SkyscraperCity Forum banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Mobilidade Urbana Moderna
3,942 Posts
Ficou joia as fotos :)

Só uma simples dúvida, alguem sabe qual a previsão para inauguraçao do BRT de Belém?

Pelo que observei, tem bastantes Trechos já estao prontos :)

·
3,942 Posts
^^
Quer dizer que o BRT de Belém, passa pela mesma situação quase igual do VLT de Cuiabá?? Que tristeza.... a Justiça só metendo Embargos nas obras de Mobilidade. No final de tudo, quem sao penalizados, somos nós mesmo do Povo :(

·
3,942 Posts
hoje, é o dia mais feliz da Minha vida :) :) :lol: :lol:

Lá em Cuiabá-MT, as obras do VLT foram retomadas, depois de embargadas pela Justiça.
Agora em Belém, as obras do BRT, também foram retomadas hoje, depois de embargadas pela Justiça.
Assim, Belem e Cuiabá, ambas cidades com modais diferentes (BRT e VLT), se caminham juntas :lol:
Todo mundo, tem o seu dia mais feliz da vida :)

Espero, que hoje mesmo, as obras do BRT de Belem sejam retomadas. Os Moradores da Cidade, nao podem ser penalizados com o Embargo das obras.

·
3,942 Posts
Legal as fotos, tem trechos que já está pronto. Agora é uma pena, que o BRT só funcionará em 2014. Ainda vamos ver muitos KMs dos Trechos pronto, mais um bom tempo parado e sem funionar :( . Acho que o BRT operando de verdade em Belém, só em 2014 pelo que ouvi falar :(

·
3,942 Posts
Projeto Rota Cicloviária

Este projeto tem o objetivo de interligar as Ciclovias espalhadas pela cidade criando uma rota ou uma rede de ciclovias, o representante explicou que um dos grandes problemas para o ciclista e que as ciclovias existentes não estão interligaras, ao sair de uma ciclovia o ciclista acaba indo para o acostamento ou até mesmo pela calçada :eek:hno:

As ciclovias serão implantadas nas obras de duplicação e recuperação de avenidas como na duplicação da rodovia do tapanã e Yamada, obras de responsabilidade do governo do estado.

Projeto corredor fluvial
:banana:

O objetivo do projeto é criar e recuperar portos para uso em conjunto ao transporte metropolitano interligando as ilhas de mosqueiro e outeiro, com ônibus fluvial e táxis fluviais.

Projeto Bonde histórico
:cheers::banana::banana:

projeto que visa recuperar o bondinho para circular nas vias históricas de belém, a prefeitura quer comprar mais 2 bondinhos para circular pela cidade e recuperar as trilhas e a estação principal que fica no comércio.

:cheers::cheers:
Seria bom se esses Bondinhos voltesse a circular após quase quarenta anos desativados, graças ao maldito Rodoviarismo que tomou conta de tudo. E outra, acredito que com os Bondinhos para o Turismo, incentiva também para que no futuro Bélem num curto a Médio Prazo (o Governo só vai jogar com certeza só para Longo prazo bem distânte :eek:hno:) implante também os Sistemas de VLT(veículo leve sobre trilhos), apesar que Belém vai ganhar o BRT e sua primeira fase já está previsto para Janeiro :cheers:.
Na minha ideia(talvez muita gente não concordarão, e acham que a Cidade só tem que ter BRT e ponto final! Só porque Curitiba e Bogotá é exemplo) que as ligações do Centro para os Bairros e Cidades distantes, seja por BRT. E na Área Central e nas interligações até Média distância, seja por VLT. E na área Central e Turistico, implantam os Bondes antigos. Talvez os VLTs e Bondes Antigos podem se compartilhar na mesmas bitolas, ou separadas mesmo(dependendo a Rua e região por onde vão passar).

