SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 32 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
SIDERÚRGICA NO PECÉM
Coreanos querem o porto mais profundo

Comitiva esteve ontem, no porto do Pecém. Em seu entorno será construída a Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) prevista para ser concluída em 2011 (Foto: José Leomar)

Os coreanos, depois de assinar o contrato para a construção da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), unindo-se à Vale e aos japoneses da JFE Steel, exigem, agora, maior infra-estrutura. Os empresários da Dongkuk Steel afirmam a necessidade de que o Porto do Pecém possua um calado mais profundo, posição rebatida pelo Governo do Estado. O porto tem hoje uma profundidade de 15 metros, o que, segundo o diretor de Desenvolvimento Comercial da Cearáportos, Mário Lima Júnior, é suficiente para receber navios de grande porte. Contudo, os coreanos afirmam que a área de atracamento precisa de 19 metros, mudança que a igualaria à do Porto do Itaqui, no Maranhão, que possui a maior profundidade do País.

Mas esta necessidade é questionada pelo lado do governo estadual. Segundo o secretário adjunto de Infra-estrutura, Otacílio Borges, não existe nenhum estudo que prove esta precisão para que a siderúrgica possa operar normalmente.

´Os elementos apresentados não nos convencem da necessidade. Queremos ver um estudo que diz isso, para que possamos estudar e concluir se, realmente, precisamos fazer a dragagem do porto´, afirma Borges.

Recursos garantidos

Segundo ele, o Porto do Pecém já conta com recursos garantidos de R$ 60 milhões, advindos do Governo Federal, para realizar a dragagem de seu calado. Mas, o diretor Comercial da Cearáportos esclarece que, sendo o Pecém um porto off shore (no mar, e não na terra, como ocorre no do Mucuripe), portanto, não se precisa realizar dragagem.

Para aumentar a profundidade, informa, pode-se ampliar a ponte que leva dos navios à terra firme, afastando-se mais da costa, para águas mais profundas. Com o início das operações do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), previsto para 2010, o calado já irá passar para 17 metros.

Decisão em 60 dias

Não havendo a necessidade de aprofundamento do calado, o que estudos já em realização pela Secretaria de Infra-estrutura deverá afirmar, os recursos do Governo Federal poderão ser alocados em outras obras no porto, segundo garante o secretário adjunto da pasta. ´Em pouco tempo, em até 60 dias, teremos uma decisão de como esse dinheiro será utilizado´, aponta. A Companhia Siderúrgica de Pecém é um consórcio entre as três empresas que deve ser concluído em 2011.

Produção

A usina terá capacidade de produzir entre 4,5 mil a 6 mil toneladas de placas de aço por ano. Os detalhes do projeto ainda não foram informados oficialmente, mas se estima que o investimento na planta gire entre US$ 5 bilhões a US$ 6 bilhões.

ÁREA JÁ ESTÁ RESERVADA
Condição natural para abrigar refinaria

Complexo Industrial e Portuário já possui área de 500 hectares reservada para o empreendimento

´O Porto do Pecém tem condição natural para receber uma refinaria´. É o que afirma o diretor de Desenvolvimento Comercial da Cearáportos, Mario Lima Júnior. Ele informa que o Complexo Industrial e Portuário já possui uma área de 500 hectares reservada para o empreendimento, com uma tubovia já pronta, do navio à planta, para fazer o transporte do petróleo bruto a ser refinado. Segundo o diretor, a infra-estrutura do porto foi pensada para abrigar a refinaria e uma siderúrgica. Inicialmente, para o segundo projeto, estavam reservados 300 hectares, que foram ampliados para mil após a confirmação da ampliação da usina.

´Este espaço de 500 hectares é suficiente para abrigar mesmo essa maior refinaria [a Premium, da Petrobras]´, diz, destacando que as condições de infra-estrutura da área para o empreendimento estão prontas. O secretário adjunto de infra-estrutura acrescenta que, caso precisasse de mais espaço, poderia ser feita uma expansão, assim como aconteceu com a siderúrgica.

