OS PARQUES URBANOS DE RIO BRANCO – ACRE
Como tenho um vasto arquivo de fotos de Rio Branco e gosto muito de fotografar paisagens naturais resolvi fazer um thread com fotos dos parques urbanos de Rio Branco. Esses espaços públicos melhoraram muito a qualidade de vida da população Rio Branco, sobretudo nos últimos 15 anos quando ocorreram reformas em muitos espaços. Vou mostrar 4 dos maiores parques urbanos da Capital Acreana. As fotos foram feitas em diferentes épocas dos últimos anos. Algumas já mostradas em outros thread’s. Todas as fotos são de minha autoria.
1. PARQUE DA MATERNIDADE
Símbolo da reforma urbana que a capital Acreana sofreu no início deste século. Virou um dos principais cartões postais da cidade. É um parque com cerca de 6 km de extensão que corta boa parte da cidade. Possui ciclovias, pista de caminhada, quadras de esportes, centros culturais, restaurantes, lanchonetes e etc. Foi inaugurado em 2002.
– O grande diferencial desse parque é sua localização sendo de fácil acesso, além da infraestrutura que possui (restaurantes, bibliotecas, museu, quadra de esporte, lanchonetes e etc.)
Aqui inicia o Parque da Maternidade no centro de Rio Branco em frente ao Terminal Urbano de ônibus
Como morei muitos anos neste bairro (Abrahão Alab), caminhei, corri e pedalei muito nesse Parque. Acompanhei todo o crescimento dessas árvores, desde quando foram plantadas, com poucos centímetros de altura, até o tamanho atual!
Um das entradas para o Parque pela Av. Ceará
2. PARQUE CHICO MENDES
Parque localizado na saída de Rio Branco para o município de Senador Guiomard. Foi inaugurado nos anos 90. Possui uma boa área de floresta (reserva). Recebeu o nome do líder seringueiro Chico Mendes. Possui trilhas para caminhada, ciclovia, espaço para piqueniques e lazer para as crianças.
- O grande diferencial e maior atrativo desse parque é o seu zoológico
Entrada do Parque e Memorial Chico Mendes
Animais no zoológico
Área de lazer para crianças
Fotos tiradas a partir do mirante
Réplica da casa do seringueiro e figuras que retratam lendas da Amazônia
Pistas de caminhadas
3. PARQUE DO TUCUMÃ
É o mais novo da cidade. É um parque linear construído às margens da BR 364 em frente ao Campus da UFAC e aos bairros Tucumã e Universitário. Atualmente está sendo ampliado e ganhará mais alguns quilômetros ao lado da Chácara Ipê, bairro de classe alta da cidade
- Um diferencial desse parque é que suas ciclovias e pistas de caminhadas não são cruzadas por ruas como Parque da Maternidade, por exemplo, o que favorece a realização de exercícios físicos como corrida, caminhada e andar de bicicleta, mantendo-se um ritmo mais constante.
Início do parque na BR-364 (ligação com a Via Verde e Av. Ceará) em frente ao campus da UFAC (lado esquerdo) e Bairro Tucumã (lado direito)
Trecho bem em frente ao campus da UFAC onde está sendo construído o Hotel Ibbis
4. HORTO FLORESTAL
Talvez o mais antigo de Rio Branco. É sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Possui área de lazer, camping, pistas de caminhadas, campos de futebol, além de trilhas em fragmentos de floresta. O Horto costuma sediar eventos como feiras das flores, entre outros. No local há um viveiro de plantas usadas na arborização e jardinagem da cidade
- Um diferencial deste parque são suas trilhas que favorecem a realização de esporte como rapel e escalada nas enormes árvores que ainda existem na área de mata do Horto Florestal.
Laguinho no meio do Horto Florestal
Praticantes de escaladas
Trilhas na mata
Época da Feira das Flores
Acho fundamental que as cidades por mais densas que sejam possuam e preservem esses espaços verdes!