Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 752 Posts

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Ciclistas se arriscam na Almirante Barroso



Fechamento de parte da ciclovia da Almirante Barroso tem dificultado a vida de quem vai ao trabalho de bicicleta (Foto: Sidney Oliveira)


As obras do BRT (Bus Rapid Transit) colocam em risco a vida dos ciclistas que trafegam pela avenida Almirante Barroso.
Isso porque o calçamento da ciclovia, principalmente no sentido Entroncamento – São Brás, foi destruído e está interditado em alguns pontos para reparos. Por causa disso, os ciclistas são obrigados a transitar por uma única faixa da ciclovia, que agora funciona como “mão dupla” para as bicicletas. Na tentativa de evitar as colisões, alguns deles se arriscam a pedalar na própria avenida em meio aos carros.

“Há anos que não ando mais por Belém de ônibus”, comentou o funcionário público Albert Costa, que utiliza sua bicicleta para se deslocar de um lado para outro na cidade. Ele mora na Alameda 14, no conjunto Maguari, e trabalha na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Diariamente o ciclista passa pela Almirante Barroso, por pelo menos duas vezes, e lamenta o fato de o calçamento da ciclovia ter sido danificado por conta das obras do ônibus rápido. “Belém quase não possui ruas com corredores para bicicletas e nas poucas que já têm acontece isso”, observou. “A máquina é pesada e o apoio dela na ciclovia acabou destruindo o concreto e agora estão refazendo, ou seja, estão fazendo reparos onde estava bom”, reclamou.

Para os usuários do veículo de duas rodas, uma alternativa seria que a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) liberasse a faixa do BRT, nos trechos onde já colocaram concreto, para o tráfego das bicicletas até que os reparos da ciclovia sejam concluídos.

Questionado sobre o fato de as obras acabarem transformando uma das faixas da ciclovia, no canteiro central da Almirante Barroso, em mão dupla, Albert atentou para o fato de que nem todas as pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte estão preparadas para pedalar nos corredores de grande movimentação. “Quem não está acostumado acaba ficando nervoso ao ver várias bicicletas se aproximando e a pessoa perde o equilíbrio ou senso de direção. Daí acaba havendo colisão. À noite, quando a iluminação é baixa, essas cenas já são comuns”, atentou.

Por conta do problema, alguns ciclistas acabam não mais utilizando a ciclovia e se arriscam a pedalar entre os carros, o que gera um risco maior e a cena lembra a época em que a via não tinha corredores exclusivos para as bicicletas – os acidentes e atropelamentos eram diários.

“Talvez, uma alternativa seja a prefeitura liberar a faixa do BRT, nos trechos onde já colocaram o concreto, para que os ciclistas possam trafegar. Pelo menos enquanto consertam a pavimentação da ciclovia”, apontou. A reportagem tentou contato com a CTBel, mas não conseguiu.

(Diário do Pará)
http://www.diarioonline.com.br/noticia-206686-ciclistas-se-arriscam-na-almirante-barroso.html
Se fosse o Helder que tivesse fazendo a obra...iam colocar que nada tah atrapalhando os ciclistas..o trânsito e tah tudo em rapida velocidade bla bla....¬¬
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
ah então como diz a noticia acima....vão ser dois tubos desses colados um no outro para poder ficar grande de comprimento...foi isso que entendi


AR nas estações...uhuuu igual em Dubai :lol:
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
De todos BRT que existem.....acho que só Curitiba e Belém que tem estações tubos...O pessoal quando vao para Curitiba gostam muito de tirar fotos dentro dessas estações por ser algo ímpar da cidade....mas deixará de ser unica pq Belém vai ter tmb :lol::lol::lol: :cheers:
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Estive pensando....se desse p fazer uma pista exclusiva (BRT) p onibus na pedro Alvares Cabral ia ser demais...pq ela pega do entroncamento até a doca....ia ser fantastico....ou então acho que ali daria um Monotrilho...


Sei lá ia ser bacana...
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
^^Do Entroncamento até a Doca onde a Av. Pedro Alvares Cabral está localizada...seria legal se desse p/ fazer BRT lá...ou esse tal Monotrilho
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
^^Sim está a mesma coisa...pq ainda não está acabado o projeto....Só p se ter uma ideia esses ônibus que rodam na A. Barroso não vão mais rodar por ela ( (diminuindo quantidade de veiculos)...somente o BRT...

