SkyscraperCity banner

1 - 20 of 45 Posts

·
Osasco, SP - Atual -
518 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Olá pessoal

Sempre quis saber como era a cidade de Osasco no passado, mas não conseguia encontrar registros fotográficos antigos da cidade. Mas, de tanto vasculhar descobri uma rica coletânea, cuja autoria das fotos é de Klaus Werner e Hagop, no site que leva este último nome, que conta em riqueza de detalhes o passado desta que se tornou uma das maiores cidades de São Paulo e do País.

No final do século XIX, um imigrante italiano chamado Antônio Agú, adquiriu terras na região, montando uma pequena olaria para produção de tijolos, cujos funcionários em sua maioria eram famílias de imigrantes que se instalaram às margens da estrada de ferro, que já cortava a região.

Em 1895 Antonio Agú cedeu para a empresa ferroviária uma estação de alvenaria construída por ele próprio. A empresa nomeou como Estação de Osasco, em homenagem a cidade natal deste imigrante, na Itália.

Em 1918, Osasco, que já era uma vila, foi elevada à condição de distrito de São Paulo.

Enfim, nasce a cidade de Osasco em 19 de fevereiro de 1.962, com uma área de 67 Km².

01- Família de Antônio Agú – Foto de 1892

02- Mapa de Osasco – Ano 1888

03- Fazenda Osasco (Do Sr. Antônio Agú) – Ano 1892

04- Rua Antônio Agú – Ano 1895 – Principal Rua de Osasco

05- Primeira Estação Ferroviária de Osasco - 1895

06- Estação Ferroviária de Osasco – (1º Ampliação)

07-

08- Primeira Fábrica de Tecidos 1900/1906 (Hoje no lugar está o Osasco Plaza Shopping)

09-

10- Construção da Primeira Catedral de Osasco

11- Primeiro Frigorífico da Cidade. Região do Bairro Presidente Altino.

12- Primeiro cinema - 1922

13- Interior do Cinema

14- Aérea de Osasco - 1940

15- Aérea de Osasco - 1956

16- Estação Ferroviária de Osasco – (2º Ampliação) Primeira Grande Reforma

17- Rua Antônio Agú

18-

19- Centro da Cidade

20-

21-

22-

23-

24- Cruzamento da Rua Antônio Agú com Av. dos Autonomistas

25- Ônibus que iam para o bairro da LAPA em São Paulo, detalhe para o que está atrás, uma jardineira. (frente de caminhão e carroceria de ônibus comum).
Mais ao fundo a fábrica de louças sanitárias Hervy. (1º da América Latina).

26-

27- Trânsito na Rua Antônio Agú – Ano 1962 (Linhas de ônibus municipal)

28-

29- Em destaque Praça Duque de Caxias - Entre a Catedral e Av. Autonomistas

30-

31- Primeira Catedral, antes de ser completamente modificada

32-

33- Centro de Osasco

34- Aérea da cidade - Ano 1.969. Detalhe para o prédio solitário e ampliação do largo de Osasco. A estação ainda é a primeira grande reforma.

35- Cidade de Deus – Séde do Bradesco. Residência dos funcionários – Ano 1964

36- Av. Dos Autonomistas – Sentido São Paulo.

37- Estação Ferrroviária

38- Centro da cidade - Largo de Osasco – 2º grande reforma - Ano 1970

39-

40- Terminal de Ônibus de Vila Yara – Divisa com Bairro do Jaguaré/São paulo

41- Antigo cebolão – Onde hoje localiza-se a Ponte Metálica.
A esquerda, indústrias: Eternit, Santista e ABB. (Atualmente Centro Comercial: San´s Club, Super Shopping, Cobasi, C&C, Wall Mart e Carrefour). Só a ABB continua no local).

42- Construção da Ponte Metálica

43- Estação Ferroviária de Osasco, 1980 – FEPASA (3º Ampliação) segunda grande reforma.
Atualmente sob a consseção da CPTM, a estação passa por sua 4º ampliação e Terceira Grande Reforma.

44-

·
Registered
8,848 Posts
Só de ver as fotos dos ônibus antigos e de um Ford Galaxie já me dá a sensação de nostalgia. :lol:

Curti a coletânea. Não sabia que Osasco tinha uma emancipação político-administrativa relativamente recente.
Em várias imagens mostra uma razoável arborização pelas calçadas.
A imagem no nível de rua que mais gostei foi a nº 24, com este cachorrinho sozinho na rua como bônus. :D

·
Osasco, SP - Atual -
518 Posts
Discussion Starter #7
Quem tem idéia do que ainda resta dessas construções?

Eu sei que perto da estação atual ainda tem alguma coisinha, inclusive uma casinha de tijolo meio em estilo inglês que se contrasta com a celeuma em que transformaram a região.
Pois é..até hoje lamento não ter tirado uma foto dessa casinha antes das reformas que o centro da cidade tem passando atualmente...Como estão duplicando a Av. uma parte da frente dessa casa foi demolido, o que a descaracterizou um pouco.

