SkyscraperCity banner

1 - 20 of 248 Posts

·
Pelos Caminhos de PT
Joined
·
397 Posts
178070


Póvoa de Santa Iria é uma cidade e antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, com 9,16 km² de área e 29 348 (2011) habitantes. A sua densidade populacional era 4 410,9 hab/km². Foi desmembrada da vizinha freguesia de Santa Iria de Azóia, no concelho de Loures, em 13 de Abril de 1916 [1], tendo permanecido integrada nesse concelho até 8 de Novembro de 1926, altura em que transitou para o município de Vila Franca, por decreto do governo da ditadura militar [2]. Foi unida à freguesia de Forte da Casa, formando a União das Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa com sede em Póvoa de Santa Iria.

Um surto de desenvolvimento industrial associado a um forte crescimento populacional contribuíram para a sua elevação a vila em 24 de Setembro de 1985, à qual se seguiu, volvidos poucos anos, a atribuição do estatuto de cidade, em 24 de Junho de 1999. Tem por oragos Santa Iria e Nossa Senhora de Fátima. As grandes festas da cidade ocorrem no primeiro fim-de-semana de Setembro e são em honra de Nossa Senhora da Piedade.


178071


178072


178076


Forte da Casa é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, com 4,78 km² de área e 11 056 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 2 313 hab/km². Foi unida à freguesia de Póvoa de Santa Iria, formando a União das Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa com sede em Póvoa de Santa Iria.

Faz fronteira a norte com a freguesia de Alverca do Ribatejo, a Sul com a Póvoa de Santa Iria, a Oeste com Vialonga e a Este com o Rio Tejo. A freguesia foi criada em 12 de julho de 1985. Foi elevado a vila em 30 de junho de 1989. Antes da data da criação da freguesia, esta era um bairro pertencente à freguesia de Vialonga, com a criação da freguesia em 1985 deu-se início ao desenvolvimento de duas grandes vilas do Concelho de Vila Franca de Xira. Tem por orago o Sagrado Coração de Jesus. As grandes festas da vila do Forte da Casa decorrem em Junho e são em honra do padroeiro Sagrado Coração de Jesus.


178074


Quinta de Nossa Senhora da Piedade - Póvoa de Santa Iria

Quinta e Palácio de Nossa Senhora da Piedade


Integrado na malha urbana e dela isolada por muros, os terrenos desta quinta desenvolvem-se em vários terraços e ruas ladeadas de buxos. O seu palácio terá sido reconstruído na época pombalina e todo o conjunto enriquecido com a aplicação de painéis de azulejos. Existe ainda diversos templos religiosos quinhentistas que são: a Ermida da Nossa Senhora da Piedade, o Oratório de São Jerónimo e a Ermida do Senhor Morto, com excepção da Igreja da Nossa Senhora da Piedade que é do século XVIII e está revestida com azulejos da época. Para além disto este conjunto também dispõe de fontanário e de zonas de lazer com lagos. Na quinta também podemos visitar uma galeria de exposições e uma biblioteca infanto-juvenil. (Imóvel de Interesse Público)
Localização:



FOTOS:















De destacar que a data no Oratorio é de... 1531! E foi mandada construir por D. Martinho Vaz de Castelo Branco, camareiro mor d'el Rei Dom João III!
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
mto bem, cria-se um espaço de lazer e recupera-se patrimonio de 1 acentada :yes:
 

·
Pelos Caminhos de PT
Joined
·
397 Posts
Discussion Starter #5
mto bem, cria-se um espaço de lazer e recupera-se patrimonio de 1 acentada :yes:
Pena que as outras 2 quintas sejam privadas.

A de Santo António da Bolonha esta a venda por 1 milhão, porem é protegido pela CM de VFX devido a ser imóvel de interesse histórico.

E a Quinta do Morgado Lusitano foi comprada pela Obriverca para construir um bairro que enfim... tem entradas que são uma caca e as casas não sao nada aproximadas aos valores praticados na zona :eek:hno:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
a Quinta do Morgado Lusitano tinha algum património ou estava só terreno:?
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Boas fotos! :applause: Parecem ser agradáveis!
 

