SkyscraperCity banner
1 - 7 of 7 Posts

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Não faltou animação para milhares de pessoas que estiveram na Praça Waldemar Henrique, na noite de domingo (15), para assistir ao Concurso de Quadrilhas de Belém. Ao todo, 15 grupos se apresentaram: três mirins e 12 adultas. Traje, evolução e coreografia foram apenas três dos cinco quesitos ponderados pelos dez jurados, que avaliam os grupos desde o último dia 8, quando iniciou a competição.



Até o encerramento das eliminatórias, previsto para o dia 23, 160 quadrilhas adultas e 43 mirins farão a festa no 'Piano Palco' da praça. No dia 24, serão classificados 30 finalistas na modalidade adulta e cinco na categoria mirim. Uma nova seleção dos adultos acontecerá nos dias 27 e 28. No dia 29, Belém conhecerá as dez melhores quadrilhas da capital. Já as mirins receberão o resultado no dia 25, no grande auditório do Museu de Artes de Belém (Mabe).



A quadrilha mais tradicional vem do bairro da Cremação, criada há 20 anos por Dona Gracinete que hoje, com 70 anos, nunca deixou apagar a chama do grupo "Rainha da Juventude". Em 2008, cada quesito terá dois avaliadores no júri. Os que julgarão os trajes deverão avaliar as roupas de perto, levando em conta também o acabamento da indumentária. Segundo Henrique Andrade, Diretor do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, essa avaliação minuciosa das roupas, e até dos passos da dança, são cruciais para que a tradição se mantenha. "É preciso não perder o brilho da tradição, afinal, precisamos fazer o melhor para as 300 mil pessoas que virão assistir e participar dessa bela festa", disse Andrade.

O concurso acontecerá até o dia 30 de junho. A partir do dia 21, outros espaços, além da Praça Waldemar Henrique, ganharão as cores da quadra junina. Os bairros da Pedreira, Val-de-Cães, Guamá, Jurunas, Terra-Firme e Marambaia já prepararam suas programações. Em Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, a festança inicia no dia 26. Até o Ver-o-Peso e o Museu Emílio Goeldi cairão nos festejos juninos.



Uma das quadrilhas mais esperadas da noite foi a "Triunfo da Roça", do bairro da Sacramenta. Porém, a turma da quadrilha "Revolução Junina", de Benfica, fez jus ao nome, e levantou o público com seus 14 brincantes, e passes sincronizados. Como avalia Anderson do Rosário, coreógrafo, estilista e puxador da Revolução Junina, a sensação de participar é única. "Ficamos felizes com a oportunidade que a Prefeitura de Belém nos dá, por meio da Fumbel: de trazer nosso trabalho à praça. E que praça!", desabafa.

Haja fôlego para tanta festa! Conforme as 112 fichas de atendimentos prestados pela Defesa Civil, nos seis dias de festa, até agora, as maiores ocorrências foram de desmaios, desgastes físico, dores musculares e crises asmática. "A cada final de apresentação, pelo menos seis participantes caem nas mãos da nossa equipe, composta por três técnicos, dois registros e 25 socorristas", completou o técnico de enfermagem da Defesa Civil, Márcio Kleber. Ele deixa ainda como dica para brincar com tranqüilidade a quadra junina, manter a boa alimentação, tomar muito líquido e não dançar caso esteja doente.



Dona Germana, vendedora há mais de 20 anos, aproveitou a festa para ganhar dinheiro. A Secretaria de Economia (Secon) fiscalizou as 35 barracas liberadas para venda de comidas como Tacacá, Maniçoba, Vatapá, Caruru e o tradicional Churrasquinho. "A venda este ano está muito melhor que a do ano passado. E a tendência é melhorar ainda mais nestes dias restantes", disse a vendedora.



A Praça Dom Alberto Ramos, no Conjunto Médice, também foi palco para festa na noite de domingo. A quadrilha "Beija-Flor Mirim" abriu a comemoração. Em seguida, a "Pé-de-Palha" fez o povo que assistia arrastar o pé. Mas, a sensação da noite foi o "Boi-Bumbá da Cabanagem" que, com a alegria dos seus 40 participantes, contagiou até quem estava cansado.

Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/new/inde...o-de-10-mil-neste-domingo-&catid=169:destaque
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Fui nesse finds. Tinha muita gente mesmo. Mas o melhor será a partir da próxima semana, pois só as melhores quadrilhas estarão lá.
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #5 ·
uma pena que uma festa popular como as festas juninas, aos poucos estejam caindo no esquecimento :eek:hno:
P q vc diz isso? Nao concordo!
 

·
...
Joined
·
44,065 Posts
^^

putz, ainda perguntas!?

quantas fogueiras e balões já vistes por ai? Na minha infância brincadeiras juninas eram tradição, adorava soltar fogos, balões, ver a fogueira pegando fogo, que época boa!

Hoje em dia isso é raridade! aos poucos as festas juninas vão caindo no esquecimento!
 

·
Registered
Joined
·
1,049 Posts
Só ñ concordo com o lugar onde acontece esse evento..e muito pequeno!! e pouco espaço p/ assistir.
 
1 - 7 of 7 Posts
Top