Vou mostrar algumas imagens dos Bondes que já circula em Santos(SP) e o de Santa Teresa(RJ) que em breve vai voltar. E também dos VLTs que se tem na Europa, e em 3 Cidades Brasileiras que já estão implantando(Cuiabá(MT),Santos(SP) e Sobral(CE)). Eu defendo o VLT, porque ele é um transporte ecologicamente correto, não polui, não faz barulho, rápido também o quanto o ônibus e faz incentivar o mais uso do transporte público. Concordo que o VLT é bastante caro mesmo para implantar, isso durante as obras. Mais depois de pronto, é um cujo modal que compensa muito além de atração de mais pessoas, a sua manutenção e operação e bem mais barata do que o BRT, e a sua vida útil dura mais do que um ônibus comum,articulado e bi-articulado. E por onde o VLT vai passar, traz bastante reurbanização na Avenida e os imóveis se valoriza mais.
Acredito que Belém além de estar implantando o BRT, e está querendo os Bondes Turísticos. Porque também não pensar no VLT para Cidade, em outros futuros trechos?? :dunno:
Acredito que pelo tamanho da Cidade, e ainda que passar por diversas obras de revitalização, reformando e ampliando Sistemas viários(nisso mostra que o Estado tem dinheiro :cheers:), tem condiçoes de implantar o VLT até médio prazo.

Segue algumas primeiras fotos dos VLTs, que poderia ter em Belém. Porque a ideia do VLT também não entra em pauta das discurssões de Mobilidade Urbana da Cidade e fazendo parte a modernização e revitalização?? Bem poderia... o que falta, é mais vontade Política, e parar de pensar no pensamento egoísta do no BRT :bash: Acredito que não há conflito se a Cidade ter os dois modais, BRT e VLT não há conflito técnico. O problema desse conflito é Político.

VLT que já está sendo implantado em Cuiabá(MT)

Mais uma de Cuiabá(MT)

VLT de Sobral(CE) quase pronto. Dizem que vão inaugurar em Janeiro agora

Mais uma de Sobral(CE), apesar de muita gente não gostar do projeto, mesmo assim Sobral(CE) pode dar exemplo de Mobilidade Urbana na questão do VLT

VLT de Lisboa(Portugal)

VLT de Lisboa

VLT e Bondinho Antigo na mesma Rua em Lisboa. Onde mostra que é possível ambos sem ter conflito. VLT e Bondinho Antigo em Belém também não é impossível.

Fotos dos Bondinhos Antigo e dois videos interessante que queria mostrar para voçes de Belém :eek:kay:

Achei esse Reportagem super legal :). Onde mostra e explica sobre os Bondinhos de Santos. Seria interessante o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém prosseguir o Projeto da volta dos bondes.

Esse video que é um dos meus favoritos :cheers::cheers:. Esse Bondinho importando da Itália fabricado pela FIAT, que rodou muitos anos nas Ruas da Itália, e veio como doação para Santos(SP). Foi reformado e roda nas Ruas da Cidade. Vejo que esse veículo é além do simples bondinho, passa para um Pré-VLT. Ou seja, uma espécie de um VLT :cheers:
Seria legal um desses veículos para os Bondinhos de Belém(dependerá do tamanho da bitola):cheers:

Bonde de Santa Teresa do Rio de Janeiro, previsto para voltar em Junho do ano que vem.

Bondinho de Santos(SP), esse é um dos mais legais que eu acho. É quase uma espécie de um VLT. Importado de Itália e fabricado pela FIAT.

Outras imágens do VLT de Santos. Belém pode seguir o mesmo exemplo com a implantação dos Bondinhos para o Turismo.

