SkyscraperCity Forum banner

OS CATAVENTOS DE OSÓRIO/RS VISTOS DA "FREE-WAY" E DA "ESTRADA DO MAR"

12074 Views 29 Replies 16 Participants Last post by  Visionario/BRASIL
E aí, Pessoal!

Esse é um thread pequeno e modesto que fiz só para mostrar os impresionantes "cataventos" da Usina Eólica de Osório/RS, vistos da Free-Way e da Estrada do Mar, principais vias de acesso ao litoral gaúcho. (Fotos tiradas por mim).

As minhas fotos preferidas são as de nº 3, 5 e 11.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8. Lagoa à beira da estrada

9. Entrada de um condomínio de luxo à beira da estrada, na praia de Xangri-lá/RS. Esse condomínio foi construído dentro de um campo de golfe.

10. No retrovisor eu lhes apresento a minha câmera.... hehehe..

11. Outra lagoa na beira da estrada no litoral gaúcho.

12. Estrada do mar... Não se parece nenhum pouco com a Free-Way, primeira auto-estrada do país...
1 - 20 of 30 Posts
é fantástico !
esse local poderia virar um parque, sem dúvidas não deixa de ser uma atração estes cataventos !
me lembra o porto das dunas em Fortaleza! :)
legal o Thread!
Apesar de modesto, o thread tá interessante, pois mostra algumas coisas pouco comuns no país, como essa paisagem com a usina eólica aparecendo ao fundo.
Esses cataventos são mesmo mto legais!

Valeu pelo thread!
Ainda nao tive a chance de ve-los pessoalmente, mas deve ser muito massa!!
é muito legal mesmo esta paisagem ... e vai ter mesmo um parque de obervação (pelo menos era o projeto original)..
bem foda o thread!!
bem legal os cataventos!
valeww pelo thread
Dott, Raonidantas, Samuel - VDC, Gutooo, GersonLDN, PeterPOA e Nando02, valeu pela pelos comentáros de vocês aqui no meu thread!

Dott, bem que podiam construir mesmo um parque ali! Espaço é que não falta! E os Cataventos são muito legais mesmo!

Raonidanntas, também me lembrei dos cataventos lá do Ceará quando bati essas fotos! Acho que no Brasil só Osório/RS e Fortaleza/CE têm esses "cataventos" de usina de energia eólica, né? Não tenho conhecimento de mais nenhum.

PeterPOA, não sabia desse projeto de um parque de observação ali! Tomara que essa idéia saia do papel!

Um grande abraço a todos!
Tem que vir um nativo aqui pra comentar!:D

Bom, o parque é muito lindo, e a vista da Freeway é fantástica! Bem incomum mesmo. Para quem não sabe, ele fica entre a cidade de Osório e a Lagoa dos Barros, na beira da Freeway.

Como ele fica em meio a grandes fazendas e em um terreno pantanoso, eu acho bastante provável que não façam nenhum parque alí! Porém, como ele, a cidade de Osório e a Freeway, ficam na beira da serra, estão construindo um segundo mirante no morro, para que se possa ter uma visão privilegiada do parque. Este mirante vai ter uma boa infra-estrutura, e o acesso ao morro é ótimo ( http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=439329&highlight=os%F3rio ); porém, por enquanto, somente tenho conhecimento que a pizzaria À Lenha (com sede em Osório) construirá uma pizzaria panorâmica. Também existem os projetos antigos do teleférico que liga a cidade ao topo do morro.
Ah, e quanto ao thread, achei bem legal, mas confesso que iria fazer um igual na próxima semana.:bash:

:D
Os cataventos estão legais. Chamam a atenção de quem passa. Quandoi fui a Osório no ano passado fiquei impressionado com o otimismo da cidade com este investimento. Espero que continue.

Esta região é muito bonita, acho que é uma das poucas coisas que diferencia o litoral do RS do de outros estados: este manancial de lagoas. Espero que continuem os investimentos de modo sustentável.
Belo thread.
Região bem legal. Acho muito importante a iniciativa de usar energia eólica.
Só uma pergunta, o que se entende tecnicamente por auto-estrada?
^^ São, geralmente, vias expressas de grande volume de tráfego, com controle de acesso.

A Freeway, quando foi projetada nos anos 60, não tinha limites de velocidade, porém foi imposto um limite devido aos fortes ventos da região, que desestabilizam os automóveis.

Como ando bastante nesta estrada, tô acustumado a ver aqueles carros de cachorro quente tombando na estrada nos dias de muito vento.:D
^^ Interessante. Que tipo de controle de acesso é esse? Pedágios?
^^ Não não! Esse controle é no acesso à rodovia, como por exemplo, de Porto Alegre à Osório, a Freeway só tem alguns acessos por viadutos, e apenas um posto de gasolina. Nisso ela se torna uma auto-estrada. Um outro exemplo são as linhas de ônibus: não existem paradas de ônibus durante os 100km de auto-estrada. Até mesmo as linhas ditas comuns (que param em tudo quanto é canto) só param ou na rodoviária de POA, ou na rodoviária de Osório.:)
Pra quem não acredita nos fortes ventos da região, basta olhar as placas de advertência que têm pela Freeway:

Foto retirada da comunidade do orkut "Amantes do Vento" (4.116 membros):
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=194222
Esses cataventos são bem impactantes, muito legal!
Rodrigomarques88, Eduhaus, Inconfidente e BrunoVix, valeu pelos comentários de vocês aqui no meu thread!

Rodrigomarques88, valeu pelo comentário, pelos esclarecimentos sobre a freeway e pela indicação do thread do Acess! Confesso que se tivesse visto antes que ele também já havia feito um thread com fotos do parque eólico, teria evitado fazer o meu, para não ficar muito repetitivo.

Belo thread.
Região bem legal. Acho muito importante a iniciativa de usar energia eólica.
Só uma pergunta, o que se entende tecnicamente por auto-estrada?

Inconfidente, valeu pelo teu comentário! A auto-estrada é chamada assim por ser concebida para ser uma via bloqueada, isto é, sem cruzamentos. A Freeway foi inaugurada em 26 de setembro de 1973 e foi quase toda feita em concreto armado (mesmo material utilizado na Avenida III Perimetral aqui de POA).

Um grande abraço a todos!
São lindas as fotos! É uma pena que só haja vento constante em poucas áreas, para poder funcionar bem a energia eólica!
1 - 20 of 30 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.