Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Amigos, em comemoração ao cinquentenário da minha cidade, resolvi mostrá-la um pouco no SSC. Para começar, mostro alguns parques. Espero que vocês gostem.

Osasco atualmente tem seis parques (Chico Mendes, Dionisio Alvares Mateos, Jardim das Flores, Rochdalle, Piratininga, Três montanhas), e ainda nesse ano um novo parque de 150 mil m² deverá ser concluído no Jardim Bonança. Mostrarei alguns deles.

Parque Chico Mendes

Área de 114.000m2, que até a primeira metade do século XX, era sede da fazenda da família Lunardelli. Foi doada ao Município em 1969. Tem entre seus muitos atrativos um casarão que serviu de sede de moradia de alguns prefeitos. Em 1991, tornou-se área de preservação ambiental, aberta à visitação pública. Seu nome foi escolhido em homenagem ao seringueiro e ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988.
O local é dotado de um Núcleo de Educação Ambiental, cujas instalações datam do início do século XX e possuem grande valor histórico e cultural. Também é provido de duas quadras esportivas; viveiros de aves e plantas; um lago com patos, peixes e tartarugas; um minhocário; hortas; um coreto; e um playground. É um parque de grande valor ambiental, pois condensa um número expressivo de árvores, além de abrigar a nascente do córrego Bussocaba.
Em 13 de novembro de 2006 o Parque Chico Mendes ganhou um jardim japonês, em comemoração aos 30 anos do convênio entre as cidades-irmãs Osasco e Tsu.
No Parque funciona também o Projeto Equoterapia, em parceria com a Secretaria de Educação. Atende cerca de 150 pessoas portadoras de deficiência física e mental.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24



Parque Ecológico do Jardim Piratininga

Foi inaugurado no dia 24 de setembro de 2006. Tem 10 mil metros quadrados de área nos quais se encontram: 130 árvores de mais de 40 espécies nativas, 15 mil plantas de variedades ornamentais, 3.600 metros quadrados de área gramada, estufa com 150 espécies de plantas em exposição, pista de caminhada de 465 metros, playground, riacho e espelho d.água, sistema de captação de águas pluviais para reaproveitamento no próprio parque, quatro quiosques com capacidade para até dez pessoas e 15 bancos coloniais de alta.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28 Borboletário de Osasco


29




Parque Dionizio Alvares Mateos

Popularmente conhecido como Parque do Jardim das Flores, está situado ao lado da FITO Zona Sul, e possui área de 52.800m2 . É dotado de um Núcleo de Educação Ambiental; lago com diversas espécies de aves, peixes e tartarugas; quadra de esportes; playground; e pista de cooper.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


29


30


Parque Ecológico do Jardim Três Montanhas - Glauco Villas-Boas

O bairro do Três Montanhas tem uma área total de 65 alqueires que originalmente pertenciam aos 180 da Fazenda Paiva Ramos.

O loteamento que dá nome ao bairro foi feito pelo então proprietário da Fazenda Dr. Manuel Paiva Ramos ao final dos anos 40 do século XX. A parte do loteamento que pertence a chácara Ananhangüera data dos anos 70 do mesmo século.

O bairro localiza-se no Distrito Administrativo Norte, sendo delimitado ao Norte pelos bairros Santa Fé e Paiva Ramos, pela Estrada da Hungria; a Leste pelo bairro Industrial Anhangüera, pela Alameda Roraima; ao Sul com o bairro Bonança, pelo caminho sem denominação, e, a Oeste, com o bairro Paiva Ramos, pelo limite do loteamento Jardim Três Montanhas.

Quando se visita o bairro, a impressão que sem tem é que o tempo ali naquele trecho de Osasco se esqueceu de passar. É um bairro tranqüilo, ainda com muitas ruas sem asfalto com uma boa parte da vegetação original de eucaliptos que foram plantadas por seu fundador.

A principal característica do bairro são dois lagos, sendo que o primeiro já está assoreado e com vegetação de taboa em todo o seu contorno e centro. O segundo lago ainda conserva uma boa lâmina de água e termina na cachoeira idealizada por seu fundador.

