SkyscraperCity banner

1 - 20 of 79 Posts

·
Registered
3,333 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
No dia 8 de julho de 1711, Ouro Preto, nesta época um lugarejo, era elevada à condição de vila, diante de um cenário de forte crescimento dos arraiais mineradores, passando a ser chamada Vila Rica de Ouro Preto.
Em 1721, a cidade se tornou a capital do estado de Minas Gerais, até o ano de 1897, quando ocorreu a mudança da sede do governo para Belo Horizonte.

Ouro Preto cresceu e se tornou o maior e mais importante conjunto barroco das Américas.

No ano de 1980, um marco importante para a cidade, que é declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, sendo a primeira cidade brasileira a receber este Título.

Para que as fotos não demorem a abrir dividirei o thread em duas partes: vamos à primeira...

1- A nossa viagem ao passado começa na entrada da cidade com uma panorâmica bem conhecida por aqui

2- Descendo em direção à Praça Tiradentes

3- A imponente Praça Tiradentes

4-

5-

6- Museu da Inconfidência

7-

8- Seguindo em direção à Rua Direita, uma das mais importantes da cidade

9-

10-

11-

12- Entrando em uma rua estreita

13- Vista para a Igreja do Carmo

14- Voltando à Rua Direita

15-

16-

17- A rua tem várias lojas de artesanato, além de hotéis, bares e restaurantes

18- Uma rua muito charmosa

19-

20- Em seguida a Rua São José à direita

21- Uma geral da Rua Direita (no carnaval estas sacadas ficam pequenas para tanta gente, rs)

22-

23- À esquerda o cinema e ao fundo a "Casa dos Contos"
No alto a Igreja de São Francisco de Paula

24-

25- Antes de continuar a nossa caminhada pela Rua São José uma parada na "Casa dos Contos"

26-

27-

28-

29-

30- Subindo para o mirante da Casa

31- Vista do mirante

32-

33-

34- Vista de uma das varandas

35- Retornando para a bela Rua São José

36-

37-

38-

39-

40-

41-

42-

43-

44- Chegamos ao final da Rua São José

45-

46- Segui para o bairro Rosário

47-

48-

49- Este imponente casarão à direita é um hotel muito luxuoso $$$

50-

51- Igreja do Rosário

52-

53-

54-

Assim que começou a anoitecer voltei para a Praça Tiradentes para tirar algumas noturnas...

55-

56-

57-

58-

59-

60-

61-

Como disse o thread continua na segunda página, com fotos de outros bairros históricos e da famosa Igreja de São Francisco de Assis.

Espero que tenham gostado da primeira metade e que comentem.
Abraço a todos!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Sílvio,
Adorei rever Ouro Preto e minhas fotos favoritas são as 1,4 ,6 e 53 ... mas há muitas outras belíssimas destacando-se algumas noturnas que você pôs no final. A foto 47 me deu nostalgia porque eu subi várias vezes aquela ladeirinha e a desci em outras nas minhas muitas visitas nesta cidade vindo ou indo para a rodoviária... e também já fiquei hospedado num albergue da juventude logo ali encima. Ao ver o seu thread, me deu saudades da cidade e me deu vontade de lá retornar. Será que estas obras nas ruas vão demorar a ficar prontas? Eu tinha lido algo da polêmica que elas geraram entre os moradores e comerciantes locais.

·
PAPITO
9,817 Posts
Bela cidade e ótimo thread. Obrigado por compartilhar.

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Lindas fotos, essa cidade é um museu a céu aberto, conjunto barroco maravilhoso e preservado!! O calçamento da cidade está em obras? é apenas a colocação dos paralelepípedos ou tem alguma outra modificação?

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts

·
Registered
3,333 Posts
Discussion Starter #7
Sílvio,
Adorei rever Ouro Preto e minhas fotos favoritas são as 1,4 ,6 e 53 ... mas há muitas outras belíssimas destacando-se algumas noturnas que você pôs no final. A foto 47 me deu nostalgia porque eu subi várias vezes aquela ladeirinha e a desci em outras nas minhas muitas visitas nesta cidade vindo ou indo para a rodoviária... e também já fiquei hospedado num albergue da juventude logo ali encima. Ao ver o seu thread, me deu saudades da cidade e me deu vontade de lá retornar. Será que estas obras nas ruas vão demorar a ficar prontas? Eu tinha lido algo da polêmica que elas geraram entre os moradores e comerciantes locais.
Lindas fotos, essa cidade é um museu a céu aberto, conjunto barroco maravilhoso e preservado!! O calçamento da cidade está em obras? é apenas a colocação dos paralelepípedos ou tem alguma outra modificação?
Valeu Gente! Pelo que fiquei sabendo, os comerciantes alegam que vão ser prejudicados com o alargamento dos passeios e que o alargamento dos mms iria dificultar o acesso do Corpo de Bombeiros no caso de um incêndio.
Sinceramente, acho que tudo vai depender do quanto estes passeios vão ser alargados, e não acredito que o alargamento dos passeios iria descaracterizar a cidade.
Na Praça Tiradentes por exemplo conseguiram reduzir consideravelmente o fluxo de carros, o que a meu ver foi uma excelente medida, já que muitas casas e monumentos desta parte da cidade estavam sofrendo graves danos com o trânsito pesado, além disso, hoje a Praça pode ser apreciada com maior liberdade pelos turistas. As pessoas às vezes se esquecem que Ouro Preto foi construída numa época em que só circulavam carroças por suas ruas.:)

·
Registered
24,262 Posts
Ouro Preto sempre linda! Sempre se descobre um ângulo, uma hora do dia, um clima...Suas fotos ficaram ótimas, honraram a beleza da cidade. Apreciei demais as do entardecer, crepúsculo e começo da noite. Parabens pela qualidade das fotos.

·
Rick
2,741 Posts
nossa, q fotos lindas cara, tá de parabéns e q patrimônio espetacular!!!!!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Silvio esse seu thread é um dos melhores que eu já vi da cidade aqui no fórum, suas fotos ficaram incríveis vc conseguei pegar uns ângulos bem interessantes e a luz estava sensacional, deu um clima todo especial nas fotos.

O patrimônio da cidade é mesmo incomparável, gostei do estado de conservação do centro histórico... vamos aguardar a segunda parte agora.

Belíssimo thread...:eek:kay:

·
Registered
5,881 Posts
Linda Ouro Preto, que não se cansa nunca de se ver. Pra onde se olha é uma pintura. Um exemplo e orgulho para o Brasil. Dá pra ver algumas ruas em obras. O que seria? esgotamento sanitário? Ateramento da fiação. Tomara que sirva pra tornar a cidade ainda mais bela!
Parabéns pelo thread!

·
por HUGO TORRES
2,826 Posts
Adoro ver threads das cidades mineiras aqui no SSC....e Ouro Preta é fantástica!! A mais linda de todas!

Parabéns pelo thread. Fotos incríveis!

·
Rene Hass
4,331 Posts
Eu me emociono cada vez que vejo fotos de Ouro Preto, tão bem conservada, tentando imaginar como era o cotidiano das pessoas que nessas casas moravam e por essas ruas passavam no século 18. Todos os registros de Ouro Preto aqui no SSC são fantásticos. Com este, não poderia ser diferente. Parabéns!

·
.
16,628 Posts
Nossa, este thread está muito bonito! Além dos bons ângulos, essa luz de final de tarde deu uma cor muito especial. As fotos 7 a 11, por exemplo, ficaram lindas, diferentes. Se destacou entre o monte de threads sobre MG abertos nos últimos tempos.

1 - 20 of 79 Posts