A tubovia para fazer o transporte do petróleo já está pronta para iniciar a operação. Ela possui nove quilômetros e tem capacidade para transportar 100 barris por dia. O píer 2 do porto, informa, será destinado às operações de recebimento do petróleo e exportação dos derivados produzidos.

O diretor ainda destaca que existe também o sistema condutor de água possui 23 quilômetros, podendo transportar 1 metro cúbico por segundo. ´Temos o suficiente para abastecer ambos os empreendimentos´, garante. O porto iniciou as suas operações em 2002 planejado para o recebimento destes grandes projetos. ´Como estes demoraram, o porto acabou se focando no transporte de contêineres´, explica.

AUDIÊNCIA COM MINISTRO
Bancada pressiona por decisão

A Petrobras ainda não confirmou que dia deste semana vai divulgar o estudo sobre a próxima refinaria a ser instalada no Nordeste, como foi prometido pelo diretor da área de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na última sexta-feira.

Uma audiência hoje entre a bancada federal no Congresso e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, é uma ação para pressionar o governo pela vinda da refinaria Premium da Petrobras, que será a maior do País.

Segundo o senador Inácio Arruda, ainda não está definido que a refinaria irá para o Maranhão. Para ele, o Ceará está no páreo, e tem muita chance de levar uma refinaria. De acordo com ele, o governo estadual e bancada federal cearense trabalha nos bastidores para garantir a vinda do empreendimento. O senador discorda das críticas de que o Estado está sem forças políticas para garantir a vinda da refinaria. ´A articulação política do Ceará tem força. Se estivéssemos sem prestígio, não teríamos garantido os recursos que conseguimos do Governo Federal. Nós liberamos os recursos de emendas de bancada, que antes não eram liberados´, justifica. Segundo ele, a União liberou R$ 11 bilhões em obras que beneficiam o Estado, como a Transnordestina, a transposição das águas do Rio São Francisco e linhas de transmissão de energia. Além destes, ele ressalta outros R$ 10,5 bilhões que foram diretamente para o Ceará, nas obras do Porto do Pecém, das eólicas, saneamento básico, infra-estrutura, entre outras. Os investimentos, em geral, devem ser alocados até 2010. ´Não se recebe esse dinheiro sem prestígio. O Governo Federal nunca mandou, em quatro anos, isso´.

Sérgio de Sousa
Repórter

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=543056

·
Registered
7,546 Posts
Os políticos preferem divergir que contornar a situação.
Porque simplesmente não assinam um protocolo de intenções. Os investidores garantem o empreendimento e o estado se compromete em ampliar a infra estrutura.

E outra o Pecém é pequeno, pode não parecer hoje, mas com o funcionamento desses empreendimentos todos precisará ser ampliado.
Só a título de comparação o complexo protuário de São Luís recebe até 8 navios por vez, o Pecem 3.

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Eu axo que eles estão contando com grandes navios que exigem calados maiores, e provavelmente querem um caldo que seja bem fundo para garantir que esse navios operem no pecem...

·
4,445 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Fazer dragagem de um porto é muito dispendioso e requer e se elas precisam ser constantes aí mesmo é que complica. O ideal é a dragagem natural como acontece no Maranhão.

·
4,445 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Eu axo que eles estão contando com grandes navios que exigem calados maiores, e provavelmente querem um caldo que seja bem fundo para garantir que esse navios operem no pecem...

Isso é que dá decidir as coisas só com critério político, ignorando os critérios técnicos.:lol::lol::lol:

·
Direito Urbanístico
775 Posts
A dragagem do pecem é natural. O porto é no meio do mar enao na costa. Se aumentar para mais de 16 é que será artifical. O pier 3 será construido. os dois existentes foram construidos já especializados em : o 1 para receber refinaria, com oleoduto e tudo mais ja instalado. o 2 para atender um siderurgica. o terceiro sera para multiplo uso.

Se quiserem calado maior vao construir um pier mais para dentro do mar. De qualquer forma a verba para draggem já esta assegurada, o gov so esta querendo usa-la para outras obras se n for necessario aumentar ainda mais.