·
Pelos Caminhos de PT
Joined
·
397 Posts
A Póvoa de Santa Iria é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Franca de Xira, com 3,95 km² de área e 24 277 habitantes (2001). Densidade: 6 141,4 hab/km². Foi desmembrada da freguesia vizinha de Santa Iria de Azóia, no concelho de Loures, em 13 de Abril de 1916; aí permaneceu integrada até 1926, altura em que transitou para o município de Vila Franca.

Um surto de desenvolvimento industrial associado a um forte crescimento populacional contribuíram para a sua elevação a vila em 24 de Setembro de 1985, à qual se seguiu, volvidos poucos anos, a atribuição do estatuto de cidade, em 24 de Junho de 1999. Tem por oragos Santa Iria e Nossa Senhora de Fátima. As grandes festas da cidade ocorrem no 1º fim-de-semana de Setembro e são em honra de Nossa Senhora da Piedade.

Património

* Quinta e Palácio de Nossa Senhora da Piedade, todos os elementos que se encontram intramuros e a igreja

Principais Festividades

* Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Maio
* Festa das Bragadas - Agosto
* Nossa Senhora da Piedade - Setembro

Ortofoto:


As voltas pelos diversos bairros:

Casal da Serra:



Tágides Park:


Morgado Lusitano:


Quinta da Piedade:


Bairro dos Pescadores na "Póvoa Velha" (Habitação Social da câmara):



2ª Fase - Quinta da Piedade:




^^ Escola primária mesmo em frente a donde vivo. A direita será construida a futura esquadra da PSP da Póvoa de Santa Iria


Vistas do Monte Serves:




Bónus:

^^ O Mini-IP5 que o nosso amigo Encarnado tanto adora :lol:


^^ Prédio a ser construído em frente a minha casa. Notam algo de estranho no mesmo? De referir que é o ULTIMO prédio que falta ser construído no bairro :eek:hno:


^^ Vila ao lado, o Forte da Casa, do qual o seu presidente é um fervoroso adepto da fusão dessa mesma freguesia com a Póvoa de Santa Iria, criando uma so freguesia com 43 mil habitantes. Mais informação aqui: http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=194&id=19159&idSeccao=2521&Action=noticia


^^ Aquelas edificações brancas ao fundo são o Porto Alto :cheers:

E agora, o momento que todos esperavam... os verdadeiros patos da Póvoa de Santa Iria:

^^
Viaduto Póvoa-Forte, que está embargado devido a erros de construção (no lado da Póvoa vai esbarrar directamente na colina


^^ Silo Automóvel na Quinta da Piedade que esteve embargado devido a queixas de fissuras nos prédios em redor (de destacar que o mesmo está separado por uma parede de 10 metros de terra, pelo que ninguém entende donde vieram as fissuras)
 

·
President and CEO
Joined
·
17,597 Posts
Boas fotos! :applause: Essa foto do silo tem mesmo mau aspecto.
 

·
Moderator
Joined
·
158,745 Posts
Belas fotos :applause:

Mostraste a Essência da Póvoa :yes:

Então o Presidente da F. de Forte da Casa quer Fusão ? É Louco... :lol:

Há uma foto que se vê Alcochete... está enorme :eek:

O mini IP5 é o desmazelo :eek:hno: que curvas....

O viaduto a esbarrar no monte... essa é uma verdadeira obra à portuga :lol:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
olha a Poboa :) boas pics, podias ter posto alguns monumentos embora haja pouca coisa :yes::eek:kay:
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,635 Posts

^^ Prédio a ser construído em frente a minha casa. Notam algo de estranho no mesmo? De referir que é o ULTIMO prédio que falta ser construído no bairro :eek:hno:
Não notei nada de estranho :sly:... O que é concretamente? Um andar a mais lá em cima?
 
1 - 20 of 248 Posts
Top