Projeto Rota Cicloviária
Este projeto tem o objetivo de
interligar as Ciclovias espalhadas pela cidade criando uma rota ou uma rede de ciclovias, o representante explicou que
um dos grandes problemas para o ciclista e que as ciclovias existentes não estão interligaras, ao sair de uma ciclovia o ciclista acaba indo para o acostamento ou até mesmo pela calçada 
hno:
As ciclovias serão implantadas nas obras de duplicação e recuperação de avenidas como na duplicação da rodovia do tapanã e Yamada, obras de responsabilidade do governo do estado.
Projeto corredor fluvial
:banana:
O objetivo do projeto é criar e recuperar portos para uso em conjunto ao transporte metropolitano interligando as ilhas de mosqueiro e outeiro, com ônibus fluvial e táxis fluviais.
Projeto Bonde histórico
:cheers::banana::banana:
projeto que visa recuperar o bondinho para circular nas vias históricas de belém,
a prefeitura quer comprar mais 2 bondinhos para circular pela cidade e recuperar as trilhas e a estação principal que fica no comércio.
:cheers::cheers:
Seria bom se esses Bondinhos voltesse a circular após quase quarenta anos desativados, graças ao maldito Rodoviarismo que tomou conta de tudo. E outra, acredito que com os Bondinhos para o Turismo, incentiva também para que no futuro Bélem num curto a Médio Prazo (o Governo só vai jogar com certeza só para Longo prazo bem distânte

hno

implante também os Sistemas de VLT(veículo leve sobre trilhos), apesar que Belém vai ganhar o BRT e sua primeira fase já está previsto para Janeiro :cheers:.
Na minha ideia(talvez muita gente não concordarão, e acham que a Cidade só tem que ter BRT e ponto final! Só porque Curitiba e Bogotá é exemplo) que as ligações do Centro para os Bairros e Cidades distantes, seja por BRT. E na Área Central e nas interligações até Média distância, seja por VLT. E na área Central e Turistico, implantam os Bondes antigos. Talvez os VLTs e Bondes Antigos podem se compartilhar na mesmas bitolas, ou separadas mesmo(dependendo a Rua e região por onde vão passar).
Vou mostrar algumas imagens dos Bondes que já circula em Santos(SP) e o de Santa Teresa(RJ) que em breve vai voltar. E também dos VLTs que se tem na Europa, e em 3 Cidades Brasileiras que já estão implantando(Cuiabá(MT),Santos(SP) e Sobral(CE)). Eu defendo o VLT, porque ele é um transporte ecologicamente correto, não polui, não faz barulho, rápido também o quanto o ônibus e faz incentivar o mais uso do transporte público. Concordo que o VLT é bastante caro mesmo para implantar, isso durante as obras. Mais depois de pronto, é um cujo modal que compensa muito além de atração de mais pessoas, a sua manutenção e operação e bem mais barata do que o BRT, e a sua vida útil dura mais do que um ônibus comum,articulado e bi-articulado. E por onde o VLT vai passar, traz bastante reurbanização na Avenida e os imóveis se valoriza mais.
Acredito que Belém além de estar implantando o BRT, e está querendo os Bondes Turísticos. Porque também não pensar no VLT para Cidade, em outros futuros trechos?? :dunno:
Acredito que pelo tamanho da Cidade, e ainda que passar por diversas obras de revitalização, reformando e ampliando Sistemas viários(nisso mostra que o Estado tem dinheiro :cheers

, tem condiçoes de implantar o VLT até médio prazo.
Segue algumas primeiras fotos dos VLTs, que poderia ter em Belém. Porque a ideia do VLT também não entra em pauta das discurssões de Mobilidade Urbana da Cidade e fazendo parte a modernização e revitalização?? Bem poderia... o que falta, é mais vontade Política, e parar de pensar no pensamento egoísta do no BRT :bash: Acredito que não há conflito se a Cidade ter os dois modais, BRT e VLT não há conflito técnico. O problema desse conflito é Político.

VLT que já está sendo implantado em Cuiabá(MT)

Mais uma de Cuiabá(MT)

VLT de Sobral(CE) quase pronto. Dizem que vão inaugurar em Janeiro agora

Mais uma de Sobral(CE), apesar de muita gente não gostar do projeto, mesmo assim Sobral(CE) pode dar exemplo de Mobilidade Urbana na questão do VLT

VLT de Lisboa(Portugal)

VLT de Lisboa

VLT e Bondinho Antigo na mesma Rua em Lisboa. Onde mostra que é possível ambos sem ter conflito. VLT e Bondinho Antigo em Belém também não é impossível.
Fotos dos Bondinhos Antigo e dois videos interessante que queria mostrar para voçes de Belém

kay:
Achei esse Reportagem super legal

. Onde mostra e explica sobre os Bondinhos de Santos. Seria interessante o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém prosseguir o Projeto da volta dos bondes.
Esse video que é um dos meus favoritos :cheers::cheers:. Esse Bondinho importando da Itália fabricado pela FIAT, que rodou muitos anos nas Ruas da Itália, e veio como doação para Santos(SP). Foi reformado e roda nas Ruas da Cidade. Vejo que esse veículo é além do simples bondinho, passa para um Pré-VLT. Ou seja, uma espécie de um VLT :cheers:
Seria legal um desses veículos para os Bondinhos de Belém(dependerá do tamanho da bitola):cheers:

Bonde de Santa Teresa do Rio de Janeiro, previsto para voltar em Junho do ano que vem.

Bondinho de Santos(SP), esse é um dos mais legais que eu acho. É quase uma espécie de um VLT. Importado de Itália e fabricado pela FIAT.
Outras imágens do VLT de Santos. Belém pode seguir o mesmo exemplo com a implantação dos Bondinhos para o Turismo.
Sobre o VLT...
Entendo que eu posso estar até errado de pensar só no VLT no transporte público. E eu deveria defender só o BRT e ponto final! Só porque Curitiba e Bogotá é exemplar. Só que o BRT a sua vide útil não e muito longa de acordo com o crescimento da Cidade, e tem muitas desvantagens e outras vantagens sim. Só que eu queria muito,é que o VLT também seja uma opção se discutir em reuniões de Mobilidade Urbana em diversas cidades do Brasil. E Belém poderia ser uma delas, e já que estão pensando no Bondinho antigo para o Turismo e estão implantando o BRT. Acredito que o VLT, pode ser um bom modal também para Capital do Pará, uma evoluçao no transporte e no Urbanismo da Cidade, e pode se compartilhar com o Bondinho Antigo e com Corredores do BRT. Esse modal, pode integrar com os ônibus comum e BRT.
Acredito que com o BRT, Bondes Antigos voltando a circular para o Turismo e agora só faltando o VLT. Acredito muito que Belém pode ser tornar também uma das Cidades exemplares do País, em transporte público :cheers::cheers::cheers:.