Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 49 Posts

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O bairro dos Barris situa-se na cidade alta de Salvador, no centro histórico expandido. Sua ocupação se iniciou ainda no século XIX, a partir das ladeiras que partiam da Praça da Piedade, atingindo o alto da cumeada, por onde hoje corre a Rua General Labatut. Ali se situava a casa, hoje desaparecida, considerada a maior e mais opulenta da cidade, no século XIX, que pertencia a Francisco Félix de Souza, o lendário Chachá Dundum, traficante de escravos e o homem mais rico da Bahia, no período. Um novo surto de progresso no bairro se deu entre os anos 30 e 50 do século XX, com a construção de residências, grande parte delas em estilo art déco, talvez o maior acervo da cidade, e outros em estilos diversos, inclusive pequenos edifícios residenciais. O último grande lampejo de progresso do bairro foi a construção, em 1970, da nova e monumental Biblioteca Pública do estado. Pouco verticalizado, hoje os Barris é um bairro misto, residencial, de classe média à baixa, comercial e de serviços, concentrando grande número de clínicas e laboratórios médicos, representações comerciais, centros de ensino, fundamental a universitário, públicos e privados, repúblicas de estudantes, além de bares e restaurantes baratos que atendem aos usuários da estação de ônibus da Lapa, vizinha ao bairro, e que ocupam, em geral, as antigas residências. Os “fundos” do bairro abrigam ainda áreas favelizadas. Embora a maioria de suas construções necessite de melhor conservação, e muitas delas estejam descaracterizadas, pelos seus variados estilos são muitos interessantes. É mais um bairro do centro de Salvador, fora do circuito turístico e construtivo atual da cidade, um tanto decadente, mal cuidado pela administração municipal, mas que vale a pena conhecer!

1. Entrada do bairro pela Rua do Salete


2. Prédio em estilo Art Déco, um dos primeiros de Salvador, no estilo


3. Prédios da Rua do Salete


4. Casarões dos séculos XIX e início do XX, transformados em centros de ensino


5.Idem


6. Idem


7. Colégio do Salete


8. Casa em estilo Art Déco (anos 30/40)


9. Idem


10. Idem


11. Idem (Detalhe)


12. Idem


13. Idem


14. Casa colonial


15. Prédios antigos adaptados a centro comercial


16. Idem


17. Idem


18. Biblioteca Pública da Bahia (1970)


19. Idem


20. Idem


21. Idem


22. Idem (Teatro: Espaço Xisto Bahia)


23. Idem


24. Pátio interno da biblioteca


25. Idem


26. Beco com prédios de épocas variadas


27. Ladeira dos Barris (vindo da Piedade)


28. Beco com vista para a Igreja da Piedade


29. Idem, prédios de várias épocas (Art Déco e Eclético)


30. Idem, prédios de várias épocas


31. Idem


32. Rua General Labatut (prédios diversos)


33. Idem


34. Idem


35. Idem


36. Idem


37. Rua Junqueira Aires (acesso à Piedade)


38. Casa dos anos 20


39. Casarão colonial


40. Idem


41. Anos 20/30 (restaurante natural “Grão de Arroz”)


42. Prédio dos anos 70


43. Idem


44. Prédios anos 70/80


45. Idem


46. Idem


47. Prédios de épocas variadas (40 a 80), em pequeno largo


48. Casa dos anos 50/60


49. Ladeira da Mesquita dos Barris (acesso ao vale dos Barris)


50. Idem


51. Ruas internas/prédios dos anos 40/50


52. Idem


53. Idem


54. Idem


55. Idem


56. Idem


57. Idem


58. Idem


59. Idem


60. Idem


61. Idem


62. Idem


63. Idem


64. Idem


65. Idem


66. Idem


67.Idem


68. Escola na General Labatut, vista da Piedade


69. Jardim dos Barris (Belvedere)


70. Colégio Góes Calmon


71. Vista do Jardim


72. Idem


73. Idem
 

·
Registered
Joined
·
4,923 Posts
Ah, gosto muito dos Barris. Acho um ótimo bairro para morar. Bem tranqüilo, e perto de tudo na cidade. Apesar de ter um aspecto meio decadente e de estar bem longe do bom urbanismo, ele tem uma boa infra-estrutura e excelentes opções de lazer bem próximas.
Obrigado pelas fotos, Soteropolis1. :)
 

·
Brasiliense da Bahia!
Joined
·
2,750 Posts
Gosto do centro antigo de Salvador!!
Sempre ouvia falar do bairro, mas não conhecia!
Valeu por postar as fotos!
 

·
Registered
Joined
·
4,923 Posts
Gosto do centro antigo de Salvador!!
Sempre ouvia falar do bairro, mas não conhecia!
Valeu por postar as fotos!
Também gosto muito, é a minha parte preferida da cidade. Gosto mais até que a parte moderna, do Iguatemi, Tancredo Neves, Paralela e etc.
Gostaria bastanta que essa região passasse por uma intervenção que a requalificasse e a transformasse numa das áreas mais prósperas de Salvador novamente.
 

·
Monster User
Joined
·
4,870 Posts
Belo thread!
Interessante a foto 44 com o contraste do bairro dos Barris e o Horto Florestal ao fundo com seus espigões Terrazos (Imperialle e Realle) ao fundo.




Parabéns!
 

