Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Moderator
38,508 Posts
Discussion Starter · #1 ·
País tenta vencer inércia de 20 anos em obras

05/07/2009 - Folha de SP

O governo federal diz que está tentando vencer uma inércia de 20 anos na área de infraestrutura. "Ficamos duas décadas sem desenvolver nada. O governo precisou de um tempo para organizar tudo. Agora, os projetos começam a ser executados e vão ganhar ritmo", afirma Paulo Sérgio Oliveira Passos, secretário-executivo do Ministério dos Transportes.

Mais do que recuperar rodovias, a meta é mudar a matriz de transportes. Atualmente, 58% das cargas no Brasil são transportadas sobre caminhões. Até 2025, a participação rodoviária deve ser de 30%. A ferrovia passaria de 25% para 35%, e a hidrovia, de 13% para 29%. Para isso, o plano ferroviário prevê a construção de mais 10 mil quilômetros de linhas, o que inclui a conclusão da Norte-Sul, a aceleração das obras da Transnordestina e a construção da ferrovia Leste-Oeste, entre Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO).

O governo refuta a avaliação de que o país não aproveitou a abundância de recursos para investir nos portos. Passos afirma que a estabilidade econômica atrairá ao país capital suficiente para financiar portos.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=8511

·
Registered
2,484 Posts
Será mesmo, com as obras emPACadas não sei se vão fazer isso em 16 anos, diria que em 50,60 anos, talvez.

·
Registered
11,562 Posts
^^^^

Pois é.. se sair do papel vai ser ótimo... mas em 8 ano fez bem menos do que FH em termos de infra... LULA fala muito

·
A volta do malandro
8,633 Posts
^^
Não senhor! Em transporte ferroviário e portos não há comparação. Com FH o Brasil parou nos trilhos e com o Lula os investimentos voltaram. Agora as obras da Norte-Sul está a todo vapor e as da Leste-Oeste estão em fase de projeto que está andando muito bem, obrigado (fonte interna da Valec). Quem trabalha com isso confirma. Aliás, o próprio Tiago que estuda o assunto pode confirmar. :yes:

Na época do FHC, a Valec estava quase fechando as portas de tão minguados que eram os recursos.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Será mesmo, com as obras emPACadas não sei se vão fazer isso em 16 anos, diria que em 50,60 anos, talvez.
Obras estruturais, infelizmente, não saem em menos de 1 ano, mas a verdade é que há muito tempo não se investia tanto em ferrovias no país!

·
Registered
981 Posts
Governo FHC teve seus méritos na estalibilização da economia mas em termos de infra estrutura não há como não reconhecer que o Governo Lula já fez muito mais... ainda temos rodovias esburacadas mas nada comparável ao que era antes... e ainda os investimentos em portos, ferrovias e aeroportos.

·
Registered
378 Posts
Não creio que país vá resolver a inércia da infraestrtura em tão pouco tempo e isso se dá por simples motivos: visando controlar os gastos públicos e otimiza-los, criou-se uma mega burocracia em torno das licitações e liberações, que não foi acompanhada de uma "máquina de execução" eficiente. Tão importante quanto investir em infraestura e EDUCAÇÃO (que o governo não investe e ao que parece não tem planos de investir) é urgente um reforma contitucional séria...só assim pra ter esperança.
...Mas como Brasília só serve de cabide de empregos e lá se lixam pra opinião pública, então as coisas não vão mudar...

·
Registered
7,168 Posts
Parei em meta...

Os caras estão com tudo empacado e vêm falar em meta? hahaha Que palhaçada, meta neste país significa o que? Mentira?

·
Registered
11,562 Posts
^^
Não senhor! Em transporte ferroviário e portos não há comparação. Com FH o Brasil parou nos trilhos e com o Lula os investimentos voltaram. Agora as obras da Norte-Sul está a todo vapor e as da Leste-Oeste estão em fase de projeto que está andando muito bem, obrigado (fonte interna da Valec). Quem trabalha com isso confirma. Aliás, o próprio Tiago que estuda o assunto pode confirmar. :yes:

Na época do FHC, a Valec estava quase fechando as portas de tão minguados que eram os recursos.
Mas mas....

FH quem começou a ferrovia Norte-Sul...
Duplicou mais trechos de esrtada em menos tempo do que Lula...

Como dissse, em termos de projeto, Lula sai na frente... mas em termos de execução e gestão do dinheiro público é bem pior

Por outro lado Patrick, mesmo que os trechos da Transnordestina, Leste-Oeste, Norte-Sul e Campinas-Rio saiam... além da duplicação mais lenta ever de rodovias termine antes do fim do seu mandato... mesmo com isso tudo.... sei que muito mais foi desviado... alpem de eu não gostar nem um pouco de seu governo e o modo como vem utilizada da falta de moral para legitimar esses abusos do governo...

Ou seja... por mais que atendam um lado, o lado que o desmerece é maior

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Mas mas....

FH quem começou a ferrovia Norte-Sul...
Duplicou mais trechos de esrtada em menos tempo do que Lula...

Como dissse, em termos de projeto, Lula sai na frente... mas em termos de execução e gestão do dinheiro público é bem pior

Por outro lado Patrick, mesmo que os trechos da Transnordestina, Leste-Oeste, Norte-Sul e Campinas-Rio saiam... além da duplicação mais lenta ever de rodovias termine antes do fim do seu mandato... mesmo com isso tudo.... sei que muito mais foi desviado... alpem de eu não gostar nem um pouco de seu governo e o modo como vem utilizada da falta de moral para legitimar esses abusos do governo...