Sobre o VLT...
Entendo que eu posso estar até errado de pensar só no VLT no transporte público. E eu deveria defender só o BRT e ponto final! Só porque Curitiba e Bogotá é exemplar. Só que o BRT a sua vide útil não e muito longa de acordo com o crescimento da Cidade, e tem muitas desvantagens e outras vantagens sim. Só que eu queria muito,é que o VLT também seja uma opção se discutir em reuniões de Mobilidade Urbana em diversas cidades do Brasil. E Belém poderia ser uma delas, e já que estão pensando no Bondinho antigo para o Turismo e estão implantando o BRT. Acredito que o VLT, pode ser um bom modal também para Capital do Pará, uma evoluçao no transporte e no Urbanismo da Cidade, e pode se compartilhar com o Bondinho Antigo e com Corredores do BRT. Esse modal, pode integrar com os ônibus comum e BRT.
Acredito que com o BRT, Bondes Antigos voltando a circular para o Turismo e agora só faltando o VLT. Acredito muito que Belém pode ser tornar também uma das Cidades exemplares do País, em transporte público :cheers::cheers::cheers:.

·
3,942 Posts
Concordo Ric, Belém merece linhas vlt para um sistema moderno e rápido. Em janeiro o governo do Amazonas irá anunciar um novo modal de transporte de massa para Manaus.
Apoio o vlt em Belém !
Isso mesmo amigo :|

Eu sempre enxerguei que Manaus e Belém, são cidades que tem de tudo e é a cara para ter o VLT. No caso da sua Cidade de Manaus, não tem como por BRT porque a Cidade não tem muito espaço disponível , e o Governo terá que bancar muito $$$ para desapropriar. E no caso do VLT, é diferente e não exige muito espaço para implantação. No caso de Belém, é outra coisa diferente do que Manaus, já as Ruas e algumas Avenidas são apertadas e um pouco mais espaçosa, mesmo assim não ha tanto espaço para outros futuros BRTs. Nesse caso, para outros Eixos em Belém, acho que a Sociedade Civil da região, que sempre discute a Mobilidade Urbana, deveriam também por o VLT em pauta para discursão e que o Governo opte e tenha interesse pelo modal (apesar que é um pouco mais caro) em outros futuros Trechos para Belém.
E nesse caso do BRT de Belém, o Governo optou por ser mais barato, rápido de implantar e as cujas Avenidas tem mais espaço. Só que em outros futuros trechos de Corredores para o Trasporte Publico em Belém, acho que o BRT fica inviável (entendo que é mais barato para implantar)
nesse momento em outros futuros Corredores a se discutir para 2º fase. Espero que pensam também no VLT :cheers:. Porque o VLT nunca é pensado positivamente pela Sociedade Civil e não entra no interesse dos Politicos? :bash:

E outra, além de eu defender o VLT para Belém. Torço muito que também saia do papel a volta dos Antigos Bondinhos para o passeio turístico :cheers:

·
3,942 Posts
^^
Tomara que no futuro, as próximas 3º e 4º etapa para os Corredores do Transporte Público. Seja por VLTs também.
Belém tem a cara para ter VLT:colgate:. Entendo que é muito mais caro para implantar, mais sua compensação é muito mais viável após as obras. Acho que as Cidades não tem que pensar só num unico modal em todo território. Tem que pensar em outros modais diferentes do outro implantado. Tipo: Belem que já vai ter os BRTs, pode ter VLTs também em outro Trechos futuros e na área Central. E sem falar que Bélem já teve bondinhos no passado.

·
3,942 Posts

Achei esse video a respeito do BRT, onde um internauta comenta sobre o Projeto.

Nao sei se a 1º fase do BRT está em testes, ou finalizado definitivamente?
Porque pelo observado nos videos, não colocaram os Articulados e Bi-Articulados da Caio/Volvo(preferia os BRTs da Marcopolo, são muito lindos e charmosos :colgate:, e pelo formato do Design dos carros, são parecidos com o VLT. Particulamente os BRTs da Caio nao gostei, tem um formato feio e jeito de Articulado simples :() como tinha sido prometidos desde o início das obras. E estão(segundos os videos, me corrijam depois) usando os ônibus simples que é usado em linhas de Bairros(aqueles com piso alto, motor dianteiro e barulhento, poluidor e sem conforto nenhum por andar superlotados).
Pela infraestrutura ainda bem que está pronto, mais os tipos de ônibus simples(não articulado) que estão usando no Corredor, não gostei.