·
.
Joined
·
179,208 Posts
:applause::applause:
Belo trabalho Soterópolis! O birro dos Barris é muito interessante, mescla variados estilos arquitetonicos e apresenta uma tranquilidade ímpar, apesar de estar no coração do centro antigo da cidade. É um local com fácil mobilidade para toda cidade face ao fato de ser vizinho à maior estação de tranbordo de SSA, a Estação da Lapa. É um bairro com público bastante eclético, desde intelectuais que vão ao complexo cultural da Biblioteca Pública, o público dos barzinhos aos frequentadores dos diversos estabelecimentos GLS que o bairro possui. Valeu!:eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
28,536 Posts
Eu acho muito feia a área do bairro próxima ao shopping piedade. As primeiras fotos mostram a área que acho mais feia do bairro, mas as úlimas mostram a parte que me agrada...
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,396 Posts

·
PauloBrasil
Joined
·
1,831 Posts
parabens pelas fotos! o barris eh mais simpatico pessoalmente ou tem muito tempo q nao vou la, rs! o bairro eh agradavel, tem casas grandes. com calçadas melhores e pintura nova nas fachadas das casas e predios, com certeza a aparencia do bairro melhoraria muito.
 

·
Registered
Joined
·
5,948 Posts
Ótimas fotos! parabéns! Notem que se a fiação fosse enterrada como seriam mais leves as imagens e o ambiente do bairro. Gostei muito das fotos da Biblioteca.
 

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
Discussion Starter · #12 ·
parabens pelas fotos! o barris eh mais simpatico pessoalmente ou tem muito tempo q nao vou la, rs! o bairro eh agradavel, tem casas grandes. com calçadas melhores e pintura nova nas fachadas das casas e predios, com certeza a aparencia do bairro melhoraria muito.

O bairro está totalmente abandonado pela prefeitura. Calçadas arrebentadas, ruas mal calçadas, jardins cheio de mato! Merecia uma denúncia! Uma pena, pois tem um conjunto muito grande de casas muito interessantes! Acho que pela desvalorização do bairro tem muita casa abandonada ou mal cuidada, precisando de pintura!
 

·
Registered
Joined
·
4,137 Posts
Simples, mas simpático...

Quanto ao thread, ficou bem legal, especialmente as fotos mostrando a biblioteca, que eu admito nunca ter visitado... Hehe...
 

·
Registered
Joined
·
2,221 Posts
Legal o thread. Mas, o que mais me chamou atenção foi o tal do Xaxá Dundum. Nunca ouvi falar nesse cidadão, procurei na net e não encontrei nada.:(
 

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
Legal o thread. Mas, o que mais me chamou atenção foi o tal do Xaxá Dundum. Nunca ouvi falar nesse cidadão, procurei na net e não encontrei nada.:(
Trata-se de Francisco Félix de Souza, o maior traficante de escravos da Bahia no início do século XIX, que era muito amigo do rei do Benin, com quem traficava escravos, tendo ganho o título, em iorubá, de vice rei (Xaxá ou Chachá) mais o apelido de Dundum. Teve dezenas de mulheres na África e seus descendentes lá são muito orgulhosos de seu antepassado (curioso, não?). Vivia parte do tempo na Áfica e parte na Bahia. Sua casa em Salvador, na época, a maior e mais rica da cidade, ficava nos Barris, onde hoje é um quartel da policia. Foi derrubada no início do século XX. A Globo fez uma reportagem a respeito deste personagem e sobre africanos descendentes de escravos brasileiros que retornaram à Àfrica. São alí chamados de agudás. São devotos de Senhor do Bonfim, introduziram o consumo de farinha de mandioca na Àfrica e várias outras contribuições. Quando Lula teve no Benin foi apresentado a esses descendentes. Há verdadeiras réplicas de casas coloniais baianas cosntruídas não só no Benin mas também na Nigéria. Há um livro de Antonio Olinto que trata sobre isso: "A casa da água".
 

·
Soteropolitano
Joined
·
763 Posts
Esse bairro é hiper agradável, além de ser muito rico em arquitetura. Infelizmente a prefeitura não se importa nem um pouco com os bairros antigos da cidade.
Postes modernos, sem grande impacto visual, fiação subterrânea, pintura das casas e a padronização das calçadas melhorariam muito o bairro. Sonho com a cidade toda revitalizada, organizada e bonita. Espero que até 2050 eu esteja vivo pra ver isso se concretizar. Será que até lá eles fazem isso?
Vlw pelo thread, Soteropolis1!
 

·
Registered
Joined
·
2,221 Posts
Trata-se de Francisco Félix de Souza, o maior traficante de escravos da Bahia no início do século XIX, que era muito amigo do rei do Benin, com quem traficava escravos, tendo ganho o título, em iorubá, de vice rei (Xaxá ou Chachá) mais o apelido de Dundum. Teve dezenas de mulheres na África e seus descendentes lá são muito orgulhosos de seu antepassado (curioso, não)? Vivia parte do tempo na Áfica e parte na Bahia. Sua casa em Salvador, na época, a maior e mais rica da cidade, ficava nos Barris, onde hoje é um quartel da policia. Foi derrubada no início do século XX. A Globo fez uma reportagem a respeito deste personagem.
Soterópolis,

Obrigado pela informação, que para mim é completamente nova. :yes:

:eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Esse bairro é hiper agradável, além de ser muito rico em arquitetura. Infelizmente a prefeitura não se importa nem um pouco com os bairros antigos da cidade.
Postes modernos, sem grande impacto visual, fiação subterrânea, pintura das casas e a padronização das calçadas melhorariam muito o bairro. Sonho com a cidade toda revitalizada, organizada e bonita. Espero que até 2050 eu esteja vivo pra ver isso se concretizar. Será que até lá eles fazem isso?
Vlw pelo thread, Soteropolis1!
Seria uma ótima solução e que nao sairia tão caro. Bastava incentivos para os proprietários conservarem as casas (isenção de IPTU, por exemplo) e requalificação geral. Hoje tem muitas casas lá, muito bonitas, literalmente abandonadas.
 
1 - 20 of 49 Posts
Top