Entretanto, vou dar minha opinião somente quando acabarem toda a obra
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Prefeitura pode não entregar BRT dentro do prazo



A promessa de colocar em funcionamento o BRT ainda na primeira semana de outubro dificilmente será cumprida pela prefeitura de Belém. O pregão nº 63/2012 para a licitação de compra dos ônibus a serem usados no sistema foi adiado pela terceira vez. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) atribuiu o adiamento a "ajustes nas especificações" dos veículos. Agora o pregão está marcado para o dia 10 de agosto. Mesmo com a prefeitura afirmando que não haverá nenhum impacto no cronograma de funcionamento do sistema, os veículos, de acordo com o edital, devem começar a chegar à capital paraense dentro de 60 dias após o pregão, isto é, já na segunda semana de outubro, estourando a previsão de inauguração do corredor na avenida Almirante Barroso.

O pregão agora deve ocorrer às 9h do próximo dia 10, no auditório da Comissão Permanente de Licitação (CPL), da prefeitura, de acordo com a pregoeira Suely Costa, da Semad. Segundo ela, o adiamento foi motivado por pedidos de esclarecimentos vindos de empresas interessadas em fornecer os veículos. A pregoeira se limitou a dizer que "houve alterações técnicas nas especificações dos ônibus". Vários pontos, sem grandes impactos no formato dos veículos, foram modificados ou suprimidos em relação ao edital inicial.

O pregão presencial tem como objeto a compra de 100 veículos, sendo 50 ônibus com carroceria integrada e 50 unidades de veículos biarticulados com carroceria integrada. As alterações foram válidas para os dois modelos.

No caso dos veículos simples, o primeiro edital determinava que houvesse de três a quatro portas e, nos biarticulados, de quatro a cinco. O novo documento especificou apenas três entradas para o primeiro modelo e, quatro, para o segundo.


A previsão da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) era de iniciar as operações do BRT ainda no final do mês de setembro ou, no máximo, na primeira semana de outubro, informação confirmada, ainda na semana passada, pela superintendente do órgão, Ellen Margareth.

Sobre o assunto, a prefeitura Municipal de Belém informou, em nota, que "não haverá nenhum impacto em função do prazo que ainda se tem para a obra do BRT". Entretanto, o edital de compra exige que 20% dos veículos estejam na capital paraense dentro de 60 dias após a assinatura do contrato, ou seja, apenas na segunda semana de outubro. Se seguir o cronograma, o corredor da avenida Almirante Barroso ficará pronto, mas não haverá ônibus para operar o sistema integrado de transporte.

http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=602768
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
apesar de necessária ficou horrivel essa rampa. acabou com a estação. parece desproporcional. pelo menos por esse angulo da foto.

Agora da pra ver que estão nivelando o asfalto com o concreto da pista do BRT.
É por isso que a cidade é cheia dessas valas. Só fazem meter camada de asfalto cima de asfalto. Quando vai ver a rua está mais alta que a calçada como em várias ruas do centro da cidade. Isso prejudica inclusive a locomoção de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoçao. :eek:hno:
Sobre a rampa....achei legal...o importante é dar acesso as pessoas com necessidades especiais
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Tem que tirar essas barreiras...elas vão ficar tudo preta de sujeira...do ar poluido...e além do mais vão ser pichadas...:lol:
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Essas barreiras que hojes estão branquinhas....daqui mais um tempo vão ficar encardidinhas.......Credoo rs
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Galera foi feito uma pesquisa recentemente no Rio de Janeiro sobre o BRT deles lá...90% dos passageiros aprovaram o Brt...Uma das coisas que eles mais gostaram é o tempo médio gastado na locomoção....Porém reclamaram da superlotação...
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Assim abaixo. É também barreira, mas mais discreta. Só não sei se esse tipo de barreira do Rio seria suficiente pra frear a falta de educação dos motoristas de Belém. Pelo menos entortaria umas rodas :nuts:
Já saiu reportagens desse Brt do Rio os ciclistas usam essa faixa exclusiva de vez em quando.....P t ver que lá o pessoal também não é muito educado
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Séria muito bom se esse projeto fosse mantido, mas nesse terreno ai ao lado do Belém Importado estão construindo um conjunto residência de prédios.
Pensei que fosse só um stand de venda de um condominio que vão construir atrás da Unama BR


Tem certeza que vai ser um condomínio nesse terreno?
 

·
Leão
Joined
·
8,307 Posts
Cara..o Duciomar não vai entregar isso...se o Candidato dele ( Anivaldo Vale) não ganhar ( o que é bem provável acontecer) duvido muito ele continuar essas obras até dezembro...

O Duciomar aceleraria essas obras se o candidato dele tivesse bem nessas pesquisas e tal....Bem é assim que eu penso
 
1 - 20 of 752 Posts
Top