SkyscraperCity banner

1 - 20 of 211 Posts

·
Moderator
Joined
·
179,755 Posts
Discussion Starter · #1 ·


Ourém é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro (depois da extinta/antiga Vale do Tejo) e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 12 994 habitantes.

A cidade de Ourém contém duas freguesias inseridas em sua mancha urbana. Ourém é uma cidade próspera, antiga (tem um castelo) e moderna, com avenidas extensas. A cidade de Ourém é sede de comarca judicial (tribunal).

É sede de um município com 416,57 km² de área e 45932 habitantes (Censos 2011), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Pombal, a nordeste por Alvaiázere, a leste por Ferreira do Zêzere e Tomar, a sueste por Torres Novas, a sudoeste por Alcanena e a oeste pela Batalha e por Leiria. Existem duas localidades no município de Ourém com a categoria honorífica de cidade: Fátima e Ourém. Localidades com categoria de vila: Caxarias, Freixianda, Vilar dos Prazeres desde 2004 e Olival em Junho 2009.

As freguesias de Ourém são as seguintes:
Alburitel
Atouguia
Casal dos Bernardos
Caxarias
Cercal
Espite
Fátima
Formigais
Freixianda
Gondemaria
Matas
Nossa Senhora da Piedade (Ourém)
Nossa Senhora das Misericórdias (Ourém)
Olival
Ribeira do Fárrio
Rio de Couros
Seiça
Urqueira

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ourém_(Portugal)

http://www.cm-ourem.pt/

Mapa do Concelho:





Ortofotos:

Cidade e Castelo de Ourém



Cidade de Ourém



Castelo de Ourém

 

·
Moderator
Joined
·
179,755 Posts
Discussion Starter · #4 ·

·
Registered
Joined
·
894 Posts
Bom thread :)
Deu para matar as saudades do tempo em que ia aí passar o verão.
 

·
Registered
Joined
·
894 Posts
Atouguia
 

·
Registered
Joined
·
894 Posts
Cheguei a ir algumas vezes. Adorava era ir à feira comer farturas :drool:
 

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
A lenda de Fátima​

Segundo a lenda, a vila de Ourém deve o seu nome a uma história de amor: durante a Reconquista, um cruzado espanhol, Gonçalo Hermingues, capturou a filha do poderoso senhor muçulmano de Alcácer do Sal. Esta cativa de grande formosura chamava-se Fátima, como a filha de Maomé.

Gonçalo Hermingues e a sua cativa rapidamente se apaixonaram um pelo outro e Fátima converteu-se ao catolicismo. A moura cativa foi baptizada com o nome de Oureana (o que dá a etimologia do nome da cidade de Ourém) e o casamento foi celebrado.

Fátima morreu na flor da idade. Gonçalo Hermingues, inconsolável, tornou-se monge na abadia cisterciense de Alcobaça, fundada por São Bernardo.

Logo depois, esta abadia instituiu um priorado nos montes vizinhos para onde foi enviado o Irmão Hermingues. Este apressou-se em trazer para perto de si os restos da sua amada, que deu o seu nome ao lugar que ainda hoje se chama Fátima.
 

·
Premium Member
Joined
·
71,549 Posts
Queria eram imagens, reconstruções....:eek:hno:
Não te preocupes, vou já ali pedir ao Luís Filipe Borges e Prof. Fernando Casqueira como eles fazem para viajar no tempo. Depois vou ao encontro do arquiteto da obra e profito para levar a minha máquina de fotografar.
 
1 - 20 of 211 Posts
Top