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Ô zeca, eu nao sei em que mundo tu vive, mas essa siderurgica é um empreendiemnto totalmente de capital privado. Eles decidem para onde vão de acordo com a conveniencia deles.

Senti teu clima meio que de deboche. Mas parece que tu é meio ingenuo em achar que um empreendimento estrangeiro totalmente de capital privado vá escolher alguma coisa por critério político. Tenho pena é de quem depende de interferencia politica para se viabilizar.

Essa sociedade não é uma petrobras da vida, estatal que tem comando político em que até o presidente da cia pode ser indicado pelo presidente da republica que está no poder. No comando dela está a grana, e eles nao vão deixar de ganhar melhor a grana para fazer favores politicos ou agradar politicos.

Empreendimento privado é outra coisa. Tudo é guiado pelo dinheiro, pelo apelo econômico, peloscritérios técnicos. Se tu tem alguma revolta porque eles não foram para teu estado tu deve ficar com raiva é dos politicos aloprados dái que devem assustar não sei como tudo que é siderugica, pois muitas avalariaram mas nenhuma fincou os pés ai, a ponto de precisar ter um ministro do comando das minas e energia para tentar viabilizar politicamente alguma siderurgica aí.

E se vier essa refinaria da petrbras para o pecém eu espero que só seja divulgado juntamente com os estudos técnicos que usados como critério da escolha. Espero que o anuncio assim seja feita pela propria petrobras, e não por um político.

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Só uma informação: ter 3 piers não que dizer que so pode atracar 3 navios por vez. 1 pier não serve a um navio só por vez.

·
Registered
5,466 Posts
Não acredito que precise de 17 metros para viabilizar uma siderúrgica.Todo porto, até o de Itaqui precisa de dragagem ,agora off-shore que eu saiba não adianta fazer dragagem ,o resultado demora pouco, é preciso avançar mais ao fundo.

POR FAVOR TEM FOTOS AÉREAS DOS PORTOS?

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Não acredito que precise de 17 metros para viabilizar uma siderúrgica.Todo porto, até o de Itaqui precisa de dragagem ,agora off-shore que eu saiba não adianta fazer dragagem ,o resultado demora pouco, é preciso avançar mais ao fundo.

POR FAVOR TEM FOTOS AÉREAS DOS PORTOS?
É vc tem razão, eu tava confundindo com superpetrolheiros que exigem calados maiores, mas se tratando de off-shore basta avançar mais pra dentro mar mesmo...

·
Registered
5,466 Posts
Vou te dizer uma coisa Zeca, em Pernambuco "botar boneco" é outra coisa :)

Olha, infelizmente pra arrumar fotos legais desses portos é fogo ......

·
Registered
7,546 Posts
Zeca não há dragagem natural.

E no caso, o Porto do Pecem não padece de assoreamento pois foi bem concebido sendo assim, se dragarem, não precisará tão cedo de outro intervenção.

O Porto do Itaqui em São Luís é semelhante o berço com grande profundidade também fica em uma ponte e não no cais. Ou seja elas por elas.

Ah. Não pega bem esse ciúmes, todos estados merecem desenvolvimenton, temos de brigar unidos pela prosperidade de todos, cada um com sua vocação.

·
4,445 Posts
Discussion Starter · #14 · (Edited)
Ei rapaz

Amthiago
Deixa de ser bobo rapaz. Isso aqui não pode ser levado tão a sério. Se você for se importar com todo comentário vai se estressar atoa. Nem eu, nem vc aqui, tem poder de decisão de nada. Todos os nossos comentários são apenas especulativos. Agora quanto a empreendimentos, sejam eles privados ou não, dependem sim de vontade política. Um estado oferece mais vantagens fiscais que outros para compensar as falhas técnicas ou simplesmente para derrubar os concorrentes. Nada garante que aos coreanos por exemplo, foram apresentadas as vantagens técnicas que os outros estados também têm e como eles nada conhecem de Brasil, já viu, né. E se vc quiser saber, eu só acredito que a refinaria premium irá para o MA depois de vê-la instalada e funcionando, enquanto isso, nem que o Lula e o Gabrielle batam os pés no chão dizendo que ela "será" nossa eu vou acreditar.
Relaxa fíi.:cheers:

·
Registered
5,466 Posts
porto

Caramba o Porto é bonito, mas realmente não é nada comum.Diferente de todos que já vi na vida.Acredito que o impacto ambiental nesse tipo de porto é mínimo.