Uma paisagem bastante singular na cidade onde ainda se conserva o ponto de arribação de aves silvestres, como paturis e garças brancas que vem se alimentar nestes lagos durante a sua passagem rumo ao norte. Os lagos do três montanhas são resulto da cava de argila para as olarias que fizeram tijolos e telhas para construir a nova São Paulo do começo do século XX. Para que a área não ficasse degradada e feia, o Dr. Manoel Paiva Ramos tratou de transformar as cavas em lagos.

http://www.camaraosasco.sp.gov.br/osasco/bairros/index18.htm

Beirando o primeiro lago foi feito o parque, e entregue em Fevereiro de 2012.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


Fonte - Prefeitura
 

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^ Valeu!

Há cinquenta anos o distrito de Osasco se emancipava de São Paulo e tornava-se, oficialmente, um município.

Sore as pessoas nadando no lago, bem, o lago até pouco tempo atrás não ficava fechado, nem existia parque em volta. Era comum as pessoas nadarem. O parque foi inaugurado nesse ano. São pessoas nadando sim, mas esse é o único parque osasquense aonde isso acontece. Será preciso intensificar a fiscalização para que a população perca da região perca esse hábito.
 

·
Marcelo Lisa
Joined
·
5,174 Posts
Eu não sabia que Osasco tinha parques tão agradáveis. São ilhas de sossego, lazer e entretenimento. Lugares assim somam muitos pontos na qualidade de vida de um lugar. E que bom que por todos lados haja plaquinhas com educação ambiental .Parabéns pelo thread e obrigado por compartilhar estas fotos de sua terra natal que é tão especial. :)
 

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
24 de Fevereiro de 2012

Implantação de novo parque sustentável começa hoje

Começa hoje (24/2) a implantação do parque Tizo, reserva ecológica localizada entre os municípios de São Paulo, Cotia e Osasco. Em cerimônia oficial, de manhã, o governador Geraldo Alckmin assinou o documento que permite a contratação das obras. O investimento total está orçado em cerca de R$ 34 milhões.

A área, com 1,3 milhão de metros quadrados, abriga vegetação remanescente de mata atlântica. No lugar serão construídas passarelas suspensas, um mirante para observação da floresta, além de um anfiteatro ao ar livre e de um viveiro para produção de mudas.

"Vai ser um 'showroom' de práticas sustentáveis", diz a arquiteta Ana Lúcia Burjato, gestora do parque. Para ensinar práticas ecológicas, serão montados um playground temático com brinquedos inspirados nos animais da região e um centro de educação ambiental voltado aos colégios que já levam seus alunos à área para fazer estudos.

De acordo com o projeto, haverá incentivo ao uso eficiente de energia e água e também de materiais certificados no que for construído, como nas estruturas de madeira dos decks.

A previsão é que as obras comecem em julho deste ano e terminem em abril de 2014.



Edit: Novas imagens

Anfiteatro ao ar livre


Apoio do Parque Infantil


Centro de educação Ambiental


Centro de Educação Ambiental


Lanchonete, pergolado e praça do encontro


Lanchonete e praça de encontro


Mirante


Parque infantil e centro de educação ambiental


Parque infantil e centro de educação ambiental


Parque infantil e Centro de Educação Ambiental


Passarela


Passarelas


Passarelas


Pergolado e praça de encontro


Portaria, pergolado e praça de encontro


Praça de encontro


http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/parquetizo
 

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Já estive no parque Chico Mendes umas duas vezes quando criança, era excursão da escola :lol::lol:. Uma bela cidade que tem vários pontos turísticos. Parabéns !!!!!
Quem de Osasco nunca fez isso? :lol: :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
^^ visto :)
^^(...)

Sore as pessoas nadando no lago, bem, o lago até pouco tempo atrás não ficava fechado, nem existia parque em volta. Era comum as pessoas nadarem. O parque foi inaugurado nesse ano. São pessoas nadando sim, mas esse é o único parque osasquense aonde isso acontece. Será preciso intensificar a fiscalização para que a população perca da região perca esse hábito.
Então, é só colocar gansos e cisnes que a população perde o hábito rapidinho.



:lol:
 
1 - 20 of 31 Posts
Top