Skyscraper City Forum banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Banned
4,272 Posts
Discussion Starter · #1 ·
1973, era inaugurado o 1º shopping de Salvador, e já era um complexo de lojas, escritórios e apartamentos,
ou seja, uma inovação nunca pensada em seu tempo.​

Localizado no Centrão de Salvador.

Vizinhança (arquitetura típica dos anos 70)

·
tricolor pra sempre
1,343 Posts
e roque muito bonitas as foto so achei poucas as fotos deveria ter mais , mas ta 10 o tread, vc tem alguma imformacao de algum projeto envolvento a restouracao desse shopping... se tiver please comente mais sobre isso acho esse shopping muito demode, ja ta na hora do recapiamento do mesmo, conheci esse em 2001 nao gostei dele achei meio mercado de feira, mas como vc citou que foi o primeiro do estado acho que ele merece una nova estrutura pelo sua importacia pra cidade...
valeu e como citei acima ficou dez seu tread

·
**16º ano**
**17º ano**
25,827 Posts
Sinceramente dizendo tb nao gostei, achei feio, mal cuidado, e esses paineis coloridos pioram o aspecto. O conceito é interessante (apesar de nao ser exatamente novidade), mas atualmente seria bem interessante ele passar por um retrofit. Com um visual moderno e mais atual ficaria um conjunto bem legal.

·
Troublemaker
2,241 Posts
posta o da baixa dos sapateiros também HAEUHEAUEAHEUAH

·
Banned
4,272 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Sinceramente dizendo tb nao gostei, achei feio, mal cuidado, e esses paineis coloridos pioram o aspecto. O conceito é interessante (apesar de nao ser exatamente novidade), mas atualmente seria bem interessante ele passar por um retrofit. Com um visual moderno e mais atual ficaria um conjunto bem legal.
Na época não existia na Bahia o conceito de Shopping Center. Note que o Iguatemi apareceu em 1975, e no conceito de shopping não cabiam moradias ou escritórios.

Hoje o Orixás Center tem um comércio específico: aluguéis de roupa de noivas, compra e venda de cabelos, cebos, etc, lojas de skates, tudo isso voltado para as classes C e D.

Não acho que se deva investir em repaginação dele não, (uma pinturinha é só), teve sua época e passou, agora é ficar como está e pronto, fica na memória de quem um dia saía da Pituba para fazer compras na Av. 7 e andava pelos corredores impresssionantes daquela galeria, com fonte luminosa e tudo mais.

O orixás tem umas 100 lojas, creio.

·
Banned
4,272 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Notei nesta foto que atua salas da Unirb, mais uma universidade particular. Isso eu não sabia, tirei as fotos passando de carro pelo viaduto São Raimundo. Sinal que a dinâmica ainda existe.

·
Registered
5,466 Posts
Pensei que tinha visto tudo na vida .

1 - 13 of 13 Posts