SkyscraperCity Forum banner

Os bondes de Campinas: 1972-

10553 Views 25 Replies 15 Participants Last post by  Fabius_
10
Primeira parte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=470828

Esta é a segunda parte da versão do artigo de Allen Morrison, disponível na página: http://www.tramz.com/br/cp/pp.html
. Tive que cortar algumas informações e fotos e faço questão de esclarecer que o artigo é antigo e certas informações dele são incorretas (principalmente no que diz respeito ao acesso ao Parque, pois ele não é mais a periferia da cidade, como nos anos 70). Eis o final do artigo vertido:

Em 1969, um ano após a extinção do sistema de bondes [vide thread acima], um morador chamado Joaquim Bento Alves de Lima doou à cidade sua fazenda no bairro do Taquaral, a 5km do Centro da cidade. Engenheiros remodelaram a lagoa no lugar e construíram uma linha de bonde com 3,5km em volta dela, uma subestação de energia e um galpão para quatro bondes, um ginásio poliesportivo, piscinas, (...) e um anfiteatro [Concha Acústica] para 2.000 pessoas. O Parque do Taquaral e sua linha de bonde foram inaugurados em 5 de novembro de 1972. A linha funciona ainda hoje, mais de três décadas depois.
Quatro bondes foram restaurados e colocados novamente em funcionamento: o 129, o 132 e o 125 viraram 1, 3 e 4, respectivamente. O carro 2 foi trazido do sistema de bondes de Piracicaba, extinto em outubro de 1969. Todos são do tipo Brill, que circulava nessas cidades na primeira metade do século XX. Este é o ingresso comprado pelo autor em 1976 para um passeio no "Bondinho" do Parque

O parque foi renomeado Parque Portugal em 1980, mas muitos moradores continuam a chamá-lo pelo nome antigo, em função da lagoa. O bonde opera nas tardes de sábado e domingo o ano todo. Os passageiros entram em uma plataforma na parte nordeste do parque, perto da entrada principal, junto às lanchonetes e mesas de piquenique.
A foto abaixo foi tirada em 1976. Hoje, há vegetação mais espessa e está bem diferente. O bonde percorre a linha no sentido horário, com bitola métrica, como a linha original

Outra foto

Aqui a câmera está apontada para a lagoa. Esta estranha estrutura branca no outro lado da água é a Concha Acústica, o teto do Anfiteatro oficialmente denominado Auditório Beethoven. O terminal está atrás das árvores

Há muitas crianças a bordo, aprendendo com seus pais como costumava ser

Região com muitas árvores

A subestação e o galpão estão próximos à pequena mata

Uma placa na estação homenageia o prefeito Orestes Quércia, que construiu a linha dentro do parque durante a sua administração:

A linha deixa a mata e corre junto à Avenida Dr. Heitor Penteado no lado norte do parque.

Finalmente o bonde volta à plataforma perto da entrada do parque. O bonde número 3 foi trazido da garagem

A linha foi refeita em 1995, com novos trilhos, postes e fios. É uma das mais antigas linhas de seu tipo no mundo e uma das mais fotogênicas. A linha é usada quase somente pelos locais, mas estranhamente, quase desconhecida para outros brasileiros - talvez por causa de sua localização remota [?]. Não há linhas de ônibus [próximas, não tem mesmo]. Exceto de carro ou a pé, a única forma de atingir a entrada principal do parque é de táxi. Achar transporte de volta ao centro mais tarde pode ser um problema. A linha de bonde é difícil de deixar...
See less See more
1 - 20 of 26 Posts
Muito bons os 2 threads. É triste que hoje só exista bonde em trajetos turísticos. Interessante seria vê-los servindo como meio de transporte realmente, mas claro que utilizando modelos modernos.
Espetacular Fábio.

Acho que vou lá amanhã fazer esse trajeto e filmar. Ai te passo o vídeo :)
Muito bons os 2 threads. É triste que hoje só exista bonde em trajetos turísticos. Interessante seria vê-los servindo como meio de transporte realmente, mas claro que utilizando modelos modernos.
Como na Europa! É um transporte limpo, mais barato que metrô ou VLT e tem certas aplicações que poderiam tirar o excesso de ônibus das ruas centrais. Mas a visão pequena dos nossos governantes não deixa...:eek:hno:

Espetacular Fábio.

Acho que vou lá amanhã fazer esse trajeto e filmar. Ai te passo o vídeo :)
Vou te mandar uma PM, porque vou te passar uma informação, e aí mando meu e-mail nele!
Eu adoro esse parque com esse bonde. Campinas diferente de outras cidades no Brasil que destruiram ou trancaram os seus bondes em algum museu, decidiu colocá-los em operação em uma linha turística. E isso em 1969. Parabéns para quem teve essa iniciativa, numa época em que pouco se valorizava o passado.
Não sabia que eles ainda estavam em operação!

Mto legal!
Não sabia que eles ainda estavam em operação!

Mto legal!
Estão e sempre estiveram, exceto durante alguns períodos. Eu mesmo já andei quando pequeno...é bem verdade que muita gente acha o passeio de bonde um programa de índio :(, mas é divertido mesmo assim :).

O problema é que as pessoas estão desacostumadas ao bonde. Lembro-me que estava entrando no parque por uma das portas secundárias, quando vi um moleque no meio da linha e o bonde se aproximando, aproximando (o som da "buzina" do bonde é semelhante ao de um sino agudo)...de forma que o pai teve que arrancar com força o moleque para fora da linha antes que o bonde tivesse que frear. :D
Caramba, não sabia que ele se operava até hoje essa linha dentro do Parque. Fiquei curioso e morrendo de vontade de conhecê-lo aí em Campinas.
Ah, é só combinar :D. O lugar é uma graça mesmo!

Depois de ter visto essa placa, concluo que a obra foi superfaturada em 200%, pelo menos.
See less See more
Maravilha...
Era outra Campinas...menor, mas muuito melhor.
Fabius, esqueci de perguntar: a via e os bondes estão em bom estado de conservação?
Fabius, esqueci de perguntar: a via e os bondes estão em bom estado de conservação?
Vinicius, faz um tempo que eu não vou lá, mas quando eu passei por lá estavam sim. Como o trecho é pequeno e o número de bondes é reduzido, a manutenção não deve ser tão cara assim. O Parque Portugal também é belissimo, fiz um thread há um tempo atrás, que está na minha assinatura, tem fotos do parque e do bonde. Infelizmente minha conta está com o limite de banda estourado, mas dá pra você ver as fotos nesse link:

http://s107.photobucket.com/albums/m284/esouzab/Sao Paulo/Campinas/Lagoa do Taquaral/

Vou ver se faço outras fotos e vídeos do lugar em breve :D
Concordo. Mas só com modelos modernos mesmo porque os bondes que eu conheço rodam em velocidade de bicicleta praticamente.
Sim, ambos estão em bom estado de conservação! Pelo menos disso eles cuidam! Dá até vontade de tirar umas fotos do bonde em funcionamento, quem sabe uns vídeos, não é mesmo? :)
^^

Que bom saber que está tudo bem conservado. Obrigado.

Eduardo, eu já tinha visto o seu thread. Muito legal. Obrigado também pelas informações.
Deve ser mesmo fantástico o passeio. É realmente triste ver que o sistema de bondes no Brasil resume-se a bondes turísticos, praticamente...
Hmmm seria legal ver esse bondinho no kmz tb
Lindas fotos!!
1 - 20 of 26 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.