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Ô zeca, eu nao sei em que mundo tu vive, mas essa siderurgica é um empreendiemnto totalmente de capital privado. Eles decidem para onde vão de acordo com a conveniencia deles.

Senti teu clima meio que de deboche. Mas parece que tu é meio ingenuo em achar que um empreendimento estrangeiro totalmente de capital privado vá escolher alguma coisa por critério político. Tenho pena é de quem depende de interferencia politica para se viabilizar.

Essa sociedade não é uma petrobras da vida, estatal que tem comando político em que até o presidente da cia pode ser indicado pelo presidente da republica que está no poder. No comando dela está a grana, e eles nao vão deixar de ganhar melhor a grana para fazer favores politicos ou agradar politicos.

Empreendimento privado é outra coisa. Tudo é guiado pelo dinheiro, pelo apelo econômico, peloscritérios técnicos. Se tu tem alguma revolta porque eles não foram para teu estado tu deve ficar com raiva é dos politicos aloprados dái que devem assustar não sei como tudo que é siderugica, pois muitas avalariaram mas nenhuma fincou os pés ai, a ponto de precisar ter um ministro do comando das minas e energia para tentar viabilizar politicamente alguma siderurgica aí.

E se vier essa refinaria da petrbras para o pecém eu espero que só seja divulgado juntamente com os estudos técnicos que usados como critério da escolha. Espero que o anuncio assim seja feita pela propria petrobras, e não por um político.
Estranho, ontem eu tentei responder ao Zeca mas não tava aparecendo todos os post, mas vc falou td então está apoiado! :applause::applause::applause:

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Amthiago
Deixa de ser bobo rapaz. Isso aqui não pode ser levado tão a sério. Se você for se importar com todo comentário vai se estressar atoa. Nem eu, nem vc aqui, tem poder de decisão de nada. Todos os nossos comentários são apenas especulativos. Agora quanto a empreendimentos, sejam eles privados ou não, dependem sim de vontade política. Um estado oferece mais vantagens fiscais que outros para compensar as falhas técnicas ou simplesmente para derrubar os concorrentes. Nada garante que aos coreanos por exemplo, foram apresentadas as vantagens técnicas que os outros estados também têm e como eles nada conhecem de Brasil, já viu, né. E se vc quiser saber, eu só acredito que a refinaria premium irá para o MA depois de vê-la instalada e funcionando, enquanto isso, nem que o Lula e o Gabrielle batam os pés no chão dizendo que ela "será" nossa eu vou acreditar.
Relaxa fíi.:cheers:
Concordo contigo no tocante às refinarias. É difícil de acreditar que depois de anos e anos sem se construir nenhuma no Brasil, todas as projetadas venham para o Nordeste, digo isso incluindo as da iniciativa pública e privada. Se vierem será ótimo, mas da forma que estão pipocando notícias sobre refinarias, parece que o resto do Brasil parou de lutar por elas e vão entregar todas ao Nordeste de mão beijada. A do Porto de Suape, por exemplo, já está sendo construída e mesmo assim ainda existe a possibilidade de pararem as obras, não seria a primeira vez que isso aconteceria no Brasil.

Ao que parece está havendo um deslumbramento coletivo no Nordeste, onde qualquer menção, por menor que seja, a qualquer tipo de investimento de grande porte já é dado como certo e vira motivo de festa para a população e bandeira oportunista para políticos em ano de eleição.

O Nordeste está evoluindo, antes ofereciam água para conquistar votos, agora oferece-se refinarias... Só rindo mesmo...

1 - 20 of 32 Posts
Status
Not open for further replies.