Skyscraper City Forum banner
1 - 10 of 10 Posts

·
user osasquense :P
1,642 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Cortesia do Dr. Ziró Yanagimori Observação: alguns comentários foram acrescentados para situar aqueles que não são moradores de Osasco. Por mais que, para alguns, pareçam comentários óbvios, para outros são comentários que contextualizam o local de uma maneira mais clara. Boa diversão a todos! :)

FONTE

Hospital Cruzeiro do Sul em 1999

Antônio Agú em 63

Família do Antônio Agú

1994

Cine Estoril, um dos primeiros cinemas da cidade.

-----------------------------------------
Local da Atual Matriz Nacional do Banco Bradesco (Fonte : Bradesco)

Atualmente:

Hoje Osasco tem o 11º Maior Produto Interno Bruto do País, e PIB per capita maior do que a Capital Paulista.

Avenida Salém Bechara

Foto atual a partir do Walmart:

·
Registered
1,409 Posts
Legal essas fotos velhas.

Meu bisavô foi um dos primeiros moradores de Presidente Altino. O primeiro prefeito de Osasco, o Hirant, era amigo pessoal do meu avô, assim como vários dos outros prefeitos desse primeiro período pós-emancipação.

Meu pai descia a Antônio Agu de bicicleta, no final dos anos 50/começo dos 60, vindo do Bittencourt. Falava que era tudo de terra as ruas. Depois da aula, quando dava, ele e os colegas iam nadar na Chácara do Menck. Não sei se é onde fica a Vila Menck, mas se for, explica o porquê do bairro ter crescido desordenadamente e cheio de favelas: não havia nada lá além de chácaras.

·
1,642 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ Infelizmente Osasco não preservou muito a sua história... Os únicos prédios que podem ser utilizados culturalmente falando que sobraram foram os prédios do Antigo Cine Estoril e o do Cine Glamour.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Muito legal a coletânea, algumas já tinha visto no facebook, tem muita gente cuidando da história da cidade.
Osasco tem bastante história, pena que muita coisa importante foi sendo deixada de lado, coisa bem comum na região né? Aqui é um abandono só...:eek:hno:

·
1,642 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
Muito legal a coletânea, algumas já tinha visto no facebook, tem muita gente cuidando da história da cidade.
Osasco tem bastante história, pena que muita coisa importante foi sendo deixada de lado, coisa bem comum na região né? Aqui é um abandono só...:eek:hno:
Realmente... Isso é péssimo para a cultura da cidade e da região.. Temos um museu municipal ( A casa do Dimitri Sensaud Lavaud que ainda está conservada )

E o Museu da Cidade de Deus, na Matriz do Bradesco.. que tem um acervo de fotos bem interessante também.

Mas construções históricas são bem raras em Osasco e região..

Tem também a Maria Fumaça dentro da Matriz do Bradesco :lol: Só que não sei se é original... Mas está lá des de quando a Matriz do Bradesco não havia se instalado em Osasco.

Maria Fumaça e o Museu do Bradesco de fundo

·
Registered
1,409 Posts
Cara, agora que eu fui perceber: esse Ziró ai que forneceu as fotos é aquele dentista e dono (ou ex-dono, sei lá) do Colégio Haya?

Se eu não me engano, o prédio mais antigo de Osasco é uma capela dedicada à Nossa Senhora, do bandeirante Raposo Tavares. O quartel do Quitaúna fica situado numa antiga fazenda do sertanista. A capela foi construída no século XVII.

Em teoria, portanto, o local de povoação mais antiga em Osasco é o Quitaúna, apesar de, tirando a capela do Raposo Tavares, não ter mais nenhum prédio desse período seiscentista.

1 - 10 of 10 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.