·
3,942 Posts
Nenhum investimentos em transporte sobre trilhos, que lamentavel...
alem do que essa migalha de obras vao custar muito a sair do papel... e ficarem prontas.

Agora qualquer obra basica que é obrigação do governo se tem que subir em palanque e fazer festa. Fruto de propaganda eleitoral.

Tem mais é que vaiar mesmo.
Pois eh amigo, isso mostra que o Pais ainda tem a mentalidade Rodoviarista. O engraçado que todos falam em defender o uso da ferrovia na Mobilidade Urbana. Na hora que por exemplo você dar uma ideia e apresenta uma proposta para um VLT na Cidade, já metem na cara dizendo "é muito caro demais para implantar", e o BRT é mais barato e rápido para implantar. Ou seja, muitos nao pensam na Cidade e o que "quer para Cidade", só pensam de forma política e preocupados com o mandatos dos Prefeitos e Governadores, ou seja, a maior preocupação é com os mandatos do que com a Cidade.
Espero que o BRT também dar um passo positivo para melhoria no transporte da Cidade(nada contra o BRT, vejo que também é um bom transporte e muito mais avançado do que esses "onibus comum" de linha que anda sobrelotados e para em todos semáforos), e que só me chateia e de ver que o VLT nem entra nas discussões para Mobilidade Urbana, pode até entrar nas conversas, o problema por ser muito caro para implantar acaba sempre deixando de lado e sempre vão no "mais rápido e barato". Só que muitos esquecem que o "mais barato e rápido para fazer" não tem muita durabilidade para Cidade, o "mais caro para e demorado para construir" tem mais durabilidade e deixa para sempre um bom conforto e benefício para Cidade.

E outra, concordo com vc amigo, essa Presidenta já está pra cima e pra baixo pelo Pais anunciando projeto que nem passa de projetos, recursos e etc. Se essas coisas um dia sair do papel, já seria bom. E tenho mesma visão que a sua, isso me cheira a "eleitoreiro". E melhor agente parar de falar essas coisas aqui, porque assim não as "verdades" vai incomodar muitas pessoas e vão chamar agente de pessimistas, que "falam de mais" e até já estão me chamando de "Fãzinho do VLT", só porque não sou fã também dos BRTs, ônibus, carros e transito caótico. E só porque sempre defendi o uso das ferrovias na Mobilidade Urbana, já me perseguem.
Mais blz, esperamos que o BRT de Belém der certo e que as obras ficam prontas logo, apesar de estarem atrasadas desde 2012.

·
3,942 Posts
Puts!!! Quer dizer que desativaram o Bondinho?? :(

Qual motivo seria??

Pois eh, além do Brasil não valorizar o transporte ferroviário. Ainda não dão valor a história.
E não duvido nada, que em breve tão cedo ou tão tarde, os trilhos podem serem arrancados :(, como erradicaram em várias Cidades Brasileiras nas décadas de 60 e 70, com início do privilégio do transporte Rodoviário.

·
3,942 Posts
Amigos foristas de Belem. Tudo bom?

Gostaria de saber, em que pé está? A questão do Bondinho de Belém? Dizem que foi desativado por "brigas políticas" porque a Prefeitura é governado por um partido e o governo do estado e de outro partido de oposição. Dizem que por desentendimento politico, o passeio de bondinho na área histórica de Belém foi desativado :(

Será que para reativar, vai precisar de grandes obras? tipo recuperar os trilhos, restaura o único bonde (parece que só tem um bonde :( ) e demais restauração? Ou será que os trilhos na atual situação, já tem condições de botar o bonde para circular?

