SkyscraperCity Forum banner

Ouro Preto - A cidade Patrimônio Cultural da Humanidade completa 300 anos

24757 Views 78 Replies 39 Participants Last post by  carca
No dia 8 de julho de 1711, Ouro Preto, nesta época um lugarejo, era elevada à condição de vila, diante de um cenário de forte crescimento dos arraiais mineradores, passando a ser chamada Vila Rica de Ouro Preto.
Em 1721, a cidade se tornou a capital do estado de Minas Gerais, até o ano de 1897, quando ocorreu a mudança da sede do governo para Belo Horizonte.

Ouro Preto cresceu e se tornou o maior e mais importante conjunto barroco das Américas.

No ano de 1980, um marco importante para a cidade, que é declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, sendo a primeira cidade brasileira a receber este Título.

Para que as fotos não demorem a abrir dividirei o thread em duas partes: vamos à primeira...

1- A nossa viagem ao passado começa na entrada da cidade com uma panorâmica bem conhecida por aqui

2- Descendo em direção à Praça Tiradentes

3- A imponente Praça Tiradentes

4-

5-

6- Museu da Inconfidência

7-

8- Seguindo em direção à Rua Direita, uma das mais importantes da cidade

9-

10-

11-

12- Entrando em uma rua estreita

13- Vista para a Igreja do Carmo

14- Voltando à Rua Direita

15-

16-

17- A rua tem várias lojas de artesanato, além de hotéis, bares e restaurantes

18- Uma rua muito charmosa

19-

20- Em seguida a Rua São José à direita

21- Uma geral da Rua Direita (no carnaval estas sacadas ficam pequenas para tanta gente, rs)

22-

23- À esquerda o cinema e ao fundo a "Casa dos Contos"
No alto a Igreja de São Francisco de Paula

24-

25- Antes de continuar a nossa caminhada pela Rua São José uma parada na "Casa dos Contos"

26-

27-

28-

29-

30- Subindo para o mirante da Casa

31- Vista do mirante

32-

33-

34- Vista de uma das varandas

35- Retornando para a bela Rua São José

36-

37-

38-

39-

40-

41-

42-

43-

44- Chegamos ao final da Rua São José

45-

46- Segui para o bairro Rosário

47-

48-

49- Este imponente casarão à direita é um hotel muito luxuoso $$$

50-

51- Igreja do Rosário

52-

53-

54-

Assim que começou a anoitecer voltei para a Praça Tiradentes para tirar algumas noturnas...

55-

56-

57-

58-

59-

60-

61-

Como disse o thread continua na segunda página, com fotos de outros bairros históricos e da famosa Igreja de São Francisco de Assis.

Espero que tenham gostado da primeira metade e que comentem.
Abraço a todos!
See less See more
61
  • Like
Reactions: 3
1 - 20 of 79 Posts
Sílvio,
Adorei rever Ouro Preto e minhas fotos favoritas são as 1,4 ,6 e 53 ... mas há muitas outras belíssimas destacando-se algumas noturnas que você pôs no final. A foto 47 me deu nostalgia porque eu subi várias vezes aquela ladeirinha e a desci em outras nas minhas muitas visitas nesta cidade vindo ou indo para a rodoviária... e também já fiquei hospedado num albergue da juventude logo ali encima. Ao ver o seu thread, me deu saudades da cidade e me deu vontade de lá retornar. Será que estas obras nas ruas vão demorar a ficar prontas? Eu tinha lido algo da polêmica que elas geraram entre os moradores e comerciantes locais.
See less See more
Bela cidade e ótimo thread. Obrigado por compartilhar.
Lindas fotos, essa cidade é um museu a céu aberto, conjunto barroco maravilhoso e preservado!! O calçamento da cidade está em obras? é apenas a colocação dos paralelepípedos ou tem alguma outra modificação?
Belo registro de Ouro Preto, ficaram otimas as fotos.
Lindas fotos, essa cidade é um museu a céu aberto, conjunto barroco maravilhoso e preservado!! O calçamento da cidade está em obras? é apenas a colocação dos paralelepípedos ou tem alguma outra modificação?
Júlio, veja os links abaixo:

http://www.em.com.br/app/noticia/ge...o-protestam-contra-obra-na-rua-sao-jose.shtml

