da portuguesa da ilha fica mais perto da gavea, mas o de campo grande fica mais perto do Ninho do Urubu. Fora que o de Campo Grande tem uma estação de trem bem proxima...
Ja tentaram fazer em algum lugar do mundo uma arena pra futebol como a que foi usada no PAN para o volei de praia?
Seria uma opção a reforma.

http://static.hsw.com.br

http://1.bp.blogspot.com/
See less See more
2
Então, mas flamengo e fluminense não vivem pleiteando ter um estadio proprio, pro caso de jogos menores?

Por isso eu propus essa opção, porque o Campo Grande esta decadente futebolisticamente e estruturalmente, e uma parceria entre Fla ou Flu + Prefeitura poderia ajudar o clube e dar uma boa opção pra esses clubes...

Algo com naming rights, tipo Olympikus Arena, no qual o proprio patrocinador do Flamengo ajudasse $$$, o que poderia ser extendido para o Campo Grande, seria uma boa ideia..

não?

Realmente...

O problema é encontrar uma empresa disposta a investir no estádio. Acho que a OLK não toparia.
Então, medi as distâncias no GPS....

Gavea - Luso-brasileiro = 25km
Gavea - Italo del Cima = 62Km
Gavea - Edson Passos = 43,5 km
Ninho do Urubu - Luso Brasileiro - 55Km
Ninho do Urubu - Italo del Cima - 25Km
Ninho do Urubu - Edson Passos - 73,2 Km

claro que são as rotas recomendadas pelo GPS e não necessariamente as melhores e mais rapidas... mas da pra ter uma ideia aproximada...

Pra mim, pro flamengo o ideal era construir umas duas arquibancadas simples de alvenaria na Gavea, no estilo que existe em Edson Passos (estadio do América) e reformar a tradicional.... 25 mil pessoas é o suficiente pra qualquer jogo que realmente não tenha perspectiva grande de publico... so a arquibancada existente na Gavea cabe umas 7 mil pessoas....

O flamengo tem a area, mas não tem dinheiro e não consegue ultrapassar a pressão das associações de moradores

O fluminense não tem a area, nem dinheiro... pelo menos não tem a galera chata das associações de velhos malas sem alça
See less See more
1 - 20 of 24 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.