SkyscraperCity banner

1 - 20 of 73 Posts

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Continuando a Saga Outonal, hoje vamos passear pelas belas terras de Trás-os-Montes, que este Outono também se vestiram a rigor para receber o Inverno.

Desta vez o destino era o Parque Natural de Montesinho, digo era porque nunca chegou a acontecer pois "fui-me perdendo" pelo caminho e quando cheguei perto de Bragança já era tarde para me aventurar no Parque!:D

De qualquer forma e apesar de não chegar a Montesinho, foi um dia em cheio para mim que me fartei de babar, para o bolinhas que se fartou de andar :lol: e para a minha menina que se fartou de disparar!:D

Fica então a reportagem, feita no dia 4 de Novembro de 2007. Enjoy!:eek:kay:

A viagem fez-se pela A7 até Vila Pouca de Aguiar sendo que foi em terras Vila Pouquenses que começou a sessão fotográfica!:D Seguindo pela EN206 em direcção a Bragança.

Poucos kms depois meti-me por um desvio para ver algo que me tinha chamado a atenção... não encontrei o que procurava, mas sim isto...:drool:

Belíssimos Carvalhos Americanos (Quercus rubra) no pico da coloração outonal a espreitar por entre um mar de verde.

O contraste de cores é espectacular!:yes:

Fui descendo até me encontrar bem perto deles...

Estavam bem rubras e eu ao rubro!:lol::banana:

Aqui e ali, outros bosquetes de cor iam fazendo a sua aparição...

O Bolinhas aperaltou-se para a fotografia!:D Até se vestiu a condizer e tudo!:lol:

O tempo passava, era preciso voltar à estrada...parando a cada curva...difícil de chegar a Bragança assim...:lol:

Conduzir por uma estrada assim é, para quem aprecia, algo divino!

De volta à estrada, mais um desvio... que fazer quando se vê uma placa a dizer "Paisagem"?:D Lá fui eu e o bolinhas... no fim do caminho, uma vista espectacular!:drool:

Um "elefantezinho" de pedra em primeiro plano :lol: e ao longe as fabulosas formações rochosas de Pitões das Júnias!:eek:

Um belo bosquete de Bétulas

E uns kms mais à frente uma pequena paragem para apreciar uma bela Mata Ripícula banhada pelo Sol,

belos Carvalhos Negral (Quercus pyrenaica)

e belíssimos Fetos!:drool:

Seguindo mais um pouco, começa-se a entrar em terra de Castanheiros (Castanea sativa). São de facto ominipresentes.

Chego finalmente à "Capital da Castanha": Carrazedo de Montenegro. Andava já há alguns anos para ir lá ver a belíssima e enorme Igreja de São Nicolau (Imóvel de Interesse Público). Como havia missa e ficou tudo a olhar para mim... :lol: não entrei!:D

Depois da breve paragem em Carrazedo, a paisagem volta a mudar, desta vez pela presença de belos choupais de Choupo Negro (Populus Nigra)

Até as vinhas estavam deslumbrantes neste dia!:yes:

Logo a seguir, cruzando o Rio Rabaçal, uma antiga Ponte Romana. Por aqui passava a via Braga-Astorga, tendo sido completamente reformulada na Idade Média. Não deixa de ser uma bela e imponente ponte!:yes:

O amarelo vivo dos Choupais era simplesmente impressionante!:eek: Junto à costa nunca ficam desta cor, não há frio suficiente.

Assim que pude fui "visitar" um...:D Lindo de morrer!:drool:

Mais uma curva na estrada e... chega-se à terra das Cerejeiras e outras fruteiras... uma explosão de cores impressionante a perder de vista!:eek:

Já depois de passar Valpaços e já com Bragança quase no horizonte, deparo-me com uma daquelas surpresas que se apanham quase sempre que nos metemos por estradas desconhecidas... ESPECTACULAR!:drool:

Segundo a Carta Militar nº36 chamam-se Rochedos do Cerco.

E começa a subida para a Serra da Nogueira...

Tal como no passeio pelo Gerês o melhor estava reservado para o fim. Nada me preparava para o espectáculo que estava prestes a presenciar!:D

A Serra da Nogueira tem o maior Carvalhal de Portugal, maioritariamente Carvalho Negral (Quercus pyrenaica). Não estando ainda no pico outonal apresentava ja uma fantástica paleta de cores que me deixou "com eles no chão"!:lol:

Reparem como as cores vão "amadurecendo" com a altitude!:yes:

:drool::drool::drool: lindo!