http://www.jornaltribunalivre.com.b...-preto-inicia-obras-na-rua-felipe-dos-santos/
See less See more
Sílvio,
Adorei rever Ouro Preto e minhas fotos favoritas são as 1,4 ,6 e 53 ... mas há muitas outras belíssimas destacando-se algumas noturnas que você pôs no final. A foto 47 me deu nostalgia porque eu subi várias vezes aquela ladeirinha e a desci em outras nas minhas muitas visitas nesta cidade vindo ou indo para a rodoviária... e também já fiquei hospedado num albergue da juventude logo ali encima. Ao ver o seu thread, me deu saudades da cidade e me deu vontade de lá retornar. Será que estas obras nas ruas vão demorar a ficar prontas? Eu tinha lido algo da polêmica que elas geraram entre os moradores e comerciantes locais.
Valeu Gente! Pelo que fiquei sabendo, os comerciantes alegam que vão ser prejudicados com o alargamento dos passeios e que o alargamento dos mms iria dificultar o acesso do Corpo de Bombeiros no caso de um incêndio.
Sinceramente, acho que tudo vai depender do quanto estes passeios vão ser alargados, e não acredito que o alargamento dos passeios iria descaracterizar a cidade.
Na Praça Tiradentes por exemplo conseguiram reduzir consideravelmente o fluxo de carros, o que a meu ver foi uma excelente medida, já que muitas casas e monumentos desta parte da cidade estavam sofrendo graves danos com o trânsito pesado, além disso, hoje a Praça pode ser apreciada com maior liberdade pelos turistas. As pessoas às vezes se esquecem que Ouro Preto foi construída numa época em que só circulavam carroças por suas ruas.:)
See less See more
Ouro Preto sempre linda! Sempre se descobre um ângulo, uma hora do dia, um clima...Suas fotos ficaram ótimas, honraram a beleza da cidade. Apreciei demais as do entardecer, crepúsculo e começo da noite. Parabens pela qualidade das fotos.
NOSSA
Perfeito!!!!

Que lindo!!!
nossa, q fotos lindas cara, tá de parabéns e q patrimônio espetacular!!!!!
Silvio esse seu thread é um dos melhores que eu já vi da cidade aqui no fórum, suas fotos ficaram incríveis vc conseguei pegar uns ângulos bem interessantes e a luz estava sensacional, deu um clima todo especial nas fotos.

O patrimônio da cidade é mesmo incomparável, gostei do estado de conservação do centro histórico... vamos aguardar a segunda parte agora.

Belíssimo thread...:eek:kay:
See less See more
Linda Ouro Preto, que não se cansa nunca de se ver. Pra onde se olha é uma pintura. Um exemplo e orgulho para o Brasil. Dá pra ver algumas ruas em obras. O que seria? esgotamento sanitário? Ateramento da fiação. Tomara que sirva pra tornar a cidade ainda mais bela!
Parabéns pelo thread!
Uma das mais belas cidades do mundo, sem dúvida !!!!!!!!!!
Adoro ver threads das cidades mineiras aqui no SSC....e Ouro Preta é fantástica!! A mais linda de todas!

Parabéns pelo thread. Fotos incríveis!
Eu me emociono cada vez que vejo fotos de Ouro Preto, tão bem conservada, tentando imaginar como era o cotidiano das pessoas que nessas casas moravam e por essas ruas passavam no século 18. Todos os registros de Ouro Preto aqui no SSC são fantásticos. Com este, não poderia ser diferente. Parabéns!
See less See more
Nossa, este thread está muito bonito! Além dos bons ângulos, essa luz de final de tarde deu uma cor muito especial. As fotos 7 a 11, por exemplo, ficaram lindas, diferentes. Se destacou entre o monte de threads sobre MG abertos nos últimos tempos.
Acho que esse é o thread mais bem feito que já vi de OP, parabéns! óTimas fotos!
Sensacional, muito lindo :applause:
esperava ir esse ano a Ouro Preto, como estudante de licenciatura em História. infelizmente não vai dar, vou planejar pra ano que vem conhecer a cidade e essa parte da nossa história.
parabéns! excelentes fotos.
1 - 20 of 79 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.