Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Catarinense
2,181 Posts
Discussion Starter · #1 ·
1. Vista. Destaque para os novos empreendimentos em forma de chácara que estão tomando a região

2. BR-282 em direção a Florianópolis

3.

4.

5. Mirante com suas antenas

6. BR-282 com direção a cidade de Lages

7.

8. Reparem no outro "degrau" que as cadeias de montanha formam atrás. Ali está o pico mais alto do Sul.

9.

10. Ambiente de sedimentação em cima do morro

11.

12.

13. BIFE

14. Sim, Sul do brasil.

15.

16. Até onde "esparramou" a lava

17.

18. BR-282 e suas milhares de curvas

19.

20. E quem quiser conferir como fica esse cenário no inverno:

IMG_6831 por orlandojosemachado, no Flickr

Fotos de Bernardo Salum

·
Geoce
5,612 Posts
Passo por essa parte quase todo fim de semana. O que tá brotando de condomínio de alto padrão não é brincadeira. Segundo uma corretora da cidade, já são cerca de 60. O Costa da Serra, um dos poucos que possuem campo de golf, é um dos meu preferidos. Meu pai tem alguns clientes que possuem casas ae melhores que as casas principais aqui em Floripa.

É uma parte da serra praticamente desconhecida, mas linda. É que com Urubici do lado fica meio comprometida essa disputa né.

Valeu pelas fotos, ERapanos.

·
Não creio no que não vejo
26,688 Posts
A vegetação de gramíneas ressequidas pelo frio lembra muito as estepes frias tipo Noruega.

·
Registered
3,772 Posts
Esse lugar é um BIFE de filé mignon!!:lol::lol::lol:

Na última foto... é uma residência? Queria tanto!!:drool::drool:

·
terra da buRRocracia
3,553 Posts
Passava com frequência por aí quando ia ao Rio Grande do Sul...mas com a quase duplicação da 101 sul prefiro ela ao monte de curvas da 282 hehehe

Linda região, embora essa paisagem de inverno ocorra com um frequência de mais de 20 anos na região. Geadas, sim, tem frequência boa. Embora não em topo, e sim na região de baixada dos condomínios.

·
Registered
21,884 Posts
As fotos estão lindas! Essa iluminação de Outono/Inverno ficou maravilhosa. Essa é uma das regiões com maior potencial turístico em SC, é bom ver que nos últimos anos estão surgindo alguns investimentos por lá.

10. Ambiente de sedimentação em cima do morro

meteopt.com

14. Sim, Sul do brasil.

Orlando José

·
Santa Catarina
4,271 Posts
Lindas fotos ! Lugar paradisíaco. Um dia explorarão essa região com turismo profissional e a devida divulgação.

·
Ilha de Santa Catarina
1,568 Posts
Linda seleção de fotos :eek:kay:
Adoro Rancho Queimado , como Geoce disse esta brotando vários condomínios pela região , já fui almoçar uma comida serrana no Costão da Serra muito bom , sem contar outros restaurantes tropeiros , o centro da cidade com seus cafés coloniais maravilhoso , festa do morango , a estradinha de Taquaras com suas Hortencias são lindas , a nossa PUREZA , enfim Rancho Queimado é maravilhoso , ano passado com neve foi D+ .
E tudo isso aqui na Grande Florianópolis , pertinho :cheers:
Parabéns pelas fotos

·
Registered
32,981 Posts
Acho que a vegetação é semelhante olhando de longe (gramíneas, arbustos), a diferença é que em Minas ela adquire essa coloração amarelada mais pela seca, enquanto por aqui são pelas geadas severas e ocasional neve.
A vegetação é muito semelhante mesmo de perto. Acho que você pensou no cerrado quando falei em Minas, mas não. Me referi aos campos de altitude (acima de 1500 metros). Em campos de altitude as estações seca e chuvosa têm pouca influência na flora. Essa região mostrada no thread é quase um campo de altitude. Em campos de altitude "não existe seca" porque já é um ambiente seco o ano inteiro:

Considera-se que são adaptações ao fogo, ao clima frio e seco (embora haja neblina).
Leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_de_altitude

Isto ocorre porque o solo é raso, o leito da rocha é muito próximo da superfície, muitas vezes aflorando. O resultado é que o solo não retém muito a água da chuva que logo escorre para regiões mais baixas formando os cursos d'água. É um solo pobre em nutrientes e água. O que explica a formação predominantemente de gramíneas. Espécies árboreas não conseguem se desenvolver. As arbustivas também têm certa dificuldade sendo mais comuns onde os campos são mais baixos.

Honestamente desconheço o efeito da geada no amarelamento da flora. Até onde eu sei não estão relacionados. Já a neve como é ocasional acho difícil dizer que o amarelamento é uma adaptação. Ainda fico com a hipótese da pouca humidade no solo.

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
8,458 Posts
Lindas fotos! Passo por aí quase todo ano indo para o litoral. Dá pra ver essa casinha da ultima foto a partir da BR-282.

Só uma correção. O pico mais alto do Sul é o Pico Paraná, com seus 1922m de altitude na Serra do Mar paranaense. :eek:kay:

·
Registered
21,884 Posts
A vegetação é muito semelhante mesmo de perto. Acho que você pensou no cerrado quando falei em Minas, mas não. Me referi aos campos de altitude (acima de 1500 metros). Em campos de altitude as estações seca e chuvosa têm pouca influência na flora. Essa região mostrada no thread é quase um campo de altitude. Em campos de altitude "não existe seca" porque já é um ambiente seco o ano inteiro:

Leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_de_altitude

Isto ocorre porque o solo é raso, o leito da rocha é muito próximo da superfície, muitas vezes aflorando. O resultado é que o solo não retém muito a água da chuva que logo escorre para regiões mais baixas formando os cursos d'água. É um solo pobre em nutrientes e água. O que explica a formação predominantemente de gramíneas. Espécies árboreas não conseguem se desenvolver. As arbustivas também têm certa dificuldade sendo mais comuns onde os campos são mais baixos.

Honestamente desconheço o efeito da geada no amarelamento da flora. Até onde eu sei não estão relacionados. Já a neve como é ocasional acho difícil dizer que o amarelamento é uma adaptação. Ainda fico com a hipótese da pouca humidade no solo.
Entendi, realmente pensei em outra quando eu falei dos campos de altitude. Até porque o clima catarinense é tipicamente subtropical, ou seja, sem estação seca e com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, ao contrário do Sudeste que apresenta meses de pouca ou nenhuma chuva. Mas como você disse, o solo não retém muita água.

Ah, a geada amarela a vegetação sim, inclusive a grama do jardim quando ela é frequente ou muito severa. Sem falar que mata certos tipos de plantas como bananeiras, certas palmeiras e algumas culturas comerciais, justamente por "queimar" a vegetação com as baixas temperaturas... :)

Pode ler mais aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Geada_negra

Pra complementar:

http://noticias.terra.com.br/educac...2878eedbedb00410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

1 - 20 of 22 Posts