Um velho patriarca: um magnífico Castanheiro (Castanea sativa)

Esta imagem reflecte bem como as reflorestações aqui tiveram muito mais sucesso do que no centro do país...

De volta ao Bolinhas e nova paragem muito pouco depois para apreciar um belo trio de Castanheiros, um deles monumental!:eek:

E um bosque de Bétulas (Betula celtiberica) fenomenal! Que cores!:drool: Melhor só mesmo no Covão da Ametade... e tenho fotos!:lol:

Sem dúvida belas as cores transmontanas!:yes: tudo se conjuga em harmonia.

Mais um desvio...:D

Aqui morri e fui ao céu por momentos...:lol:

Antes da ascensão ao cume da serra, uma última paragem para observar uns belos Lariços (Larix decidua)

Mais umas Bétulas...

Paisagens deslumbrantes... ainda é belo o nosso tão maltratado país...

Já a meio da subida... Bragança!:)

As antenas que marcam o topo da serra...

consegue ver-se até ao infinito...

ao longe ainda se vê o Gerês!:eek: 100 km em linha recta!

Com o zoom no máximo ainda chego a Vimioso!:D Mais para a frente ficam as terras de Miranda e para além delas já estamos em Zamora!;)

Bentoínhas aos montes pelos montes!:D

E para acabar, mais duas do belo Carvalhal da Nogueira!:drool: Simplesmente espectacular!

End of part II!:D Espero que tenham gostado tanto como da primeira! Faltam mais duas!:D Montesinho vai ter que ficar para este ano!:D

Update
Para quem tiver curiosidade de ver os outros threads da série, aqui ficam os respectivos links:

·
Moderator
163,190 Posts
:applause:

Que fantástica viagem Jicas!!! Valeu a pena ... essas cores estão fantásticas :drool:

Não chegaste a ir a Vinhais ou a Torre D. Chama?

Que vistas belíssimas... Portugal é lindo :yes:

·
Geógrafo
3,114 Posts
Impressionante! obrigado jikas. Tras-os-montes é um autentico tesouro, muito desconheçido para muitos. :drool: Espectaculares as imagens.

·
Nobre. Leal. Invicto.
1,539 Posts
Mais umas belas fotografias, desta vez sobre um cenário por mim desconhecido... Infelizmente. :eek:hno: Vai-me valendo as famosas e fantásticas foto-reportagens do "nosso" Massas. :applause:

Abraço e já anseio pela parte III! :)

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Nossa sensacional... As cores da árvores estavam mesmo fabulosas... E as fotos estão óptimas Johnny. Parabéns ;)

·
Moderator
6,390 Posts
Lindíssimo thread e lindíssimas fotos! Adorei como sempre Jojó ;) ;)

As mesmas antenas que se vem desde o lado espanhol... provincia de Zamora

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
ai o choupal :drool: a ponte parece recem restaurada, esta linda...

·
Moderator
163,190 Posts
^^ de facto... a ponte está fantástica.. era bom que no alentejo fizessem o mesmo :(

Jicas o que achas das turbinas eólicas no monte? o impacto é assim tão negativo?

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
^^ de facto... a ponte está fantástica.. era bom que no alentejo fizessem o mesmo :(

Jicas o que achas das turbinas eólicas no monte? o impacto é assim tão negativo?
ha algumas recuperadas no Alentejo :dunno: entre as quais a de Vila Formosa (Alter do Chao) sobre a ribeira da Seda, ponte fabulosa diga-se em abono da verdade :drool:

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #14
De facto dá muito trabalho! Para teres uma ideia, por trás deste thread estão cerca de 8 horas de trabalho!;)

@Barra: Passei por Torre de Dona Chama mas não parei. Quanto às turbinas, bom, confesso que em alguns sítios não me chocam muito. Estas que mostro aqui pelo menos do ponto em que estava não se mostravam muito intrusivas.;)

@Arpels: sim, a ponte foi restaurada em 1950...:lol: mas estava com um aspecto muito limpinho!:D Deve ser por logo ali ao lado haver uma "recreational area".;)

@Obidos: obrigado pela foto, são de facto as mesmas antenas!:yes: De onde a tiraste? De Sanabria???:eek:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,733 Posts
Impressionante, um verdadeiro "thread à JohnnyMass"!:applause::applause:

Estava longe de imaginar que o nosso Portugalzinho apresentasse uma paleta de cores tão variadas!! Fiquei com vontade de lá ir no próximo Outono!:yes:

1 - 20 of 73 Posts