·
Registered
1,783 Posts
Neribrother, Eu tenho um livro que foi feito só com fotos históricas de Osasco, se eu não me engano mostra a história de 40 anos da cidade... Depois eu vejo certinho e te mando o nome!

E parabéns pelo thread!

·
Registered
2,749 Posts
Que lindo o thread, cara! Uma verdadeira joia!

A Matriz de Osasco era tão bonita... Hoje é uma coisa esquizofrênica que eu, particularmente, não simpatizo nem um pouco!

·
Osasco, SP - Atual -
518 Posts
Discussion Starter #11
Neribrother, Eu tenho um livro que foi feito só com fotos históricas de Osasco, se eu não me engano mostra a história de 40 anos da cidade... Depois eu vejo certinho e te mando o nome!

E parabéns pelo thread!
Nossa cara..fechou..manda mesmo. Quanto mais registros tivermos de Osasco melhor será para entendermos o caminhar de seu progresso.

·
Osasco, SP - Atual -
518 Posts
Discussion Starter #12

A Matriz de Osasco era tão bonita... Hoje é uma coisa esquizofrênica que eu, particularmente, não simpatizo nem um pouco!

Concordo plenamente. Assim que ví essa foto pela primeira vez lamentei uma enormidade. Primeiro porque a Igreja original tinha uma bela arquitetura. Segundo, pela riqueza histórica e de identidade que representaria para a cidade. Ou seja, A Igreja antiga no início da R. Antonio Agú, ligando-se a moderna estação e ao centro (também reformado) no fim da mesma rua. O velho fundindo-se ao novo.
Agora, vendo a Matriz de hoje não conseguimos fazer essa identificação histórica, na verdade nenhuma.

·
Banned
11,098 Posts

Nossa, a igreja atual é pavorosa...

Tô gostando muito de morar em Osasco e desbravar suas entranhas...

·
Sampa!
5,809 Posts
INCRIVEL! Procurei por muito tempo por algumas dessas fotos, muito obrigado pelo thread da nossa querida Osasco!

Vendo essas fotos, percebe-se que a vocação comercial da cidade já vem de décadas! Muito interessante, pena que muito disso se perdeu no tempo, e um dos edificios que é uma das poucas testemunhas históricas de longa data em nossa cidade - o galpão da Hervy - está para ser demolido e dar lugar ao novo paço municipal. ):

Enfim, obrigado mais uma vez. Nasci e vivo em Osasco. :eek:kay:

·
Registered
11,159 Posts
^^
Sim, eram trens de subúrbios da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, se não me engano eram os TUE Hitachi importados do Japão, cheguei a andar neles quando morei em Osasco em 1975 e descia na "paradinha" do Km 18, era criança e achava tudo muito divertido; quando voltei a morar na cidade em 1978 já tinham sido substituidos pelos atuais Cobrasma-Mafersa da Fepasa (atual CPTM), que rodam até hoje mas também já em vias de aposentarem.

Quero aproveitar e parabenizar pelas belas fotos históricas desta querida cidade que está ligada para sempre à história da minha vida.

·
Osasco, SP - Atual -
518 Posts
Discussion Starter #19
^^
Sim, eram trens de subúrbios da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, se não me engano eram os TUE Hitachi importados do Japão, cheguei a andar neles quando morei em Osasco em 1975 e descia na "paradinha" do Km 18, era criança e achava tudo muito divertido; quando voltei a morar na cidade em 1978 já tinham sido substituidos pelos atuais Cobrasma-Mafersa da Fepasa (atual CPTM), que rodam até hoje mas também já em vias de aposentarem.

Quero aproveitar e parabenizar pelas belas fotos históricas desta querida cidade que está ligada para sempre à história da minha vida.
Nossa..devia ser um desafio hilário andar num desses. Quando eu era criança só haviam os da Cobrasma-Mafersa, já eram melhorzinhos.

Mas puxando bem pela memória acho que já andei num desses sim. Não sei se ainda circulam, mas há pouco tempo atrás acho que eram esses TUEs Hitachi que circualvam de Itapevi até Amador Bueno.

W

·
Guest
0 Posts
34- Aérea da cidade - Ano 1.969. Detalhe para o prédio solitário e ampliação do largo de Osasco. A estação ainda é a primeira grande reforma.
Esse predio ainda existe (Esquina da rua Antonio Agu com a Marechal Rondon), deve ter sido o primeiro da cidade

Muitas dessas casinhas aí ainda existem, mas a maioria está em pessimo estado de conservação e outras foram completamente descaracterizadas. Aos poucos as marcas da historia se perdem as lembranças ficam apenas pelas fotos.

A cidade era muito mais industrial do que comercial até a decada de 60, os moradores do centro e arredores eram quase todos funcionarios das industrias. Depois as empresas foram saindo uma a uma e hoje restam poucas. Um novo parque industrial foi criado na Anhanguera, com facil acesso ao rodoanel e vem atraindo muitas empresas.

1 - 20 of 45 Posts