Abraços e obrigado quem me der notícia :)

Sobre o BRT, está ficando show de bola e achei a estética bonita dos ônibus do BRT, dar mais cara de modernidade (confesso que o BRT de Belem pode até ficar mais bonito que o BRT de Bogotá, do Rio de Janeiro e até de Curitiba).
E outra coisa que defendo para o Centro de Belem, talvez fique para outro momento por causa da crise que o país passa: E o futuro VLT para o Centro de Belém, onde é comum ver esse "bonde moderno" nas Ruas europeias e também já realidade no Centro de Rio de Janeiro. E ele poderia integrar com o BRT e até com o Bonde antigo de passeio :).

·
3,942 Posts
Olá amigos de Belem. Gostaria de saber se após a pandemia (logico que ainda estamos rsrsrrs) o BRT voltou a funcionar? E todas as estações que já estão prontas voltaram a funcionar?

E as obras de expansão do BRT até Icoaraci, terminaram tudo e o serviço já está funcionando na parte nova expandida até a cidade vizinha de Belém? Uma coisa que observei, que o corredor do BRT não chega até a parte central de Icoaraci, o corredor acaba alguns KMs antes(na minha opinião, deveriam o corredor deveria terminar até o Centro da cidade) e gostaria de saber se na última Estação do BRT em Icoaraci, tem terminal de ônibus integrado das "Linhas alimentadoras" (linhas comum de ônibus) que distribui passageiros do BRT que vem de Belém, para diversos bairros da cidade?

E sobre o outro corredor do BRT, que parece que estão implantando na BR 316. Esse BRT irá só até Ananindeua? E existem planos de levar o BRT até Marituba e Benevides? E para uma possível expansão do BRT até Santa Isabel do Pará, existem planos?

·
3,942 Posts
Deixa eu responder por partes.

1) O BRT Belém antes e após a pandemia não funcionam como tal (por isso não existem linhas alimentadoras, ainda falta licitar a reorganização do sistema convencional e compra de uns 150 articulados para as linhas troncais), mas as estações já funcionam atualmente. E parece que em todas as estações mesmo (creio eu).
2) As obras do BRT até Icoaraci terminaram no que tange a infraestrutura do BRT (terminais, estações e canaleta). Ainda falta do km 4 ao km 13 da Augusto Montenegro a urbanização (drenagem profunda, nova pavimentação, calçadas, ciclovia e paisagismo).
3) Tanto a parte de Icoaraci como o Centro tem projetos básicos para prolongar o BRT a partir dos terminais de São Brás e Maracacuera, o de Icoaraci em 4,5 km e o Centro com 10,8 km. Porém atualmente é apenas um projeto sem previsão de sair do papel. Há ainda uma linha troncal secundária que é o BRT Centenário ligando parte de Ananindeua ao BRT Centro e Aeroporto. Eis o projeto completo:

View attachment 2140360

4) Sobre o BRT Metropolitano, vai até parte de Marituba, tendo 11 km ao todo mas tem expansão prevista de 7 km com mais dois terminais, um na área central de Marituba e outro em Benevides, na entrada dos distritos de Benfica e Murinin.
Obrigado por me responder

Ueeeee, Belém já tem o mapa da rede de Metrô :eek:, mais como se não tem metrô ainda kkkkkkkk:ROFLMAO::ROFLMAO::ROFLMAO:. Esse mapa ficou top e bem desenhado com todas informações das todas linhas do BRT, e de tão bem elaborado que ficou parecido com mapa de Metrô :p.

E valeu por me informar, como está situação dos planos de expansão do BRT. Pelo que vc me falou, há muito o que fazer inda para terminar totalmente esse BRT, e para que um dia deixe de funcionar "só pela metade" e comece a funcionar com toda rede integrada atendendo toda região metropolitana de Belém, só que infelizmente pelo jeito está longe ainda :(

1 - 13 of 13 Posts