Ou seja... por mais que atendam um lado, o lado que o desmerece é maior
Na verdade é justamente em termos de execução que o Lula sai na frente, pois na época do FH a Norte-Sul, além de não avançar, a verba não cobria nem a manutenção do pouco que foi construido. Era bem a passos de tartaruga. A Leste-Oeste está em fase de projeto... quem tá coordenando é meu "sogro", que trabalha na Valec. Ele odeia o Lula, mas confirmou que não há comparação do que está sendo investido agora com o que foi investido na época do FH. A verba pra iniciar a Leste-Oeste já foi liberada (acho que mais de 1 bilhão) e as obras vão começar ano que vem. A Campinas-SP-Rio é o que ele acha mais dificil de sair, devido à concorrência com a ponte-aérea e ao valor do investimento. Se formos pegar outros setores de transporte, podemos verificar também que as rodovias estão "menos piores", que os principais aeroportos estão passando por reforma e/ou ampliação (vide a recente ampliação do SDU e a reforma do Galeão), os portos estão recebendo mais investimentos... enfim, acho que é exatamente na execução que o Lula está na frente de FH. Não nego a importância do ex-presidente para estabilizar a economia e que isso possibilitou os investimentos presentes. Agora, em termos de investimentos a curto ou longo prazo, ele deixou MUITO a desejar... diversas obras poderiam ter saido do papel na época dele. Agora, em relação a outros setores vitais para o país como saúde e educação, AMBOS deixaram muito a desejar.

·
Banned
27,387 Posts

·
Brasil-Belindia é aqui
19,385 Posts
^^

Investimentos de Lula aonde? A Norte Sul está se arrastando desde o governo Sarney e ainda está muito longe de ser concluída, embora tenha sido passada para a iniciativa privada recentemente. A Transnordestina não anda e o pior é o fato do BNDES investir na empresa Transnordestina, sendo que a mesma está a beira da falência e por isso não consegue tocar as obras.

Desde o período militar o governo federal não investe de verdade em ferrovias. . .

Além disso a VALEC não existia no goveno FHC, nem nos anteriores, pois quem elaborava projetos ferroviários eram o GEIPOT, EBTU, RFFSA, Batalhões de engenharia do exército e ministério dos transportes (todos eles perderam força durante o governo sarney e alguns foram extintos), que tinham mais recursos técnicos que essa piada chamada VALEC, que não passa de uma empresinha meia boca criada apenas para colocar os funcionários que sobraram da extinta RFFSA e do GEIPOT até eles se aposentarem.

O governo federal possui todas as concessões de transporte ferroviário de passsageiros, mas não faz nada para reativá-lo, só falam no TAV que é um projeto com 60 anos de idade, apenas para esconderem a falta de projetos de reativação dos trens de passageiros em outros locais do país. . .

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Investimentos de Lula aonde? A Norte Sul está se arrastando desde o governo Sarney e ainda está muito longe de ser concluída, embora tenha sido passada para a iniciativa privada recentemente. A Transnordestina não anda e o pior é o fato do BNDES investir na empresa Transnordestina, sendo que a mesma está a beira da falência e por isso não consegue tocar as obras.

Desde o período militar o governo federal não investe de verdade em ferrovias. . .

Além disso a VALEC não existia no goveno FHC, nem nos anteriores, pois quem elaborava projetos ferroviários eram o GEIPOT, EBTU, RFFSA, Batalhões de engenharia do exército e ministério dos transportes (todos eles perderam força durante o governo sarney e alguns foram extintos), que tinham mais recursos técnicos que essa piada chamada VALEC, que não passa de uma empresinha meia boca criada apenas para colocar os funcionários que sobraram da extinta RFFSA e do GEIPOT até eles se aposentarem.

O governo federal possui todas as concessões de transporte ferroviário de passsageiros, mas não faz nada para reativá-lo, só falam no TAV que é um projeto com 60 anos de idade, apenas para esconderem a falta de projetos de reativação dos trens de passageiros em outros locais do país. . .
:eek:hno:
De onde tu tirou essas coisas? Sim, pois 90% de suas informações são falsas.

Primeiramente, a Valec existe desde 1972. Só meu sogro já trabalha lá há mais de 10 anos e não é nenhum funcionário sobrado da RFFSA e GEIPOT.

Em segundo lugar, é óbvio que a Norte-Sul está longe de ser concluida, pois ficou parada durante todo o governo FHC e só agora está recebendo recursos. E quem tá tocando as obras é a Valec... a iniciativa privada entra na parte operacional, é óbvio. Meu sogro trabalhava nas obras de lá e, se tu quiser, tenho diversos relatórios impecáveis sobre as obras da Norte-Sul e te dou certeza: AGORA ela está andando. Quanto à Transnordestina, você me viu escrever alguma coisa sobre essa obra? Eu disse que tá andando? Ah tá...

Já a Leste-Oeste, vou repetir, está em fase de projeto. Estão fazendo o traçado e isso não é de uma hora pra outra. As obras estão marcadas para começar no próximo ano e já foi liberada verba.

Enfim, em relação a transporte de passageiros, o governo ainda engatinha, mas em relação a transporte de carga (o mais viável e importante), tivemos grande avanço em relação ao Governo FHC, que não fez porra nenhuma!

Por fim, gostaria de pedir aos foristas que, quando quiserem intervir, que intervenham com informações corretas e não de uma maneira deselegante, dizendo que a Valec não existia :nuts: e chamando a empresa de "piada", "meia boca" e cabide de empregos. Não estou aqui pra esse tipo de discussão. Me incluam fora dessas birrinhas políticas. Agradeço desde já.

·
Registered
12,657 Posts
Se durante o FHC a Norte-Sul ficou parada e só agora começaram a acelerar as obras (6 anos) não vejo muita vantagem. Aliás, isso é até bem previsível para um final de mandato.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
1 - 20 of 26 Posts